Saturno na 1ª Casa do Horóscopo

images

Hoje explicitamos os significados da colocação de Saturno, o planeta mais maléfico, na 1ª casa do horóscopo. Atendendo a que a 1ª casa é decisiva para determinar os efeitos de todo o horóscopo, torna-se fundamental  analisar a força e a natureza funcional de Saturno para o horóscopo que estivermos a analisar. Se estiver fraco ou aflito, Saturno pode dar muitos problemas de saúde, pobreza, atrasos e má sorte , ausência de boa reputação, ausência de reconhecimento ou fama e muitos altos e baixos na vida. Mas, se a sua natureza funcional for benéfica e, sobretudo, se receber bons aspetos, ajuda a pessoa a tornar-se um líder de elevada posição, no exercício de funções administrativas ou de autoridade.

Saturno é um significador geral da longevidade (karaka) e a sua colocação na 1ª casa coloca dúvidas a este respeito. Segundo a maioria dos astrólogos védicos, Saturno na 1ª casa só protege a longevidade se estiver nos seus próprios signos (Capricórnio e Aquário), no seu signo de exaltação (Balança) e nos signos de Júpiter, Sagitário e Peixes. Para os restantes signos, Saturno na 1ª casa do horóscopo diminui a longevidade da pessoa a  menos que receba bons aspetos de outros planetas. Segundo os autores clássicos, Saturno na 1ª casa do horóscopo dá propensão para sofrer de reumatismo e de doenças biliosas. Se estiver na primeira casa e receber o aspeto da Lua, a pessoa será «um pedinte», a menos que também receba o aspeto de Vénus ou de Júpiter.  Se o regente do Ascendente também tiver a regência da 4ª ou da 10ª casas, esta posição de Saturno produz Maharaja Yoga (nome, fama e riqueza)  e a pessoa será muito afortunada.

Saturno rege o esqueleto e a sua colocação na 1ª casa do horóscopo traz a probabilidade de o nativo sofrer de problemas nos ossos. Saturno dá também geralmente uma aparência física «seca», o nativo é magro e pode ser pouco atraente, com ossos salientes na fisionomia. Segundo a tradição, a pessoa que nasceu com Saturno na 1ª casa do horóscopo pode ter que enfrentar longos períodos de doença, inquietação mental e preocupações, obstáculos e impedimentos e terá que trabalhar muito para conseguir ser auto suficiente. Será no entanto capaz de acumular  riqueza gradualmente e de forma lenta, se houver esforço contínuo  e se trabalhar muito para isso.

 Saturno colocado na 1ª casa do horóscopo torna a energia virtal da pessoa lenta e esta pode mesmo ser preguiçosa por falta de estamina, sobretudo quando  o Ascendente não é um dos signos referidos anteriormente como as melhores posições de Saturno. A pessoa com esta posição de Saturno é lenta, disciplinada, madura, concentrada e séria e pode faltar-lhe ambição, desenvolvendo o desapego associado a características espirituais e uma personalidade ascética. Pode também ser humilde, responsável,  com uma personalidade fortemente guiada por princípios morais.

A colocação de Saturno na 1ª casa do horóscopo prejudica a vida conjugal pelo aspeto que Saturno lança para a 7ª casa.

Quando Saturno está colocado na 1ª casa do horóscopo em conjunção com o seu ponto mais efetivo, isso pode indicar um parto difícil , com complicações  ou demasiado longo, etc.

A colocação de Saturno na 1ª casa do horóscopo no próprio signo (Capricórnio ou Aquário) e no signo de exaltação (Balança) permite alcançar uma posição de liderança e um elevado estatuto se Saturno estiver forte no horóscopo. A pessoa será abastada, virtuosa e inteligente. Fará boas ações e viverá uma vida longa. Será humilde de caráter e teve um bom começo de vida numa boa família. Segundo os autores antigos, a colocação no próprio signo indica um pai que é abastado e, se estiver no signo de exaltação ,será um líder na sua comunidade, ao mesmo tempo que obterá sucesso financeiro.

Quando  Saturno está colocado na 1ª casa do horóscopo no seu signo de debilitação, Carneiro (Aries) , a pessoa tem pouca saúde, sofre por falta de vitalidade e não tem ambição. A sua longevidade é diminuída e o nativo nasceu numa família de baixa condição tendo tido um mau começo de vida. Dificilmente alcançará a felicidade nesta vida e viverá frustrado com a sua baixa condição . Cuidará pouco da sua aparência e  também não será atraente. Poderá ter alguma deformidade física. A pessoa tem uma má auto imagem e a vida conjugal é profundamente prejudicada por esta posição.

