significadores das Áreas de Vida- Ascendente Sagitário

sag

Continuamos a apresentar os significadores das áreas de vida que habitualmente se analisam no horóscopo para obtermos uma perspetiva geral das promessas natais, hoje para o Ascendente Sagitário. Cada horóscopo mostra uma configuração determinada pela relação entre as casas e os planetas e em cada um existem significadores principais ou primários e significadores secundários ou gerais, de acordo com a posição do Ascendente e a consequente redistribuição das casas e dos planetas no horóscopo. Este Ascendente é ocupado por um signo Mooltrikona e o seu regente é o maior benéfico natural, o que dá aos nativos deste signo a vantagem de um Ascendente forte, caso Júpiter não esteja enfraquecido por colocação e/ou por aspeto.
Entretanto convém lembrar que as casas do horóscopo só são consideradas significadores principais para uma área de vida quando são ocupadas por signos Mooltrikona para o signo Ascendente que estamos a analisar. Se, nas casas tradicionalmente associadas com os significados referidos, não houver um signo Mooltrikona, privilegiamos um dado planeta como significador principal e essas casas são consideradas como significadores secundários para essas áreas. A escolha destes significadores é feita a partir dos significados já referidos em artigos anteriores para os planetas e para as casas do horóscopo. (por favor, consulte os artigos sobre os planetas e casas e os seus significados gerais).
Temas escolhidos: escolhemos, para esta análise geral, a educação académica, a educação profissional, as capacidades mentais e de empreendedorismo, o casamento, o cônjuge (marido e esposa), o sucesso geral, o emprego, a riqueza, os rendimentos e ganhos, a disponibilidade financeira enquanto tendência geral, a longevidade, a saúde geral. Esta escolha reflete as principais preocupações de cada indivíduo em relação à sua vida e ao seu futuro e este é o critério da nossa escolha, no obstante podem ser analisados alguns outros aspetos mais específicos.
Como é compreensível, estes temas não têm todos a mesma relevância para todos os horóscopos analisados, dependendo muitos deles da idade da pessoa cujo horóscopo estamos a analisar. Se analisamos o horóscopo de um adolescente, faz todo o sentido estudar os fatores gerais da educação mas, se for o horóscopo de um adulto, essa informação torna-se secundária, enquanto a educação profissional se torna mais relevante. Do mesmo modo, se analisamos o horóscopo de uma pessoa casada, (e feliz) não faz sentido determinar o momento do casamento, etc.

Significadores das áreas de vida para o Ascendente Sagitário

Educação– Para este Ascendente analisamos como fator principal a Lua e a 4ª casa e o planeta Mercúrio como indicadores secundários para a educação básica; para a educação superior analisamos em primeiro lugar a 5ª casa e a 9ª casas como significadores principais e, como significadores secundários, a 2ª casa e os planetas Sol, Mercúrio e Júpiter.

Educação Profissional- Para esta área observamos a 5ª casa e o seu regente como fatores principais e, secundariamente, a 2ª e a 10ª casas. O regente da 10ª casa, Mercúrio, desempenha um papel determinante em termos profissionais para este Ascendente. Para averiguar qual a posição profissional que a pessoa atingirá, analisamos a 10ª casa e, secundariamente a 2 ,a 5ª e a 3ª casas e os planetas Sol, Mercúrio, Vénus e Júpiter.

Capacidades mentais e Inteligência– Analisamos a 1ª casa e a 3ª como significadores principais e a 4ªe a 5ª secundariamente ,bem como os planetas Lua, Sol e Mercúrio. Para determinar a criatividade analisamos como primeiro significador a 5ª casa e, secundariamente ,a 2ª e também os planetas Júpiter e o Sol.

Empreendedorismo– Para averiguar a capacidade de iniciativa e de empreendedorismo analisamos a 3ª casa como fator principal e Marte, Vénus e Saturno , secundariamente.
Saúde geral- A saúde geral é vista pela análise da 1ª casa como significador principal e, como significadores secundários, a 6ª casa e os planetas Sol, Marte e Lua.

