Conjunção Sol Vénus na 5ª Casa Signo Leão

conjunção Sol Leão 5ª Casa signo Leão capa

Para saber quais os efeitos da colocação do Sol no signo Leão, leia o artigo aqui.

Vénus no signo Leão cria o desejo de estar no centro de todas  as atenções e eventos. O nativo pode envolver-se no mundo da moda, da arte, do cinema e do teatro. Pode igualmente sentir atração por uma carreira política . No plano pessoal pode haver um centramento em si próprio em que o nativo se aprecia essencialmente a si, havendo orgulho, admiração por si mesmo(a). A pessoa deseja ser uma celebridade, sente-se especial e possui um carisma que facilita o sucesso social e a atração dos outros. Existe uma vaidade muito própria, uma auto admiração dos próprios talentos e da sua imagem. Em suma, esta pessoa fica facilmente enamorada de si própria.

Porém, Vénus está colocado em signo inimigo não sendo fácil a energia mais suave de Vénus manifestar-se neste signo. No amor, estes nativos gostam de ser cortejados, de viver um romance em estilo poético e cavaleiresco, misturado com poesia e delicadas promessas de amor único e eterno. O parceiro amoroso, homem ou mulher, deve ser carismático, inteligente e ter uma apresentação refinada e aristocrática, irrepreensível em termos de gosto estético, na escolha do vestuário e na sua imagem geral. Veem-se também a si mesmos como o pilar fundamental do relacionamento. O parceiro mostrado pela posição de Vénus em Leão tem muita dificuldade em partilhar e em interessar-se pelas necessidades do parceiro. Está demasiado focado (a) em si mesmo (a) e apenas se ouve a si mesmo (a), tendo uma atitude de «eu é que sei eu é que tenho (sempre) razão».  Estes nativos casam muitas vezes com alguém que é uma figura pública, político, ator, etc.. Quando não têm esta dimensão pública, o relacionamento pode tornar-se muito difícil devido ao egoísmo mostrado por estes parceiros.  Assim, com um dos parceiros sempre á procura dos  holofotes sobre si, a relação com o outro é deveras complicada. A escolha que estas pessoas fazem do parceiro de vida é ela também movida frequentemente por este interesse de chamar as atenções sobre si. Escolhem assim alguém que ajuda a aumentar a sua popularidade, aquilo que se chama de «cônjuge troféu». Estas pessoas gostam também de  viver a sua vida em público, expondo cada evento e gesto aos olhares públicos, não sentindo necessidade (antes pelo contrário) de privacidade. Neste cenário muito dramatizado da vida amorosa há ainda a idealização que se faz do parceiro , facilitada, sem dúvida, pelo facto de esta ser uma  relação mais representada para o público do que sentida em privado. O nativo constrói uma personagem, sua e do parceiro.

Esta é uma posição mais fácil para os que nasceram no mundo da alta sociedade, sendo difícil para os que nasceram num meio mais modesto pois a frustração por não verem reconhecida a sua importância central pode causar comportamentos obsessivos em que a pessoa procura incessantemente chamar sobre si todas as atenções. Permanecer anónimo e ignorado pelos outros é algo muito duro para estas pessoas que gostam de fazer da sua vida e dos relacionamentos amorosos um espetáculo que se desenrola sob os olhares do público. São bastante teatrais na expressão do amor.

A colocação de Vénus no signo Leão tem ainda outros efeitos: no plano financeiro estas pessoas podem ganhar muito através de investimentos especulativos ou até mesmo através do jogo. Podem também brilhar como ícones da moda, como atores e publicitários, na área da Política, etc. em que a sua imagem e personalidade desempenham o papel central no seu sucesso alimentado pela grande confiança e forte presença que manifestam.

Para saber quais os efeitos da colocação do Sol na 5ª casa, leia o artigo aqui.

A colocação de Vénus na 5ª casa tem uma forte inclinação para o romance vivido como «representação teatral», com forte dramatismo, poesia, idealismo cavaleiresco. Inclina o nativo para gostar de mostrar a sua vida amorosa, como um espetáculo para todos admirarem. Apaixona-se facilmente por todas as «celebridades» e sonha em viver um romance como acontece no cinema e no teatro. Assim, é fácil antever que os parceiros preferidos são os que têm algum carisma, imagem pública ou de «socialite» para que, uma vez formada a relação, esta esteja nas «bocas do mundo» e seja falada pelos outros. As figuras políticas são igualmente apetecidas por estas pessoas, bem como figuras da moda, do desporto e, para alguns, do cinema e do teatro ou ligadas de algum modo às artes ou à indústria do entretenimento (figuras públicas de televisão, por ex.,). Para além do «palco» e da necessidade de estar sempre sob os olhares dos outros, estas pessoas gostam de crianças e podem gastar tempo a representar, ler ou criar estórias para crianças. Porém, já não têm tanta paciência para  as educar ou cuidar, deixando essa tarefa para outros. Gostam de se divertir com as crianças mas não gostam das tarefas de responsabilidade e que dão trabalho. Assim, podem entregar as crianças a quem cuide delas em termos de educação passando apenas os tempos de lazer com elas.

Podem também dedicar-se a algum tipo de arte, incluindo a representação dramática. Têm muitas vezes talento para a especulação financeira e, se Vénus estiver forte, podem ganhar bastante. O jogo é outra área que os atrai na busca de riqueza que   permita sustentar o desejo de celebridade e  fama.