Saturno na 1ª casa dá uma personalidade responsável e cumpridora do dever, com inclinação para respeitar as leis e normas sociais. Estas pessoas colocam limites muito claros em relação àquilo que se permitem ou não fazer e podem ser bastante rígidas em relação a isso. A identidade tende a fixar-se e  manter-se de forma estável o que  conduz os outros a percecioná- la como sendo de confiança. Segundo a tradição, estes nativos são «almas velhas». Nascem com a restrição kármica no desenvolvimento da identidade, como se uma estrutura rígida estivesse a aprisioná-la e a impedisse de ir além de certos limites.

Os nativos com Saturno na 1ª casa sentem medo de correr riscos que coloquem o corpo físico em perigo, intimidando-se com a competitividade extrema  e a possibilidade de saírem feridos de qualquer situação que ponha em risco a sua dimensão física de ser. Deste modo, são bastante cautelosos  em relação a todos os perigos que ameaçam  o corpo e conservam um «instinto de sobrevivência» através do medo das situações de risco. O movimento físico de todos os tipos intimida-os, bem como as feridas, o sangue e tudo o que expõe a fragilidade da vida humana terrena. Estas pessoas parecem ignorar a dimensão espiritual do seu ser pois o perigo físico e a dor física são temidos como formas de aniquilação. Para combater estes medos, estas pessoas usam a disciplina que é também saturniana, para se movimentarem o mais possível e resistirem a permanecer numa espécie de inércia  contínua que lhes impede todo o sentido de aventura . Resistem aos impulsos e a tudo o que perturbe a sua tranquilidade homogénea mas são ,em geral, karmicamente obrigados a mover-se  e a agir de forma competitiva. Podem não gostar da sua aparência física e podem sofrer de alguma forma de juízo social desfavorável em relação à sua aparência física. Sentem-se também frequentemente oprimidos pela falta de liberdade, sentem desde cedo que estão de algum modo «presos» a certo tipo de circunstâncias ou de experiências de vida. Parecem ter também um receio inato de correrem risco de vida como se esta estivesse presa por laços frágeis.

Na infância, estas pessoas mostram uma maturidade muito superior á da idade biológica. São crianças bem comportadas e obedientes, respeitando as pessoas de autoridade e são cumpridoras das regras desde muito cedo. Não se identificam com as crianças da mesma idade e preferem acompanhar os adultos.  São pouco dadas a brincadeiras e preferem fazer algo mais sério como estudar. Compreendem desde cedo a estrutura da sociedade e as suas regras e percebem o que devem fazer para se integrar na sociedade, desejando obter a aprovação desta e dos seus governantes (o tipo de criança/pessoa considerada uma «chata» pelas outras crianças da mesma idade). Gostam de desempenhar papeis de autoridade, impondo a ordem com a qual se identificam, podendo ter ao seu cuidado outras crianças e os irmãos mais novos, merecendo total confiança dos adultos para essa tarefa.  Não gostam de violência nem dos jogos altamente movimentados apreciados pelas outras crianças. São excelentes a fazer coisas próprias de adultos ou das crianças mais velhas mas também têm fragilidade emocional, ficando muito afetadas quando são criticadas ou quando  não são apreciadas. Podem começar a trabalhar muito cedo, por vezes aos 10 ou 12 anos (embora na sociedade ocidental de hoje o façam para ajudar a família e não em empregos organizados). A disciplina é a palavra chave para o seu desenvolvimento.  A infância é sentida em geral como um fardo, exigindo muito esforço e trazendo pouca recompensa.

Os nativos co Saturno na 1ª casa aprendem cedo a desenvolver disciplina e um forte sentido de dever. Este sentido do dever autolimita a sua liberdade e alegria de viver, roubando espontaneidade e dinamismo ao seu modo de ser. Estas pessoas combatem contra si mesmas em relação a alguma coisa, sendo obrigadas a atingir o controlo sobre si próprias através da gestão de alguma limitação muitas vezes relacionada com o corpo físico. O indivíduo acredita que só pode sobreviver se aprender a viver de acordo com as regras e os seus próprios limites.

