Ler o Casamento- Ascendente Capricórnio

Análise do casamento Ascendente Capricórnio

Continuamos a exemplificar a leitura das áreas de vida para o Ascendente Capricórnio Os significadores principais que indicamos são válidos para qualquer horóscopo com este Ascendente o que dá aos nossos leitores uma base simplificada para fazerem as suas próprias análises das áreas de vida que estamos a exemplificar, num horóscopo diferente. Hoje iremos analisar o potencial de relacionamento e o casamento. Para consultar todos os significadores das áreas de vida para o Ascendente Capricórnio, clique aqui.

Indicadores de relacionamentos e do casamento para o Ascendente Capricórnio

O fator principal que determina o casamento (e o seu momento) é a 7ª casa e os planetas que a influenciam, se existirem. No nosso exemplo, a  7ª casa está ocupada pelo signo  Caranguejo e Marte está aqui colocado. O regente da 7ª casa, a Lua, está colocada na 9ª casa onde também se encontra Rahu. Marte tem um peso considerável nos resultados desta área de vida pois é o regente da 4ª casa, ocupada pelo seu signo Mooltrikona, sendo por isso também um dos indicadores do casamento e dos relacionamentos, bem como da felicidade subjetiva do nativo.  O regente da 4ª casa colocado na 7ª é uma boa colocação, indicando casamento por amor e felicidade nesta área. Porém, Marte está enfraquecido pois encontra-se no seu signo de debilitação e, por outro lado, a colocação de Marte na 7ª casa, devido à natureza agressiva do planeta, torna a pessoa «manglik», sofrendo da «aflição de Marte» cujos efeitos são a falta de harmonia nas parcerias e a tendência para as discussões que conduzem a  desentendimentos e a separação. Marte não recebe o aspeto de nenhum planeta benéfico, recebendo apenas o aspeto de Ketu que não ajuda nada a melhorar esta fraqueza básica do horóscopo.

 A 2ª casa recebe  o aspeto de Marte, o que reforça a mesma influência referida e destrói a harmonia da vida familiar. O regente da 2ª casa, Saturno, que é também o regente do Ascendente,  está colocado na maléfica 8ª casa, e não recebe quaisquer aspetos. A 8ª casa é a casa dos laços conjugais e, para além de indicar separação, também indica aquilo que nos liga aos parceiros. Neste caso, Saturno, enquanto regente geral da vida do nativo, pode ajudar a fortalecer os laços com o parceiro, desde que estes se conduzam pelas regras do planeta: seriedade, princípios, respeito. Mas, nos  períodos dasha ou subperíodos dos funcionais maléficos – Sol, Júpiter ,Rahu e Ketu- e durante os trânsitos destes pela 7ª, 4ª, 2ª e 8ª casas , a vida familiar e conjugal pode passar por momentos de instabilidade, de  conflito e de ameaça de separação.

 Observamos como significador principal da felicidade do casamento a 7ª casa e o seu regente e  notamos que a Lua é o regente da casa. A Lua é suficientemente forte para proteger a casa que rege mas, tratando-se de um planeta extremamente mutável, influencia os assuntos da 7ª casa causando instabilidade e altos e baixos nos relacionamentos . Assim, há instabilidade nesta área, podendo num determinado momento haver grande harmonia e logo a seguir  passar-se  para uma situação de instabilidade. Será difícil, com a regência da Lua e com a presença de Marte debilitado nesta casa, haver uma constância na harmonia dos relacionamentos. Faz parte das experiências específicas da vida desta pessoa passar por estas mudanças e instabilidade no plano relacional e afetivo. Durante o período dasha de Saturno, entre 2029 e 2048 a pessoa pode alcançar maior estabilidade e satisfação nesta área de vida mas, durante os subperíodos de Marte – no dasha operante atual de Júpiter isto sucederá no ano de 2026- e no dasha seguinte de Saturno entre novembro de 2041 e dezembro de 2042- deverá haver cuidados especiais pois são momentos em que a rutura e os desentendimentos poderão pôr em cheque o relacionamento existente. Afortunadamente, o nativo já experienciou o dasha de Marte quando era mais jovem pelo que os «estragos» que o planeta poderia fazer na área dos relacionamentos não ocorrem como fator principal na  sua vida. Por outro lado, a presença do regente da 9ª casa na 12ª que tem a ver com os «prazeres de cama» indica  que a área sexual será fonte de satisfação. A Lua e Vénus, os outros indicadores secundários para esta área, estão bem colocados e mostram que  boa parte da felicidade deste nativo estará na realização de viagens, estadias no estrangeiro, etc. (Lua)  e na manutenção de um bom círculo de amigos (Vénus). Assim, as viagens e as atividades  com os amigos podem fazer bastante pela harmonia conjugal. Este aspeto da vida a dois será um elemento essencial para manter a coesão com o parceiro de vida.

