Pushkara Navamsha e Bhaga Pushkara

happy

Hoje falamos de um  fator muito benéfico no horóscopo conhecido por «Pushkara Navamsa».  Esta designação significa «aquilo que causa aumento ,melhoria». Trata-se de um conceito desenvolvido há muitos séculos atrás por sábios que desenvolveram técnicas de previsão astrológica que são realmente únicas e que hoje são conhecidas por «Nadi Jyotish».  Trata-se de  um sistema completo e que, por isso, tem as suas próprias regras. Uma obra emblemática desta corrente é o Brighu Nadi onde se defende   que existem alguns graus em cada signo que são especialmente benéficos, pois aumentam a  capacidade de um planeta se fortalecer e dar melhores resultados. É neste contexto que se fala de um  Navamsha especial, cuja importância é tal que um planeta que se encontre aí  colocado   é tão ou mais benéfico que um colocado em Vargottama (ocupando o mesmo signo da carta de nascimento e na carta Navamsa).

Cada signo tem dois  Pushkara  Navamsas  e, como temos 12 signos, existem 24 Pushkara Navamsas, todos com a regência de um planeta benéfico mas estes nunca coincidem com os Navamsha de Carneiro, Gémeos, Leão, Escorpião, Capricórnio ou Aquário.  a justificação para isso que encontrámos é que, no caso dos signos de Carneiro, Gémeos, Leão e Aquário, trata-se de signos masculinos que gastam toda a energia na expressão das próprias qualidades; no caso dos signos femininos, Capricórnio e Escorpião, trata-se de dois signos complexos que, no caso de Escorpião, envolve os processos de transformação radical e, me Capricórnio,  temos uma energia que obriga a muito esforço para que os planetas possam florescer, razão pela qual nenhum deles pode ter esta característica de «empurrar os planetas para uma melhor expressão de si próprios». Dos 24 Pushkara Navamsa,  há 3  que  são também Vargottama: Touro, Caranguejo ,   Sagitário , como  se pode confirmar pela tabela em baixo. Júpiter e Vénus, os dois grandes benéficos, regem 9 Pushkara cada um, a Lua e Mercúrio regem um Pushkara cada um.

Para os nossos leitores compreenderem mais claramente, apresentamos a tabela com as divisões Pushkara:

Divisões Pushkara NavamsaTabela  de Signos e Elementos
Elementos  e SignosGraus  PushkaraPushkara Navamsha
Fogo | Carneiro, Leão, Sagitário20 º a  23 º20’Balança
26 º a  30º 00’Sagitário
Terra | Touro, Virgem, Capricórnio06 º 40’ a  10º 00’Peixes
13º 20 a  16º40Touro
AR | Gémeos, Balança, Aquário16º 40’ to 20 º 00’Pisces
23º 20’ to 26 º 40’Touro
Água | Caranguejo, Escorpião, Peixes00 º 00’ a 03 º 20’Caranguejo
06 º 40’ a 10º  00’Virgem

Os planetas colocados nos graus  destes signos têm, deste modo, segundo esta conceção, efeitos muito benéficos, a menos que essa colocação coincida com as casas dusthana–   6ª, 8ª ou 12ª-  situação na qual o efeito benéfico se perde.

Para além destas divisões Pushkara Navamsa, acima referidas, os estudiosos desta corrente da Astrologia Jyotish estabelecem também alguns graus de certos signos   como especialmente  benéficos, a que dão o nome de Bhaga Pushkaras .

Damos a seguir a tabela desses graus particularmente auspiciosos e que são utilizados pela Astrologia Horária (Prashna) para  a escolha de determinados eventos. De acordo com a obra Parijata Jataka, estes pontos devem ser considerados também no horóscopo de nascimento e não apenas na Astrologia Horária (Muhurtha, Prashna).

Segundo o Jataka Parijata, são os seguintes os Bhaga Pushkara :

21º Carneiro- Navamsha Balança
19º Leão – Navamsha Virgem
23º Sagitário (Navamsha Balança
–  Nakshatras de  Vénus , signos de Fogo

14º Touro – Navamsha Touro e Vargottama- Nakshatra da Lua
9º Virgem –  Navamsha Peixes –  Nakshatra Sol
14º Capricórrnio ( Navamsha Touro – Nakshatra Lua
–  Signos de Terra

18º Gémeos –  ( Navamsha Peixes –  Nakshatra de Rahu
24º balança – Navamsha Touro-  Jupiter Nakshatra),
19º Aquário – Navamsha Peixes- Nakshatra de Rahu
– Signos de Ar

8º Caranguejo –  Navamsha  de Virgem
11º Escorpião –  Navamsha de Balança
9º Peixes  – Navamsha de Virgem
Nakshatras de  Saturno  e  signos de Água.

Não existem Pushkara Bhagas nos  Nakshatras de Ketu, de Marte ou Mercúrio.

Quanto aos efeitos no horóscopo, sempre que os planetas regentes dos Pushkara Navamsa transitam pelos graus dos signos referidos na Tabela dos Pushkara Navamsha, fazendo conjunção com esses graus e também  com os Pushkara Bhagas,  eventos  muito auspiciosos são de esperar. Para não alongar em demasia este artigo, falaremos num outro artigo mais em pormenor de alguns dos efeitos da colocação das casas e planetas do horóscopo de nascimento nestes pontos auspiciosos.

Segundo a tradição, mesmo  os trânsitos mais maléficos como os de Saturno- Sade Sati (trânsito de 7 anos e meio no qual Saturno transita pela 12ª, 1ª e 2ª casas em relação à Lua) ; Ashtama Shani ( o trânsito de Saturno na 8ª casa a partir da Lua, sobretudo  para o Ascendente Carneiro, no qual Saturno está debilitado) perdem uma parte do seu caráter maléfico quando os planetas transitam por estes graus auspiciosos.

Os regentes dos períodos dasha e subperíodos dão resultados mais auspiciosos quando transitam pelos Pushkara Navamsas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *