Saturno na 2ª Casa do Horóscopo

min

Continuamos  a apresentação dos efeitos da colocação dos planetas na 2ª casa do Horóscopo, hoje dedicada à colocação de Saturno nesta casa.

 Efeitos de Saturno na 2ª Casa do Horóscopo

 Saturno é um planeta maléfico e, para além disso, é um indicador de restrição ou  de contração e , porque a 2ª casa é  uma casa de aquisição de riqueza e de desenvolvimento do status do nativo,  a posição de Saturno na 2ª casa não é das mais felizes pelo que os textos clássicos dizem que os nativos que têm Saturno na 2ª casa sentem continuamente a falta  de dinheiro. Terão que trabalhar arduamente para ganhar o sustento  e mesmo assim nunca terão o suficiente. A pessoa pode no entanto ter uma vida longa pois Saturno lança um aspeto para a 8ª casa, relacionada com a longevidade, de que ele é o indicador. Mas os assuntos da 2ª casa podem ser prejudicados: pode haver doenças da boca, dos dentes, da face e das gengivas e  problemas  no olho direito;  a educação  pode ser problemática e a pessoa terá uma imaginação pobre. O rosto pode ser pouco atraente e Saturno também prejudica a aparência , fazendo a pessoa parecer mais velha, pois Saturno representa os velhos.

A 2ª casa também é uma casa da família e a posição de Saturno na 2ª casa não favorece uma vida familiar nem conjugal feliz. O nativo terá duas mulheres, dizem os antigos, pois ficará viúvo da primeira.

A pessoa pode  ganhar a vida trabalhando com carvão, com metais, nas  minas  ou fazendo trabalhos duros e pesados.

Mas nem sempre  Saturno na 2ª casa do horóscopo dá maus resultados. É o caso  para os Ascendentes Touro, Virgem, Balança e Capricórnio pois, nestes casos, ou é um yogakaraka (um planeta poderoso que dá poder e riqueza) ou rege casas boas que ajudam a aumentar a riqueza embora de forma lenta e gradual. Com esta posição de Saturno é pouco provável que a pessoa ganhe dinheiro de forma súbita, pelo menos em grande quantidade. Saturno também dá bons resultados para o Ascendente Carneiro, em que é o regente da 10ª e da 11ª casas, permitindo a realização de dinheiro através da carreira ou profissão.

Quando Saturno está colocado no próprio signo- Capricórnio e Aquário–  ou no signo de exaltação- Balança– a pessoa ganhará riqueza embora de forma gradual mas estes rendimentos serão sólidos e duradouros. Neste caso a pessoa é dedicada à família, tem um temperamento sério e pode ser um excelente orador. Será instruída e terá uma educação esmerada. Terá  também uma boa imaginação e pode tornar-se uma autoridade numa certa área em que se torne especialista.

Quando, pelo contrário, Saturno está na 2ª casa do horóscopo no seu signo de debilitação, Carneiro, a pessoa será pobre e trabalhará arduamente para ganhar o seu dinheiro. Pode usar meios desonestos para ganhar dinheiro ou ter trabalhos pouco conceituados. Os textos dizem que a pessoa será miserável ou sofre de depressão. A vida familiar será infeliz. Só terá acesso a uma educação limitada. Pode ter um defeito de fala e sofrerá de doenças da boca, da face, dos dentes e  das gengivas.

Quando Saturno está colocado na 2ª casa indica karma associado à família e linhagem, á alimentação e bebida, à vida financeira, ao discurso (dizer a verdade ou mentir). a família é muitas vezes um obstáculo ao sucesso e bem estar do nativo, um fardo que impõe condições de restrição severas em todas as ações que o indivíduo pode efetuar. pode ser extremamente conservadora e rígida e estes nativos não recebem qualquer apoio dela.  Frustração pode ser sentida pelo impedimento de falar a verdade em certas situações sociais, o que também afeta o bem estar individual.

