Analisar a Força dos Planetas no Horóscopo- Um Exemplo

eus
Analisamos a força dos planetas num horóscopo, para ajudar os nossos leitores a familiarizarem-se com os procedimentos da análise .
Começamos por lembrar que um planeta funcional maléfico também pode ser muito forte, pois a natureza funcional dos planetas é determinada pela regência das casas do horóscopo. Do mesmo modo, um planeta funcional benéfico pode ser fraco.
Vamos usar o horóscopo de uma pessoa de sexo masculino . Para fazer este exercício, tenha à mão o horóscopo que vai analisar.
Lua– 17º 50′ Escorp
Marte– 20º31′ Virg
Sol – 6º 47′ Capric
Mercúrio-24º 29′ Capr
Júpiter– 14º 56’Libr
Vénus– 7º 21′ Capr
Saturno– 28º 33′ Virg
Rahu– 28º33 Gem
Ketu– 28º33′ Sag
Asc- 13º39′ Carang
rob
Informação básica: Ascendente Caranguejo Sol em Capricórnio e Lua em Escorpião.
São os seguintes os planetas funcionais benéficos, tendo em conta o Ascendente Caranguejo:
– Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Vénus
Os planetas funcionais maléficos são: Júpiter, Saturno, Rahu e Ketu. Este Ascendente tem  a dificuldade  de ter como  planetas funcionais maléficos os  planetas de movimento lento, pelo que os períodos em que a sua acção pode ser desafiadora na vida do nativo são de longa duração.
A colocação dos planetas é a seguinte:
Sol: colocado na 7ª casa, em conjunção exata com Vénus, um funcional benéfico . O Sol está em aspeto com a 1ª casa , ainda que com orbe ampla o que é auspicioso para a capacidade de o nativo obter sucesso na vida e também   favorece a força vital. Rege a 2ª casa, que é uma «casa como o sol». Não sofre aflição de nenhum planeta funcional maléfico pois nenhum forma aspeto com ele. Obtém força média vimsopack mas o aspeto exato com Vénus , que é a influência mais benéfica do horóscopo pela regência da 4ª casa, ocupada pelo seu signo Mooltrikona  dá-lhe uma força adicional de 50%. É por isso um planeta forte.
LuaEstá colocada na 5ª casa, uma casa auspiciosa , e rege o Ascendente. Lança aspeto para a 11ª casa. Está em aspeto com o ponto mais efetivo da casa onde está colocada e com a 11ª casa, numa orbe de 4º. Tem força de 65 % na Vimsopack mas está debilitado na Rasi e na Navamsa pelo que perde força. É o planeta mais fraco do horóscopo.
Mercúrio– colocado na 7ª casa, não forma aspeto próximo com o Sol nem com Vénus. Rege a 3ª casa, onde tem o signo Mooltrikona, e a 12ª. Enquanto regente da 3ª casa, torna-se um planeta que «atua como o Sol», dando ao nativo competências elevadas de comunicação, de escrita, empreendedorismo, etc.. Saturno, o mais poderoso funcional maléfico, está colocado na casa que corresponde ao seu signo Mooltrikona mas está  afastado do ponto mais efetivo. Mercúrio não sofre combustão. Obtém força média na Vimsopack. Tem força para produzir resultados positivos mas, durante os trânsitos pelos pontos fracos do horóscopo, pode trazer despesas e perdas financeiras devido à regência da 12ª casa.
Marte- Colocado na 3ª casa, que é uma casa como o Sol. Tem como dispositor Mercúrio. Tem força média na Vimsopack, está debilitado na Navamsa, e tem o seu signo Moltrikona  na 10ª casa do horóscopo, aflito no ponto mais efetivo  da casa por Júpiter, regente da 6ª casa. Assim, são de esperar lutas e obstruções , relacionadas com a carreira, ainda que elas não impeçam o sucesso pois Marte é um yogakaraka para este Ascendente e o dispositor do planeta é forte.
