Conjunção Sol Mercúrio na 12ª Casa Signo Peixes

 

conjunção sol Mercúrio na 12ª casa signo Peixes

Para conhecer os efeitos do Sol na 12ª casa, leia o artigo aqui.

Mercúrio na 12ª casa orienta a atividade do pensamento para o interior de si mesmo, ou seja, envolve-se em comunicações privadas, ou no seu próprio íntimo ou em recintos fechados em que essa comunicação não ultrapassa os espaços privados nem se   torna pública.  Sendo a 12ª casa uma casa que simboliza países estrangeiros e Mercúrio um símbolo do domínio de várias línguas, estes nativos podem dar-se bem numa profissão de intérprete ou tradutor internacional, talvez a associado a práticas de vendas e comércio, outro dos significados de Mercúrio. Essa profissão não lhe trará, no entanto, visibilidade pública significativa.

Mercúrio na 12ª casa pode ter um talento único para interpretar símbolos como acontece nos sonhos  e a simbologia geral do Inconsciente, individual e coletivo. Pode envolver-se no estudo da psique e da compreensão de realidades escondidas. É também um indicador de «conversa de boudoir», de exploração de segredos ou espionagem  através de atividades de sedução e de envolvimento sexual.  Por outro lado, Mercúrio na 12ª casa mostra-se eficiente no desenvolvimento de interações de comunicação internacionais com países de língua e cultura diferente, podendo ser muito eficaz no estabelecimento de boas  formas de comunicação a este nível, favorecendo, deste modo, os diplomatas e governantes que estão envolvidos em contactos  com o estrangeiro.  Ao contrário do que acontece habitualmente com o extrovertido Mercúrio, na 12ª casa pode ser precisa alguma reclusão para efetuar os processos de pensamento e de trabalho intelectual, sendo bom para quem precisa de fazer pesquisa aprofundada em bibliotecas ou espaços confinados, investigação em ambientes controlados, etc.. Na 12ª casa, Mercúrio gera um grande volume de reflexão que transpõe para a escrita, preferencialmente. Pode ser um escritor de viagens com assinalável sucesso. Pode ser um grande contador de estórias em livro.

Mercúrio na 12ªcasa torna-se mais intuitivo e capaz de comunicar com outros «mundos», inclusivamente os mais subtis e  invisíveis. Mas mantém sempre uma postura de reserva e de privacidade quando em contacto com os outros. Na 12ª casa, Mercúrio é um transmissor, não um criador de saber ou informação. Por isso, quando tem acesso intuitivo a informação vinda de canais mais subtis, pode passá-la para os outros. Porém, a natureza de Mercúrio é de privilegiar a informação de caráter lógico e mental. Pode gostar de escrever ou falar sobre teorias filosóficas, metafísicas ou religiosas. Pode ser um talentoso tradutor de textos sagrados. Pode também escrever, usando a clareza da sua mente, sobre os significados dos sonhos, das visões e realidades psíquicas, dando a ver a sua interpretação ao grande público, provavelmente escrevendo livros.  Esta  posição de Mercúrio aumenta também a capacidade para falar de tudo o que é privado e ocorre nos bastidores da realidade. Quando está aflito na 12ª casa, Mercúrio pode ser indicativo de doença mental.  Esta posição também é desfavorável para a relação com os irmãos podendo indicar a perda de um irmão por morte deste ou a dissolução dos laços com ele.

Segundo os clássicos, Mercúrio na 12ª casa recebe inspiração cósmica  que o torna sempre criativo.  Mercúrio mantém nesta casa o talento para fazer coisas com as mãos. Obtém sucesso no que fizer. Pode ter interesse por atividades religiosas.. Pode também ser um charlatão que procura enganar os outros. Gasta dinheiro em  boas causas, dá-se com pessoas instruídas como  ele próprio. Pode ir contra as regras estabelecidas para ganhar o seu sustento. É verdadeiro com a palavra dada, pode sentir hostilidade dos seus pares e ir contra eles. Gastará dinheiro com a educação.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Peixes, leia o artigo aqui.

