Marte na 1ª Casa do Horóscopo

mar

Os planetas produzem efeitos diferentes quando estão nas várias casas do horóscopo. No artigo de hoje explicamos os efeitos da colocação de Marte na 1ª casa do horóscopo.

Marte é um planeta maléfico natural e tem uma energia muito agressiva por isso a sua colocação no Ascendente não é  a melhor posição pois, em geral, torna a pessoa agressiva, com um temperamento irritável ,zangando-se facilmente e irrequieta, impulsiva, com tendência para sofrer acidentes. Esta colocação também tem, no entanto, aspetos positivos pois dá iniciativa ,coragem e auto confiança. Mas, muitas vezes, destrói o sentimento interior de contentamento e pode haver pouca auto estima.

A posição de Marte na 1ª casa produz uma constituição física forte mas  a pessoa pode sofrer de ferimentos, acidentes que produzem  fraturas nos ossos e que deixam cicatrizes, problemas físicos de caráter crónico, doenças do sangue, etc., a menos que haja aspetos benéficos para a 1ª casa. Segundo os autores antigos, este nativo pode ter várias cicatrizes de ferimentos no corpo deixadas por queimaduras (incluindo água a ferver) feridas, etc.  Será  entroncado , com mãos avermelhadas, umbigo proeminente, e será forte. Se Marte estiver fraco ou aflito a pessoa pode ter problemas de instabilidade mental e/ou uma disposição malvada. Pode ter tendência para roubar.

 Em momentos críticos o nativo sofre de grande tensão mental mas está sempre pronto para enfrentar qualquer desafio.  A conjunção na 1ª casa  de Marte com outros planetas não favorece a saúde: a conjunção com o Sol pode produzir tendência para sofrer de febre, problemas de coagulação do sangue, etc.;  com Mercúrio produz nervosismo e problemas intestinais; com Júpiter pode sofrer de fraturas nos ossos. A natureza funcional dos planetas e a sua força no horóscopo será essencial para determinar estes efeitos.

Em termos de personalidade, Marte  na 1ª casa indica uma pessoa corajosa, aventureira e com o gosto de correr riscos, mas também com tendência para a discussão com os parceiros, o que prejudica os relacionamentos. A pessoa é independente e inclinada  a escolher profissões na área da engenharia, da  contabilidade, da mecânica e todos os tipos de trabalho  associados ao uso da técnologia. Também pode sentir-se atraída pela vida militar pois tem um sentido natural de liderança e pode aspirar a obter um cargo de chefia nessa área podendo ser bem sucedida se Marte estiver forte no horóscopo.  Esta pessoa normalmente derrota os inimigos e competidores sem grande dificuldade pois é destemida  e «guerreira» por natureza.

Apesar de nem todos os astrólogos estarem de acordo em que Marte na 1ª casa constitui uma das versões da «aflição de Marte», a tendência agressiva que produz na pessoa, o temperamento «explosivo» e a tendência para argumentar em excesso pode prejudicar grandemente a área dos relacionamentos, tanto ao nível do casamento como das parcerias de negócios.  A exceção aceite por muitos astrólogos em relação a esta aflição designada por «Kuja dosha» ou aflição de Marte é quando Marte está colocado no seu signo Mooltrikona , Carneiro, situação em que esta aflição é cancelada.

Quando Marte está colocado na 1ª casa do horóscopo e no seu próprio signo (Carneiro e Escorpião) ou no signo da sua exaltação, Capricórnio, a pessoa será bem sucedida e respeitada e, segundo os autores clássicos será rica, feliz e gozará de muitos confortos. Terá uma boa disposição e pode ser um líder respeitado  de alguma instituição militar ou da autoridade policial. Esta configuração também indica um bom começo de vida, numa família próspera e/ou refinada. A saúde será boa e a pessoa receberá honras das autoridades e instituições da sua comunidade. A longevidade é protegida  e gozará de boa reputação. Terá riqueza e gostará de viajar.  Em situação de doença ou acidente  recupera rapidamente.

