Glossário Astrológico- Arudha Lagna

Arudha lagna capa

A Astrologia Jyotish reconhece, para além do habitual «Ascendente» que todos conhecemos, alguns «Ascendentes especiais» um dos quais é o Arudha Lagna.  A palavra «arudha» significa «imagem» e «lagna» é a palavra que significa «Ascendente». Assim sendo, o Arudha Lagna é o ascendente que revela a nossa imagem para o exterior, ou seja, a forma como os outros nos veem.  Podemos na verdade aprender bastante sobre nós através da forma como os outros apreendem a nossa realidade. Boa parte da nossa identidade é fruto desta perceção do olhar dos outros. Como referiu o filósofo Jean Paul Sartre, não teríamos consciência de quem somos se não sentíssemos o olhar dos outros a «efetuar juízos sobre nós». Os outros podem ser o nosso «Inferno», nas palavras daquele filósofo quando nos atribuem rótulos  que nos definem. Mas, acrescentamos nós, sem esses juízos, teríamos apenas uma vaga impressão acerca da nossa realidade. Pelo menos daquela que se refere à nossa personalidade.

O Arudha Lagna representa pois, em boa parte, aquilo que, em Psicologia , se chama  as «impressões», isto é,  a imagem simplificada formada a partir dos indícios externos que os outros captam de nós. O Arudha Lagna não representa, deste modo, o nosso ser essencial mas apenas o «ser aparente» : se falamos de uma certa maneira e nos vestimos de certa maneira, os outros tiram ilações disso. Se viajamos num carro caro, as pessoas depreenderão que  temos muito dinheiro (e gostamos de o ostentar); se usamos uma linguagem erudita, concluirão que somos instruídos; e por aí afora.

Por esta razão, muitos textos clássicos referem que o Arudha Lagna é o «Ascendente das ilusões», apanhando apenas o nosso ser superficial e simplificado, capturado num relance pelos outros que se cruzam connosco.  Ora,  o facto de os outros  (e nós também) criarem  estas imagens sobre nós é inevitável, faz parte dos mecanismos de defesa, longamente desenvolvidos em milhões de anos de evolução, para garantir que sobrevivemos  num meio povoado por muitos desconhecidos: formar uma «imagem» imediata  desses estranhos permite-nos identificar  alguma ameaça que possam oferecer ao cruzarem-se com o  nosso caminho. Tal imagem, porque é  simplificada e simplista, é necessariamente superficial e pode mesmo ser errada mas é necessária para podermos continuar a conviver com pessoas que nunca vimos antes, sem estar  continuamente a temer pela própria vida.  Em termos astrológicos, o Arudha Lagna pode ser muito  útil para o nosso autoconhecimento pois, afinal, quando passamos uma certa imagem para os outros, podemos sempre interrogar-nos sobre o porquê dessa imagem específica em vez de outra. E, se tal imagem não nos agradar, saber que ela existe pode ajudar-nos a corrigi-la, recriando-a ou talvez até mesmo  tentar substituituí-la. Conhecer a imagem de nós que os outros apreendem ajuda-nos a perceber o impacto que, a cada encontro, tendemos a gerar nos outros.

Quanto ao modo de calcular o Arudha Lagna, julgamos desnecessário indicá-lo aqui pois qualquer software de Astrologia Jyotish- incluindo o aconselhado e gratuito Jaganatha Hora apresenta na Rasi ou carta Astrológica D-1 a indicação de todos os Ascendentes especiais. O Arudha Lagna aparece como a sigla AL. A casa/signo onde se encontra esta sigla é a que corresponde ao Arudha Lagna.

Leave a Reply