Ler a Carreira/Profissão com as Divisionais- Asc. Touro

carr

Para ajudar os nossos leitores a  iniciar-se nas técnicas de análise astrológica, vamos apresentar alguns exemplos de leitura de uma dada área de vida tendo por referência os significadores  do horóscopo de nascimento e a respetiva varga divisional.

Antes de começar qualquer análise parcial de uma área de vida no horóscopo, convém ter em mente que precisamos de ter uma visão global da força dos planetas e das relações que estabelecem entre si e com as casas do horóscopo. Para isso temos à mão toda a informação fornecida  aqui e aqui. Definimos também a natureza funcional dos planetas para o Ascendente em causa tendo em conta o que dissemos aqui. E não nos  podemos esquecer de anotar  o grau do signo Ascendente, que marca o ponto mais efetivo de cada  casa. Anotamos todos os planetas que estão, para ambos os lados desse grau, de  até 5º de distância. Esta informação  é muito importante, sobretudo se os planetas e casas significadores para a  análise estão envolvidos nesses aspetos pois, como vamos exemplificar, a interpretação da área de vida faz-se encontrando ligações entre os vários significadores, na carta natal – D-1- e na divisional relacionada. Para essa interpretação temos ainda em conta todos os fatores referidos anteriormente (força e fraqueza das casas e planetas, natureza funcional dos planetas) . Finalmente, para sabermos como se desenvolve essa área de vida no tempo vemos os períodos dasha e antardasha dos planetas significadores e regentes das casas, nomeadamente os que têm o papel principal e articulamos esses períodos com a observação do trânsito desses planetas para o momento  que desejamos analisar.

Vamos começar o estudo de exemplos como um horóscopo feminino :

Determinação da Força dos Planetas/Casas do Horóscopo

T S

7 de Abril de 1992

Ts

O Ascendente está colocado a 6º 11’ de Touro

Os planetas funcionais maléficos são : Vénus, como regente da 6ª casa; Júpiter, como regente da 8ª casa; Marte, como regente da 12ª casa. Rahu e Ketu.

Constatamos que Vénus e Mercúrio estão em conjunção  numa orbe de 1º;

Júpiter forma um aspeto com Marte e com o ponto mais efetivo da 10ª casa com uma orbe de 3º; forma também aspeto com o ponto mais efetivo da 8ª e da 12ª casas.

Marte forma um aspeto exato com a Lua na 1ª casa mas não com o ponto mais efetivo dessa casa; forma aspeto com Júpiter numa orbe de 3º;

Vénus forma conjunção exata com o ponto mais efetivo da 11ª casa e  um aspeto exato com o ponto mais efetivo da 5ª casa. Está na mesma casa que o sol mas sem formar aspeto  próximo com ele.

Os nodos formam aspeto próximo com o ponto mais efetivo da 2ª (Ketu) e da 8ª (Rahu) casas. Rahu forma  aspeto com  a 12ª e com  a 4º casa, além da 8ª. Ketu forma aspeto com a 6ª e com a 10ª casa.

Saturno aspeta o Sol numa orbe de 2º mas não influencia o ponto mais efetivo da 11ª casa onde está colocado nem da 5ª casa.

Quanto à força dos planetas, verificamos que a Lua está forte, não apenas porque está exaltada no signo de Touro, mas está em Vargottama  e forma um yoga com Júpiter, (Gaja Kesari) estando em kendras mútuas mas o facto de Júpiter ter natureza maléfica em termos funcionais diminui o impacto desta associação quando ocorrem trânsitos de funcionais maléficos formando aspeto próximo ou exato com  a Lua. (ou quando transitam pela 3ª casa, que a Lua rege).

Mercúrio está fraco pois está debilitado e, adicionalmente, está fragilizado pelo aspeto exato com Vénus , sofrendo com o impacto dos trânsitos  dos funcionais maléficos sobre a sua posição ou no seu signo Mooltrikona (5ª casa). Vénus aflige o  ponto mais efetivo da 5ª casa  ocupada pelo seu signo Mooltrikona.