Quando Saturno está colocado na 1ª casa sem o aspeto ou a presença de outros planetas benéficos, a aparência pode sofrer bastante e o nativo é desprovido de beleza física. Também não terá saúde, se a Lua também receber o aspeto de maléficos ou se estiver em conjunção com estes ou ainda se houver outros maléficos com Saturno na 1ª casa.  A pessoa pode parecer mais velha do que a idade biológica,  a menos que outros planetas estejam presentes (Vénus por ex., torna o nativo mais atraente,  Júpiter pode dar mais altura – e peso!- Mercúrio dá um ar mais jovem, etc..  Mas uma faceta da personalidade carrega sempre o fardo da existência e revela o peso das responsabilidades.

Saturno  na 1ª casa indica também  por vezes um nascimento difícil e condições pouco afetuosas na infância. Estes nativos não gostam de mudanças nem de movimentos rápidos que alterem a realidade que os rodeia.  A personalidade também sofre com estas autolimitações e a pessoa acaba por ser definida mais pela posição social ou atividades que realiza do que  pela sua própria individualidade. Identifica-se também com as características e regras do seu grupo social de pertença, não se permitindo grande liberdade na expressão pessoal. Isto pode, é claro, ser alterado pelo signo de colocação de Saturno, pela presença de outros planetas na 1ª casa, etc. Podem também ter grande preocupação  com a posição social que ocupam ou desejam ocupar. A força das regras sociais e os seus privilégios parecem ser mais importantes para estas pessoas do que a expressão criativa da sua identidade. Manifestam em geral comportamentos que ajudam a  manter a ordem social e as suas regras e hierarquias. Podem usar a carreira para alcançar uma posição social que corresponde às sua ambições. Mantêm, no entanto, alguma frustração interior com todos os deveres e responsabilidades que são chamados a desempenhar.

Complementarmente á análise de Saturno na 1ª casa deverá ter-se em atenção a Lua , a sua posição e aspetos que recebe, para saber até que ponto a expressão exterior da energia de Saturno, marcada pela identificação com as regras sociais, tem correspondência com a expressão subjetiva do nativo.

Quando Saturno está colocado na 1ª casa e está forte, pode permitir alcançar uma boa posição social e bem- estar material, desde que o indivíduo proceda de forma responsável e cautelosa, cumprindo os deveres e responsabilidades para as quais é chamado e trabalhar de forma persistente e esforçada. Estas pessoas determinam os objetivos que desejam alcançar e depois trabalham para o conseguir, o que pode demorar bastante. Enfrentam também obstáculos antes de o conseguirem e a sua vida não é, em geral, fácil. Têm ,no entanto, uma carreira visível e reconhecida, longa e também cheia de responsabilidades, tendo sempre excesso de trabalho sobre os ombros. Têm muitas vezes posições de liderança e definem-se pela carreira e a sua imagem pública. A carreira é pública e enfrenta pressões e circunstâncias desafiadoras em muitas ocasiões. Alguns podem ter funções no governo ou instituições governamentais administrativas.  No desempenho dessas funções, os nativos são cumpridores, responsáveis, trabalhadores árduos e eficientes, conservadores e respeitadores das regras e organização social instituída.  Trabalham arduamente para conquistar a posição e reputação desejadas .

Alguns pode sentir medo da opinião dos outros e do juízo destes (e podem desenvolver um sentido de perfecionismo que os faz repetir vezes sem conta as mesmas tarefas até estarem «perfeitas). Estes medos são reminiscentes do passado e aparecem , repetindo o mesmo padrão na vida e trabalho da pessoa até esta aprender alguma lição fundamental. Estes nativos trabalham melhor no seio de organizações bem estruturadas e hierarquizadas. Mas Saturno tem muitas vezes falta de verdadeira vontade de desempenhar as responsabilidades sociais para as quais é chamado embora tenha determinação e aplique muito esforço e disciplina em fazê-lo «por dever».  Os nativos possuem uma afinidade grande com os papéis sociais hierarquizados das instituições e organizações. São também muito aptos para os papeis no interior dessas organizações.

Estes nativos identificam-se essencialmente com o trabalho, possuem uma consciência forte da importância do tempo e são pontuais, detestando esperar ou que alguma coisa marcada sofra atrasos de qualquer espécie. Levantam-se cedo para desempenhar as suas tarefas e têm tolerância zero para os que não cumprem horários.  De resto, manifestam um pragmatismo claro nas decisões e opções. Saturno impõe em geral padrões de rotina, hábitos, ambientes estáveis e com poucas mudanças, torna a pessoa realista no sentido de não esperar demasiado.

