Signos , Planetas , Perfil Psicológico e Previsões Astrológicas

 

mac
Os estudantes de Astrologia, de modo geral, têm curiosidade em conhecer as características do «seu signo» de nascimento. Porém, antes de mais, é preciso saber de que falamos quando nos referimos ao «nosso signo». É que, por esta expressão, podemos estar a referir-nos ao nosso signo solar – é o caso dos leitores habituados à Astrologia Ocidental-  ao signo da Lua ou ao signo Ascendente.
Estes três fatores marcam a nossa personalidade básica e são todos importantes mas podemos considerar que essa importância pode ser hierarquizada, começando com o Signo Ascendente, que é o mais importante porque ele condiciona todas as áreas da nossa vida-  é ele  o elemento mais decisivo na determinação das condições da nossa vida terrena; segue-se o signo da Lua, enfatizado pela Astrologia Jyotish, pois esta simboliza o «passado de onde vimos», os  aspetos fundamentais da vida subjetiva  e da mente emocional e determina a personalidade e o caráter. Finalmente, o signo do Sol que  é o símbolo do nosso self  profundo , do nosso destino ou propósito de vida para a existência e  tem uma relação profunda com o que podemos vir a ser nesta vida. Neste ponto distingue-se da Lua que se liga à nossa ascendência e às nossas raízes, revelando o passado que nos condiciona e que nos  tornou  em quem somos agora.
Mas, para além destas questões gerais de que falaremos a pouco e pouco, à medida que estes ensinamentos forem progredindo, temos ainda que referir a diferente perspetiva em que nos colocamos quando nos focamos no significado dos signos ou quando nos focamos no significado dos planetas. Na verdade, ao falarmos dos signos, falamos do contexto em que se desenvolve a nossa vida material e psicológica; referimo-nos aos pormenores da nossa personalidade e às características dos vários contextos ou cenários da nossa vida; por si só, a explicação das características dos signos permite-nos conhecer, em termos gerais, os vários contextos da nossa vida e os traços gerais da nossa realidade física e biológica, psicológica, o caráter e a personalidade, etc. Mas é apenas quando explicamos as características dos planetas, quando estão colocados nos signos e nas casas do horóscopo, que podemos fazer previsões e situar no tempo os principais eventos da nossa vida.
Deste modo, podemos caracterizar as casas do horóscopo, em termos gerais; os signos, também segundo as características gerais; os planetas nos seus significados gerais; e isso é importante para formarmos um mapa conceptual de referência com o qual iremos trabalhar  na análise do horóscopo.  Mas é também preciso aprender a reconhecer os significados  resultantes da associação entre as várias casas do horóscopo e os signos; entre os vários signos e  casas e a colocação dos planetas pois é dessa forma que estes últimos adquirem as suas significações particulares.
São todos estes níveis de interação que iremos explicitando e aprofundando convosco.

Leave a Comment