Khalwata, Nishturabhasthi e Rajabhrashta Yogas

Khalwata, Nishturabhasthi e Rajabhrashta Yogas

Apresentamos mais três combinações negativas para o horóscopo, das quais salientamos o Rajabhrashta Yoga pois a sua presença pode cancelar um Raja Yoga.

Khalwata Yoga

Este é um yoga negativo, sobretudo para os homens. Forma-se quando o Ascendente está num signo maléfico (Carneiro, Leão, Escorpião, Capricórnio e Aquário) ou quando é o signo Sagitário ou Touro e recebe o aspeto de planetas maléficos. Assim, um signo  regido por maléficos e recebendo o aspeto de planetas maléficos, forma este yoga.

O resultado é que o nativo ficará calvo. Não fazemos ideia porque é que os antigos sábios determinaram que esta configuração produziria estes resultados mas, do mesmo modo que nascer com aqueles Ascendentes é um facto comum,  também o número de pessoas, especialmente homens, que sofrem deste problema, com  determinação genética, é elevado. Não temos estatísticas que provem que estes são precisamente os que nascem com estas configurações.

Nishturabhashi Yoga

Este é outro yoga negativo mas com efeitos algo mais «leves». Forma-se quando a Lua está em conjunção com Saturno.

Quanto aos efeitos, a pessoa terá um discurso rude e áspero. Este yoga é, no entanto, neutralizado se a conjunção Lua- Saturno receber o aspeto de Júpiter. Mas, se receber o aspeto de outro maléfico como Marte, a pessoa, além de ter um discurso áspero, também será sarcástica no falar.

Rajabhrashta Yoga

Apesar de negativo, este é um yoga que vale a pena conhecer. Parece um pouco complicado mas não é: forma-se quando os regentes do Aroodha lagna e o Dwadasa Aroodha estão em conjunção.

O Aroodha Lagna encontra-se contando as casas/signos que separam o regente do Ascendente da posição em que se encontra no horóscopo. Por ex., para um Ascendente Caranguejo, vemos onde está colocada a Lua. Se, por ex., estiver colocada em Virgem,  verificamos que há 3 casas  que a separam do Ascendente. Assim, contamos 3 signos a partir de Virgem. O signo encontrado é Escorpião, que tem regência  de Marte e Escorpião é, deste modo, o Aroodha Lagna. Do mesmo modo, para encontrar o Dwadasa Aroodha, contamos o nº de casas que separam o signo ocupado pela 12ª casa e o regente desta: no exemplo dado, a 12ª casa corresponde ao signo Gémeos. Ora, Mercúrio está colocado em Leão, também três casas a partir da 12ª. Contamos 3 signos a partir de Leão e encontramos o Dwadasa Aroodha: Balança. Agora, para que o yoga se forme, os regentes de Balança e Escorpião ( Vénus e Marte) devem estar colocados no horóscopo em conjunção.

Quanto aos efeitos deste yoga, ele indica que o nativo cairá de uma elevada posição. Este é, deste modo, um yoga que quebra os efeitos dos Raja yogas, ou yogas de poder.

Leave a Reply