Quando Saturno está colocado na 1ª casa, os deveres da pessoa não terminam quando se reforma profissionalmente, aparecendo outra atividade de seguida que a pessoa leva a cabo enquanto é viva e pode. Isto acontece porque a autoestima destas pessoas está ligada à capacidade para contribuir de algum modo para a vida social e a sua organização. Estes indivíduos não se contentam com uma vida privada a viver apenas para si próprios, precisam de alguma forma de validação social  e de contribuir para a melhoria da vida social.  O começo da vida adulta pode fazer-se a partir de situações de desvantagem social ou até mesmo de fracasso e o nativo terá que trabalhar para ganhar a sua própria legitimação aos olhos da sociedade e na sua profissão.

Quando Saturno está colocado na 1ª casa em conjunção com Marte, Sol, Rahu ou Ketu, seus inimigos, a pessoa tem maior orientação individual e já não se identifica tanto com a ordem social existente.

Saturno na 1ª casa do horóscopo produz uma forma de comunicar séria e taciturna, quase monossilábica, incidindo em instruções, informação dada de forma impessoal e distante, quase sem entoação da voz.  A sua influência sobre as parcerias e o casamento  traz lealdade e longevidade nos relacionamentos, que não se baseiam, em geral, no entusiasmo nem na paixão e são serenos e pragmáticos, e podem também trazer segurança ao nativo. Trata-se de uniões conservadoras e baseadas no respeito pelos costumes e pelas regras convencionadas na sociedade. Saturno permite igualmente o sucesso profissional após persistência e trabalho embora possa existir alguma aversão pelo tipo de carreira em que o nativo se envolveu pelo excesso de deveres e responsabilidades que são exigidas.

Saturno na 1ª casa dá ao nativo o sentido de dever para com a comunidade e a Humanidade em geral, levando-o a abdicar do seu próprio bem- estar e interesse se necessário. Torna também o indivíduo contido em todas as ações, detestando o desperdício, o excesso em todas as áreas. Saturno incentiva a poupar, a não gastar, a acumular para os tempos de maior escassez de meios. O nativo adota hábitos que ajudam a disciplinar a sua ação e impedem os excessos, recusa a impulsividade e estabelece rotinas das quais não gosta de se afastar. Estas pessoas sentem identificação com o seu trabalho- razão principal da sua existência – e com  o local em que nasceram. Saturno torna mais lentos todos os processos e, por causa disso, pode haver atrasos na subida da carreira, no casamento e na forma de comunicar, nos projetos, etc.; o próprio nascimento pode sofrer atraso. Estas pessoas podem demorar a ganhar autoconfiança suficiente e autoestima, revelando insegurança na infância e juventude.  Carregam o peso interno de erros kármicos do passado e podem ter que repetir diversas vezes o mesmo padrão de eventos  mas têm uma grande capacidade de aprender com os próprios erros.  E, em cada retorno de Saturno , após os 29 anos e em ciclos de 30 anos, há uma mudança kármica geral na vida da pessoa com oportunidades novas e também algumas recompensas.(A fase mais difícil costuma ser a dos primeiros 30 anos).

Os clássicos não eram nada benevolentes a julgar os efeitos de Saturno na 1ª casa, prevendo que  o nativo seria doente, pobre, impuro, sem amor e sofrendo de doenças durante a infância e com dificuldades em falar. Mas tudo isto seria cancelado caso a 1ª casa fosse ocupada pelo signo Sagitário, Peixes, Capricórnio e Aquário e Balança, situação em que o nativo seria «como um rei» ocupando uma posição importante no governo  ou na administração, instruído e atraente.

O que dizem os Clássicos Sobre a Colocaão de Saturno na 1ª Casa do Horóscopo

 Brihat Jataka- A pessoa é pobre, doente, presta pouco cuidado à sua aparência e higiene, tem tendência para as paixões, sofre de doenças na infância e tem um discurso pouco claro. Isto, no entanto não acontece quando o Ascendente é Capricórnio ou Aquário, Sagitário ou Peixes ou Balança. Nestes signos, Saturno na 1ª casa torna a pessoa semelhante a um rei, um governante , um erudito e alguém atraente.

Phaladeepika- Se estiver no próprio signo ou no signo de exaltação a pessoa será como um rei, um governante. Se estiver noutros signos o nativo será infeliz na infância  e mais tarde será pobre e preguiçoso.

