Primeiros Passos

 

vamos começar

Vamos dar início à nossa aprendizagem prática da Astrologia Jyotish, tomando conhecimento de algumas ferramentas essenciais para podermos trabalhar. Assim, hoje vamos aprender a calcular corretamente a hora de nascimento. A Astrologia exige cálculos astronómicos e matemáticos complexos mas, graças à nossa era tecnológica, os computadores fazem esses cálculos por nós. E, graças à generosidade de alguns investigadores, existe software gratuito de grande qualidade à nossa disposição.

Assim, aconselhamos fazer o download do programa Jaganatha Hora do conceituado astrólogo e investigador tecnológico N.S. Rao. Este software é gratuito. Para que o download seja feito sem problemas, você deverá ter, no seu computador, um programa de descompressão de ficheiros, do tipo win rar pois o programa está comprimido e, sem um programa para extrair os ficheiros no seu computador, não conseguirá fazer o download.  Este programa contém um atlas por isso aconselhamos a que escolham a versão completa para descarregar. Porém, para o público português, deverão ter em conta que o Atlas incluído neste software contém dados errados sobre a hora legal portuguesa, pelo que deverão descontar sempre uma hora, tanto no horário de Verão como no horário de Inverno, aos cálculos que aparecem para Portugal. E deixo uma advertência geral sobre esta matéria, para ser tida em conta para a generalidade do software produzido para a Astrologia : por vezes as informações, tanto nos programas gratuitos como este como nas versões pagas, contêm erros quanto à hora legal dos países não asiáticos ou de língua não inglesa pelo que é muito aconselhável  que confirmem esses dados antes de aceitarem o cálculo do software para evitar que os dados do horóscopo apareçam errados .
Para Portugal continental poderão confirmar todos os dados sobre a hora legal portuguesa no site do Observatório Astronómico de Lisboa, que contém dados desde 1911.  em alternativa, clique aqui. Para os Açores e Madeira* , a partir de 1948 terão acompanhado as datas do continente. Entre 1923 e 1947 parece não ter havido hora de Verão nas ilhas embora não haja referência a isso nos decretos e portarias sobre a hora legal. A partir de Maio de 1977 uma portaria regional  da Região Autónoma dos Açores determinou que haveria um novo regime horário no arquipélago, de menos 60 minutos em relação ao meridiano de Greeenwich que fixa o tempo universal. Assim, no Inverno há menos uma hora em relação ao tempo universal e no Verão há uma diferença de 2 horas.  A ilha da Madeira segue a mesma hora do continente, atualmente. Para consulta rápida da hora legal nos vários países, os leitores podem consultar um dos sites que apresentam o relógio mundial  e, desse modo ficar com uma ideia imediata em relação à diferença entre a hora legal e a hora universal.
* Dados recolhidos no livro de Leonardo Oliveira, Iniciação à Astrologia.Os leitores  do Brasil, para além de consultarem o site do relógio mundial, poderão ter uma  visão imediata sobre as diferentes horas legais  nos vários Estados visualizando um mapa acompanhado de uma tabela e, para conhecerem a hora de verão no Brasil, desde 1931 até 2013, podem consultar esta página.

A confirmação  desta informação é fulcral para a fiabilidade da construção da carta astrológica. Se a hora de nascimento não for corrigida de modo a obter-se o tempo universal, a partir do qual podemos calcular o tempo sideral de nascimento, o horóscopo resultante não permite fazer previsões válidas.

Na atualidade, o uso de software torna dispensável a diferenciação entre o «tempo solar» ( que é o tempo médio que o sol leva para percorrer de forma sucessiva um determinado meridiano e que tem a duração exata de 24h) e o «tempo sideral» ( que é o tempo que a Terra leva para fazer a rotação em torno do seu eixo de modo a que uma estrela determinada apareça na mesma posição em relação à Terra e que tem a duração de 23h 56m 4s). As Efemérides apresentam o tempo sideral para cada hora do tempo univesal e em cada dia do calendário solar anual. O software de Astrologia contém essa informação, pelo que apenas temos que estar atentos à diferença entre a hora legal e o tempo universal para incluirmos esses dados no formulário do programa que vai efetuar os cálculos. Por vezes, para datas de nascimento mais antigas, usa-se o chamado «tempo médio local» correspondente à longitude. O softaware tem essa opção para escolha, identificada pelas letras LMT (local mean time). Para introduzir os dados de nascimento no programa deverão selecionar no menu superior «edit» e depois «birthdata».

