E Quando um Planeta Funcional Maléfico está Exaltado no Horóscopo?

exalt

O estado de exaltação de um planeta tem sido considerado como aquele em que um planeta produz efeitos mais benéficos e poderosos porque corresponde potencialmente ao estado de maior força benéfica de um planeta. Porém, da mesma forma que a formação de um yoga auspicioso como o Rajyoga ou a associação entre , por exe., o planeta regente da 9ª casa e o planeta regente da 10ª casa não produzem, por si sós, resultados significativos se os referidos planetas não forem fortes no horóscopo, da mesma forma não basta que um planeta esteja exaltado para, automaticamente, podermos prever que ele produzirá resultados benéficos significativos na vida da pessoa.

Assim, é da máxima importância tomar consciência de quais são as condições gerais que permitem a um planeta produzir resultados relevantes. A exaltação é, sem dúvida, um dos fatores que contribuem para julgar a força de um determinado planeta mas está longe de ser o único ou de ser suficiente para a formulação de um juízo sobre os seus resultados. Assim, teremos que considerar conjuntamente os seguintes fatores, antes de pronunciar um juízo:
a) usando os critérios que já disponibilizámos  qual é a força do planeta? é forte ou fraco? Lembremo-nos de que um planeta tem que ter pelo menos 60% de força para produzir resultados visíveis e de que um planeta forte tem, pelo menos, 70% de força;
b) Está colocado numa casa benéfica ou numa casa maléfica? Ou numa casa como o Sol, ou rege uma casa como o Sol?
c) Quais são os aspetos  exatos ou próximos que recebe e que lança para outros planetas e casas do horóscopo?
d) Finalmente, quais são as suas significações particulares nesse horóscopo? ( para além de termos em mente as significações gerais do planeta, consideramos especificamente aquelas que se referem à casa do horóscopo  que é ocupada pelo seu signo Mooltrikona:   designamos os significados dessa casa como as  significações particulares desse planeta).
Com base na recolha desta informação, observamos como é que o referido planeta desempenha os seus papeis  e de que modo influencia as casas e os outros planetas no horóscopo. Cada planeta desempenha simultaneamente vários papeis:
 O primeiro é como karaka (significador) natural ou geral. Por exemplo, Júpiter simboliza a expansão, o crescimento e a riqueza,  o amor pelo saber, os filhos, o marido , etc. e esses significados também estão ativos no horóscopo;
 O segundo é como significador particular. Se Júpiter rege a 1ª e a 4ª casa, e se a primeira casa estiver ocupada pelo seu signo Mooltrikona Sagitário, então Júpiter representa todos os significados da 1ªcasa.  ( da 4ª casa também, mas estes são determinados pelo desempenho do planeta como regente do signo  Mooltrikona) ,como  a 1ª casa  se refere ao sucesso geral do nativo, à sua condição de vitalidade e de saúde, ao seu temperamento e personalidade, etc, é observando Júpiter com  pormenor que poderemos responder, em primeiro lugar a questões relacionadas com estas áreas de vida;
O  terceiro papel é  determinado pelas interações do planeta com outros planetas e casas do horóscopo (principalmente as que se referem a aspetos e conjunções com orbe de 5º);
O quarto papel dos planetas refere-se à sua colocação numa casa do horóscopo.
Como podemos inferir, os papeis dos planetas estão intimamente ligados aos fatores que nos permitem formular juízos acerca da sua força e, ao interpretarmos o desempenho do planeta nas suas várias significações, temos que, simultaneamente, relacionar tudo isso com a força do planeta pois os dois aspetos são inseparáveis.
Assim, e sintetizando:
  1. Os planetas, independentemente de serem funcionalmente benéficos ou maléficos, são capazes de proteger os seus significados gerais e particulares no horóscopo. O inverso ocorre quando eles são fracos; acresce ainda que  um planeta funcional maléfico fraco, quando está  colocado em conjunção  próxima com  o ponto mais efetivo de uma casa do horóscopo (a casa fica «aflita»), destrói os significados positivos da casa que ocupa. Esta regra tem uma exceção, que é quando o planeta ocupa a casa onde está o seu próprio signo Mooltrikona.
  2. Quando um planeta funcional maléfico fraco ocupa uma casa mas está a mais de 5º do seu ponto mais efetivo, prejudica os significados dessa casa apenas quando sofre a influência, por trânsito, de  outros planetas funcionalmente maléficos. Esta situação dura apenas enquanto o planeta estiver numa orbe de 5º para ambos os lados ( se por ex. o planeta está colocado na 4ª casa do horóscopo a 8º de um signo, estará sob aspeto de conjunção próxima quando outro planeta funcional maléfico estiver no mesmo signo, entre 3º e 13º de longitude.)
  3. Embora um planeta colocado a mais de 5º do ponto mais efetivo de uma casa não aflija essa casa , pode afligir outros planetas aí colocados se estes estiverem numa orbe de 5º de distância em relação à sua posição, para ambos os lados. Quando isto acontece e existem planetas aflitos (colocados nessa casa ou em outra casa recebendo o aspeto próximo do planeta funcional maléfico), o nativo sofrerá eventos negativos ou desafiadores durante o período dasha ou subperíodos do planeta funcional maléfico que  aflige  o(s) planeta(s) ou durante o   período dasha ou subperíodos do planeta aflito.  Estes eventos negativos ou desafiadores relacionam-se com as experiências e áreas de vida significadas pelas casas ocupadas pelos  signos Mooltrikona tanto do planeta que aflige como dos que sofrem aflição.
Deste modo, o estado de exaltação de um planeta funcional maléfico  por si só é insuficiente para nos ajudar a tirar qualquer conclusão válida acerca dos seus efeitos: se o planeta em causa for forte, os seus efeitos negativos far-se-ão sentir apenas durante os trânsitos de outros planetas funcionais maléficos pelos pontos sensíveis do horóscopo com os quais está relacionado (e esteja ou não exaltado); se for fraco, o estado de exaltação não basta para impedir os resultados negativos em relação aos seus significados no horóscopo.
No nosso próximo artigo vamos dar um exemplo prático dos princípios que explicamos aqui.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.