Saravali- Se estiver no próprio signo ou no signo de exaltação a pessoa será como um rei, um governante. Se estiver noutros signos o nativo será infeliz na infância  e mais tarde será pobre e preguiçoso.

Chamatkar Chintamani- O nativo terá grandes propriedades, será próspero mas também ganancioso, triste e terá mente estreita. Gostará de humilhar os seus inimigos.

14 Thoughts to “Saturno na 1ª Casa do Horóscopo”

  1. Hedda

    Tenho o ascendente em touro, e já havia lido que Saturno é um planeta benéfico para esse ascendente. Isso diminui os efeitos negativos de Saturno na 1ª Casa do meu mapa?

    1. Cara Hedda confirmamos que Saturno é um planeta funcionalmente bom para o seu Ascendente. Quanto ao resto, só uma análise global do seu mapa poderia permitir avaliar.

  2. Quess

    Olá! Tenho Saturno em peixes na casa I.
    Naquela parte que diz que Saturno na 1 casa só protege a longevidade se estiver nos seus próprios signos ( Capricornio e Aquário ), no seu signo de exaltação ( Balança ) e nos signos de Júpiter , Sagitário e Aquário.

    Mas os signos de Júpiter não seriam Sagitário e Peixes??

    1. Agredecemos a sua chamada de atenção, com efeito, trata-se de um lapso e já foi corrigido Obrigado

  3. tenho saturno na 1 em áries e eu n sofro d nenhum destes efeitos pelo contrário eu tenho uma ótima saúde um boa aparência e uma boa autoestima,

    1. Ótimo! Provavelmene tem uma 1ª casa forte com bons aspetos e/ou planetas benéficos em aspeto com ela. Os aspetos referidos no artigo são apenas referentes à colocação do planeta na casa referida sem ter em conta a globalidde do horóscopo. Outros fatores podem modificar, para o bem e para o mal, os significados da posição dos planetas nas casas e signos.

      1. Quess

        Também não sofro os efeitos ruins dessa posição. Você poderia falar de Júpiter quadratura Saturno? Agradeceria muito.

        1. O aspeto de quadratura de Saturno é específico da Astrologia ocidental. Na Astrologia Jyotish existe o aspeto de 3, 7 e 10 casas de distância entre Saturno e outro. A interpretação faz-se a partir do nº de casas que separa cada um dos planetas , mas tem que ter em conta os signos e as casas em que ocorre, bem como a disposição geral do horóscopo, não é possível avaliar os efeitos no abstrato , quanto muito podemos dizer que a relação 3/11 casas, que pode ser comparável à quadratura da Astrologia ocidental incide sobre as motivações, desejos , capacidade de empreendedorismo e de ganhar dinheiro e os resultados que isso terá na vida do nativo só podem ser avaliados de acordo com a globalidade do horóscopo.

  4. L.Iglesias

    tenho ascendente em peixes e saturno no ascendente, e júpiter em capricórnio na casa 11 (debilitado), então no caso os dois fazem uma receptação mútua, será que isso melhora um pouco os problemas do posicionamento dos 2 planetas?

    1. Saturno em Peixes não está mal colocado o problema é que Júpiter está debilitado. Neste caso, não me parece que a receção mútua seja vantajosa, devido à debilitação do planeta. A receção mútua- poderá ler sobre ela pesquisando os artigos, no menu «yogas» Parivartana yogas- tanto pode ser benéfica como negativa, a mera receção de dois planetas não é, só por si, uma vantagem, é preciso atender a condições específicas.

  5. Leonardo

    Tenho saturno em conjunção com o ascendente em áries na astrologia ocidental é a mesma coisa da astrologia védica.

    1. Acontece, mas não certametno nos mesmos graus.

  6. Mariana

    Tenho Saturno no ascendente,uma saúde ótima, boa família. Somente com finanças que sou consumista,gasto bem. Mas nunca me faltou recursos.
    Fiz meu mapa com um Astrólogo védico, e não senti agregar em nada. A não ser minha vontades fazer as coisas darem certo. Ele não falou do meu navamsa e não explicou nada direito. Senti muito a falta de profundidade, é meu mapa e tinha pagado por isso.

    Vcs fazem? Como é o trabalho de vcs?

    1. astrologoaprendiz1

      Mariana convidamo-la a explorar este site e a construir a sua própria interpretação. Demora tempo mas é positivo pois interioriza cada coisa que aprender de forma a ter impacto sobre a sua compreensão.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.