A vida familiar pode estar imbuída de regras rígidas ou manifestar escassez de recursos de todos os tipos.  o nativo pode sentir que é uma responsabilidade muito pesada ter que gerir as finanças familiares e pode ter que fazer um esforço muito grande- aprendendo a organizar os gastos- para conseguir poupar ao mesmo tempo que garante os recursos necessários para a sobrevivência.  Tem um estilo pragmático de discurso, falando pouco e sem floreados. Pode haver restrições em relação ao que pode ser dito devido ao juízo  ou desaprovação da sociedade. Pode ser obrigado a  assumir deveres públicos que limitam a família que gostaria de ter (nº de filhos, por ex.). Pode haver medo pronunciado de falar em público ou de exprimir o que verdadeiramente se pensa. Este é um facto muito comum quando Saturno está na 2ª casa, a casa de «falar a verdade»: esta não pode ser dita devido a algum constrangimento, muitas vezes relacionado com a própria lei. O nativo o nativo conhece a verdade mas não a pode dizer.

Quando Saturno está colocado na 2ª casa e é forte e tem estatuto funcionalmente benéfico  permite o desenvolvimento de uma educação esmerada fazendo do nativo instruído. dá-lhe também a possibilidade de alcançar, pelo trabalho, boa riqueza material.  Mas isso não acontece de repente. os nativos com esta posição experienciam a privação de recursos (pobreza , em certos casos) e aguardam muito tempo sem alcançar o reconhecimento merecido.  Nasce também numa família que impões disciplina severa e muitos limites em relação ao desenvolvimento das áreas da 2ª casa. Assim, desde cedo o indivíduo habitua-se a ter pouco dinheiro, pouca comida, poucos recursos para estudar e aprender, pouca diversão ou satisfação dos prazeres. Os afetos estão ausentes, sobrando os castigos por incumprimento e os juízos duros sempre que o nativo revela uma fraqueza ou faz uma transgressão. Uma grande repressão a todos os níveis é sofrida, interna e externamente por estes nativos,  que vivem num mundo estruturado e sem humanidade, duro, frio  e restritivo.  O pessimismo e o ressentimento juntam-se invariavelmente a esta atmosfera gélida que envolve os nativos com esta posição.  A autoestima individual é esmagada por este contexto e o nativo vive com medo de infringir as regras sociais e a desaprovação social.  Uma austeridade dura cerca estes nativos até à maturidade. Depois, a partir dos 36 anos, as coisas começam lentamente a melhorar. (isto, é claro, se Saturno não estiver em conjunção com outros maléficos como Rahu e Ketu que só atingem a maturidade aos 48 anos, o que faria atrasar até aos 50 alguma recuperação em relação á escassez que Saturno na 2ª casa faz sentir). Quando existe um segundo casamento, o mesmo pode sofrer atraso. o karma associado à posição de Saturno na 2ª casa implica o envolvimento repetido com pessoas e instituições pobres, pessoas que não veem ou não falam, pessoas ignorantes ou vulgares, velhos. O nativo passa a vida a tentar melhorar a escassez em que nasceu e as suas limitações.  Provavelmente traz do passado uma vida em que teve demasiada riqueza ou usou mal esses recursos e precisa agora de aprender o valor de todos os recursos, materiais , de conhecimento, etc.. Precisa de aprender a tratar com respeito todos os recursos que existem à disposição na vida terrena, não desperdiçando nem usando esses recursos de forma egoísta. Ao ser confrontado com uma vida em que tem que lutar cada dia para ter o mínimo para sobreviver faça o esforço que fizer, aprende o valor intrínseco de todos esses recursos.  Assim, enfrenta dificuldades antes de poder adquirir bens e propriedades, lucro e rendimentos do trabalho e dos investimentos, de ter acesso á educação , aos recursos do parceiro. Estes problemas serão maiores se Saturno estiver nos signos de Marte ou do Sol.

Saturno na 2ª casa pode dar inclinação para comer comida com longa duração, como carne e peixe secos, conservas, cereais e grãos, etc. , não dando grande importância ao aspeto, comidas doces, etc.. preferem comida comum e que é pouco cara. E, como Saturno resiste ao movimento, favorecendo a retenção, produz o efeito de acumulação de gordura na cintura que aumenta á medida que o indivíduo envelhece.

Apesar dos seus efeitos não serem em geral muito positivos no que se refere à aparência física, Saturno na 2ª casa não torna necessariamente feio o rosto embora este seja em geral angular e com ossos marcados.

