Os Efeitos de Rahu no Horóscopo

nod

Discutimos neste artigo os efeitos de Rahu e Ketu no horóscopo. De modo geral,   Rahu e Ketu não são  considerados favoráveis no horóscopo pois, mesmo quando produzem resultados positivos, estes tendem a ser momentâneos e podem ser completamente perdidos.

A colocação nas casas do horóscopo é habitualmente considerada mais importante  do que a colocação num determinado signo. Muito se tem discutido acerca dos signos mais favoráveis para Rahu e Ketu, uma vez que estes não têm massa (sendo por isso designados por «planetas sombra») e, por isso, não têm verdadeira regência de nenhum signo nem casa. Têm porém afinidade com alguns signos e casas pelo que, a partir dessa afinidade, foram estabelecidos  os signos e as casas onde produzem melhores resultados.
Considera-se que Rahu dá bons resultados quando está colocado nos signos de  Aquário , de Touro e  de Gémeos  e que Ketu dá bons resultados nos signos  de Escorpião,de  Sagitário e  de Peixes. Embora haja diferentes opiniões sobre qual o signo de exaltação de Rahu e de Ketu, seguimos a posição defendida por V. K. Choudhry e consideramos  que Touro é  o signo de exaltação de Rahu e que  Escorpião  é o signo de exaltação de Ketu.

Efeitos de Rahu no Horóscopo

Rahu dá bons resultados apenas quando está colocado em casas benéficas. A colocação na  8ª e 12ª casas  produz muito stress e dificuldades , sobretudo quando Rahu está em conjunção ou em  aspeto próximo com o ponto mais efetivo da casa de colocação e com as  casas para as quais lança aspeto ( a 5ª, a 7ª e a 9ª a partir da sua posição); do mesmo modo, é melhor  não haver aspetos próximos com outros planetas. Para  produzir resultados positivos é ainda necessário que, estando colocado num signo mooltrikona, o regente deste e seu dispositor, seja forte.  Em resumo, Rahu pode dar resultados positivos se está bem colocado, se não aflige a casa onde se encontra nem lança aspeto para outras casas e se não está em conjunção nem aspeto próximo com outros planetas e se o seu dispositor é forte.
Os resultados positivos de Rahu  estão relacionados com objetivos materiais. A ação de Rahu torna a pessoa ambiciosa, gerando desejos muitas vezes incontroláveis para possuir mais e mais bens de acordo com os significados da casa onde está colocado:
Na 1ª casa do horóscopo,  Rahu torna a pessoa empenhada na procura do sucesso, levando-a a desejar obter poder , muitas vezes sem se incomodar com os aspetos éticos. a pessoa tem desejos mundanos e quer estar no centro das atenções;
Na 2ª casa do horóscopo, Rahu impulsiona a pessoa para procurar avidamente riqueza e status. Esta posição indica muitas vezes um político ou alguém que usa as capacidades do discurso e a inteligência para «ser o melhor» na sua área, não se suportando que outros tenham mais sucesso do que ele; a partir dos 34 anos Rahu pode dar muita riqueza mas gera também muitas lutas com a família da qual  o nativo se separa cedo, muitas vezes para viver no estrangeiro.
Na 3ª casa do horóscopo, Rahu faz aumentar as capacidades de iniciativa e a coragem. Esta é considerada uma boa posição de Rahu, contribuindo também para o sucesso dos irmãos mais novos, quando existem. Nesta casa permite obter riqueza através dos negócios, da comunicação, escrita, etc. O nativo tem uma astúcia nata que lhe permite fazer dinheiro enganando os outros de forma tão inteligente que não é descoberto.
Na 4ª casa do horóscopo, Rahu cria desejos relacionados com a posse de propriedades, de veículos e pode gerar comportamentos fraudulentos no processo de obtenção de diplomas na educação e na profissão; estas pessoas  geralmente gostam de  festas e  habitualmente só consegue ter alguma paz no lar depois dos 32 anos.
Na 5ª casa do horóscopo, Rahu mostra dons intuitivos, perspicácia, ganhos por especulação ou «jogos de sorte»; nesta casa Rahu  normalmente só permite ter filhos tarde, depois de meados dos 30 ou 40 anos. A educação pode também sofrer percalços.
Na 6ª casa do horóscopo, Rahu traz resultados materiais  poderosos, muitas vezes conseguidos à custa de enganar outros, de mentiras, falsas promessas, associação criminosa, etc. Rahu nesta casa dá a capacidade para usar a adversidade a seu favor, para obter privilégios e reconhecimento. Pode também prejudicar a saúde, trazer aumento de dívidas e inimigos poderosos;
Na 7ª casa do horóscopo indica avidez por  múltiplos relacionamentos sexuais, visitas a países estrangeiros, cônjuge de aparência exótica, felicidade (momentânea) no casamento; é uma boa posição para os negócios e para ganhar dinheiro através do cônjuge mas  conduz a enganar o parceiro vezes sem conta:
Na 8ª casa do horóscopo, Rahu pode trazer doenças misteriosas e difíceis de diagnosticar, mudanças súbitas que causam choque, mas também capacidade de curar outros, posse de dinheiro escondido, segredos que dão poder;
Na 9ª casa do horóscopo, Rahu pode indicar o desejo de salvação, envolvimento em funções místicas ou religiosas, mas sem o esforço sincero para alcançar o que deseja. Indica o desejo de usar os ensinamentos religiosos como método para se elevar e obter grandes privilégios. com um dispositor forte, Rahu nesta casa pode indicar um pregador de sucesso que usa métodos não convencionais;
Na 10ª casa do horóscopo, Rahu torna a pessoa uma relações públicas nato, diplomata , permitindo obter reconhecimento público e prestígio, levando a pessoa a desejar papeis de liderança. Pode também manifestar impaciência e insegurança emocional; é considerada uma das melhores posições de Rahu;
Na 11ª casa do horóscopo, Rahu ajuda a conseguir ganhos e a realizar os desejos da pessoa no campo material, muitas vezes usando métodos enganadores ou de manipulação. Também pode dar ganhos significativos através de investimentos de risco e em associação com pessoas que rompem com regras estabelecidas. A pessoa com esta posição pode facilmente tornar-se rica, se Rahu for forte.
Na 12ª casa do  horóscopo, Rahu pode gerar desejos muito intensos que podem pôr em perigo a saúde física. Pode gerar muitas despesas, levando a gastar tudo o que se tem. Pode produzir sonhos estranhos e  exacerbar conteúdos psíquicos subconscientes.
Quando Rahu forma um aspeto próximo ou conjunção com um planeta funcional benéfico que está bem colocado e é forte, ativa as significações desse planeta ,melhorando os seus resultados, pois Rahu amplifica as qualidades dos planetas com os quais está em relação. Tais resultados poderão, no entanto, ser de curta duração.
Exercício: Escolha um horóscopo que tenha interesse para si. Analise a posição de Rahu e Ketu  anote as casas de colocação,  os aspetos que lançam  e recebem. A partir das indicações dadas aqui, interprete a sua ação no horóscopo em causa.