Assim, propomos aos nossos leitores que façam o download do software e se familiarizem com ele, explorem as suas possibilidades. Não se assustem pelas coisas que não entendem, mais tarde tornar-se-ão familiares. Este  sofware usa a língua inglesa.

Ideias Chave:

  • Obter os dados corretos relacionados com a hora de nascimento e as coordenadas geográficas do local  é a base essencial para construir um horóscopo fiável.
  • Para isso devem ser consultados os registos relativos a mudanças de hora legal, hora de Verão, etc. nos serviços de dados astronómicos   e nos sites de meteorologia dos países em causa.

Resta-nos desejar  as boas vindas  de todos ao mundo fascinante da Astrologia . Fazemos votos de que  possam encontrar nele uma verdadeira inspiração para aproveitar melhor as oportunidades da vossa vida.

27 Thoughts to “Primeiros Passos”

  1. Joana Guimarães

    Boa Tarde!

    Desde que descobri a astrologia vedica tenho tido ainda mais vontade de aprender sobre as divisionais. Ha algum tempo atras recordo-me de lhe ter perguntado, ou talvez no blog A tua vida nos astros, se o software Jaganatha Hora. esta disponivel para Mac e foi-me dito na altura que não. Por esse motivo usei em alternativa o site, por vós apresentado, https.kundli.com para ter acesso a toda a informação. Tenho duas duvidas que, se possivel, gostaria de as elucidar:

    Não percebo porque, por exemplo na varga Hora, tenho rahu e ketu na mesma casa. Sempre pensei que os nodos estão posicionados um em relação ao outro com a diferença de 180º.

    Não percebo o significado da sigla “La” em todas as vargas.

    Obrigada! Cumprimentos,

    Joana

    1. Os nodos, efetivamente, estão sempre em oposição um ao outro mas as divisionais resultam da divisão de um signo em partes- das quais a navamsa ou divisão em nove partes é a mais conhecida- e o que se passa é que cada parte do signo tem a regência de um determinado planeta e corresponde a um determinado signo. Publicámos em tempos, no Blog A tua vida nos Astros, a tabela da Navamsa que ajuda aperceber isto: http://wp.me/p4t1oq-a2 . O que acontece é que, por vezes, a divisão dos signos acaba por ter o mesmo signo em ambos os casos e, por essa razão, os nodos aparecem juntos.

  2. Joana

    Boa tarde,

    No outro dia estava a ler o livro “Astrologia e destino” de Liz Green e comovi-me com esta passagem:

    ” Ficino, na maturidade, achava que a Astrologia estava aviltada, pois era usada como prognosticadora do destino. Ele achava que a sua função DEVERIA SER OUTRA”

    É surpreendente como um astrólogo do séc XVI tivesse esta visão, consciência e grandeza de Alma. No entanto, após seis séculos depois dele a questão ainda permanece e as pessoas continuam a procurar a Astrologia pelas mesmas razões.

    Há uma questão que em mim permanece: Haverão assinaturas astrológicas que apontem para uma consciência maior do individuo? Por outras palavras, é possível determinar através de yogas e assinaturas presentes no mapa natal e que me indiquem se o individuo apresenta uma maior predisposição para a libertação do destino (moira)?
    Bem sei que não existe um receituário astrológico para isto que estou a pedir, mas penso que a informação de que dispõe pode ajudar-me ao encontro de uma nova perspetiva.
    . Gostaria de lhe pedir, isto claro se tb achasse pertinente, que escrevesse um artigo sobre este tema.

    Muito obrigada,
    Joana

    1. Na Astrologia ocidental, a Liz Green etem livros muito interessantes, talvez só suplantados pelo grande Dane Rudyar, que tem também textos muito inspiradores, embora talvez um pouco difíceis para quem não tenha um background em filosofia. Mas vale a pena ler, uma vez que gosta destes textos. Noto entretanto que , na antiga Índia a função da Astrologia, que fazia parte da filosofia védica tinha por primeiro objetivo iluminar o caminho dos que procuram maior desenvolvimento. É claro que, para isso, «saber o que o futuro reserva» é uma ajuda embora não o fim em si mesmo.