Mas, quando Marte está na 1ª casa no signo de debilitação, Caranguejo, a pessoa terá  problemas de saúde e pode ter doenças do foro digestivo. A sua aparência sofre, faltando à pessoa beleza física e refinamento na maneira de se comportar. Será descuidada com a sua aparência e tenderá para a crueldade no modo de ser e de proceder. Será difícil alcançar fama ou uma boa reputação e pode ser alvo de acusação litigiosa em tribunal. A falta de tato e a aspereza que usa para lidar com os outros poderão ser a forma comum de atuação desta pessoa que também pode sofrer de falta de autoconfiança e ter uma fraca auto estima.  Porém, embora a colocação de Marte na 1ª casa do horóscopo para o Ascendente Caranguejo seja problemática, há também que lembrar que, para este Ascendente, Marte rege a 5ª e a 10ª casas, uma casa kendra  e outra trikona, o que faz dele um yogakaraka, isto é, um planeta capaz de produzir bons resultados. É claro que a colocação de Marte na 1ª casa no signo de Caranguejo diminui os seus efeitos positivos mas, embora debilitado, o planeta continua a produzir algum bem, embora deva haver cautela acrescida durante o seu  período dasha  e durante os seus subperíodos, altura em que os acidentes e outros eventos menos felizes podem ocorrer, sobretudo se conjugados com os trânsitos do planeta pela 1ª casa ou em aspeto com a 1ª casa.

Quando Marte está colocado na 1ª casa do horóscopo associado com planetas maléficos, o nativo pode sofrer de doenças no olhos, ter uma vida de duração curta, sofrer de doenças reumáticas e ter uma aparência pouco atraente.

Marte produz os seus plenos efeitos no 28ª ano e, se estiver fraco no horóscopo, por essa altura podem ocorrer eventos infelizes relacionados com os assuntos da 1ª casa.

Marte na 1ª casa é extraordinariamente combativo e competitivo, inovador, dinâmico, sempre pronto para a luta e para o envolvimento físico. Torna a pessoa direta, com uma atitude «pronta para agir», para o envolvimento físico e para o combate, para a competição, para medir forças com tudo e com  todos os que se lhe apresentarem como desafiadores. O aspeto de Marte para a 4ª casa torna estas pessoas competitivas em relação à posse de bens móveis e imóveis e podem ter experienciado forte competição no ambiente  do lar enquanto cresciam, podendo mesmo ter havido confrontos físicos. O aspeto para a 7ª casa torna a pessoa muito agressiva em relação aos parceiros, o mesmo acontecendo nas atividades de negócios e pode haver um ambiente de violência ou agressividade  no relacionamento com o parceiro de vida (cônjuge) e ameaças e confrontos nos relacionamentos de  negócios. O aspeto para a 8ª casa indica  a atração para conhecer os mistérios da vida e da morte e a coragem para procurar desvendar todo o tipo de mistérios, bem como para enfrentar os próprios medos. Estas pessoas têm tendência para procurar regenerar as energias através de troca íntimas com os parceiros, tanto afetivas como sexuais.

A posição de Marte na 1ª casa  indica uma natureza fortemente física e gosto pelas atividades que permitem a expressão dessa energia.  O impulso para dominar os outros, tanto a nível social como pessoal, é muito forte estas pessoas recorrem à força se necessário para garantir a sua posição.

O Que dizem os Clássicos

Brihat Jataka-  A pessoa terá uma perna com ferimentos ou defeituosa.

Phaladeepika- O nativo terá uma vida curta, ferimentos no corpo (ou marcas de), será corajoso e cruel.

Chamatkar Chintamani-  Os objetos de ferro moldados a fogo porão em perigo a vida do nativo. Terá preocupações permanentes e perderá os que lhe são próximos. Será corajoso mas terá que enfrentar as consequências das suas más ações.

Saravali- O nativo será corajoso, cruel, pouco inteligente, terá vida curta, será orgulhoso, valente e terá mente instável.

Com as indicação que lhe deixamos, esperamos contribuir para tornar mais clara a interpretação do significado de Marte na 1ª casa do horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.