Conjunção Sol Mercúrio na 9ª Casa Signo Sagitário

conjunção Sol Mercúrio na 9ª casa signo sagitário

Para ler sobre os efeitos da colocação do Sol na 9ª casa, por favor clique aqui.   

Mercúrio na 9ª casa , com regência natural de Júpiter, está ao serviço da procura da verdade e da sabedoria. Pode indicar um professor universitário ligado à Metafísica ou Filosofia, mas também o padre ou o guru, o mestre de ensinamentos tradicionais e de textos sagrados, ou conselheiro de assuntos morais. Porém, Mercúrio não se sente muito à vontade na casa de Júpiter pois lida com um nível de informação mais imediato e efémero, com o tipo de informação que é útil apenas no momento e descarta essa informação logo que ela deixa de ser útil enquanto Júpiter lida com a sabedoria que mantém  sempre o seu valor .

Na 9ª casa, Mercúrio  pode ser um gestor/professor/organizador  de teorias e sistemas de crenças, com particular incidência em culturas estrangeiras. Pode igualmente ser um professor de línguas ou intérprete, guia turístico, etc., retirando prazer das viagens realizadas ao mesmo tempo que narra estórias e costumes de outros povos e regiões do mundo. Mercúrio nesta casa assume valores humanistas que ensina, ou escreve, ou argumenta. Pode ser um excelente cronista de viagens, indagando com profundidade a origem de modos de ser, costumes, etc. e dando-os a conhecer a outros. Pode viajar muito para fins educacionais ou de pesquisa para ensinar ou escrever.  Pode tornar-se um intérprete conhecido de textos e costumes tradicionais ajudando desse  modo a expandir esse conhecimento. O nativo torna-se membro de uma comunidade de sábios com quem partilha os valores e os conhecimentos que adquire, adquirindo boa reputação nessa comunidade de sábios. Porém, Mercúrio tem uma abordagem mais prática do que filosófica ou metafísica das questões, o que faz com que nunca se integre totalmente na comunidade intelectual à qual pertence havendo resistência dos mais «puristas» em reconhecê-lo «como um de nós» pelo facto de o raciocínio lógico de Mercúrio dificilmente poder ser considerado como sabedoria real.  Mercúrio na 9ª casa indica uma pessoa altamente inteligente e proficiente na discussão de temas filosóficos e excelente intérprete de textos  mas a quem falta o verdadeiro saber para além dessas competências.

O pai destes nativos pode ser alguém que viaja bastante, por motivos profissionais, ou que manifesta um caráter predominantemente intelectual, humanista, instruído. Pode igualmente ser imaturo em termos de caráter ou volátil nos comportamentos e opiniões.

Mercúrio na 9ª casa gosta de pensar e de escrever sobre filosofia e religião, ideologia e valores; pode gostar de escrever sobre personalidade marcantes que, de algum modo, orientam e marcam a humanidade. Biografias de «grandes homens» poderão ser, deste modo,  uma ocupação bem sucedida. Mas, embora possa falar muito bem acerca de sabedoria e religião, Mercúrio na 9ª casa está longe de se situar  na sabedoria que esta casa representa: Mercúrio é o pensamento lógico analítico, o raciocínio que analisa e discrimina mas tem dificuldade em aceitar a visão global permitida pelo insight intuitivo que vê as ligações entre todas as partes ou o assentimento a que alguns chamam fé e que vem como certeza que nunca passou pelo crivo lógico da razão. Deste modo, quando está sozinho na 9ª casa, Mercúrio pode transformar-se num excelente técnico de vendas, guia turístico ou intérprete ou escritor que sabe falar como ninguém sobre os sábios mas sem que domine, verdadeiramente, a «sabedoria» que tem a ver com a 9ª casa. É um mensageiro, não um sábio. Pode, apesar disso, devido à sua inteligência, produzir discursos convincentes para muitos, embora sejam superficiais aos olhos dos entendidos.  No comportamento religioso Mercúrio mantém-se estritamente no plano mental, longe da experiência que pode ser chamada de «fé».

A colocação de Mercúrio na 9ª casa pode indicar sucesso na atividade comercial, vendas e publicidade, manuseamento e produção de documentos, etc.. Em geral, estas pessoas alcançam bastante sucesso em negócios de caráter internacional, sobretudo de natureza comercial. O campo literário e das leis pode igualmente trazer-lhes sucesso, sobretudo numa perspetiva de ensino.

Nos períodos (dasa/antardasa) de Mercúrio, os nativos poderão experimentar uma conversão religiosa ou ideológica, como forma e aumentar o seu prestígio social mais do que por verdadeira fé.