Mercúrio no signo Peixes não é uma boa colocação pois aqui o planeta fica debilitado. Além do mais, está em signo inimigo pois, embora seja neutro em relação a Júpiter, este é inimigo de Mercúrio. Num signo de intuição e inspiração, Mercúrio sente-se fora de cena uma vez que  os seus processos assentam na Lógica e na observação de cadeias de factos e perde  aqui boa parte da sua clareza habitual. O raciocínio pode ser confuso em muitas partes, falhando o objetivo de explicar. O nativo confunde por vezes o real com o imaginário, numa mistura entre a crença e o imaginário e os factos, o que lhe faz perder credibilidade junto do público a que se dirige. Assim torna-se incapaz de analisar corretamente todos os detalhes e pode mesmo precipitar-se em juízos sem ter fundamento para as conclusões que tira. No entanto, esta posição pode ser favorável para um pregador religioso em que o discurso não precisa de ser muito objetivo nem metódico, desde que seja inspirador.  A menos que Saturno esteja em aspeto favorável com Mercúrio, o nativo  pode falar de forma pouco sensata ou, pelo menos soa assim aos outros.

Mercúrio no signo Peixes faz do nativo um visionário, mais focado na sua imaginação  do que na realidade e pode desenvolver projetos baseados nas suas intuições mas estas podem atraiçoá-lo e conduzir a perdas significativas quando se dedica aos negócios. Mercúrio em Peixes pode escrever sobre espiritualidade e religião mas fá-lo sem verdadeira sabedoria, de forma superficial e externa. Fica frustrado em relação à experiência religiosa e pode ser muito crítico em relação ás práticas religiosas que observa nos outros.  Verbaliza as experiências espirituais mas não as sente verdadeiramente.  Na vida prática, Mercúrio em peixes  torna difícil o sucesso numa profissão ligada à gestão da informação ou em atividades comerciais nas quais costuma ser bem-sucedido.  Há apenas uma área na qual dá bons resultados: a que está ligada a alguma expressão artística como a poesia ou em que a inspiração e a imaginação desempenhem um papel importante como na criação de estórias infantis.

Mercúrio em Peixes não tem falta de inteligência mas tem dificuldade em passar para uma linguagem lógica os seus pensamentos, com frequência mesclados de imaginação. É por isso muitas vezes mal interpretado. A imaginação e a emoção são mais fortes do que a Lógica quando Mercúrio está em Peixes  e isso produz falta de entendimento nas interações.

A conjunção Sol Mercúrio na 12ª casa  num signo positivo para ambos os planetas dá resultados diferentes da conjunção no signo Peixes, uma vez que Mercúrio fica debilitado neste signo. Assim, quando a conjunção ocorre num signo favorável na 12ªcasa, o nativo pode alcançar bastante sucesso. A sua imaginação associa-se ao poder criativo do Sol para originar um escritor de ficção de grande talento, um guru ou um mestre que pode florescer para uma comunidade que gira à volta de si próprio. Os nativos poderão encontrar grande sucesso em terras estrangeiras. Esta conjunção não prejudica o casamento  que pode ser feliz . Pode existir um desenvolvimento espiritual significativo.

Porém, quando a conjunção Sol Mercúrio acontece no signo Peixes no qual Mercúrio está debilitado, pode produzir problemas financeiros, desentendimentos com os parceiros, com ênfase para o de casamento. Pode haver a tentação para se ver como «guru» iluminado pelo saber divino, mas sem conseguir transmitir verdadeira sabedoria. O Sol simboliza o ego mas este é «dissolvido» pelas características do signo Peixes e  a inspiração que o Sol recebe de planos mais subtis não consegue encontrar um verdadeiro canal de transmissão pois a energia de Mercúrio está debilitada.  O desejo de ser único do Sol  pode ser, deste modo causa de frustração e de grande instabilidade mental.

Deixe um comentário