Os yogas na Jyotish- Combinações entre Planetas no Horóscopo e os Seus Efeitos

conj

A associação  por aspeto/conjunção  entre planetas  e algumas colocações no horóscopo designa-se, na Astrologia Jyotish, por «yoga». Ao longo dos milhares de anos de existência da Astrologia Jyotish, foram referenciadas centenas de combinações possíveis e os seus efeitos, de acordo com a experiência empírica e os princípios básicos da Jypotish. Seria muito fastidioso  e provavelmente inútil enumerar todas essas combinações, uma por uma, por isso  consideramos mais útil que o estudante de Astrologia conheça as regras gerais dessas combinações pois, desse modo, sempre que estiver perante uma delas, saberá como interpretá-la.
Os yogas podem ser auspiciosos, quando os resultados que produzem na vida dos nativos são positivos; e podem ser inauspiciosos , quando dão origem a eventos maléficos ou prejudiciais ao nativo.

Regras para Determinar Yogas Positivos 

  1. Dois ou mais planetas funcionais benéficos formando um aspeto próximo ou exato entre si ou com o ponto mais efetivo da casa do horóscopo originam eventos positivos relacionados com os significados das  casas ocupadas pelos seus signos Mooltrikona.
  2. Quando os planetas que regem casas benéficas (todas com exceção da 6ª, 8ª e 12ª ) formam aspeto/conjunção entre si ou com  o ponto mais efetivo de uma determinada casa do horóscopo e estão fortes, originam bons resultados   relacionados com os significados das casas envolvidas.
  3. A associação entre os regentes de uma casa kendra (1,4,7,10) e o regente de uma casa Trikona (1, 5, 9) produz um Rajyoga. Esta é uma assinatura de poder e de riqueza.  Porém,  só produz efeitos quando os planetas envolvidos são fortes.  Quando um planeta rege simultaneamente uma casa kendra e uma casa trina designa-se por yogakaraka.
  4. A associação entre  duas casas associadas  com a riqueza forma um dhana yoga. O mais forte é o que liga a 2ª e a 11ª casas. Outros dhana yogas mais fracos são os que unem o regente da 2ª com o da a 5ª casa  e o regente da 2ª com a 9ª casa.
  5. A associação entre o regente da 9ª e da 12ª casas produz um Jnanna yoga ou assinatura de conhecimento mostrando alguém que ama o saber.etc.

Regras para Determinar Yogas Negativos

  1. Dois ou mais planetas funcionais maléficos unidos por um aspeto ou conjunção próxima ou exata produz como resultado a destruição dos significados das casas ocupadas pelos seus signos Mooltrikona dos planetas envolvidos.
  2. Quando um planeta funcional benéfico e um planeta funcional maléfico estão associados em conjunção ou aspeto próximo/exato, os significados da casa ocupada pelo  signo Mooltrikona  do planeta funcional benéfico são destruídos.
  3. Quando  um planeta funcional benéfico  ocupa uma casa maléfica,  origina maus eventos relacionados com os significados da casa  que é ocupada pelo seu signo Mooltrikona.
  4. Um planeta funcional maléfico  colocado em aspeto próximo/exato  com o ponto mais efetivo de uma determinada casa do horóscopo prejudica substancialmente os significados dessa casa, a menos que se trate do signo Mooltrikona do próprio planeta (um planeta funcional maléfico nunca aflige o seu signo mooltrikona).
Notas:  a mera colocação de um ou vários planetas numa casa não forma nenhum yoga. Este só existe quando há um aspeto ou conjunção entre dois ou mais  planetas e/ou entre planetas e ponto mais efetivo de uma casa.
Glossário:
Ponto mais efetivo de uma casa- corresponde ao grau idêntico ao do Ascendente. Cada casa tem 30º e, dentro dessa longitude, os 5º antes e depois do grau que corresponde ao do Ascendente, é o PME da casa.
conjunção/aspeto exato– associação entre planetas ou um planeta e o ponto mais efetivo de uma casa dentro de uma orbe de distância de 0º a 1º.
conjunção/aspeto próximo– associação entre planetas ou um planeta e o ponto mais efetivo de uma casa dentro de uma orbe de distância de 2º a 5º.
aspeto amplo – associação entre planetas que ocupam  o mesmo signo numa distância superior a 5º.
 
Exercício:Obtenha o horóscopo como explicado. Anote as posições de todos os planetas e Ascendente do horóscopo. Observe o posicionamento dos planetas  no horóscopo, tendo em conta as casas que ocupam  e a distância entre eles. Use a informação dada para analisar os aspetos dos planetas. Veja quais os planetas que, estando em aspeto por casa, estão também a uma distância para ambos os lados do planeta ou ponto mais efetivo de uma casa, numa orbe de 0º a 5º. Tome nota, em relação a cada um dos aspetos, da natureza funcional dos planetas; das casas aspetadas; dos signos Mooltrikona que regem e das casas que estes ocupam.  Relembre os significados gerais dessas casas. Há signos Mooltrikona a ocupar alguma das casas envolvidas nos aspetos?  Quais as conclusões que consegue tirar, tendo em conta as regras que lhe damos?

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.