Ler a Sorte e a Riqueza- Ascendente Escorpião

Sorte e Sucesso Ascendente Escorpião

Tendo por referência o horóscopo que analisámos no artigo anterior para a área da carreira, vamos hoje analisar outros aspetos relacionados com a «fortuna» geral (sorte na vida) e  com a riqueza. Temos presente a análise global do estado dos planetas e das casas do horóscopo, cuja importância explicámos  em  artigo anterior. Para consultar os significadores gerais para as áreas de vida do Ascendente Escorpião, clique aqui.

 Leitura da Fortuna Geral , Riqueza e Ganhos

Significadores para estas área de vida do Ascendente Escorpião

Fortuna Geral–  Analisamos a 9ª  e 4ª casas como fatores principais. A 4ª casa tem a regência de Saturno,  que está colocado na 2ª casa em conjunção próxima com o regente da 11ª e da 8ª casas, Mercúrio. A 9ª casa tem regência do Sol, bem colocado na 3ª casa mas em conjunção com Vénus, um funcional maléfico e também o regente da 12ª casa das perdas.  Assim, constatamos que as duas casas que significam em primeiro lugar a sorte para esta existência estão , pelos aspetos formados pelos seus regentes, associadas com duas casas maléficas: em primeiro lugar a 12ª, relacionada com perdas, gastos, despesas, solidão e, em segundo lugar ,a 8ª, relacionada com obstruções e com  possibilidade de separação em relação às coisas e às pessoas que são objeto de apego.  No entanto, as posses materiais não são negadas e podem ser alcançadas com persistência e perseverança, de forma gradual e lenta (Saturno), podendo mesmo acontecer algum golpe de sorte inesperado que traga bens por herança ou por legado (Júpiter, regente da 2ª casa e significador da riqueza, colocado na 8ª casa). Mas  a colocação do Sol na 3ª casa, onde também está colocado Rahu, embora sem formar aspeto próximo com o Sol, indica que  esta pessoa terá que lutar bastante para alcançar a harmonia interior e será provavelmente assaltada por múltiplos desejos (relativos à aprendizagem, ao desejo de conhecer mais sobre o meio em que vive- curiosidade, à  vontade de viajar, de comunicar,  de obter  fama pelos dons intelectuais e/ou artísticos, etc.) e que isso impede muitas vezes a obtenção de paz mental e de harmonia ou de contentamento em relação a si própria e às suas capacidades.  Esta posição de Rahu faz da pessoa uma lutadora, alguém que é capaz de arriscar tudo para conseguir realizar os seus sonhos e motivações mas, por ser muito elevado o esforço que faz para atingir os seus objetivos, qualquer atraso ou obstáculo (Saturno), frustração, etc., aumenta exponencialmente a infelicidade subjetiva em relação a si mesma e às suas realizações no mundo.

Os significadores secundários para a sorte e a fortuna  são o Sol e Júpiter  que, neste caso específico, desempenham papel bem relevante, sobretudo o Sol e a configuração que ele forma com Vénus- regente da 7ª e da 12ª casas – e com Rahu/Ketu. Outro aspeto importante nesta configuração é que tanto a 9ª casa como a 7ª e a 12ª e Rahu têm relação com países  estrangeiros. A sorte desta pessoa parece de algum modo ligada a países estrangeiros, incluindo as parcerias que ela forma.

O Sol está colocado na 3ª casa que é uma casa «upachaya» (de crescimento)  e assim podemos dizer que um dos propósitos de vida desta pessoa, que nasceu com o seu Ascendente no signo Escorpião, um signo ligado à transformação e à transmutação interior, é um destino individual cujo  percurso depende largamente das iniciativas  que ela decidir tomar: o seu crescimento  e sucesso pessoal dependem em grande parte das escolhas que ela fizer e do rumo que decidir tomar.

