Conjunção Sol Vénus na 4ª Casa Signo Caranguejo

conjunção Sol Vénus na 4ª Casa signo Caranguejo capa

Para conhecer os efeitos da colocação do Sol na 4ª casa leia o artigo aqui.

Quando Vénus está colocado na 4ª casa há um gosto natural pelo conforto, luxo, posse de propriedades – casas, terras, veículos- prazer em aprender e em alcançar uma educação esmerada, uma relação satisfatória com a mãe e também com a família, a  comunidade de origem, o país onde se nasceu. A casa é valorizada como lugar privilegiado de proteção e segurança e  um cuidado muito forte é colocado na decoração e beleza do lar. Estes nativos optam em geral por relacionamentos capazes de  lhes oferecer segurança e proteção.

Assim, em geral estas pessoas são conservadoras em relação ao tipo de família que desejam constituir, gostando de saber com o que contam à partida e deixando de lado relacionamentos imprevisíveis ou instáveis. Gostam de «assentar raízes e de se estabelecer  obedecendo aos costumes a que se afeiçoaram e que são os da comunidade ou grupo social de pertença . Gostam de estabelecer limites físicos para a sua propriedade e constroem muros ou vedações que separam o seu espaço do espaço dos outros. Gostam de ter carros e casas luxuosas e podem  ter preferência por ter uma quinta ou propriedade grande pela qual gostam de passear como donos de um mundo que  é privado e seu. Também apreciam os locais perto de água, seja o oceano, um lago, um curso de água e, os que tiverem dinheiro, terão certamente a sua «praia ou ilha  privada». Podem igualmente ser donos de vários veículos, dependendo de quantos e quais podem adquirir: desde carros a barcos ou mesmo avião, se estiver ao seu alcance, terão todos os que puderem comprar.  Gostam de viajar por mar, fazendo-o com frequência se puderem ter um barco confortável que seja seu.

Estas pessoas são pais e mães responsáveis que dão grande valor à educação. Dão grande importância ao papel de mãe e apreciam as atividades caseiras relacionadas tradicionalmente  com a mãe, incluindo a atividade de preparação de comida, as tradições ritualísticas culturais, trabalhar no jardim, etc..

Vénus obtém força direcional na 4º casa (Dig Bala) e a sua presença na 4ª casa geralmente indica um ambiente harmonioso no lar, uma gestão dos assuntos domésticos eficiente e um bom «clima» na família, para além de acesso a confortos , beleza, luxo e  uma boa educação, orientada pelos valores tradicionais , patriotismo, etc.. Estas pessoas sentem verdadeiro prazer em seguir as tradições e rituais da comunidade, festejando anualmente todas as datas relevantes para a comunidade, sejam estas religiosas ou simplesmente, costumes culturais. Podem ser donos de considerável património, sobretudo quando Vénus está na 4ª casa no próprio signo ou no signo de exaltação e não recebe aflições.  Muito dinheiro pode ser gasto por estes nativos com a casa e para aumentar o conforto desta, em veículos, educação, a participação em atividades de defesa da sua propriedade ou comunidade.  Muito dinheiro é também gasto com a decoração e aquisição de objetos de luxo ou artísticos para decorarem a casa, tanto por dentro como por fora, mobiliário de luxo, etc.. Também gostam de possuir terras, podendo investir na compra de quintas onde possam criar uma paisagem de beleza a seu gosto.

Estes nativos sentem grande devoção pela mãe e pelo papel de maternidade e, por isso, são muitas vezes indulgentes com os filhos, que tratam com gentileza e carinho. Podem estar ligados a uma escola de artes ou música,  que gerem com grande satisfação e prazer.  O seu estilo aberto promove a educação mais pelo desenvolvimento estético do que pela disciplina ou incentivo das responsabilidades. Estas pessoas sentem-se em geral bem com a vida e foram bem cuidadas,  não tendo por isso «apertos» nem ressentimentos internos que lhes contraiam os gestos e os comportamentos.

