Ler o Casamento na Navamsa-Ascendente Escorpião

análise do casamento na navamsa Ascendente Escorpião

Para complementar a análise da área do casamento no horóscopo que apresentámos,  efetuamos a análise da Navamsa relacionada com o horóscopo que temos tomado como exemplo para o  Ascendente Escorpião . Para ver o horóscopo de nascimento  (D-1) , a análise geral dos planetas e das casas e a sua força clique aqui :

Anna T

D- 9 Navamsa

 anna t d-9

No horóscopo que serve de base à nossa análise o principal significador do casamento, Júpiter, está colocado no Ascendente da Navamsa, ocupado pelo seu signo Mooltrikona, Sagitário, o que é uma excelente indicação. Porém, a Lua, que na D-1 rege a 9ª casa, uma casa de  sorte para a vida atual,  aqui rege a 8ª  casa, uma casa  maléfica  e está também no Ascendente, o que não é uma indicação feliz e confirma o que diagnosticámos no horóscopo de nascimento em relação à solidão emocional pois na D-1 a Lua está colocada na 12ª casa, o que indica solidão, aprisionamento, etc. A Lua é o único planeta funcional maléfico na Navamsa  e é também a influência mais maléfica  nesta divisional e isto acentua o caráter negativo  da sua presença na 1ª casa desta varga. Assim,  o aspeto da Lua para a 7ª casa, na Navamsa, indica ausência de felicidade , de estabilidade emocional ou preocupação devido a situação de doença que o cônjuge traz para o relacionamento. Assim, no padrão de vida desta mulher está indicado um fator dinâmico sobre os seus relacionamentos/parcerias que assume o caráter de lições específicas que ela tem que enfrentar e que traduzem o seu karma nesta área devida.

 Vejamos também a colocação dos dois planetas colocados na 2ª casa da D-1, Saturno e Mercúrio que são significadores importantes para esta área de vida: Saturno rege a 3ªcasa da Navamsa e está colocado na 12ª. Uma colocação que não é feliz . Mercúrio, por sua vez está forte e colocado em Leão na 9ª casa. É o regente da 7ª e da 10ª casas na Navamsa e está conjunto com Rahu. Há indicação de que o cônjuge tem uma relação com países  estrangeiros, podendo ele próprio ser natural de um país estrangeiro. Ou, em alternativa, pode ser alguém relacionado com um sistema religioso, filosófico , ideológico, etc. Os símbolos astrológicos, como quaisquer outros símbolos, têm diversas camadas de significados e podem manifestar-se de maneiras diferentes num determinado horóscopo- apenas um ou vários em simultâneo.

O Sol,  regente da 9ª casa, está conjunto com Vénus na 3ª casa e com Ketu, e todos estão em aspeto com Mercúrio e Rahu na 9ª casa.  Está deste modo presente na Navamsa a mesma indicação encontrada no horóscopo de nascimento: esta mulher sente-se separada do parceiro, seja porque existem diferenças mentais ou culturais, relacionadas com a forma como cada um deles vê o mundo (presença forte da 3ª casa, tanto no horóscopo de nascimento como na Navamsa) seja por fatores físicos e geográficos relacionados com a falta de adaptação a um país estrangeiro onde fixe residência (peso da 9ª casa, ocupada por Rahu e Mercúrio, regente da 7ª casa da  Navamsa) e isso produz um sentimento de alienação , de falta de enraizamento ou de falta de união ( Saturno, o regente da 4ªcasa da D-1, colocado na 12ª na Navamsa). Por outro lado, Saturno, regente da 2ª e da 3ª casas na Navamsa, está colocado na 12ª casa, o que indica que os desejos e esforços desta mulher serão de algum modo, perdidos, pelo menos no plano material pois a presença de Vénus, que rege a realização dos desejos  nesta divisional (rege a 11ªcasa) e de Ketu  e do Sol (regente da 9ª) parece indicar que o propósito de vida desta mulher é o de aprender (3ª casa) a desenvolver uma outra dimensão de si própria e que o desejo de aperfeiçoamento (Rahu colocado na 9ªcasa) pessoal passa por se questionar em relação às suas crenças mais arraigadas (Rahu na 9ª casa) e transformar no crivo das emoções partilhadas mas, basicamente, não é o parceiro que a transforma, ele é apenas o meio pelo qual ela se descobre a si mesma como completa num plano mais espiritual.

Sintetizando, constatamos que existe uma boa colocação do significador principal do casamento mas há indicação de resultados mistos para os seus efeitos pois o aspeto entre a Lua e Júpiter nesta divisional não é feliz. Esta pessoa dificilmente  poderá contar com o parceiro para assegurar completamente as suas necessidades emocionais, embora  a posição de Júpiter assegure que a felicidade no casamento não é completamente negada sendo antes ensombrada de vez em quando ( as perturbações da Lua são de curta duração devido ao seu caráter extremamente mutável).  A presença de Rahu na 9ª casa juntamente com Mercúrio, um importante significador para o casamento e regente da 7ª casa na Navamsa, indica que fatores incontroláveis poderão também interferir na vida a dois e poderão estar relacionados com viagens e países estrangeiros e/ou situações de doença do parceiro. Por outro lado, a  3ªcasa é uma casa upachaya (de crescimento) e isso significa que esta área de vida melhorará com o tempo. O sub período de Júpiter no dasha de Saturno de que falámos em artigo anterior poderá trazer uma  oportunidade nova e mais conseguida de felicidade conjugal, perto dos 50 anos.

Para informação geral pode  ler um artigo adicional   sobre a  leitura do casamento na Navamsha  do nosso blog A Tua vida nos Astros ou, em alternativa, o artigo Ler o Casamento no Horóscopo e na Navamsa que contém indicações válidas para todos os signos Ascendentes.

Também Poderá Gostar de Ler