Os significados Gerais dos Planetas- Saturno , Rahu e Ketu

bns

 Significados Gerais de Saturno

Saturno simboliza tanto o administrador governamental como o líder das classes baixas e o servo, o trabalhador operário, o trabalho doméstico e na agricultura, nas minas e, em geral, todos os trabalhos pesados.  Saturno é também o velho  e, por analogia, significa a longevidade, a morte, as doenças, a miséria e as calamidades, a pobreza, a servidão. É também um símbolo do karma e, por associação, significa os pecados, os sacrifícios, o aprisionamento, a escravidão. Também significa o cair das alturas (em sentido literal e figurado), o trabalho árduo, a agricultura, os minerais, a lei, a madeira, a viagem para o estrangeiro para aí residir, as dívidas, os grãos pretos, a deformidade, a renúncia.
Saturno está associado às relações com o trabalho, aos trabalhos de rotina , à engenharia, às pedras ou materiais de madeira. Rege a cor azul marinho, o preto e as cores castanhas brilhantes, o ferro e o aço, o chumbo, a safira azul, os lugares sujos, as favelas e as sarjetas, os esgotos , as lixeiras, os lugares subterrâneos, as caves, os sótãos, as minas, as sepulturas, os lugares inacessíveis,as  prisões, os retiros, os lugares abandonados ou negligenciados, os cemitérios, as casas abandonadas e as ruínas.
Saturno é o significador geral da longevidade, dos obstáculos, das humilhações e das privações, das quedas de posição social ou profissional . Significa também más ações, pobreza, dívidas, desgostos e tristezas, ambição, figuras de autoridade, a estrutura e a forma dos edifícios e, em geral ,das coisas materiais, carvão, negação e atraso; simboliza os mais velhos, a terra e a propriedade, a  liderança, as restrições,o  roubo e os ladrões,os  subordinados, os trabalhadores da construção, a indústria de baixa tecnologia,a  produção em massa, os ascetas, o homem do lixo, o monge, os produtos de pele,as perdas,o  destino,a contração, limitação e separação,a  solidão, tudo o que é feio e disforme, o crime.
No corpo, Saturno representa o tecido nervoso, os músculos e as articulações, os dentes ,os joelhos, o queixo, o baço, a parte da  perna entre o tornozelo e o joelho,a bexiga, o muco  e o sistema secretor, os ossos.  Quando Saturno está fraco produz doenças constantes e dolorosas, de caráter crónico e degenerativo, fratura das pernas, doenças endócrinas e da pele, artrite, reumatismo e gota, raquitismo, deformidades físicas, desordens nervosas, baixa temperatura corporal, torpor, senilidade e importância nos homens, dores, asma, etc. Psicologicamente, quando está fraco produz inibição e isolamento, depressão, ansiedade, rigidez, avareza, melancolia, temperamento desconfiado, solidão, inclinação para impaciência,para a crueldade, egoísmo, coração duro, atitude ríspida. A natureza  melancólica inclina para a preguiça e para a indolência.
Fisicamente, a  influência de Saturno produz um corpo alto e magro, emaciado, olhos castanhos encovados, veias proeminentes, dentes salientes, rugas, rosto e mãos alongados, cabelo abundante e áspero.
Quando está forte no horóscopo, Saturno significa a perfeição e as qualidades humanas mais elevadas, a espiritualidade, o desapego, a interiorização, a consciência do dever, a fiabilidade,a  honestidade, humildade e sinceridade. Simboliza também a disciplina e a estabilidade, a responsabilidade , o conservadorismo e o sentido prático, o realismo e a capacidade para atender aos pormenores, a sobriedade, a constância e a consistência nas atitudes e no modo de vida. É um símbolo da autoridade no sentido positivo e da durabilidade.
Na carreira e na profissão, Saturno simboliza as profissões mortuárias, os agricultores, os jardineiros, os que trabalham com metais e minérios, os trabalhadores fabris na área do aço, da madeira, do carvão, dos produtos de couro (produção de malas e de  sapatos, etc), os construtores civis,os  engenheiros,os agentes imobiliários,os cientistas,os investigadores,os trabalhadores da pedra e da madeira, os serventes e os trabalhadores de trabalhos pesados,os administradores governamentais, a carpintaria,o trabalho doméstico, metalúrgico, a construção de casas, todos os trabalhos de responsabilidade,os ascetas e monges, os ladrões e aldrabões.
Se desejar aprofundar a sua  compreensão de Saturno , pode fazê-lo lendo dois artigos que escrevemos:
Significados Gerais de Rahu e Ketu
Rahu e Ketu não são planetas reais, uma vez que são pontos de interseção nas órbitas do Sol e da Lua. São por isso considerados os «planetas sombra»  e há alguma polémica por exemplo quanto a saber se eles lançam aspetos para outros planetas ou casas. Porém, a sua influência como significadores do karma no horóscopo é de tal maneira importante,que é indispensável conhecer claramente os seus significados gerais.
Uma das características dos nodos é o facto de assumirem as características dos planetas com os quais se encontram conjuntos (quando isso acontece).
Rahu– Rahu é personificado como um enganador, um manipulador e um diplomata. Onde se encontra colocado indica uma área de desejos desmedidos, de ambição sem limites. Se estiver forte, indica empregos diplomáticos que implicam a manipulação dos factos, manuseamento de substâncias tóxicas ou venenos e drogas; significa os políticos, os manipuladores e os que buscam todos os prazeres sem preocupação com a moral,os atos insinceros e imorais,o comércio especulativo,os capitais de mercado, etc.  Quando influencia planetas fracos produz um crescimento maligno, fracassos financeiros e, no corpo, produz doenças dos intestinos, febres, úlceras, problemas de pele, pressão arterial elevada, etc.  Quando influencia o Ascendente  pode indicar aparência desagradável , maus cheiros, corpo e unhas pouco limpos.
Rahu está associado ao desejo de poder e de riqueza material .Quando está forte no horóscopo pode permitir o usufruto de muitos bens materiais. Porém, quase sempre esse usufruto é temporário, pois Rahu também simboliza as ilusões e, consequentemente, traz muitas vezes a perda  de tudo o que dá.
Ketu-  Simboliza o desejo de salvação e é personificado como um santo, inclinando a pessoa para uma abordagem espiritual da vida . Quando, porém ,aflige outros planetas ou casas produz contrariedades súbitas na vida, ferimentos, inflamações e febres, surdez, desordens intestinais e baixa pressão arterial. A sua associação com o Ascendente produz surdez, gaguez, veias proeminentes, corpo emaciado. Os períodos planetários de ketu são períodos de crise e de perdas em vários níveis, a  menos que Ketu receba o aspeto próximo de outro planeta funcional benéfico.
Para aprofundar os seus conhecimentos acerca de Rahu e de Ketu , pode ler:

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.