Vénus– colocado na 7ª casa, em conjunção exata com o Sol, um funcional benéfico, pelo que não sofre combustão. Está exaltado na Navamsa. Tem o seu signo Moltrikona aflito por Júpiter mas é por sua vez o dispositor de Júpiter pelo que a ação maléfica deste é limitada. É o planeta mais forte do horóscopo, entre os funcionais benéficos.
Júpiter- Devido ao facto de o seu signo Mooltrikona ocupar a 6ª casa do horóscopo é considerado um funcional maléfico . Está colocado na 4ª casa em conjunção exata com o seu ponto mais efetivo. Está colocado numa casa em que o dispositor , Vénus, é muito forte e é o planeta mais benéfico do horóscopo pelo que o seu caráter maléfico como regente da 6ª casa fica muito atenuado e, como regente da 9ª casa da sorte torna-se capaz de atrair bons eventos para a vida do nativo. Tem força de 70% na Vimsopack. Rege uma casa como o Sol e não está aflito. É um planeta muito forte.
Saturno– Pela regência da 8ª casa é considerado um planeta funcional maléfico. O seu signo Mooltrikona está aflito no ponto mais efetivo por Júpiter. Está colocado numa casa como o Sol, a 3ª, cujo dispositor é Mercúrio. Porém, está no avastha da velhice por ter a longitude de  28 º no signo. Tem 60% de força na Vimsopack. Não está aflito. A regência da 8ª casa torna-o um «planeta como Rahu» isto é , pode inclinar o nativo para o excesso de ambição, ganância e desejo de posses materiais.
Planetas Aflitos-Ketu recebe um aspeto por  conjunção exata com Saturno. Por isso Saturno,sendo  um funcional maléfico,  aflige Ketu.
Rahu está colocado na 12ª casa num signo amigo e sem receber nem enviar aspetos. Causa despesas e gastos excessivos.
Signos Mooltrikona aflitosCarneiro (Aries)- por Júpiter; Aquário– por Júpiter; aspeto exato de Júpiter para o ponto mais efetivo das casas 8ª e 10ª.  Durante os trânsitos de Júpiter, Saturno e Rahu /Ketu por estes pontos, em conjunção próxima/exata ou aspeto principal,  eventos desafiadores surgem na vida do nativo relacionados com os significados destas casas  e dos planetas em causa, sobretudo se os planetas significadores das casas- gerais e particulares- forem fracos. Neste horóscopo, por ex., Vénus é um planeta muito forte  e é o regente da 4ª casa por onde transita, neste momento,Saturno, sendo também a casa onde está colocado Júpiter, o outro planeta funcional maléfico, no horóscopo natal . Como Vénus é o dispositor desta casa, que é o seu signo Mooltrikona, protege os significados da casa e diminui consideravelmente o impacto deste trânsito de Saturno. Quando este forma aspeto exato com o ponto mais efetivo da casa e com Júpiter, tende a causar eventos infelizes. Porém, Júpiter tem mais força do que Saturno e, por isso, esses efeitos são mitigados, tal como os efeitos maléficos de Júpiter devido à sua condição funcional.(neste caso devido à proteção de Vénus).
Exercício: Reveja a informação toda que demos até agora. Observe o seu horóscopo e aplique essa informação. Tendo em conta as tabelas que analisam a força e  a fraqueza dos planetas, tome nota de todos os dados relevantes, usando o software para recolher a informação necessária.
Glossário:
Ponto mais efetivo de uma casa– corresponde ao grau idêntico ao do Ascendente. Cada casa tem 30º e, dentro dessa longitude, os 5º antes e depois do grau que corresponde ao do Ascendente, é o PME da casa.
Signo/Planeta aflito– aquele que recebe a influência, por conjunção ou aspeto principal, dentro da orbe de 5º, de um planeta funcional maléfico (e apenas deste).
Dispositor- é o regente de um signo Mooltrikona e o conceito aplica-se quando qualquer planeta está colocado na casa que rege. É o «dono da casa» e limita a força do planeta aí colocado, pois este não pode ter mais força do que ele

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.