Conjunção Sol Marte na 10ª Casa Signo Capricórnio

conjunção Sol Marte na 10ª casa signo Capricórnio

O Sol na 10ª casa obtém a força dig bala e, quando é forte, pode trazer fama e reconhecimento aos nativos. Esta posição do sol dá a máxima visibilidade à pessoa, que pode alcançar uma posição social elevada na Política e em todos os papeis em que se ocupa cargo público, podendo tornar-se um ícone altamente admirado por todos. Pode ter um alto cargo executivo e de liderança  em alguma instituição grande e altamente reputada na sociedade. Porém, simultaneamente e ,apesar da tendência para se tornar o único poder, o Sol na 10ª casa, uma casa de cooperação social, vai situar-se no contexto de uma hierarquia de poderes e não num único poder central.  Mas, mesmo assim, o nativo com esta posição do sol é em geral alvo da admiração dos subordinados e pessoas em níveis sociais inferiores. Poderá escapar às regras gerais vigentes nas organizações de que faz parte pois tende  a individualizar as suas formas de ação. Estas pessoas dão-se muito bem em papeis executivos em que as decisões fundamentais lhes são atribuídas. Desempenham os seus papeis de forma independente, gostando de fazer parte de uma elite que faz as suas próprias regras. Quando o Sol é forte, destacam-se claramente na sua área de atuação. São também muito autoconfiantes e não têm medo de tomar decisões, mesmo em situações extremas.  Estas características são mais evidentes quando o Sol está colocado num signo de Júpiter ou com a sua regência.  Mas pode haver algum confronto entre a independência destes nativos em relação às regras sociais vigentes e à ausência de respeito por estas. A energia independente do Sol precisa de lutar contra o conformismo às regras estabelecidas representadas por Saturno que rege a 10ª casa e, deste modo, ao prestígio e visibilidade que a pessoa alcança, opõe-se sempre uma parte da sociedade, que rejeita o nativo ou  reclama pela inobservância das regras sociais.  Estas pessoas, são, no entanto, lideres  naturais, embora nem sempre desejem liderar, devido ao seu espírito independente.  Por vezes enfrentam problemas devido aos privilégios que gozam na sua posição elevada, que foram em geral colocados por indivíduos das massas que não têm acesso a tais privilégios. Estas pessoas dão-se melhor em papeis individualizados do que na chefia de qualquer hierarquia ou elite onde têm a propensão  para fazer as coisas a seu modo em vez de cumprirem as regras estabelecidas. E podem ter problemas legais por causa disso. Podem, nesse caso, ser populares no seio das elites mas não em relação ao público em geral.

O pai destes nativos é, com frequência, alguém com grande visibilidade social.

Segundo os clássicos, o Sol na 10ª casa leva a pessoa para o centro do poder e permite alcançar uma posição  de topo no governo ou administração. Os nativos são diretos na argumentação, focando-se no essencial  e compreendem as intenções dos outros de forma intuitiva. Obtêm sucesso nos negócios ou atividades profissionais, ganhando muito dinheiro. Não gostam de bajulações no convívio social. Podem ter problemas constantes com a saúde da mãe e sentir remorsos pela separação em relação aos amigos ou parceiros. Atingem o sucesso através de trabalho árduo. Tendem a ser solitários e terem poucos amigos. Esta posição confere riqueza e sucesso, amor pela arte e pela música,  uma boa educação, talento e generosidade, inteligência e firmeza. Nasceram para atingir o topo na carreira , fama e profissão. Mas serão separados dos que lhes são próximos, de quando em vez; a mãe terá muitas doenças e o nativo também  poderá ser  doente na última parte da vida.   Esta posição do Sol vitaliza a dimensão social da vida destas pessoas que são admiradas pelos outros por , entre outras coisas, gostarem de trabalhar pelo bem comum. Têm um grande sentido de responsabilidade e grandes capacidades de organização. A sua personalidade é dominante mas também conduzida de forma ética.