Saturn na 2ª casa sufoca a criatividade e brilho do ego solar, submetendo o indivíduo à observância da regras sociais, normas e leis que é obrigado a conformar-se a estas. Este é um padrão kármico pelo que , mesmo quando o indivíduo se afasta da família biológica e vive com uma família de adoção, o mesmo padrão de disciplina e austeridade será sentido. Mas se um dos nodos estiver conjunto com Saturno, este padrão será rompido. Aspetos benéficos a Saturno podem reduzir este padrão difícil em alguma medida.

Segundo os clássicos, Saturno na 2ª cas apode levar a comer  alimentos «velhos» isto é, que não estão nas melhores condições ou que contêm substâncias que pode afetar negativamente a saúde.  O nativo pode falar por vezes de forma rude e mostrar insensibilidade quando comunica com os outros. Podem também dizer mentiras. pode ser aldrabão no que diz, e mesmo com os amigos é muitas vezes rude.. Há muitas vezes problemas nos olhos em termos de saúde.  Pode ganhar através  do trabalho da exploração agrícola,   responsabilidades públicas, etc.,  mas sofre perdas de tempos a tempos. Pode ganhar riqueza em trabalhos que têm a ver com a exploração de matérias primas (carvão, madeira, metais) num país estrangeiro e longe do país de origem. Para encontrar o seu caminho precisa de deixar a família para trás.. pode haver problemas na família durante o primeiro casamento. um segundo casamento está indicado. a vida melhora mais tarde, depois de o indivíduo ter ido embora da casa paterna.. As viagens trazem sucesso. Este pode ser alcançado em país estrangeiro. Esta posição de Saturno não é boa para a longevidade nem para o coração  ou a mãe e também pode atacar os ganhos. estes efeitos fazem-se sentir durante os períodos (sobretudo antardasa) de Saturno.  Esta situação melhora após os 60 anos, embora haja um alívio das pressões sobre o indivíduo a partir da maturidade de Saturno (36 anos). No entanto, esta posição de Saturno em geral requer  em geral  pelo menos dois retornos de Saturno e, por vezes mesmo 3  para limpar o karma associado a esta posição. Os bons resultados fazem-se sentir nos estudos e aprendizagens ou aquisição de conhecimento e em tudo o que implica um processo lento até frutificar.

Os nativos com Saturno na 2ª casa podem enfrentar um fardo pesado em relação á família, ao casamento, à carreira ou profissão.  o segundo casamento, no entanto, quando se realiza, sofre atrasos. Estes podem ser causados pelo próprio nativo, com medo ou da desaprovação social ou de algum fardo que terá que assumir com o casamento. (por ex., se a pessoa casa fora da sal classe social e se  o nome e a linhagem familiar ficam abalados pela escolha que faz, na sua dignidade e respeito social).  A família é muitas vezes sentida por estes nativos como uma limitação pesada aos interesses e sucesso pessoal  do nativo.

Saturno na 2ª casa favorece ganhos a partir do comércio de joias e metais, madeira, pedras preciosas e semi preciosas, objetos antigos e documentos, conhecimentos relacionados com a Historias e Línguas, etc. Nesta posição também retarda a aquisição de propriedades, limita os rendimentos pessoais e também a riqueza do cônjuge. Isto não impede, no entanto, que o nativo acumule bens , materiais ou conhecimento, apenas faz com que tudo isso seja complicada por muitos problemas, atrasos, e frustrações ao longo da vida. Mas  o nativo conseguirá poupar muito pouco. Mesmo quando tem um bom vencimento, Saturno cria condições para que o nativo tenha sempre recursos limitados, por ex., fazendo-o perder o emprego. pode passar por períodos de grande escassez financeira.

Os nativos com Saturno na 2ª casa gostam de manter uma rotina no lar e na vida habitual, como a frequência de uma escola. Também prefere métodos bem conhecidos e regulados de abordagem à vida financeira e faz investimentos conservadores.

