Gohanta Yoga

Gohanta Yoga

O Gohanta  yoga forma-se quando um há um planeta maléfico colocado numa casa kendra  sem receber qualquer aspeto de planetas benéficos e Júpiter está colocado na 8ª casa .

Quanto aos resultados, o yoga indica que a pessoa será um talhante. No passado, a profissão de cortar carne era vista como degradante, no contexto cultural em que se desenvolveu a Astrologia Jyotish.  De facto, esta ocupação implicava não apenas o cortar da carne tal como é vista no talho mas o ato de matar os animais, tendo por isso um significado de crueldade e de falta de empatia para com o caráter sagrado de todas as formas de vida.

Referindo-se a este yoga, o Dr. B. V. Raman informa que nunca teve oportunidade de testar este yoga (nós também não) mas lembra, a propósito, que há outras combinações que indicam crueldade do nativo, tanto para com os animais como para com outros seres humanos, destacando-se a posição da Lua no signo Balança e recebendo o aspeto de Marte ou Saturno. Esta posição foi referenciada pelo sábio Varahamihira  no texto clássico Brihat Jataka, como sendo indicadora de uma disposição de crueldade que inclina a atos de violência contra os animais.

Outra posição nefasta da Lua é o 1º pada  do Nakshatra Visakha, ocupado pelo  signo  Balança- 20º a 23º 20’-  situado no navamsa de Carneiro e , portanto, com regência de Marte. Quando a Lua está aqui colocada e recebe  o aspeto do Sol ou de Saturno, a pessoa é desprovida de sensibilidade humana e é indiferente ao sofrimento dos outros.

Este yoga  parece comprovar a ideia de que não há apenas uma hereditariedade biológica mas que esta também é espiritual e indica um padrão estabelecido antes do indivíduo nascer. Por alguma razão, cuja lógica desconhecemos, alguns indivíduos parecem obedecer a padrões altamente negativos que os levam à violência e ao crime desumano que atenta contra vidas inocentes. Este é um grande mistério para nós, e desafia  o otimismo de acreditar, como o grande  filósofo grego  Platão, que o mundo caminha para o Bem e para o aperfeiçoamento de todas as formas e modos de ser. Talvez este caminho seja bem mais íngreme e não linear do que gostaríamos de acreditar.

Leave a Reply