      1. Johann

        Q horário tenho que usar para saber meu ascendente?
        Sinceramente,fique um pouco chateado por eu ter me enganado todo esse tempo. Não sabia que precisava voltar uma hora,mas,dessa vez quero ter a certeza de usar o horário corretamente.

        1. Tudo depende do local onde está. Mas pode enviar-nos no formulário de contactos da página os seus dados, se desejar, que nós calculamos o seu Ascendente: local (pormenorizado, pois há cidades com o mesmo nome em estados diferentes) data e hora. Se preferir fazer por si, tenham em mente o horário de verão e terá de ver qual o fuso horário da localidade, para saber a diferença temporal em relação ao tempo universal.

          1. Johann

            Nasci em Ceará Mirim(Rio Grande do norte)as 8h40 da manhã.
            Bem,me desculpe a demora para responder,fiquei esperando mas não tive notificação e mesmo abrindo a página(sempre deixo as páginas que me interessam abertas)não tinha resposta.
            Estou ansioso pela resposta,aguardo.

          2. Nós queremos ajudar mas tem de nos dar os dados completos: em que ano nasceu?

          3. Johann

            Desculpe,nasci no dia 28/04/2002 as 8h40 em Ceará Mirim(RN). Também queria saber meu nakshatra e pada. Tentei responder quase que imediatamente mas foi impossível tanto com celular como por computador.

          4. O seu Ascendente está a 0º 17 ‘ de Gémeos e 3º pada de Mrigashira; sol a 14º 8′ de Carneiro e 1º pada de Bharani; Lua 2º e 48’ de Escorpião e 4º pada de Visakha.

          5. Johann

            Obrigado mesmo. Mas qual o significado dos nakshatras e pada em outros signos que não a lua e o ascendente.

          6. No nosso outro site https://atuavidanosastros.com iremos em breve escrever mais sobre os Nakshatras na astrologia Jyotish e a sua importância para a compreensão do horóscopo. Para já temos publicados nesse site os Nakshatras e seu ssignificados gerais, que podem ser lidos como válidos para o Ascendente, também em duas séries de artigos, e o Nakshatra da Lua.

          7. Johann

            Foi mal. O que quis dizer é que a lua e o ascendente tem alguns significados no destino e aparência,os outros planetas com nakshatras não parecem ter algum significado. Não quis que parecesse uma pergunta só não entendi porque o sol tem um nakshatra.

          8. Os Nakshatras foram o primeiro sistema usado na índia para compreender a posição da Lua, em primeiro lugar e depois dos planetas, quando na índia se passou para uma astrologia que não tinha só a ver com a Lua mas também com a relação sol e Lua. Os signos apareceram para explicar a relação do sol com os planetas. Repare que há uma sobreposição entre os signos e os Nakshatras. Todos os planetas, ao estarem colocados num signo, estão também colocados num Nakshatra. Nakshatras e signos têm a mesma relação que o Sol tem com a Lua, sendo ambos fundamentais para a compreensão dos fatores astrológicos.

          9. Johann

            Bem,tenho algumas questões que não consigo responder sozinho,como:
            Como funciona a energia de planetas em signo neutro é mais positiva ou negativa?
            A conjunção é estar na mesma casa e signo ou só depende da distância?
            Notei que para cada pada de um nakshatra a um signo navamsa,acho que o ascendente no navamsa é libra, mas não sei a diferença para o de nascimento ou por exemplo a lua estar debilitada em um mais noutro estar no próprio signo,não entendo a diferença ou no que muda.

          10. São demasiadas perguntas para responder, especialmente no espaço de comentário. Um planeta neutro , excetuando Mercúrio, que é neutro por natureza, é neutro para um determinado Ascendente, isto é, em termos funcionais. Se é neutro não é nem positivo nem negativo, está num ponto intermédio entre ambos. Assim, depende dos aspetos com outros planetas para se poder avaliar a sua capacidade de produzir bons ou maus efeitos. Uma conjunção dá-se , na astrologia jyotish, quando dois planetas estão no mesmo signo/casa independentemente da distância mas os efeitos são mais fortes quando a orbe é de até 5º. Para ver os padas e os signos ocupados, por favor consulte o menu Nakshatras no nosso outro site https://atuavidanosastros.com
            Há bastante confusão no que diz sobre os padas e navamsas, mas tal só desaparece com estudo da questão. Uma boa forma será estudar os Nakshatras e , neste site, o menu sobre as cartas divisionais, especialmente a D-9, navamsa.

