Raja Yoga Banghas

Raja Yoga Banghas

Encontramos duas configurações para este yoga:

  • Esta é uma combinação que apenas se aplica ao Ascendente Leão e forma-se quando Saturno está colocado no signo de exaltação no navamsa de debilitação, o que ocorre no primeiro pada do Nakshatra de Visakha, ou recebe o aspeto de um planeta maléfico. Para esclarecimento dos leitores, informamos que o 1º pada de Visakha ocupa a extensão entre 20º e 23º 20’ do signo Balança- signo onde Saturno está exaltado- e este pada situa-se no navamsa de Carneiro, com regência de Marte. Saturno fica debilitado no signo Carneiro, logo, pode estar simultaneamente no signo de exaltação e num navamsa de debilitação.
  • A segunda combinação é mais abrangente e forma-se quando o Sol está colocado a 10º do signo Balança (signo de debilitação do Sol). 10º Balança corresponde ao ponto de máxima debilitação do Sol.

O que estes yogas nos mostram é uma condição que  é capaz de anular um Raja Yoga, negando os bons resultados deste. Assim, segundo a tradição, os nativos com  estas combinações, apesar de terem nascido numa posição social elevada, serão despojados de boa sorte e dessa posição social.  Este yoga indica, deste modo, queda da posição social de origem e descida para uma posição social inferior.

Comentando estes yogas, o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) refere, relativamente ao 2º caso, que a mera debilitação do Sol , por importante que seja, não pode destruir os bons efeitos dos Raja yogas existentes, roubando toda a boa sorte à pessoa, a menos que haja outros yogas maléficos no horóscopo, opinião com a qual concordamos.  Já a 1ª combinação é mais contundente, envolvendo o regente da 6ª casa  cuja exaltação é cancelada pelo navamsa de debilitação ocupado ou pelo aspeto de um planeta maléfico. Quando todas as condições estão presentes, a pessoa vê negada a sua sorte e não consegue manter a sua condição social de origem.

Leave a Reply