O sucesso pessoal para este Ascendente determina-se em primeiro lugar pela 2ª casa, uma casa de desenvolvimento de competências, de aquisição de conhecimentos e de  bens materiais conquistados pelo esforço pessoal.  Esta pessoa faz-se a si mesma através da dedicação ao trabalho e o seu sucesso depende em primeiro lugar de si própria e dessa dedicação e não tanto de fatores externos ou fortuitos.  Ora, o regente da 2ª casa, Júpiter, está colocado na 8ª, a partir da qual lança aspeto para a casa que rege. Júpiter é um indicador de conhecimento superior, do desejo de expansão para além do mundo material  imediato. Ele simboliza o desejo do conhecimento profundo  acerca da realidade e, por essa razão,  embora também simbolize a riqueza material, a sua colocação na 8ª casa, ao mesmo tempo que o regente da 8ª está colocado na 2ª, não favorece a obtenção de muita riqueza material, sendo no entanto favorável ao desenvolvimento espiritual.   Os significadores secundários da realização pessoal para este Ascendente  são a 3ª e a 5ª casas . E constatamos que o regente da 3ª casa, Saturno, está colocado na 2ª  e o da 5ª, Júpiter, está colocado na 8ª, confirmando a análise que acabámos de fazer relativamente ao significador primário para esta  área de vida.

A realização pessoal desta mulher  pode ser muito satisfatória no plano do desenvolvimento humano e espiritual mas ela sofrerá bastante enquanto estiver focada na obtenção de bens e de objetivos relacionados com o aumento de status, com o desejo de fama , riqueza e reconhecimento, etc. Ou seja, independentemente do  talento que tenha, esta pessoa poderá ver-se confrontada com o facto de essa fama não se repercutir no aumento de bens materiais na sua vida porque o seu destino pessoal parece ser o da descoberta de outros bens mais espirituais. E a sua aprendizagem será a de alterar as suas prioridades e valores, de modo a  poder sentir-se realizada e feliz com o que alcançar.

Para o Ascendente Escorpião a riqueza infere-se da análise da 2ª casa como significador principal e, secundariamente, pela análise da 4ª, da 9ª e da 1ª casas, além de Júpiter e da Lua.

Pelo que dissemos até agora, começamos a perceber que a riqueza alcançada por esta mulher será principalmente devida   ao esforço pessoal .  A colocação do regente da 11ª casa na 2ª, no entanto, bem como a colocação do regente da 2ª na 8ª e ao facto de os regentes da 11ª – Mercúrio- e da 2ª estarem em aspeto (formando um dhana yoga ou assinatura de riqueza) pode mostrar a entrada de dinheiro/riqueza no período dasha de Júpiter ou Mercúrio, ou no dasha de um e subperíodo do outro e quando , por trânsito ,um deles ou ambos influenciam estas casas. Usando o software que recomendámos,  observamos os períodos dasha para sabermos  em que altura  ocorrerão os períodos destes planetas. E vemos que o dasha de Júpiter está a  decorrer, tendo-se iniciado em Maio de 2005 . Este dasha terminará  em Maio de 2021. Olhando para os subperíodos neste dasha, vemos que o de Mercúrio ocorreu entre janeiro e maio de 2010. Agora, vemos os trânsitos destes planetas neste período e, complementarmente, vemos também os trânsitos dos planetas lentos, Rahu, Júpiter e Saturno pois a sua influência  tem  uma ligação forte com os fatores kármicos.  Em 6 de  Março de 2010 o Sol (regente da 9ª), Mercúrio (regente da 11ª) e Júpiter  (regente da 2ª),transitavam pela 4ª casa, no signo de Aquário; Saturno, o regente da 4ª, transitava por Virgem, na 11ª casa ( a casa dos ganhos e rendimentos e da realização dos desejos); a Lua transitava por Escorpião, no Ascendente e Rahu estava a transitar pela 2ª casa, em Sagitário. Por esta altura, esta jovem mulher teve uma oportunidade para estudar dança  numa prestigiada escola estrangeira ,tendo ganho uma bolsa para o efeito  devido ao reconhecimento do seu talento. Pôde ainda contar com uma herança familiar que  deixou a sua situação financeira mais liberta para se poder dedicar  àquilo de que gostava sem ter que se preocupar tanto com o seu sustento, embora não fosse de grande dimensão. A Lua, regente da 9ª casa, estava no momento colocada no seu Ascendente, apoiando  a iniciativa pessoal e a relação com o estrangeiro.  A colocação na 12ª casa  confirma esta tendência embora também signifique mais inclinação para os dons artísticos do que para a filosofia ou para a religião. A arte desempenha o papel  privilegiado de encontro com a espiritualidade na vida desta pessoa.