Como  Vénus representa a «esposa» num mapa em que o cônjuge é feminino, este é em geral encontrado no ambiente do lar, muitas vezes na cozinha, na escola, num ambiente artístico , na gestão de imobiliário, etc..As mulheres com Vénus na 4ª casa são capazes de transmitir ao parceiro sentimentos de segurança física e emocional em relação ao lar, fornecendo por isso de imediato a expressão de que farão do lar um ambiente propício ao equilíbrio e satisfação.

Segundo os clássicos, Vénus na 4ª casa indica um cônjuge atraente e filhos inteligentes, bons carros, uma boa casa e um lugar respeitável na sociedade. Os nativos têm um temperamento artístico, excelente intuição e sensibilidade emocional que cria empatia imediata com os outros.  Atraem os jovens, com quem sintonizam facilmente.  Têm talento musical .Terão uma vida doméstica feliz e um final de vida pacífico e tranquilo. Receberão heranças familiares, dos pais e também de investimentos em propriedades. Serão honrados e estimados pelos membros da comunidade.  Terão ganhos a partir da mãe e outros parentes e também dos amigos. O seu sucesso porém, também depende do parceiro, que terá boas qualidades. A longevidade é favorecida com esta posição de Vénus.  O nativo possui capacidades de liderança, é tolerante e liberal.

Para ler sobre os efeitos da colocação do Sol no signo Caranguejo, por favor leia o artigo aqui.

A colocação de Vénus no signo Caranguejo indica um apego aos costumes e tradições e hábitos  culturais do seu país/sal terra; gosto por um estilo de vida baseado em rotinas e hábitos; necessidade de segurança emocional; procura de um cônjuge que goste da vida em família e do papel de pai/mãe; foco principal no lar e na família como forma de alcançar a felicidade. Opção por viver junto á costa e em ambientes próximos da água. Criação de hábitos familiares que o nativo gosta de repetir em família ciclicamente. Gosto em possuir propriedades e terras, bens móveis e imóveis.  Os nativos têm uma ligação forte aos pais, especialmente á mãe. Gostam de manter as tradições familiares a que se acostumaram desde crianças. Há um sentimentalismo pronunciado em relação à terra onde se nasceu e ao lar. Estes nativos gostam de estar em casa onde se sentem em segurança. Anseiam por ter um lar feliz, com um cônjuge que partilhe os mesmos valores e modo de ser. Preferem parceiros com capacidades de proteção e que lhes possam dar a segurança física e emocional de que necessitam, que sejam fiáveis e previsíveis nos comportamentos.  Deste modo, gostam de se sentir co- dependentes do parceiro amoroso/cônjuge. Homens e mulheres preferem um cônjuge que tenha o estilo parental de relacionamento, que oferece total proteção ao nativo. Mais do que amor apaixonado, estes nativos comportam-se de forma maternal em relação ao (à) companheiro(a), prestando-lhes todos os cuidados necessários.

Gostam de criar raízes,  de se estabelecer com a família num local fixo , não gostando de mudar de residência. Quando isso não é possível, a sua preocupação máxima é criar estabilidade no lar, onde quer que este seja fixado. Gostam de estar num ambiente familiar onde todos se conhecem, detestando os relacionamentos sociais impessoais das grandes cidades onde ninguém se conhece. Grande proximidade e afeto com a mãe e por  aquilo que esta representa. Gostam de cozinhar no ambiente familiar e de estar com crianças pequenas. A sua personalidade é nutridora, carinhosa e protetora.

Estes nativos têm grande preocupação pelas questões de segurança e gostam de vedar as suas terras e propriedades para se sentirem seguros, delimitando desse modo o seu espaço do espaço dos outros. A defesa dos valores tradicionais e da família, da Pátria  , da terra e dos costumes da sua cultura também é objeto da sua atenção.  São mais ligados ao passado do que ao futuro, adotando por isso um comportamento conservador . Gostam de estar em casa protegendo e cuidando da família e do lar.

