Mercúrio na 1ª Casa do Horóscopo

mer

Tal  como em qualquer língua que estamos a aprender, a Astrologia requer que saibamos interpretar os  diversos contextos em que os símbolos que utiliza podem aparecer. É nesta ótica que estamos a esclarecer o significado dos planetas colocados em cada casa do horóscopo. Hoje vamos explicar os significados associados à colocação de Mercúrio na 1ª casa do horóscopo.

Mercúrio na 1ª Casa do Horóscopo

Mercúrio  é um planeta associado à Lógica e ao discurso e, deste modo, a colocação na 1ª casa do horóscopo indica alguém com uma mente curiosa , inteligente e com gosto em  aprender e com um discurso persuasivo capaz de convencer facilmente os outros, desde que Mercúrio esteja forte no horóscopo. Quando Mercúrio está colocado na 1ª casa do horóscopo tem força direcional (digbala) e, por essa razão, esta é a sua posição mais forte, potencialmente. Mas, como Mercúrio é um planeta muito mutável, a sua força tem que ser aferida antes de podermos prever os seus reais resultados quando colocado na 1ª casa. Mercúrio é neutro em natureza e assume  um caráter maléfico ou benéfico de acordo com as associações que faz com outros planetas. Deste modo, se estiver em conjunção com maléficos, os seus efeitos também  se tornam maléficos.

Mercúrio na 1ª casa dá uma aparência jovem ao nativo. Parecerá sempre mais jovem do que a sua idade real. Se estiver forte, Mercúrio dá inteligência e a possibilidade de adquirir instrução e conhecimento. A pessoa pode tornar-se escritor ou ter uma carreira bem sucedida ligada aos media e à comunicação. Terá também um grande sentido de humor, tendo a habilidade de fazer humor subtil e inteligente. Será um excelente orador e, como é característico neste planeta, esta pessoa  estará sempre pronta para «um dedo de conversa». Poderá também ter talento para as matemáticas, para a escrita ,incluindo a poesia, para as artes, para a informática, etc. Será um excelente «relações públicas» e poderá ter sucesso na área das vendas, da publicidade, etc. Mercúrio forte na 1ªcasa também dá grande facilidade para a aprendizagem de Línguas estrangeiras, sendo comum que estes nativos falem várias línguas sem qualquer  dificuldade. Podem também obter várias distinções por mérito académico.

Mercúrio forte na 1ª casa dá uma aparência física atraente, amigável ,sedutora e alegre  e a pessoa tem uma disposição generosa e capaz de perdoar facilmente. Há a tendência para o nativo com esta posição de Mercúrio casar bastante cedo e o casamento, se outros fatores do horóscopo o confirmarem, pode ser bastante feliz. A pessoa gosta de estudar e de aumentar o seu conhecimento tendo uma enorme curiosidade para aprender. Os outros serão cativados facilmente pelo seu discurso.

Quando, porém, Mercúrio está associado com um planeta maléfico o nativo pode sofrer de doenças, particularmente da pele. Os textos antigos referem que, se Mercúrio estiver em conjunção com Saturno na 1ª casa  a pessoa pode perder a visão do olho esquerdo. Se estiver em conjunção com o regente da 6ª casa ou com um planeta debilitado será um pecador e gastará o seu dinheiro com pessoas que não o merecem. A associação com planetas benéficos permite alcançar riqueza, instrução e permite à pessoa tornar-se proficiente no uso da lógica. Também favorece a saúde e a robustez do corpo.

Quando Mercúrio está colocado na  1ª casa do horóscopo no seu próprio signo (Gémeos ) ou no signo de exaltação (Virgem),  a pessoa é altamente inteligente, será reconhecida como alguém notável pelo seu saber , gozando de honra e de fama se o resto do horóscopo confirmar esta tendência. Será também bela e com aparência sempre jovem. Terá também uma personalidade gentil  e virtuosa e poderá ser rica. A sua família de origem pode também ser rica ou refinada.

A colocação de Mercúrio na 1ª casa do horóscopo no signo da sua debilitação, Peixes, retira auto confiança e auto estima ao nativo. A pessoa com Ascendente  no signo de Peixes e Mercúrio na 1ª casa do horóscopo é nervosa e excitável, instável em termos mentais e psíquicos, com uma mente que tem dificuldade em concentrar-se e em focar-se, a  menos que Mercúrio recebe o aspeto de benéficos. Passará a vida a lutar pela auto aceitação e terá pouca sorte. A saúde será frágil e a longevidade é diminuída. A pessoa dificilmente  alcançará riqueza ou fama, a menos que haja bons aspetos para Mercúrio que compensem a sua debilitação.  A vida conjugal, pelo aspeto que Mercúrio lança para a 7ª casa, também, sofre. Segundo alguns textos antigos, esta posição debilitada de Mercúrio pode dar mau caráter, tornando a pessoa enganadora ou mentirosa, inclinada a  associar-se com pessoas de má reputação; será dissimulada, gabarola e trocista mas faltando-lhe uma verdadeira auto confiança.

