Falamos neste artigo da dignidade dos planetas e damos os critérios para a sua análise.
Um dos fatores mais importantes a considerar para efetuar previsões e analisar as promessas natais do horóscopo é verificar quais as casas do horóscopo que são ocupadas por signos mooltrikona. De facto, podemos mesmo dizer que, se um signo mooltrikona ocupa uma casa maléfica ( 6ª, 8ª ou 12ª) os resultados do seu regente nesse signo e no outro que ele rege serão prejudicados e poderão ter dificuldade em produzir os resultados normalmente esperados. À exceção do Sol e da Lua, que regem apenas um signo, e de Rahu e Ketu que são «planetas sombra» porque não têm massa e por isso não têm a regência de signos,( embora a sua colocação em alguns signos possa ser considerada equivalente a essa regência, exaltação ou debilitação) todos os outros planetas regem dois signos mas, os que são realmente importantes para determinar os efeitos dos planetas e a força das casas, são os signos Mooltrikona, os signos de exaltação, próprio signo e os signos de debilitação dos planetas, pois este é um dos mais importantes fatores que determinam a força dos planetas e das casas do horóscopo.
Os planetas colocados no seu signo de exaltação ou no signo mooltrikona são os que, potencialmente, podem dar resultados até ao máximo possível; os planetas colocados no signo de debilitação são os que podem, potencialmente, se não houver nenhuma outra forma de compensar esta fraqueza, dar piores resultados em relação aos seus significados gerais e particulares no horóscopo. A força dos planetas não pode, no entanto, ser julgada apenas a partir dos signos em que se encontram, pois os signos estão sempre relacionados com as casas que ocupam na natividade, e os aspetos que se formam entre os planetas são igualmente decisivos. Mas, cada coisa a seu tempo e, por agora, vamos aprender a reconhecer quais são os signos mooltrikona dos planetas, o(s) próprio(s) signo(s), os signos de exaltação e os de debilitação. Como veremos em pormenor ao descrever a força dos planetas, existem graus em cada signo que correspondem ao ponto máximo em que os efeitos são produzidos.
Signos Moltrikona dos Planetas
As descrições dos autores clássicos da Jyotish referem -se ao signo moltrikona como aquele em que o planeta se comporta de acordo com o «seu dever», isto é, metaforicamente, quando o planeta cumpre e concretiza exatamente as características da sua natureza. Esta caracterização é exclusiva da Astrologia Jyotish e o signo mooltrikona , considerado por alguns astrólogos como equivalente à exaltação e por outros como um grau de força intermédio entre a exaltação e o «próprio signo», é um fator decisivo para o florescer dos significados simbolizados pelo horóscopo. A nossa posição é a de que o signo mooltrikona é equivalente ao signo de exaltação, se não estiver aflito nem enfraquecido por outras razões.
Planetas Signos
Sol- Leão
Lua- Touro( Astrologiatradicional) ; Lua (perspetiva de V.K. Choudhry)
Marte- Carneiro (Aries)
Mercúrio- Virgem
Júpiter- Sagitário
Vénus- Balança (Libra)
Saturno- Aquário
Rahu- Aquário
Ketu- Peixes
Signos de Exaltação dos Planetas
Os textos antigos referem-se ao planeta de exaltação como aquele em que um planeta é mais forte, onde exprime os seus significados de forma mais fácil e entusiasta. O signo de exaltação é oposto ao signo de debilitação.
Planetas Signos
Sol- Carneiro (Aries)
Lua- Touro
Marte- Capricórnio
Mercúrio- Virgem
Júpiter- Caranguejo
Vénus- Peixes
Saturno- Balança (Libra)
Rahu- Touro (alguns autores consideram Gémeos)
Ketu- Escorpião (alguns autores consideram Sagitário)
Signos de Debilitação dos Planetas
Quando está debilitado, um planeta não consegue «ser ele mesmo» isto é, não tem força para fazer florescer os seus significados gerais nem específicos. O signo de debilitação é oposto ao signo de exaltação.
Planeta Signos
Sol- Balança (Libra)
Lua– Escorpião
Marte– Caranguejo
Mercúrio– Peixes
Júpiter– Capricórnio
Vénus- Virgem
Saturno- Carneiro (Aries)
Rahu- Escorpião (alguns consideram Sagitário)
Ketu- Touro (alguns consideram Gémeos)
Regência dos signos
Signos Regente
Carneiro (Aries)- Marte
Touro- Vénus
Gémeos- Mercúrio
Caranguejo- Lua
Leão- Sol
Virgem- Mercúrio
Balança (Libra)- Vénus
Escorpião– Marte
Sagitário- Júpiter
Capricórnio– Saturno
Aquário– Saturno
Peixes- Júpiter
Nota: Pode consultar a tabela com os graus mais efetivos dos vários estados dos planetas nos signos aqui. Note que um signo pode ser simultaneamente o signo de exaltação e o próprio signo mas estes estados correspondem a graus diferentes dentro de cada signo.
Exercício: Propomos que identifique e tome nota de quais são os planetas que estão colocados no signo de exaltação , mooltrikona, próprio signo e signo de debilitação na sua carta astrológica. Para esse efeito deverá consultar, para além destas tabelas, a tabela no link que mostra os graus em que um planeta está no estado referido. Ficará com uma primeira impressão acerca da força dos elementos do seu horóscopo. Posteriormente afinará essa impressão com outros fatores.
Não está bem explicado… Sinto muito.
Olá
Julgamos que, à medida que se for familiarizando com os conceitos astrológicos, estes ficarão mais fáceis de entender. Experimente ler este outro artigo:
http://wp.me/p4t1oq-95
esperamos que ajude. Continue a dar-nos o seu feedback. Cumprimentos
Feliz 2019!!! Bom, equipe do Aprendiz de Astrologia, gostaria de saber se, assim como na Astrologia Tradicional Ocidental, existem signos onde planetas encontram seu Exílio/Detrimento, como Marte em Libra, Saturno em Câncer/Caranguejo etc, em Jyotish. Se não, teria alguma explicação? Muito grato pela existência desse sítio! Continuem assim.
São sistemas que seguiram abordagens diferentes, cada sistema de astrologia, embora tenha tido, em muitos aspetos, origens comuns, foi desenvolvendo técnicas diferentes e abordagens diferentes. Essa é a razão pela qual não é aconselhável misturar os conceitos de um sistema com os usados por outro. Embora possamos tentar usar técnicas dos vários sistemas astrológicos, devemos contextualizar cada uma no sistema a que pertence.