          11. Johann

            Desculpe a confusão(sempre erro alguma coisa), o que quis dizer é que no nakshatra mrigashira pada 3 indica libra navamsa então deduzi que este fosse o ascendente em navamsa, então o que não tinha entendido é a diferença do ascendente no navamsa e o qual nasci. Mas entendi,tenho que estudar,vai ser bem mais interessante se aprender por mim mesmo explorando melhor estes dois sites. Obrigado.

          12. Não tem de pedir desculpa, a sua confusão é compreensível e tem a ver com o facto de a astrologia Jyotish usar as «vargas» ou divisões, dos signos. Como há uma sobreposição entre signos e Nakshatras (em que um Nakshatra ocupa uma parte de um signo ou uma parte de dois signos e, por sua vez, cada signo se pode dividir em muitas partes (todas as que constituem as chamadas cartas divisionais) isso dá origem a um sem número de classificações que se sobrepõem umas às outras. A navamsa é uma das divisões mais importantes, correspondendo à divisão de um signo em 9 partes. Ao olhar para os Nakshatras, que também se dividem em 4 partes ou «padas» isso vai coincidir com outras divisões, como as navamsa. Para quem ainda não está muito dentro deste sistema astrológico pode ser confuso, porém, com o tempo, a compreensão vem. Em breve iniciaremos um estudo complementar dos Nakshatras no nosso site A tua Vida nos Astros. Mas, para estudar as cartas divisionais, deve usar o menu deste site.

  3. Cristina

    Olá,

    Estou começando os estudos de Astrologia Védica e ao usar este programa notei uma diferença da hora legal do meu país, Brasil, o horário GMT é -3:00 na hora normal e -2:00 no horário de verão, gostaria de confirmar se são estes valores que devo colocar nos dados do mapa 3:00:00 West GMT e 2:00:00 West GMT. Muito Obrigada pelas informações disponibilizadas!

    1. astrologoaprendiz1

      Olá no Brasil há vários fusos horários por isso não deve dar por adquirido que os valores que refere se aplicam a todo o país. Há muitos sites na internet informadndo sobre isso. Aqui ficam alguns : https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_per%C3%ADodos_em_que_vigorou_o_hor%C3%A1rio_de_ver%C3%A3o_no_Brasil
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Fusos_hor%C3%A1rios_no_Brasil
      Deverá ter sempre em conta estes dois fatores para cada ano. boa sore para o seu estudo!

      1. Cristina

        Sim, muito obrigada, a hora que me referi é a do meu estado natal, então tenho que mudar mesmo no software. Muito grata pela resposta. O seu site está ajudando-me muito no entendimento deste tema tão fascinante que comecei a estudar!

        1. astrologoaprendiz1

          Se usar o software gratuito Jaganatha hora, ele muda corretametne, tanto quanto sabemos, os fusos horários para o Brasil. Não acontece o mesmo com Portugal na hora de Verão visto que a questão dos fusos horários não se coloca aqui. Este programa pode ser descarregado e apenas tem que prestar atenção se os dados estão corretos, ou seja, ao introduzir os dados do local de nascimetno, veja se o programa considera os tempos corretos. Para isso tem que olhar para as tabelas que referi antes e conferir.

  4. joice bartolo

    olá…achei interessante o curso mas tenho um iMac, sistema operacional diferente do Windows, então o programa para cálculos não funciona e o outro que aparece nos comentários para OS não funciona mais. Você teria outro para indicar? grata.

    1. astrologoaprendiz1

      Olá infelizmente, o Jaganatha hora é o único software de grande qualidade da Astrologia Jyotish que é gratuito. Há outros bons, como Das Goravani e outros mas são pagos.

  5. Pablo Viana

    Gratidão pelo seu blog, mas tenho uma grande dúvida sobre essa questão do horário universal, nasci em 27/08/1993 as 14:10 exatamente queria saber qual é o meu ascendente, alguém poderia me ajudar?

    1. Pablo Viana

      Cidade que eu nasci foi Feira de Santana Bahia

      1. Caro Pablo, dizemos-lhe com prazer qual o seu Ascendente segundo a Astrologia Jyotish: Ascendente e Lua em Sagitário e Sol em Leão.

Leave a Comment