Pode haver karma ligado com a comida quando Saturno está na 2ª casa . Saturno impele sempre a comprar alimentos baratos e a comida ingerida pode ser inapropriada para o organismo do nativo . Por obrigação ou tendência gerada por Saturno o nativo come a comida comum que as massas ingerem, sem pensar na qualidade ou na saúde. Isto pode causar problemas nutricionais ou mau funcionamento digestivo.  o nativo pode igualmente obrigar-se a austeridade alimentar, fazendo jejum, mudando para um regime vegetariano, etc,. pode existir falta de proteínas na alimentação destes nativos, devido às escolhas alimentares (os alimentos mais baratos são à base de cereais como o pão , bolachas, etc.) uma dieta alimentar um pouco restritiva, como sucede no vegetarianismo acaba por ser benéfica.

No que se refere à saúde, o problema maior costumam ser os olhos, em geral a família sofre toda do mesmo problema (miopia, por ex.,) Devido à resistência opostas por Saturno à mudança, estas pessoas podem ter uma aparência bastante firme mesmo na velhice, resistindo ao processo de flacidez dos tecidos.

O Que Dizem os Clássicos sobre  Saturno na 2ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa terá muita riqueza mas será privada dela pelo governo e sofrerá de doenças da face.

Chamatkar Chintamani- o nativo terá um discurso duro e adquirirá riqueza quando deixar a família e for para uma terra distante.

Phaladeepika- o nativo será feio e usará meios questionáveis para alcançar riqueza e será pobre. Passará os últimos anos da vida longe da terra onde nasceu e aí adquirirá riqueza, veículos e outros objetos de conforto.

Saravali-  o nativo terá uma face atormentada. Mais tarde na vida deixará a sua terra natal e irá para uma terra distante onde adquirirá riqueza, veículos e outros objetos de conforto.

Saturno dá os seus plenos efeitos aos 36 anos. Nessa altura haverá problemas financeiros, problemas  com a  educação, com a vida familiar e outros assuntos relacionados com a 2ª casa. Isto não acontecerá se Saturno for um yogakaraka ou tiver a regência de boas casas.

5 Thoughts to “Saturno na 2ª Casa do Horóscopo”

  1. Loreta

    Ola,

    Gostaria de saber se tem algum significado importante quando 2 pessoas se conhecem no Dasha de Saturno (subperiodo ) de Saturno (para as 2)? podemos considerar esse encontro carmico, predestinado?

    1. Olá, normalmente Saturno está associado karma na nossa vida embora uma resposta mais rigorosa exija a análise de ambos os horóscopos. A simultaneidade dos dasha talvez indicie isso.

  2. Leandro

    Nossa, até me assustei um pouco com os discursos dos clássicos (feiúra, doenças na face, face atormentada etc.)! Espero que algo assim não ocorra comigo, Deus é mais! Mas por outro lado, outros discursos combinaram perfeitamente com minha vida: realmente estou longe de minha terra-natal e aos poucos estou conseguindo algum conforto. Ainda não consegui riqueza, mas espero conseguir algum dia! Será que com essa configuração é possível?
    Eu tenho Urano, Saturno e Netuno em Capricórnio, sendo que Urano caiu na Casa 1, e Saturno e Netuno caíram na Casa 2. Essa configuração indica mais pra riqueza ou para pobreza?

    Grato!

    1. Leandro você está a misturar a Astrologia Jyotish com a ocidental e não deve fazê-lo, sob pena de não entender nem uma nem outra. Acredite, também estudámos durante muito tempo a Astrologia ocidental mas, ao optarmos por conhecer a Jyotish nunca misturámos as duas, são dois sistemas diferentes e partem de pressupostos que não são coincidentes em muitos aspetos. De qualquer modo, o horóscopo deve ser visto como um todo, as indicações que encontra em cada uma das posições dos planetas são gerais, é preciso relacionar isso com todos os outros aspetos e colocações, é por isso que não é fácil aprender Astrologia. Exige tempo e dedicação.

  3. Joana

    Gostaria tambem de acrescentar que certas pessoas com este posicionamento podem gostar de antiguidades visto que a 2ª casa rege aquilo que apreciamos e consideramos belo dada a presença de Venus. Como Saturno esta associado ao envelhecimento e Venus a beleza pode haver este interesse por antiguidades. Eu tenho Saturno nesta casa em balança e sinto uma enorme atração por antiguidades. Acho tambem que este aspecto tb pode conferir algum tradicionalismo ou conservadorismo familiar 🙂

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.