Da análise global destes indicadores, no que se refere  à escolha de  um período mais favorável para a realização do casamento, há várias possibilidades que podem ajudar a cimentar os laços conjugais: o subperíodo de Vénus ou da Lua e o subperíodo de Saturno . No dasha que está agora operante, o subperíodo de Vénus ocorre entre 22 de março de 2021 e 24 de novembro de 2023. O subperíodo da Lua ocorre entre 12 de setembro de 2024 e 10 de janeiro de 2026. Antes disso, o subperíodo de Saturno também é  favorável para uma formalização  do relacionamento, isto é, do casamento e  inicia-se  em 30 de junho de 2015,  decorrendo até 10 de janeiro de 2018  e é uma boa oportunidade para cimentar um relacionamento, sobretudo baseado nos valores da confiança e da responsabilidade. Este período pode também ter a marca de algo «destinado» pois o regente da 9ª casa, ou da sorte para esta vida está colocado na 12ª casa que tem regência de Júpiter, o planeta operante no dasha atual.

Usando o software recomendado, vemos os trânsitos que ocorrem quando estiver operante o subperíodo de Saturno e os resultados são reveladores: na segunda metade do mês de junho de 2015 Júpiter estará a transitar pela 7ªcasa, num  trânsito que acabou de se iniciar e Vénus  também estará a transitar pelo signo de Caranguejo. Saturno estará na 11ª casa indicando que os desejos da  pessoa e talvez vantagens financeiras poderão ser obtidas com este evento e promete a possibilidade de alguma estabilidade. No dia 27 de junho a Lua transita pela 10ª casa , favorecendo o reconhecimento público e  Mercúrio transita pela 5ª casa, o que é uma  boa indicação para a concretização de um evento como o casamento, indicando um casamento de amor e sorte para o mesmo pois ele é o regente de uma casa de sorte (a 9ª) a transitar por outra casa de sorte (a 5ª ). Durante o trânsito de Júpiter pela 7ªcasa é bem provável pois, que este nativo  inicie um relacionamento capaz de sobreviver e de lutar contra os obstáculos da «aflição de Marte».

Para o Ascendente Capricórnio o cônjuge   é mostrado pela 7ª casa como significador principal e esta casa está  ocupada pelo signo Caranguejo. É de esperar que o parceiro seja uma  pessoa afetuosa e amante do lar, afetuosa no modo de ser e talvez um pouco dependente, emocionalmente falando. A presença de Marte na 7ª casa indica porém que a pessoa pode ter um temperamento tumultuoso, explodindo facilmente e sendo dada a discussões.

Confirmação pela Navamsha D-9

 d9 h

O principal significador do casamento, a Lua,  enquanto regente da 7ª casa na D-1, está colocado na 8ª casa o que não é uma boa colocação. A Lua recebe o aspeto de Vénus, que está debilitado, o que indica problemas nesta área de vida.  A posição da Lua e a influência que recebe mostra essencialmente pouca paz mental e uma auto estima flutuante ,devendo este aspeto da personalidade ser trabalhado.  Porém Marte que, na D-1,  está colocado na  7ª casa, aqui está colocado  na 5ª casa em conjunto com o Sol ,Júpiter – regente da 5ª casa- e Ketu. Trata-se de uma configuração fortemente kármica em que Marte rege a 4ª e a 9ª casa da Navamsa, indicando um padrão kármico de lições a aprender no casamento, e que têm a vantagem de estar associadas a «créditos por ações passadas» embora as experiências indicadas possam ser complexas e não facilmente previsíveis . O Sol é o regente do Ascendente nesta varga e encontra-se bem posicionado, na 5ª casa .Assim, no padrão de vida deste nativo está indicado um fator dinâmico sobre os seus relacionamentos/parcerias que assume o caráter de lições específicas que surgirão nos seus relacionamentos e que traduzem o seu karma nesta área de vida ,em que os fatores mais difíceis se misturam com outros que parecem beneficiar o nativo com  alguma sorte.

 Globalmente, podemos considerar que este nativo encontrará desafios nesta área da sua vida, não  sendo  sempre fácil conseguir a harmonia desejada mas que tais desafios conseguirão ser superados com persistência , seriedade no modo como encarar o relacionamento (Saturno) e também  com alguma sorte.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.