O Sol no signo de Capricórnio luta para se adaptar ao mundo estruturado e regulamentado de Capricórnio. A independência e o brilho criativo do Sol não conseguem manifestar-se no signo de Saturno, grande inimigo do Sol. Neste signo, o Sol procurará exprimir-se no contexto de grandes organizações, no topo de alguma hierarquia institucional, numa posição executiva burocrática que faça cumprir as leis e as regras estabelecidas pela ordem social.  Esta posição do Sol torna os nativos disciplinados, trabalhadores árduos, cumpridores das regras e da ordem social.  Mas leva ao conformismo, adaptando-se ao que existe, sem brilho criativo nem independência ou expressão pessoal . A pessoa tende a mergulhar na massa social e a conformar-se com os papeis que a sociedade lhe atribui, sem inovar . No signo Capricórnio, o Sol torna-se um regulador, respeitador da letra da lei, perdendo a verdadeira compreensão do espírito que lhe deu origem.  Perdido o fogo que alimenta o Sol, não é raro ver os nativos com esta posição serem pouco entusiastas em relação á vida, são os burocratas cinzentos que não se distinguem de ninguém. Embora a sua eficiência lhes permita alcançar os objetivos profissionais e a ascensão na vida profissional.  Alguns obstáculos a esse sucesso podem no entanto ser experienciados, sobretudo no dasa do Sol ou de saturno. Saturno deve aliás estar forte para permitir a estas pessoas subir na vida, caso contrário isso poderá ser difícil, enfraquecendo-se o estatuto social dos nativos.  Estas pessoas são conservadoras, procurando nas estruturas e regras da sociedade mais segurança  para as suas condições de vida.  Quando Saturno está exaltado no horóscopo ou está no próprio signo e está forte, a colocação do Sol em Capricórnio dá á pessoa boas oportunidades  e um forte caráter moral. Os nativos com o sol em Capricórnio dão grande importância à imagem pública que passam para os outros, gostando de se comportar de acordo com as normas  sociais aceites.  A pessoa deseja ser aceite e reconhecida pela sociedade e mede o seu valor pelo peso da imagem social pública que detém.  Esconde por vezes as  suas fraquezas quando em  contexto social. Pode sofrer de doenças crónicas.

Quando o Sol está colocado no signo Capricórnio e na 10ª casa, o nativo desempenhará papeis de liderança em grandes instituições hierarquizadas.

Devido ao confronto entre Saturno e o Sol, estas pessoas podem ser hipócritas, mostrando uma imagem exterior de si mesmas que está em conformidade com as regras sociais mas vivendo vícios secretos, longe dos olhares públicos. Tendem  a confundir o cumprimento das regras com a justiça, confundido frequentemente a verdade com o seu meio de transmissão.  Podem também ser invadidos pelo medo quando estão em posições de liderança em que não há regras definidas que ajudem  as suas tomadas de decisão.  Estes nativos respeitam as tradições , as regras, os mais velhos.

O pai do nativo é também uma pessoa que respeita as regras vigentes e mantém uma relação de lealdade com as instituições, não necessariamente por convicção mas porque o sistema assim o requer.  Mantém as aparências , sobretudo em relação à família mas pode haver infidelidade recorrente nesta área. A ideia de que a imagem pública deve estar em perfeita correspondência com as normas sociais mas que, em privado, o nativo tem direito a viver com as suas próprias regras, passa para a progénie, que repete o mesmo comportamento.

O Sol em Capricórnio pode produzir um comilão, com poucos familiares;   terá pouca ajuda ao longo da vida, pode perder o que tem devido a conflitos com a família. Pode também produzir timidez, interesse em associar-se com pessoas de baixa condição social  e empregos de pouco relevo social.

Marte na 10ª casa tem, tal como o Sol, força Dig Bala. Nesta casa, Marte representa os lideres- executivos, membros do governo, altamente competitivos, competentes e agressivos.  Num mapa masculino, esta posição de Marte ajuda a carreira e também aumenta a vitalidade física, a coragem, etc., sobretudo para os nativos com Ascendente Caranguejo e Aquário mas, para uma mulher, pelo aspeto que lança para a 5ªcasa, indica aborto (pelo menos 1, segundo a tradição).  Os nativos com Marte na 10ª casa têm em geral muitas responsabilidades e, embora atinjam o sucesso, têm que trabalhar bastante para o atingir.  Estas pessoas têm um estilo direto e muito dinâmico, quando não mesmo agressivo. São pessoas de ação, com especial talento para lidar com cenários violentos  ou relacionados com sangue , explosivos, cenários de alta competição no desporto, finanças, etc.. Esta posição de Marte pode indicar morte violenta e prematura do pai.

A partir da 10ª casa, Marte lança aspeto para a 4ª, para o Ascendente e para a 5ª casa.  O aspeto para a 1ª casa indica um lutador, alguém com comportamento individualizado e muito competitivo.  Quer ganhar sempre que se envolve em alguma coisa e não gosta de trabalhar com os outros. O aspeto para a 4ª casa indica conflitos e discussões na vida familiar, que podem ter marcado a infância.  Indica também falta de raízes emocionais; em criança pode ter sentido que o lar não oferecia segurança e aprendeu a estar por sua conta.  Mudança constante de casa, incapacidade para ficar muito tempo na mesma casa e lugar.  O aspeto para a 5ª casa  indica relação difícil com crianças e em especial com o 1º filho.  Pode haver uma carreira no desporto, como treinador, se o Sol ou Júpiter estiverem na 5ª casa.  O nativo pode desenvolver uma criatividade muito própria e ter talento literário ou ter sorte numa carreira política.

