Glossário- Amsha

Amsha

Começamos hoje um glossário de termos úteis a todos os estudantes da Astrologia Jyotish e que poderão ajudar a compreender melhor certos conceitos usados nas descrições e explicações desta área do saber. hoje falamos da palavra «amsha».
A palavra amsha entra em diversas outras palavras, como as referentes às vargas ou cartas divisionais, como por ex., a «navamsha», uma das cartas divisionais mais importantes e cuja designação significa, á letra, «divisão em nove partes» ou seja, a divisão de cada signo em 9 partes iguais. Esta palavra significa «porção», parte mas, enquanto tal, cada uma destas porções tem a sua estrutura própria uma vez que os componentes dessa «porção» formam um todo inseparável. A finalidade desta divisão em «partes» ou porções que é a «amsha» é útil pois permite uma análise de pormenor e, desse modo, concentrada numa certa abordagem ou perspetiva. Porém, sendo uma «porção» que é parte de um «todo» que a engloba, não deverá perder-se de vista que ela é inseparável desse todo maior que a inclui. Os leitores estão familiarizados com a insistência que costumamos aplicar quando nos referimos ao facto de as cartas divisionais, serem inseparáveis da carta natal, sendo apenas uma perspetiva setorial desta e não devendo, por definição, ser lidas separadamente desta. Este é um bom exemplo do significado da palavra «Amsha» .
Deste modo, quando se usa a palavra «amsha» associada a uma outra na Astrologia Jyotish ísso mostra-nos de imediato que estamos a proceder a uma análise de pormenor que nos permitirá ter uma compreensão mais apurada de uma certa realidade e que, para termos uma visão mais clara dessa realidade de pormenor, a separamos em partes mas não podemos perder de vista a sua ligação com o todo global. Alguns exemplos bem conhecidos da utilização desta palavra e do seu significado são:
Drekkamsha= 36 porções de dez, ou decanatos;
Saptamsha = 63 porções ou Sapthamsha varga = D -7;
Dwadamsha= 144 porções ou divisão de cada casa do horóscopo em 12 partes= D-12;
Shastiamsha= 1800 porções referente à Sudarshana Chakra .
Iremos esclarecendo alguns destes conceitos em artigos a publicar.

Deixe um comentário