A conjunção Sol Vénus na 4ª Casa signo Caranguejo  não dá efeitos fáceis de diagnosticar pois o Sol e Vénus têm significados opostos. Vénus procura o apoio e a harmonia com os outros, formando acordos e compromissos, enquanto o sol é uma energia independente, representando o ego na sua dimensão individual. Assim, há que dar atenção ao grau de colocação do Sol e de Vénus para ver qual dos planetas «comanda» a conjunção. Seguidamente, também é preciso ver a colocação por signo  para ver qual deles é mais forte neste critério.

A conjunção entre o Sol e Vénus indica que o nativo deve desenvolver a sua identidade através da formação de relações com os outros, o «eu» aparece como resultado ou fruto desses relacionamentos.  Quando o Sol não queima a energia de Vénus (combustão) a sua criatividade é enriquecida com o amor pela arte e pelo talento artístico, especialmente musical e dramático conferido por Vénus. Estes nativos podem igualmente estar ligados ao mundo da moda, tanto ao nível a apresentação como da criação e design, ou da indústria de entretenimento. Mas, enquanto que Vénus se adapta às tradições coletivas e as assume gostosamente como suas, o Sol luta por uma expressão única, irrepetível e individualizada e não é fácil conciliar estas tendências opostas.

Quando a conjunção se dá  na 4ª casa ou signo Caranguejo,  se o Sol tem o grau de colocação mais baixo, veremos, certamente, a necessidade de cortar com os costumes e tradições em nome de uma forma nova e individual de se comportar em relação ao lar e a todos os confortos e luxos, veículos e casas e os velhos valores familiares podem ser descartados em nome de novos projetos e interesses do nativo. Seja qual for a sua área de expressão, tentará chamar as atenções da multidão para os seus talentos pessoais desejando tornar-se um ícone –na moda, no cinema, na música, na indústria de entretenimento-  usando os talentos conferidos por Vénus- incluindo a capacidade de interação amistosa e agradável, a sua beleza física ou talentos naturais- para criar uma relação com o grande público, em que possa receber o aplauso e a admiração deste.

Na 4ª casa ou no signo Caranguejo quando Vénus tem o grau inferior na conjunção, a criatividade única e expressão individual representada pelo Sol, a sua personalidade carismática são colocados ao serviço da criação de uma família construída a partir de  relacionamentos amorosos. Porém, se Vénus estiver muito próximo do Sol e combusto por este (deve estar a mais de 10º separado do Sol para isso não aocntecer) o desejo de se identificar com uma família perfeita e harmoniosa  terá grande dificuldade de se concretizar e o nativo juntará frustração após frustração por dificuldade de entendimento com o parceiro amoroso. Assim, a falta de sintonia com o parceiro acerca do estilo de relação, em que um (Vénus) deseja um estilo de relação tradicional e com base no modelo parental  e outro (o Sol) não gosta de um relacionamento baseado em rotinas nem costumes, desejando viver uma experiência única  e sem obedecer a regras feitas, deseja criar verdadeiramente a sua própria relação com o parceiro sem adotar modelos nem convenções mas  acaba por causar atritos e desarmonia que condenam a relação e acabam sem separação e divórcio.  A independência do Sol não aprecia, igualmente, o cumprimento de rituais que se repetem de geração em geração, preferindo pensar por si em vez de seguir a multidão. O Sol prefere acabar com as tradições ou ser-lhes indiferente, não se deixando conduzir por princípios externos a si próprio e não quer saber do que pensam os outros. O mesmo é sentido em relação à educação dos filhos, que prefere frequentemente que seja orientada contra os valores tradicionais  e em nome dos valores que considera mais importantes  passar aos filhos.

A tradição não confere grande crédito positivo à posição desta conjunção na 4ª casa, afirmando que o nativo terá problemas de saúde, especialmente de visão , ferimentos e que terá algum tipo de adição por drogas ou álcool. Terá também, segundo as mesmas fontes, mente instável e tendência para agir de forma cruel. Talvez porque, dizemos nós, quando o Sol subjuga os valores de Vénus, o nativo pode ser egoísta e procurar satisfazer os prazeres sensuais e adquirir todo  o tipo de bens imóveis e móveis para sua exclusiva satisfação pessoal, sem pensar na família nem da comunidade de que faz parte.

Leave a Reply