Marte no signo Capricórnio está exaltado no signo  de exaltação, no qual Saturno é neutro em relação à sua energia.  Esta posição indica muitas vezes um executivo de sucesso, grande ambição e talento para obter sucesso no mundo competitivo dos negócios. Estas pessoas mantêm-se nos limites das normas e das leis estabelecidas mas usam-nas a seu favor para prosseguir novos caminhos em que são pioneiras na sua área.  Ascendem a posições de topo mas trabalham arduamente. Têm por objetivo ascender na hierarquia social e das instituições em que trabalham, ascendendo por mérito próprio.  A sua máxima atenção foca-se em alcançar o máximo de bens materiais , de riqueza e status.  Para alcançar isso não têm medo de lutar nem de correr riscos, sendo altamente competitivos.  Fisicamente, estas pessoas podem ter um porte atlético, que cultivam, possuindo grande agilidade física e força , que lhes dá credibilidade como figuras que colocam tudo em jogo para sentir o prazer da conquista. São incansáveis na prossecução dos seus objetivos e viciados no trabalho.  Precisam de sentir a estamina que um grande desafio lhes dá, para continuarem a sentir gosto pela vida. São muito exigentes consigo mesmos e também com todos os que trabalham sob a suas ordens.

Têm tendência para pensar que os grandes objetivos qua realizam são totalmente devidos ao seu mérito próprio , desvalorizando o contributo de colaboradores e subordinados.. Possuem uma energia sexual muito forte.  Quando  conhecem o sucesso antes dos 30 anos podem deitar tudo a perder, pois tornam-se em geral muito arrogantes e perdem o respeito e a admiração dos outros. Mas, quando o sucesso aparece  na idade da maturidade, o nativo é altamente bem sucedido e respeitado pois consegue atrair prestígio e respeito pelas qualidades de liderança que possui. É também respeitado pelas qualidades de «pai de família», mantendo uma aura de respeito em torno da sua família e não dando lugar a qualquer tipo de escândalo . É um modelo para a sociedade na vida familiar e nos negócios.  Quando Saturno está forte e lança aspeto para Marte, o sucesso vem rapidamente e para posições de topo.  Têm sido referidos os efeitos positivos que acontecem quando Marte está exaltado e Saturno está debilitado, formando assim um Parivartana yoga ou receção mútua. ´

Segundo os clássicos, Marte em Capricórnio  dá coragem, espírito de aventura, ações de bravura, esforço e grande ambição que levam ao sucesso, a posições de autoridade e  de respeito. Esta posição torna a pessoa lenta a aprender mas intuitiva, interessada em atividades de comércio e em ciência. Ganha  através do casamento. Será feliz e gozará de muitos prazeres. Consegue encontrar  um bom cônjuge, é um líder nato. É virtuoso, viverá no próprio país, é um protetor  mas independente.

O aspeto do Sol para Marte em Capricórnio ou Aquário indica uma pessoa sincera, feliz na sua vida familiar, rica, metódica e corajosa mas também agressiva e ciumenta.

Quanto aos efeitos das energias conjuntas destes dois planetas, igualmente muito fortes na 10ª casa, os resultados serão diferentes  conforme o signo que ocupa a 10ª casa. Por ex., quando Capricórnio ocupa a 10ª casa, Marte é mais forte pois está exaltado enquanto o Sol está no signo do seu inimigo Saturno. E, se Marte tiver o grau inferior de colocação, ainda será mais forte  a sua influência. Neste caso o nativo perseguirá essencialmente objetivos materialistas e mundanos pois Marte é uma força essencialmente terrestre e subordinará os objetivos da alma representados pelo Sol aos objetivos terrenos da conquista de bens e honras sociais, de riqueza.  Quererá ser o líder de topo incontestado que promove essencialmente os seus interesses pessoais embora possa ter ações beneméritas a nível social. Este nativo pode ser imbatível nos negócios e sem misericórdia quando os seus interesses entram em confronto com os de outros ou da sociedade.

Quando o Sol e Marte são igualmente fortes, a colocação na 10ª casa pode ter maior equilíbrio, sobretudo se o sol tem o grau inferior no signo ocupado, pois neste caso a energia desta conjunção pode ser guiada pelo saber mais espiritual do Sol, que, apesar de poder ser bastante egoísta, também pode igualmente levar a agir de forma determinada na prossecução de objetivos tendo em vista o bem comum. Em qualquer caso, os nativos com esta conjunção serão altamente motivados para brilhar e ocupar o centro das atenções, podendo atingir a fama e tornar-se celebridades, tanto no bom como no mau sentido, tornando-se potenciais exemplos a seguir pelas massas.

Leave a Reply