Longevidade– A longevidade é analisada através da 1ª e 8ª casas como significadores principais e pela 12ª casa e Saturno, secundariamente.

Sucesso (sorte) geral– O nível de sorte é indicado pela 9ª casa como significador principal e pela 4ª e 2ª casas , o Sol e Júpiter como significadores secundários. Para o sucesso na realização pessoal, vemos a 3ª casa como fator principal e a 2ª e a 5ª, o Sol e Júpiter como fatores secundários.

Riqueza– A possibilidade de riqueza é indicada pela 9ª casa em primeiro lugar e, secundariamente, pela 2ª , a 4ª e a 1ª casas, secundariamente. Os planetas capazes de dar riqueza são a Lua e Júpiter e é essencial que estejam fortes e não aflitos . As casas que dão riqueza são a 11ª e a 5ª casas, ambas ocupadas por signos Mooltrikona e o estado dos seus regentes e o seu signo de colocação são essenciais para esta determinação. Para ver se a pessoa ganhará dinheiro ao jogo , por herança ou especulação, vemos a 8ª casa como indicador principal e Júpiter e o Sol como indicadores secundários. Para saber se a riqueza será acumulada e guardada, observamos Vénus (força, colocação e aspetos que recebe).

Ganhos e rendimentos– o principal significador é a 11ª casa e, secundariamente , a 3ª, a 10ª e a 2ª casas e os planetas Júpiter, Vénus e a Lua.

Solvência financeira– A Lua e Vénus são os significadores principais e a 6ª casa, que rege as dívidas e a 2ª que representa as posses e o status, são os significadores secundários.

Emprego– Para este Ascendente a 10ª casa é o significador principal e a 2ª casa e o Sol são os significadores secundários.

Casamento- (tempo do)– Para determinar o momento do casamento para este Ascendente, temos a dificuldade de não ter nenhum signo Mooltrikona nas casas que habitualmente consideramos. Assim, vemos se há planetas que estejam colocados ou que formem aspeto em primeiro lugar com a 7ª casa e, se houver, são estes os significadores principais. Caso não haja planetas a influenciar esta casa, vemos se há planetas colocados na 2ª casa ou que formem aspeto com esta casa. Se houver são estes os significadores principais. Se não houver nenhum planeta colocado na 2ª nem em aspeto com ela, consideramos a 4ª casa e vemos se há planetas aí colocados ou em aspeto com a casa. Se houver serão estes os significadores a considerar. No caso de haver planetas a influenciar todas estas casas, o significador principal será o que se refere à 7ª casa e os restantes são considerados secundários. Para sabermos se o casamento será feliz, analisamos a 8ª casa e o seu regente como fator principal e, secundariamente, a 7ª, a 4ª , a 2ª e a 12ª casas e a Lua e Vénus.

Marido– O marido é visto em primeiro lugar pela análise da 8ª casa, como fator principal e da 7ª, da 2ª ,da 4ª e da 12ª como fatores secundários e ainda o Sol e Júpiter. (e estudamos a varga Navamsa).

Esposa– Para analisar a esposa, observamos igualmente a 8ª casa como fator principal e, secundariamente, a 7ª, a 2ª, a 4ª e a 12ª e os planetas Lua e Vénus. (e estudamos a varga Navamsa).

Filhos- Para analisar os filhos vemos a 5ª casa, como primeiro significador e, secundariamente, a 2ª casa e os planetas Júpiter e o Sol.
Nota: Para todos os casos determinamos a força dos planetas, a sua colocação por casa do horóscopo e os aspetos que recebem e lançam para outros planetas ou casas, tendo ainda em conta os significados da casa ocupada pelo signo Mooltrikona que regem.

Exercício: Escolha um horóscopo com Ascendente Sagitário e analise cada um dos significadores aqui referidos. Faça uma síntese global do sucesso esperado para essas áreas de vida da pessoa. Para uma análise mais rigorosa, use o software recomendado e lance os dashas e subperíodos dos planetas relacionados com cada área de vida para determinar os momentos mais favoráveis para a concretização das promessas natais.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.