Pittaroga, Vikalangapatni, Putrakalatraheena yogas

Pittaroga, Vikalangapatni, Putrakalatraheena yogas

Hoje apresentamos  mais 3 yogas nefastos que a tradição da Jyotish nos deixou:

Pittaroga Yoga

Esta combinação forma-se quando o Sol está colocado na 6ª casa em conjunção com um planeta maléfico e recebe o aspeto de outro planeta maléfico.  A colocação do Sol na 6ª casa não dá, por si só, resultados maléficos, antes pelo contrário pois trata-se de um planeta maléfico numa casa upachaya. Porém, quando está em conjunção com outro planeta maléfico e ainda em aspeto com outro planeta maléfico, a saúde ressente-se e o indivíduo sofre de doença  digestiva.

Note-se que a completa descrição dos efeitos deste yoga é feita com referência à medicina milenar Hindu, ou Ayurveda, da qual não somos conhecedores. Os que tiverem curiosidade em aprofundar esta abordagem encontram muitas fontes de informação disponíveis sobre o tema.

 

Vikalangapatni yoga

Apresentamos este yoga como uma curiosidade histórica e porque aparece referenciado pelo Dr. B. V. Raman na obra incontornável sobre os yogas: 300 Important Combinations.

Esta é outra configuração nefasta, que resulta da presença de Vénus e do Sol na 7ª, 9ª ou 5ª casa. E o resultado é deveras surpreendente. Segundo a tradição, este yoga indica que o cônjuge (especialmente feminino) terá membros deformados.  Como bem nota o Dr. B. V. Raman., a simples presença destes planetas nas casas em questão não produz o efeito anunciado, sendo necessário que  existam aflições adicionais aos planetas em causa.  Resta perguntar quais as razões que terão levados os antigos a prognosticar semelhante resultado para este yoga mas a pergunta fica sem resposta. Talvez a formulação do yoga esteja incompleta e uma parte se tenha perdido.

Putrakalatraheena yoga

Este é outro yoga maléfico que se forma quando a Lua minguante está colocada na 5ª casa e planetas maléficos ocupam a 12ª casa, a 7ª e o Ascendente.

O resultado é que a pessoa será privada de família e de crianças.

Mais uma vez, há que ter cautela com a previsão dos efeitos deste yoga. Como nota o Dr B. V. Raman (op.cit.), tendo em conta que há 12 signos Ascendentes e que há três variantes possíveis para cada um, há 36 versões diferentes deste yoga, não sendo muito lógico esperar que todas tenham o mesmo resultado. Assim, um pouco de bom senso deve acompanhar a análise dos yogas e dos seus efeitos.  Para cada signo Ascendente, a Lua está sempre na 5ª casa e  na fase minguante mas cada um dos maléficos: Sol, Marte e Saturno pode estar em cada uma das outras casas. Ora, os efeitos dessas diferentes configurações terão que ter em conta essas diferentes posições. Além do mais, é sempre necessário analisar a totalidade do horóscopo e avaliar os yogas presentes no conjunto global das configurações da carta natal.

Leave a Reply