Vénus está exaltado  mas o seu signo Mooltrikona sofre a pressão do aspeto de Ketu  no seu ponto mais efetivo. Fragiliza igualmente a 5ª casa ao formar aspeto exato com o seu ponto mais efetivo, o que também sucede com a 11ª casa. Tem no entanto força para proteger os seus significados, relacionados sobretudo com a 6ª casa do horóscopo, apenas sofrendo o impacto negativo dos trânsitos dos maléficos funcionais durante a duração desses trânsitos.

Marte  está aflito pelo aspeto próximo com Júpiter, regente da 8ª casa , numa orbe de 3º  e com Ketu, também numa orbe de 3º e torna-se um planeta que pode causar bastantes problemas em diversas áreas de vida, com destaque para a saúde, para os relacionamentos conjugais e para as parcerias de negócios.

Saturno está forte, está colocado no próprio signo e é o regente da 10ª casa colocado na 9ª o que forma uma assinatura (yoga) auspiciosa.

Júpiter tem o seu signo Mooltrikona aflito por Rahu numa orbe próxima de 4º. A sua colocação na 4ª casa fragiliza-a, devido à sua natureza funcional maléfica. A sua força é média, conseguindo proteger os seus resultados e , por ex., permitir ganhos fáceis mas estes poderão não ser duradouros . A riqueza pode ser facilmente ganha mas a posição de Rahu aqui não permite que esta seja permanente, pelo menos no plano material.

Finalmente, a posição dos nodos no eixo 8/2 não favorece a acumulação de riqueza de forma estável, sugerindo muitos altos e baixos neste domínio.

Leitura da Área de Vida Carreira/emprego

Significadores para esta área de vida do Ascendente Touro– o Sol  é o significador principal e, secundariamente, a 10ª e a 2ª casas.  Ambas as casas têm o seu ponto mais efetivo aflito por maléficos (a 10ª por Júpiter e a 2ª por Ketu) o que indicia problemas nestas áreas durante os subperíodos destes planetas , sobretudo quando també formam aspetos por trânsito com estas casas.

O Sol está colocado na 11ª casa  o que é, à partida uma excelente posição para permitir obter  ganhos e rendimentos, bem como para a realização dos desejos pessoais. Recebe o aspeto próximo do regente da 9ª (a casa que indica a sorte nesta vida) e da 10ª e que é um determinante profissional essencial neste horóscopo. A colocação do Sol na 11ª casa sugere a importância do círculo social do nativo na obtenção da realização pessoal. A associação com Saturno revela, no entanto, que o sucesso depende do trabalho e do esforço desenvolvido, podendo implicar cargos de administração, governamental ou empresarial, ou alguma função em que tenha que assumir responsabilidades e deveres. A 2ª casa está aflita por Ketu, que pode dificultar a aquisição de riqueza material , o estudo académico, etc., obrigando a ciclos  em que a posse de recursos se segue à sua perda, podendo igualmente haver interrupção de estudos e mudanças de status ao longo da vida. (altos e baixos).

Análise da Dasamsha- D-10

O Sol rege a 6ª casa desta varga e está colocado na 5ª casa. Esta posição indica que o nativo terá que lutar para alcançar o que deseja mas poderá usar a criatividade e a inteligência (5ª casa) para melhorar e  atingir os seus objetivos profissionais. A colocação do regente da 5ª casa, a Lua, na 3ª casa do empreendedorismo, reforça a ideia de que  o nativo pode ter mais hipóteses de sucesso numa profissão em que esteja por sua conta, podendo aproveitar os seus talentos mentais e de comunicação  e/ou escrita, sem estar sob a supervisão direta de outros. A colocação de Marte na 10ª casa do horóscopo de nascimento reforça esta ideia pois Marte  representa o pioneiro, aquele que trabalha melhor sozinho do que  integrado em equipa. Poderá também enfrentar momentos em que a solvência financeira será problemática, sobretudo quando Júpiter em trânsito formar aspeto próximo com o Sol na D-1. (horóscopo de nascimento).

