Força e Fraqueza das Casas do Horóscopo

força e fraqueza das casas do horóscopo
Força das Casas do Horóscopo
A força das casas do horóscopo depende da força dos planetas que estão associados com elas e que são:
  • o planeta regente do signo que ocupa a casa, em especial se é um signo Mooltrikona;
  • o(s) significador(es) da casa ;
  • os planetas colocados na casa do horóscopo ou que enviam aspetos para o  ponto mais efetivo dela.
O ponto mais efetivo de uma casa do horóscopo corresponde ao  grau ocupado pelo Ascendente: se  o Ascendente está colocado, por ex., a 3º 20 ‘ de Touro, esse é o ponto mais efetivo (mais forte) da 1ª casa e o mesmo grau é também o ponto mais forte das restantes casas do horóscopo. Considera-se que um planeta  está em aspeto com outro planeta ou outra casa quando está  numa longitude  cuja orbe  vai de 0º a 5º para ambos os lados do planeta ou do ponto mais efetivo da casa (quando está a uma distância de  5º, ou em conjunção exata ou até 5º depois  do grau do planeta ou do  ponto efetivo de uma casa).
De acordo com o exemplo dado, um planeta colocado entre 27º 40′ de Carneiro e 8º 20′ do signo de Touro está em conjunção com o ponto mais efetivo da primeira casa do horóscopo influenciando-a de acordo com a sua natureza funcional .
As áreas de vida representadas pelas casas do horóscopo dão resultados de acordo com os períodos planetários dos planetas referidos acima, especialmente os seus subperíodos,  que ocorrem com maior frequência do que os períodos planetários principais, alguns dos quais podem não ocorrer na vida da pessoa, pelo menos em tempo útil.  Estes períodos planetários são por sua vez energizados pela força dos trânsitos dos planetas relacionados com a casa do horóscopo e com  as áreas de vida com elas associadas.

Quandoestesplanetassão fortes asáreas devidarepresentadas poreles nohoróscopotornam-sevisíveis navida dapessoa.

Planetas Karakas  das Casas do  Horóscopo

Sol – 1ª (vitalidade, saúde, destino geral), 9ª (pai), 10ª (profissão).
Lua– 4ª (mãe, felicidade emocional subjetiva)
Marte– 3ª(coragem, irmãos mais novos), 6ª (ferimentos, roubo, inimigos)
Mercúrio– 2ª(discurso), 10ª (profissão)
Júpiter– 2ª (riqueza), 5ª (filhos), 9ª (Sabedoria, Sorte), 11ª (ganhos)
Vénus- 4ª (veículos),  7ª (cônjuge), 12ª (laços conjugais, prazeres da cama).
Saturno- 8ª (longevidade, morte)

4 Thoughts to “Força e Fraqueza das Casas do Horóscopo”

  1. Bruna

    E quando o planeta está em conjunção com o grau mais efetivo da casa anterior? Por exemplo, ascendente a 28 graus de libra, sol a 0 graus de virgem. O sol está em conjunção com o ponto mais efetivo da casa 11, mas pela astrologia védica o sol ocupa a casa 12! E então, como eu devo analisar este planeta e sua força?

    1. Aconselhamos vivamente a não misturar leituras e sistemas astrológicos. Os artigos publicados neste site referem-se todos ao sistema da Astrologia Jyotish e apenas a este. Em relação às casas, por favor, experimente ler a série de artigos publicados neste site na catergoria «divisões do horóscopo».

      1. Bruna

        Eu sei disso, mas se um planeta está em conjunção com o grau efetivo da casa anterior, mesmo estando em outra casa, eu vou apenas fazer de conta que isso não existe? e.e

        1. Pelo que diz, há uma distância de 5º ou menos entre o planeta em causa e o ponto mais efetivo da casa , sem ver o seu horóscopo, o qu epodemos dizer é que um planeta produz efeitos de acordo com as casas que rege e a casa onde está colocado, sendo que, se está numa distãncia de 5º ou menos de um outro planeta colocado em outra casa, influencia igualmente a ação desse planeta e, até certo ponto, da casa onde este está. Mas, de acordo com a Astrologia Jyotish, um planeta não lança aspeto para a casa a seguir à sua.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.