Quanto à possibilidade de ganhar dinheiro ao jogo ou de forma especulativa, Júpiter é o significador principal  e secundariamente, o Sol e a 8ª casa também nos dão pistas. Para este horóscopo, a colocação de Júpiter na 8ª casa, que recebe o aspeto do seu regente, Mercúrio, não nega essa possibilidade mas, ou a quantia recebida é modesta ,ou não será conservada nem acumulada  duradouramente pois tanto a Lua (colocação na 12ª casas dos gastos e despesas) como Júpiter (regente da 2ª na 8ª)  contrariam a acumulação de riqueza material. Por outro lado, o regente da 6ª casa- uma casa relacionada com dívidas e por isso muito importante para analisar a capacidade financeira geral- Marte, está colocado na 1ª casa, mostrando que esta pessoa terá que trabalhar muito para alcançar o que deseja. Vénus,  o significador da capacidade para acumular riqueza, tem o seu signo Mooltrikona na casa dos gastos e das  perdas, a 12ª, o que confirma esta tendência.

Os regentes da 11ª e  da 2ª casas  mostram a possibilidade de ganhos e  de rendimentos para este Ascendente . Como vimos, as duas casas estão relacionadas: o regente da 11ª , Mercúrio, está colocado na 2ª casa e o regente da 2ª está em aspeto com o anterior e com esta casa. Os dons pessoais de discurso, os dons artísticos e a capacidade de se esforçar tenazmente para alcançar o que deseja (Saturno também aqui colocado) indicam as fontes de rendimento para esta pessoa.  O Sol, Significador secundário colocado na 3ª casa indica outros aspetos da chave para o sucesso: a iniciativa, o desejo e a motivação ,a  capacidade de lutar e de não desistir de alcançar o que deseja. A colocação de Marte, regente do Ascendente na 1ª casa reforça a importância da coragem e da iniciativa pessoal nesta área de vida.

Análise da D-2 Carta Hora

Anna. T

Anna T D-2

A D-2 é a carta divisional que nos permite analisar a riqueza e o dinheiro.  Vamos assim ver se confirmamos as tendências já encontradas no horóscopo e tentar ver mais claramente os seus pormenores.  Procuramos em primeiro lugar a colocação nesta varga dos significadores principais da riqueza no horóscopo : Júpiter, regente da 2ª casa na D-1 (horóscopo de nascimento)  e Saturno, regente da 4ª casa. Júpiter está colocado em Leão, na 3ª casa, confirmando a importância das características pessoais  na  obtenção de riqueza. Está forte e indica a capacidade de fazer brilhar os talentos pessoais. Júpiter é o regente da 10ª casa nesta divisional ligando deste modo a carreira aos dons pessoais. Saturno, o regente da 4ª casa na D-1, está colocado na 4ª casa da D-2 em conjunção com o regente desta casa, Mercúrio, que é também o regente do Ascendente da divisional. Saturno é o regente da 9ª casa desta divisional, mostrando deste modo que a pessoa experimentará o contentamento  e a sorte de ver o seu valor reconhecido. O regente da 2ª casa nesta divisional é a Lua, colocada na 11ª casa da D-2, mostrando popularidade e também uma excelente capacidade para ganhar dinheiro. Porém, como já tínhamos observado na análise desta  área de vida no horóscopo, observamos o Sol, regente da 3ª casa desta divisional colocado na 6ª casa  , o que revela que só após muito esforço e lentamente, a pessoa ganhará alguma riqueza material.  Vénus, regente da 5ª casa (da D-2) mas também da 12ª nesta divisional, colocada na 6ª mostra que a pessoa será capaz de pagar as suas dívidas mas não indica que acumulará grandes quantias ou elevada riqueza. Mas parece-nos indubitável que esta jovem poderá alcançar sucesso  e contentamento a nível pessoal. O dinheiro não é necessariamente o ingrediente mais importante no  destino pessoal, pelo menos não para toda a gente.

2 Thoughts to “Ler a Sorte e a Riqueza- Ascendente Escorpião”

  1. Mateus

    Asc. em escorpiao e 9ª casa com regência do sol?

    Asc – 1 Esc
    2 – Sg
    3 – Capr.
    4 – Aquário
    5 – Peixes
    6 – Aries
    7- Touro
    8- Gemeos
    9 – Cancer – Lua.
    10 – Leao – Sol

    1. A 9ª casa, pelos elementos que apresenta , e sendo Escorpião o seu Ascendente, é ocupada pelo signo de Caranguejo, que tem regência da Lua. O seu Ascendente tem regência de Marte.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.