Mercúrio na 1ª casa do horóscopo produz uma personalidade que se destaca pela exuberância na comunicação: esta pessoa fala muito, gesticula, escreve e fala abundantemente, estando sempre a interagir com os outros. Gosta de argumentar e pode ser bastante crítica e pode também ser aficionada pela tecnologia. Pode escolher uma profissão na qual pode ensinar e explicar conhecimentos e competências.  Tem um temperamento irrequieto , precisa de se movimentar e efetua frequentemente pequenas viagens. Estes nativos são peritos na arte de comunicar, exprimindo-se num estilo amigável e delicado, persuasivo e personalizado. Preferem associar-se a pessoas jovens, identificando-se com a sua mentalidade. Podem ser emocionalmente imaturos e algo superficiais na transmissão das ideias, por não terem paciência para as aprofundar.  São diretos no estilo e a sua inteligência granjeia-lhes excelente reputação no plano  intelectual.

Fisicamente, têm aparência jovem, que mantêm mesmo na idade madura. Preferem dar-se com pessoas jovens com quem se sentem mais identificados, mesmo mais tarde na vida, do que com as pessoas da sua idade biológica. Gostam de ideias novas e de abordagens da realidade que ultrapassam as convenções.  Esta posição de Mercúrio não favorece o casamento, devido à imaturidade que gera nos nativos.

Existem fortes probabilidades de trabalhar na área da comunicação , publicidade, etc., podendo também ter um negócio próprio. Podem igualmente dedicar-se à escrita na qual são proficientes.

Segundo os clássicos, estes nativos são instruídos e gostam de conversar com pessoas igualmente instruídas. Podem escolher  uma carreira numa área de investigação.  No trato com os outros são polidos  e conciliadores. Podem viajar muito.  Na adolescência, têm um relacionamento problemático com os irmãos. Podem ser também argutos impostores na defesa dos próprios interesses, usando o discurso e a escrita como meios para alcançar o sucesso desejado.  Quando adoecem, podem demorar a recuperar. Porém, esta posição de Mercúrio ajuda a neutralizar os efeitos menos benéficos de outros aspetos do horóscopo.

São admirados pelos outros devido ao brilho da sua inteligência.  Quando Mercúrio não está associado com planetas maléficos,  o nativo é atraente, tem talento artístico e poético, talento para a matemática, é calmo e cortês. Ainda segundo as mesmas fontes, casará e terá filhos  e alcançará riqueza;  será escrupuloso, generoso , paciente e  austero e terá uma vida longa. Gosta de comida simples; terá uma boa reputação. Casará na meia- idade, podendo sofrer de febres e problemas digestivos. Poderá haver perda de filhos. Falará como um jovem, mesmo quando já está na velhice. ( o que nem sempre indicia algo de bom, podendo significar falta de maturidade na idade madura).

O que Dizem os Clássicos

Brihat Jataka- A pessoa será instruída.

Phaladeepika- A pessoa será versada nos conhecimentos da tradição (incluindo a Astrologia) Será faladora, delicada, sensível  e terá uma vida longa.

Chamatkar Chintamani- Mercúrio na 1ª casa destrói o mau efeito na longevidade causado por outros planetas no horóscopo, protegendo a vida do nativo. Este será muito inteligente e ganhará a vida através da escrita. Também dá um bom médico.

 

Mercúrio dá os seus plenos efeitos aos 32 anos e, por essa altura, haverá bons resultados nos assuntos da 1ª casa se ele estiver bem colocado e não estiver aflito por planetas maléficos funcionais e se   o seu signo Mooltrikona não  ocupar uma casa maléfica.

Com estas indicações esperamos contribuir para os nossos leitores compreenderem melhor  os significados da colocação de Mercúrio na 1ª casa.

2 Thoughts to “Mercúrio na 1ª Casa do Horóscopo”

  1. Taylor

    Ascendente balança com mercúrio em escorpião na casa 1 é uma boa colocação?

    1. Caro leitor, o sistema de casas mais aceite da Astrologia Jyotish estabelece uma casa/um signo pelo que, se o Ascendente é Balança, Escorpião corresponde à 2º casa. Quanto à questão que coloca, só analisando o horóscopo é possível responder, em abstrato não é uma má colocação.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.