Conjunção Sol Vénus

conjunção Sol Vénus capa

O Sol e Vénus são inimigos. Deste modo, a conjunção das suas energias não decorre sem atrito.

A conjunção entre o Sol e Vénus é comum, pois Vénus não se afasta mais de 48 º do Sol, para a frente ou para trás deste.  Esta conjunção produz uma personalidade charmosa e amigável e talento para ganhar dinheiro; uma forte necessidade de romance, sendo difícil para estas pessoas viver sem um (a) parceiro (a), refinamento estético (têm em geral muito bom gosto para se vestirem e apresentarem), amor pela arte e pela beleza e por tudo o que se relaciona com isso, conexão com mulheres, probabilidade de ganhar ou perder dinheiro através das mulheres. Pode haver problemas de visão, na velhice.

A conjunção entre o Sol e Vénus indica predominância do amor físico, sendo esta dimensão essencial nos relacionamentos românticos. Os nativos possuem forte sensualidade associada com uma personalidade otimista, afirmativa mas delicada ; procuram a harmonia em tudo o que fazem na vida. Gostam de se divertir e podem ser muito energéticos e exibicionistas nos tipos de diversão que escolhem; podem ser aficionados de uma vida social muito intensa, em que o brilho das festas, da moda, do «estilo» é um fator essencial. São românticos e afetuosos, embora igualmente espalhafatosos pois procuram incessantemente impressionar e seduzir os outros, para obter a sua admiração.

Segundo os clássicos, esta conjunção dá talento para lidar com armas, poder, capacidade de entreter o público (devido a talento artístico) e visão fraca na velhice. Podem ganhar muito dinheiro através de mulheres.

O Sol, planeta real, é o rei, o pai e todas as figuras de autoridade, é o Ego, a fonte de vida, o fator que permite a individualização dessa vida.

Vénus é o princípio do amor e do prazer, os relacionamentos e o relacionamento com o cônjuge , o luxo e todos os confortos, a arte e a beleza, o sistema reprodutor sexual. Representa também o dinheiro e o talento para lidar com dinheiro e a área financeira.

Quando o Sol e Vénus estão em conjunção numa dada casa, o nativo tem uma personalidade que aprecia a arte e a beleza, os confortos em geral e o luxo e deve desenvolver-se espiritualmente através do relacionamento com outros, especialmente o cônjuge.  Estas pessoas têm também grande necessidade de ser o centro das atenções, pelo talento artístico, ou pela sua beleza, ou pelo modo como se vestem e apresentam aos outros, tendo grande cuidado na construção da sua imagem pessoal. Podem igualmente ser muito criativos, dependendo da casa e signo em que a conjunção ocorre.

A polaridade simbólica do Sol e de Vénus- o Sol relaciona-se com o indivíduo e Vénus representa a relação com o outro e a procura do outro- faz com que seja particularmente importante saber qual de ambos- o Sol ou vénus-  ganha a «guerra» por signo e por grau de colocação. Assim, se Vénus tiver um grau inferior ao do Sol (por ex, Vénus está colocada a 5º de Capricórnio enquanto o Sol está colocado a 8º do mesmo signo) então é de esperar que os nativos se identifiquem continuamente com o parceiro, tendo dificuldade em desenvolver uma identidade autónoma. Se Vénus sofrer de combustão por parte do Sol (se estiver colocada a menos de 10 º do Sol)  e não estiver colocada em Touro, Balança ou Peixes, então os significados de Vénus ficam muito prejudicados e o nativo terá  dificuldade em manter uma vida conjugal harmoniosa,  surgindo desentendimentos  e ciúme que levam ao divórcio.  Esta aflição de Vénus torna também difícil a gravidez. De acordo com os autores clássicos da Jyotish, a combustão de Vénus pelo Sol não produz efeitos muito negativos, desde que  os planetas tenham a regência de boas casas , estejam bem colocados e não recebam aspetos maléficos. Segundo as mesmas fontes, se Vénus estiver combusto pelo Sol e receber o aspeto de algum planeta maléfico, isso afeta muito negativamente a vida conjugal e indica infidelidade, ou do cônjuge ou do nativo. Estes efeitos da combustão podem, no entanto, melhorar a partir de meados dos trinta anos.

Quando é o Sol que  ganha a «guerra» estando colocado num grau anterior ao de Vénus, tudo o que vénus representa- beleza, talento artístico, desejo de fama, talento financeiro- é apropriado pelo Sol  e o individuo pretende exibir esse talento para os outros para obter admiração destes. Estes nativos podem ser excelentes atores, artistas, modelos de moda, políticos, criativos em busca da admiração do público e do reconhecimento deste pelo seu trabalho. Farão tudo para se fazer notados pela multidão e para atingirem fama e admiração públicas.

Esta conjunção dará resultados diferentes em casas e signos diferentes, sendo ainda importante ter em conta o Nakshatra e o respetivo regente do grau de colocação do Sol e de Vénus. Se houver aspetos de outros planetas para a conjunção estes também deverão ser tidos em conta.

Leave a Reply