Vamsacheda, Angaheena e Pisacha Grastha yogas

Vamsacheda, Angaheena e Pisacha Grastha yogas

Vamos neste artigo analisar mais 3 yogas maléficos referidos pela tradição da Jyotish.

Vamsacheda YogaVam

O Vamsacheda Yoga forma-se quando a 10ª, 7ª e 4ª casas estão ocupadas, respetivamente pela Lua, Vénus e  planetas maléficos. Trata-se de um yoga maléfico, que tem como resultado que o nativo será aquele que extinguirá a sua família. De acordo com o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) a sua experiência mostra que, quando a Lua e Vénus estão na 7ª casa e há planetas maléficos na 4ª casa e também na 7ª em conjunção com a Lua e Vénus, haverá extinção familiar. Não é agradável ser o último de uma linhagem familiar.

Angaheena yoga

O Angaheena yoga é outro yoga maléfico que se forma quando a Lua está colocada na 10ª casa, Marte está colocado na 7ª e Saturno está colocado na 2ª casa a partir do Sol.

Quanto aos resultados, segundo a tradição, a  pessoa sofrerá perda de membros. Isto não significa necessariamente que estes serão amputados mas que o seu uso será perdido como acontece no caso de doenças incapacitantes como reumatismo, artrite, paralisia, em  resultado de ferimentos, etc.

Pisacha Grastha Yoga

Este é outro yoga maléfico mas com algumas particularidades diferentes. Forma-se quando Rahu está colocado no Ascendente em conjunção com a Lua e há planetas maléficos colocados nas casas trikona (5ª e 9ª).

Quanto aos resultados, a tradição diz que o nativo sofrerá o ataque de «espíritos». Comentando este yoga, o Dr. B. V. Raman refere com pertinência que a conjunção entre a Lua e Rahu é, por si, indicador de uma mente instável. E, como este investigador da Jyotish concede, tem sido notado que certos casos que eram interpretados como ataques por entidades maléficas se devem a distúrbios no funcionamento da mente. Porém, nem todos. O Dr Raman aconselha a leitura de uma obra sobre este tema do Dr. Ghose, Adventures with Evil Spirits  . Não conhecemos a obra mas não duvidamos de que será um estudo sério sobre o tema, ou não seria referido por este investigador prestigiado  por isso  deixamos a referência para os que tiverem curiosidade em explorar este tema.  Segundo o Dr. Raman, sempre que a Lua está conjunta  com Rahu e Saturno ou Saturno lança  aspeto para a conjunção entre a Lua e Rahu isso indica que a pessoa sofre por causa de espíritos negativos. Ou talvez devido a energias negativas que, infelizmente, abundam nos ambientes superpovoados em que vivemos.

Leave a Reply