Estas pessoas amam também o luxo e são requintadas por natureza. Assim, quando o parceiro amoroso destas pessoas é uma mulher, esta tem habitualmente uma imagem pública popular que ajuda bastante, sobretudo quando o outro parceiro se dedica a uma carreira política , ajudando deste modo a alcançar mais popularidade. Apreciam o glamour e a exclusividade, vestindo, se puderem, alta costura e solicitando admiração pelo caráter único da sua imagem.

Festas, eventos sociais e de caráter político, espetáculos de todos os tipos são em geral os cenários onde estas pessoas encontram a sua «cara metade», especialmente no primeiro casamento. Nestes locais, apresentam-se sempre de forma a «brilhar» e a fascinar os outros. Gostam de luxo no vestir e nos ornamentos e escolhem apenas locais muito selecionados para frequentar socialmente, tendo um cuidado extremo com a sua imagem.

As filhas destes nativos são muitas vezes belas e podem ter talento artístico (em especial a primeira). Pode haver um apego emocional muito forte à filha mais velha. Estes nativos podem ganhar bastante através de crianças, através da indústria do espetáculo, do jogo, de investimentos especulativos.

Segundo os clássicos, Vénus no signo Leão está mais inclinado para os prazeres sensuais e para a diversão do que para assumir responsabilidades. Assim, adoram o romance e são muito românticos mas não apreciam muito  a responsabilidade de ser pais. Serão instruídos e ricos e terão mais filhas do que filhos.  Procuram prazeres imediatos e o brilho social em vez do aperfeiçoamento espiritual. Serão bem -sucedidos nos relacionamentos amorosos. Terão filhos atraentes e ganharão riqueza através deles. Alcançarão nome e fama através de eventos sociais, entretenimento, especulação, artes, crianças, música, espaços recreativos e escolas. Podem também ser conselheiros ou advogados. Ganharão dinheiro rápida e repentinamente. Degustarão excelente comida, terão bons amigos e obterão poder e influência. Serão atraentes e terão bons veículos. Podem ser políticos e diplomatas e receber honras reais. Serão instruídos e podem ter talento literário ou poético. Devem ter cuidado para não perder a reputação.

A conjunção Sol Vénus na 5ª casa  ou no signo Leão  mostra que a identidade pessoal e a criatividade da pessoa  se exprime melhor quando esta estabelece um relacionamento com outra pessoa. A verdadeira identidade da pessoa apenas pode manifestar-se através da relação com outrém.  Porém, o Sol ocupa o seu próprio signo e, por isso, a energia do Sol torna-se predominante. O nativo é criativo mas está basicamente centrado no seu self, tem orgulho de si mesmo, dos seus talentos, do seu valor. A conjunção com Vénus fá-lo sentir orgulho pela forma como ama e por tudo que dá aos outros; satisfação pelo bem estar e prazer que o outro lhe dá. Raramente o Sol se coloca no lugar do outro, vendo, por assim dizer, o outro a partir do que representa para si e sempre em função de si próprio.  Porém, o Sol representa o Self na sua máxima expressão de espiritualidade e, nos casos em que a pessoa é moralmente desenvolvida, o Sol na 5ª casa exprime nobreza de caráter e amor altruísta. Quando isso sucede, a relação com Vénus  pode produzir uma pessoa capaz de grande generosidade e  compromisso que, basicamente, se dá a si mesma aos outros sem esperar nada em troca. Quando Vénus tem a posição mais baixa por grau na conjunção pode causar efeitos disruptivos nos relacionamentos porque Vénus está a aproximar-se do Sol e, por causa disso, a sua energia fica «queimada» o que produz grande agitação na forma como são formados e conduzidos os relacionamentos. Instabilidade e desconfiança são a marca da forma como estes nativos se relacionam com os outros ou exprimem a sua criatividade. O resultado é que os relacionamentos formados na fase mais jovem da vida terminam geralmente em separação e divórcio.  Quando é o Sol que está não grau inferior, esta conjunção pode dar efeitos extraordinariamente positivos pois a energia do Sol amplifica e faz brilhar a energia de Vénus nos seus aspetos mais positivos: o indivíduo é generoso, amável e nobre por natureza. Pode ter grandes talentos artísticos e ganhar muita riqueza, nome e fama mas não viverá isso de forma superficial ou frívola, torna-se uma luz capaz de iluminar espiritualmente os outros, usando os talentos literários, artísticos, musicais, etc. A identidade que se desenvolve nestas circunstâncias é a de um ser que   é verdadeiramente extraordinário e que brilha por si mesmo sem precisar de chamar os holofotes sobre si.

Tal eventualidade é, no entanto, rara. Os antigos consideravam que a conjunção do Sol com Vénus na 5ª casa ou signo Leão tornaria o indivíduo fraco, miserável, sem qualidades positivas. Isto provavelmente porque, associando o natural narcisismo do signo Leão /5ª casa ao prazer sensual, só poderia resultar, na opinião daqueles sábios, um egoísmo enorme e um desejo superficial de alcançar fama e riqueza, de viver mergulhado no luxo e na ausência de espiritualidade. Isto não tem, no entanto, que ser assim. Veja-se o que acontece com a experiência estética, que nasce de um prazer sensorial inegável mas que, a partir daí é capaz de nos conduzir à sublime apreciação do belo e descobrir nessa experiência a mais funda espiritualidade.

Leave a Reply