Matibhramana Yogas

Matibhramana Yogas

Com o nome de Matibhramana Yogas encontramos 4 combinações:

  • Júpiter está colocado no Ascendente e Marte está colocado na 7ª casa:
  • Nesta segunda combinação Saturno está colocado no Ascendente e Marte está colocado na 5ª, 9ª ou 7ª casa:
  • Nesta combinação, Saturno está colocado na 12ª casa em conjunção com a Lua minguante.
  • Nesta última combinação, a Lua está conjunta com Mercúrio numa casa kendra e recebem o aspeto ou estão conjuntos com outro planeta.

Quanto aos resultados, a tradição refere que a pessoa perderá a razão, isto é, sofrerá de insanidade mental.

Ao primeiro olhar, esta conclusão não deixa de parecer estranha mas, segundo o Dr. B. V. Raman, que analisou muitas centenas de horóscopos, quando estas combinações estão presentes, constata-se que estas pessoas sofrem de algum tipo de insanidade. Assim, para este  investigador, terá sido a observação empírica dos antigos sábios que os levou a referenciar este yoga com as indicações presentes, não tanto por razões teóricas mas pela observação de casos concretos.  Porém, este investigador acrescenta também  que a insanidade só pode estar justificada astrologicamente quando a Lua (mente) e Mercúrio (inteligência) estão fortemente aflitos, opinião com a qual concordamos. Este investigador também considera (300 Important Combinations) que a primeira combinação, envolvendo Júpiter e Saturno é, sem dúvida menos negativa. Poderá significar, por ex., falta de paz mental e perturbação dos processos normais da mente, sem que haja   necessariamente doença mental no sentido psiquiátrico.

Os vários planetas estão associados, na medicina Ayurvédica, a um tipo específico de humor e estas combinações têm a ver com isso: quando um planeta sofre aflição tornando-se maléfico e entra em aspeto com a Lua ou Mercúrio, algum tipo de «insanidade» pode existir. São os seguintes os «humores» dos vários planetas, de acordo com o Dr. Raman: o Sol tem humor bilioso ou Pitta; a Lua tem humor «ventoso» e fleumático,  Vayu e kapha;  Marte tem humor bilioso; Mercúrio exprime os 3 humores referidos; Júpiter tem humor fleumático; Saturno tem humor «ventoso»; Vénus tem humor «ventoso» e fleumático.

Segundo o Dr. Raman, quando Mercúrio está colocado na 6ª casa e em conjunção com Saturno, algum tipo de insanidade pode manifestar-se no Dasa de Saturno e antardasa de Mercúrio ou Dasa de Mercúrio e antardasa de Saturno.

Como indicações gerais astrológicas da insanidade mental, o Dr. B. V. Raman diz que estas devem  ver-se a partir das aflições à 1ª casa, 6ª casa, à  Lua e Mercúrio. Ainda segundo este investigador, pode verificar-se se tal insanidade terá cura. Se a Lua, Mercúrio ou  o Ascendente, tiver a aflição de Rahu, não há cura médica  para essa  insanidade. Quando a Lua e Mercúrio não têm qualquer aspeto e não estão colocados em casas favoráveis a partir do Ascendente, se estiverem aflitos por um planeta maléfico como Saturno ou Rahu, está indicada alguma debilidade mental . Para ajuizar este aspeto, deverá consultar-se a D-2 ou Carta da Hora. Segundo Dr Raman, Saturno na hora diurna pode produzir em vez de insanidade, epilepsia; Rahu na hora noturna, provoca insanidade.  Quando a aflição é provocada por Marte, este pode produzir insanidade numa hora diurna mas produzirá epilepsia numa hora noturna. Há também signos mais vulneráveis a estas aflições, como é o caso dos signos Virgem e Peixes,  muito sensíveis psiquicamente. Se estas aflições caírem nestes signos, a possibilidade de insanidade é maior.  Para a indicação de insanidade, o Ascendente é menos importante mas, para a indicação de epilepsia, o Ascendente deverá estar fortemente aflito ou contém uma conjunção maléfica.

Pensamos que vale a pena deixar algumas das considerações do Dr. Raman, baseadas na sua longa experiência de análise de casos que são indicadoras de alguma doença mental ou, pelo menos para uma mente instável e perturbada: assim, o aspeto de Saturno sobre a Lua, por ex., produz uma mente  com tendência para a morbidez e a melancolia; a presença de Rahu/Ketu na 6ª casa afetando o sistema nervoso, sobretudo se lança aspeto para a Lua ou Mercúrio; a conjunção entre Mercúrio e o ponto Gulika, sobretudo na 6ª casa; a conjunção entre a Lua e Saturno ou a Lua e Ketu; Saturno e Rahu em conjunção no 1º grau de Virgem, quando o Ascendente é Virgem ou Peixes;  Saturno e Marte colocados numa casa kendra mas na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir da Lua ou Mercúrio (formando o yoga maléfico Papadhi yoga); Marte em aspeto ou conjunção com Mercúrio na 6ª ou 8ª casa; signos mutáveis a ocupar as casas kendra mas extremamente aflitos.

Porém, como em todos os casos sensíveis como este, convém não esquecer de analisar a força geral do horóscopo que pode impedir o surgimento destes efeitos. Sobretudo, deve evitar-se a precipitação e lembrar que, nos dias de hoje, por muito interessante que possa ser a análise astrológica da saúde e da doença, esta tarefa deve ser deixada aos médicos  em primeiro lugar pois são eles que, de um ponto de vista mais científico e objetivo poderão diagnosticar uma situação de doença, mental ou física.

Leave a Reply