Glossário Astrológico- Bhava Bala

Bhava Bala capa
A palavra «bhava» significa «casa astrológica», a palavra «bala» significa «força». Deste modo, a expressão bhava bala refere-se à força de cada casa do horóscopo. Esta «força» interpreta-se a partir de diversos fatores:
1. A força do regente da casa (corresponde ao regente do signo que ocupa essa casa) a partir dos pontos que o planeta obtem na força shadbala.

2. Os aspetos- benéficos ou maléficos- que cada casa recebe, dependendo da natureza do planeta regente e do seu estatuto funcional (muda para cada signo Ascendente).

3. Dig Bala da casa– Esta é a força que as casas obtêm por corresponderem a diversos grupos de signos. Estes grupos são: Nara, Jalachara, Keeta e Chatushpada.

Os signos do grupo Nara são: Gémeos, Virgem, Balança, primeira metade de Sagitário. Quando a 1ª casa calha num signo Nara obtém a força de 60 shastiamsas. Quando é a 7ª casa a cair nestes signos o valor da força é 0.

Os signos do grupo Jalachara são: Caranguejo, Peixes, segunda metade de Capricórnio. A 4ª casa ocupada por signos Jalachara obtém a força de 60 shastiamsas . A 10ª casa obtém 0 quando ocupada por estes signos.

O grupo Keeta contém apenas um signo: Escorpião: a 7ª casa ocupada por este signo obtém 60 shastiamsas. A 1ª casa ocupada por este signo obtém 0.
Os signos do grupo Chatushpada são: Carneiro, Touro, Leão, segunda metade de Sagitário. Quando a 10ª casa é ocupada por um destes signos, a sua força é de 60 shastiamsas e, quando a 4ª casa calha num destes signos ,obtém 0 nesta força.

A partir destas considerações calcula-se a Dig Bala, um dos indicadores da força de certa casa e dos planetas aí colocados.
A força global das casas ou bhavas infere-se assim através de vários modos, sendo os seguintes os mais importantes: a colocação do regente da casa no horóscopo, os planetas colocados na casa, a força e colocação do seu karaka, ou planeta significador.
Outros elementos que aumentam a força de uma casa são a colocação ou aspeto dos planetas benéficos: Júpiter, a Lua forte, Vénus e Mercúrio bem associado.

Deixe um comentário