Observando a Dasamsha, vemos que a 10ª casa da D-1 «cai »na 12ª da D-10  e que a 2ª da D-1 «cai» na 4ª da D-10.  Marte, regente da 2ª casa da D-10 está colocado na  4ª casa da D-10, o que aponta para a possibilidade forte de que as aquisições do nativo estejam mais relacionadas com  a educação e com o conhecimento  do que com as posses materiais. Esta ideia fica reforçada pelo facto de Saturno, o regente da 10ª casa na D-1 , estar colocado na 2ª casa da D-10, no signo  de debilitação: esta pessoa  conseguirá progredir na vida pelos esforços pessoais (2ª casa) que lhe permitirão atingir um nível de status médio, à custa do trabalho, do empenho e do esforço, lutando por vezes contra os obstáculos, as perdas, as inimizades e os conflitos . Os indicadores globais parecem mostrar, no entanto, que o progresso principal desta pessoa será no plano do desenvolvimento espiritual /emocional/humano, mais do que no plano material.

Há a confirmação, nesta varga, do fator «sorte» na vida desta pessoa porque o regente da 10ª casa da D-10 está colocado na  9ª casa da D-10, o que indica que a pessoa terá alguma sorte  na obtenção  dos seus meios de subsistência através do uso das suas capacidades (a Lua está exaltada na 3ª casa) de empreendedorismo , inteligência e comunicação (Mercúrio está colocado na 10ª casa).  Outro fator que confirma esta sorte é a presença do regente do Ascendente desta divisional na 9ª casa. Porém, tal como sucede com a matriz do horóscopo de nascimento, também no domínio da profissão e da carreira esta pessoa  tem que pagar um preço pelo sucesso que alcança: os nodos estão colocados no eixo 1ª (Rahu) e 7ª (Ketu). A ânsia pelo sucesso e pelo poder material encontrará decerto o seu quinhão de obstruções  ao longo do caminho.

Finalmente, só uma breve nota para articular estas indicações gerais ou «promessas natais» com o timing dos eventos: imaginemos que esta pessoa deseja saber quais são as suas oportunidades de carreira neste momento.  Para sabermos isso vamos primeiro ver quais os planetas operantes tanto ao nível do dasha como do subperíodo ou antardasha.

Constatamos que o dasha operante é o de Rahu que se mantém ativo até  Dezembro de 2023 e que o subperíodo atual , iniciado em novembro de 2011 e que se mantém operante até junho de 2016 é o de Mercúrio. Este não é um período muito favorável, podendo existir alguns percalços ao nível da educação académica desta pessoa.  A sua idade (22 anos) revela no entanto que, neste momento ,este período não causa tantos problemas  como poderia causar  quando a pessoa tem já uma carreira definida e uma vida profissional estável. É de supor que os efeitos deste período se façam sentir ao nível dos estudos, mais do que na carreira profissional.  O período do Sol ocorrerá entre 2021 e 2022 e esse ano deverá ser estruturante para a definição da carreira , trazendo oportunidades e possibilidade de ganhos, arrastando também provavelmente, ( o Sol rege a 4ª casa)  a formação de  uma vida  familiar que ajude a dar segurança. Nesse período, o regente da 10ª casa, Saturno, transita por essa casa comprovando este período como muito importante na vida profissional desta pessoa, em conjunto com Júpiter, o regente da 11ª. Este poderá ser um ano de ouro na definição do sucesso profissional.

Nota: voltaremos a usar este horóscopo para analisar outras áreas de vida, uma vez que já estudámos os aspetos gerais do horóscopo. Num futuro artigo vamos continuar a analisar a área de vida da carreira/profissão para outros signos Ascendentes.

One Thought to “Ler a Carreira/Profissão com as Divisionais- Asc. Touro”

  1. Carla Saddi

    o regente da Casa X na D1 na Casa 5 da D10 é bem ruim?

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.