Segundo os clássicos, Mercúrio na 9ª casa indica uma pessoa que fala com facilidade de todos os assuntos espirituais mas que leva uma vida afastada da espiritualidade, preocupando-se com a sua posição social, dinheiro e a sua dimensão intelectual.  Pode manter na aparência todas as regras convencionais da moral mas, no seu íntimo, está longe de ter atingido o desenvolvimento espiritual. Pode, no entanto, dedicar interesse às práticas e rituais religiosos. Alcança prosperidade e influência. Frequenta o templo e os rituais religiosos. É considerado um devoto e um sábio. É um excelente orador. É dedicado ao pai. Pode fazer boas ações mas, por vezes, é ansioso. Vive de acordo com as regras externas da religião.  Se Mercúrio for maléfico (funcionalmente) o nativo será vaidoso e terá pouca sorte.  Quando o planeta é funcionalmente benéfico, o nativo tem o poder de se concentrar mentalmente . A sua mente procura avidamente decifrar os mistérios da vida e do ser. Pode gostar de estudar as escrituras.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Sagitário, clique aqui.

Mercúrio no signo Sagitário é uma boa posição para a educação, para as parcerias e acordos, para a propriedade de terras, patriotismo. Pode ser um excelente advogado, desde que Júpiter esteja bem colocado no horóscopo. Se assim for, o nativo tem bons princípios e preocupa-se com a justiça; é otimista  e deseja ajudar realmente os outros.  Precisa de estar conjunto com outro planeta, caso contrário poderá não ser capaz de apreender o verdadeiro sentido filosófico  das teorias e conceitos que tão eficazmente consegue usar e interpretar racionalmente.  Adota em geral uma abordagem que é universalista e/ou internacional, em matérias de educação , assuntos financeiros e religiosos.  Pode tornar-se no paladino de uma causa humanística. Porém, o nível superficial das abordagens de Mercúrio pode tornar estes nativos, quando exercem a função de professor, transmissores de mensagens algo simplistas que não são capazes de ir ao fundo de questões complexas optando por   respostas simples e imediatas. Isto poderá ser diferente se Mercúrio receber aspetos benéficos, situação na qual poderá deixar transparecer a sabedoria de natureza transcendente ou divina.

Mercúrio em Sagitário  pode alcançar uma visão integrada de valores, crenças e costumes, pertencentes a várias culturas, num só sistema   de natureza inclusiva e humanista contanto que Júpiter, o regente de Sagitário, esteja forte no horóscopo. Quando está fraco, o nativo pode adotar uma atitude de «pregação» ou doutrinação, caindo no dogma e tendendo a ver as coisas de forma dualista sem perceber que entre o «branco e o preto» existe uma vasta gama de «cinzento» que é tão real como aqueles. Mercúrio em Sagitário pode ganhar a vida a partir da comunicação, ensino de temas filosóficos, religiosos, etc. pois Mercúrio representa o comerciante ou negociante. A comunicação dos nativos com Mercúrio em Sagitário  é naturalmente capaz de transmitir otimismo e esperança, característicos do signo Sagitário.

Segundo os clássicos, Mercúrio em Sagitário faz com que o nativo deseje ser sábio e tenha uma natureza filosófica. Aprecia o conhecimento que é útil para todos, razão pela qual também gosta de medicina e de ciências por estas terem utilidade para todos.

A conjunção do Sol e Mercúrio na 9ª Casa Signo Sagitário pode fazer do nativo um carismático orador ou professor, alguém que «fala de cátedra» de forma clara e cheia de significado para quem o ouve. A pessoa pode transformar-se num guru altamente bem- sucedido, tanto na área do saber como na área financeira. Esta pessoa consegue «vender» tudo o que desejar pois é convincente, desenvolve  a aura de um  sábio, embora seja mais proficiente na teoria do que na concretização das ideias.  Alguns poderão mesmo dar origem a um novo grupo metafísico ou religioso, ao redor do qual se juntam os «discípulos» que vêm para aprender com este nativo, cujo papel de «mestre» lhe assenta como uma luva.  Estas pessoas tendem a interpretar de forma muito pessoal as tradições e rituais da sua cultura e de outras  Há muitas vezes uma identificação com outra cultura e o nativo pode mesmo escolher viver nessa cultura, quando é diferente da sua, ou dedicar boa parte da sua vida e estudá-la e a divulgá-la para os outros. Esta conjunção na 9ª casa ou no signo Sagitário aumenta o interesse filosófico e a necessidade de compreender a realidade a partir de fundamentos que ultrapassam a cultura em que se nasceu e os ensinamentos recebidos  na sua comunidade.  O intelecto é forte, concentrado em construir uma visão global que explique o sentido da vida  de forma sistemática e geral.

2 opiniões sobre “Conjunção Sol Mercúrio na 9ª Casa Signo Sagitário”

    1. Agradecemos o se comentário. há ainda alguns problemas qu etemos que corrigir no site, estamos a trabalhar nisso. Fizemos um teste na página do site e vimos que é possivel aceder às colocações nas várias casas a partir das referências abaixo. Vamos tenrar que a casa exata esteha acessível em breve num aúnica pesquisa. Gratos pela compreensão.

Deixe um comentário