Glossário Astrológico- Aflição

Glossário astrológico Aflição capa

Em muitos dos nossos artigos usamos  a expressão «planeta aflito» e convém explicar com clareza o que é que isto significa, sendo que, à partida, já sabemos que se trata de uma condição negativa que surge como um obstáculo à expressão positiva da energia do planeta ou casa- as casas e os planetas podem ser ditos «aflitos».

Um planeta aflito é aquele que sofre os efeitos da relação com um planeta fraco ou um planeta maléfico. O estado de aflição  implica sempre uma relação- entre dois planetas ou entre um planeta e uma casa e a aflição é o resultado dessa relação.

Um planeta é dito «aflito» quando está em conjunção  ou em aspeto total com um dos planetas maléficos naturais: Marte, Saturno, Rahu e Ketu. (O Sol é considerado semi -maléfico). A energia negativa destes  planetas quando «olham» para o planeta afetado interfere com a capacidade desse planeta produzir os seus efeitos positivos A aflição é consideravelmente diminuída quando estes planetas (à exceção de Rahu e Ketu) são funcionais benéficos, a menos que estejam fracos como acontece, por ex., quando estão debilitados ou em signo inimigo. Quando um planeta ou casa -as casas também se tornam «aflitas» em resultado da presença ou do aspeto dos planetas em causa- recebe o aspeto de um destes planetas e estes são simultaneamente maléficos naturais e maléficos funcionais (pode conhecer aqui quais os planetas funcionais benéficos e maléficos para cada signo Ascendente) a aflição é mais intensa e os seus efeitos  são mais negativos.

Tradicionalmente, a Astrologia Jyotish considera que quando um planeta recebe o aspeto do regente da 6ª, 8ª ou 12ª casas ou quando está colocado numa destas casas, comumente designadas por dusthana  ou maléficas, fica, por essa razão, aflito.

Um planeta enfraquecido pela condição de combustão ou derrotado em guerra planetária  ou ainda, até certo ponto, colocado no Nakshatra cuja regência pertence a  um planeta funcional maléfico ou que rege uma das casas dusthana- 6ª, 8ª ou 12ª- também se torna aflito, embora a extensão dessa «aflição» seja alvo de controvérsia entre os praticantes da Astrologia Jyotish.  Um planeta «cercado por maléficos»- do seu aldo esquerdo e do lado direito, tanto na mesma casa como nas duas casas à sua direita e à sua esquerda, também é considerado «aflito». Esta última condição forma o yoga nefasto Papakarti yoga.

As casas , tal como os planetas, sofrem aflição. Para além das que já foram referidas e que têm a ver com  a presença de planetas aflitos ou com o facto de o seu regente estar aflito, há outra razão que, segundo a tradição da Jyotish, torna uma casa «aflita»: sempre que o planeta karaka ou significador dessa casa está presente nessa casa, destrói a casa devido a um excesso de força dos assuntos dessa casa, que se tornam demasiado intensos  conduzindo ao fracasso dessa área de vida. Designa-se essa condição de karaka bhava nashaya. Assim, quando vénus está presente na 7ª casa no mapa de um nativo com parceiro feminino ou Júpiter está colocado na 7ª casa num mapa cujo parceiro é masculino; quando o Sol está colocado na 9ª casa; quando Júpiter  está na 5ª casa  isso cria uma condição de aflição nessas casas.

Quando uma casa está aflita e o seu regente também está aflito por outras razões, as áreas de vida que essa casa significa ficam seriamente obstruídas. Os planetas e as casas aflitos inviabilizam a frutificação dos yogas presentes no horóscopo e conduzem a uma vida que terá que se defrontar com obstáculos nessas áreas enfraquecidas pela aflição.

Deixe um comentário