Ler o Casamento no Horóscopo e na Navamsha

Lero o Casamento para todos os Ascendentes

Considerações sobre o Casamento para todos os Ascendentes

Antes de apresentar a análise da carta Navamsa para o horóscopo que temos vindo a estudar deixamos alguns pontos importantes a considerar para todos os signos Ascendentes, a propósito da análise do casamento. Entretanto, esclarecemos ainda que estas indicações se referem à análise individual de um horóscopo e não devem confundir-se com o estudo de compatibilidade que envolve a comparação entre dois horóscopos. Trata-se de avaliar neste caso o potencial de relacionamento de uma dada pessoa, analisando  o que mostra o seu horóscopo sobre esta área de vida e que nos permite saber: se essa pessoa provavelmente casará ou não; se o casamento será feliz e duradouro  ou se terminará em separação;  e quando é que o casamento provavelmente ocorrerá (ou não).

Em primeiro lugar temos em conta os significadores para esta área de vida conforme explicado, para casa signo Ascendente. As configurações do horóscopo de nascimento  envolvendo esses significadores, a sua força ou fraqueza são fruto do Karma pessoal ou .o mesmo é dizer, são consequência de ações passadas. Para determinar o karma pessoal, a análise da 10ª casa, do seu regente e das influências para esta casa é essencial pois esta é a casa do karma. Adicionalmente, Júpiter e o Sol  dão pistas suplementares. A análise do karma é útil para ajudar a compreender melhor o horóscopo de pessoas cujos significadores do casamento estão fortemente condicionados por fatores negativos.

Para o Ascendente Touro, a 4ª casa e o seu regente são, como vimos , os determinantes principais e os sub períodos do Sol e de qualquer planeta colocado na 4ª casa são ocasiões privilegiadas para a concretização do casamento. Devemos lembrar também que Vénus é o planeta Karaka da esposa, num mapa masculino e Júpiter é o planeta karaka do marido num mapa feminino e que qualquer planeta que esteja em aspeto com o ponto mais efetivo da casa que é o determinante principal do casamento se torna significador secundário para esta área de vida.

Quando existe um signo Mooltrikona na 7ª casa do horóscopo, o regente desta casa torna-se o significador primário para o casamento. Quando não existe , vê-se sucessivamente a 2ª, a 4ª, a 8ª e a 12ª casas. A primeira destas a ter um signo Mooltrikona torna-se a casa determinante para o casamento  e o seu regente é o significador primário para o casamento.

O casamento ocorre  com maior probabilidade durante o sub período de um planeta forte que está colocado na casa determinante ou do regente desta. Quando a casa principal não está aflita e os planetas significadores são fortes, o casamento ocorre na altura  mais esperada, atendendo aos objetivos gerais do casamento em termos sociais- constituição de uma família, com filhos, etc. Um Vénus forte contribui para esta realização do casamento no tempo devido (com as necessárias adaptações à cultura  a que se pertence, claro. Na cultura ocidental a idade média para o casamento situa-se entre os 25 e os 30 anos mas vários fatores sociais podem contribuir para alterar isto).

O tempo do casamento é atrasado quando os planetas significadores do casamento são fracos e /ou estão aflitos por aspetos com planetas funcionais maléficos.  Quando existem  signos Mooltrikona na 8ª e na 12ª casas e os regentes destas  casas estão fracos , aflitos ou mal colocados, isso  contribui para o atraso do casamento.  Nos casos em que o regente da 8ªcasa ocupada por um signo Mooltrikona  influencia os significadores do casamento, este é atrasado indefinidamente ou pode não ocorrer. O mesmo acontece nos casos em que não existe signo Mooltrikona na 8ª mas existe na 12ª e o seu regente aflige os significadores do casamento. Ou ainda nos casos em que não há signo Mooltrikona na 8ª nem na 12ª mas Ketu  aflige os significadores do casamento. A aflição do ponto mais efetivo da 7ª, 4ª e 2ª casas por planetas funcionais maléficos também atrasa o casamento.

No horóscopo de um homem, a aflição da 7ª casa produz muitas vezes  o adiamento da decisão do casamento.  Ao contrário, quando os significadores primários e secundários são fortes , estão bem colocados e recebem bons aspetos,  o casamento realiza-se na altura mais adequada e tem resultados felizes. Sucede o oposto quando esses significadores estão fracos e mal colocados. Nesta situação, quando o casamento se realiza, pode ter todo o tipo de problemas envolvendo a personalidade do cônjuge, a sua saúde, o nascimento de filhos, etc.

Indicações Gerais  para ler a Navamsa

Devemos ter lado a lado a carta de nascimento e a Navamsa e analisar a força dos determinantes do casamento para podermos ter uma ideia mais clara sobre o timing mais forte para a concretização do casamento.

  • Observamos a Navamsa e vemos a força do planeta principal e  a força dos planetas secundários: vemos o signo e a casa de colocação. A colocação no próprio signo, no signo de exaltação ou no signo Mooltrikona  mostra que os planetas são especialmente fortes; a colocação no signo de debilitação ou em combustão mostra a fraqueza do planeta. Quanto à colocação por casa, consideramos auspiciosa a colocação no Ascendente e nas casas trinas (5ª e 9ª ) ou nas casas kendra (4ª, 7ª, 10ª) e inauspiciosa a colocação nas casas maléficas: 6ª, 8ª, 12ª.
  • Após a análise anterior, vemos qual o planeta que tem mais força e é mais auspicioso e consideramo-lo como o significador principal do casamento para a finalidade de escolha do momento da sua  realização.
  • O sub período do planeta mais auspicioso na Navamsa deve ser o período escolhido para o casamento. Adicionalmente, vemos os trânsitos dos planetas significadores do casamento e procuramos um momento em que o trânsito do(s) mais auspicioso(s)  pela casa determinante coincide com o sub período em causa. Se isso não é possível por, nessa altura, ocorrerem trânsitos simultâneos de maléficos influenciando o planeta operante no subperíodo ou a casa determinante, procuramos outro momento em que os planetas funcionais maléficos não influenciam os significadores principais e secundários do casamento.

No próximo artigo vamos aplicar estes princípios orientadores ao horóscopo que temos vindo a analisar.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.