Análise de Horóscopo- Ascendente Leão

leo

Para ilustrar a análise das áreas de vida para cada signo Ascendente e  para facilitar a aprendizagem dos nossos leitores, vamos apresentar a análise de mais um  horóscopo, com a leitura dos indicadores das áreas de vida, desta vez para o Ascendente Leão. Os nossos leitores podem consultar aqui  todos os indicadores das áreas de vida para este Ascendente, que iremos utilizar nas análises específicas nos próximos artigos. Sabemos que a leitura exemplificada do horóscopo é um importante facilitador desta aprendizagem, razão pela qual vamos apresentar  leituras das áreas de vida para todos os  signos Ascendentes, usando horóscopos de pessoas reais.

Antes de começar qualquer análise parcial de uma área de vida no horóscopo, convém ter em mente que precisamos de ter uma visão global da força dos planetas e das relações que estabelecem entre si e com as casas do horóscopo. Para isso temos à mão toda a informação fornecida  aqui e aqui. Definimos também a natureza funcional dos planetas para o Ascendente em causa tendo em conta o que dissemos aqui. E não nos  podemos esquecer de anotar  o grau do signo Ascendente, que marca o ponto mais efetivo de cada  casa. Anotamos todos os planetas que estão, para ambos os lados desse grau, de 0º  a 5º de distância. Esta informação  é muito importante, sobretudo se os planetas e casas que são  significadores para a  análise estão envolvidos nesses aspetos pois, como vamos mostrar, a interpretação da área de vida faz-se encontrando ligações entre os vários significadores, na carta natal – D-1- e na divisional relacionada. Para essa interpretação temos ainda em conta todos os fatores referidos anteriormente (força e fraqueza das casas e planetas, natureza funcional dos planetas) . Finalmente, para sabermos como se desenvolve essa área de vida no tempo vemos os períodos dasha e antardasha dos planetas indicadores e regentes das casas, nomeadamente os que têm o papel principal e articulamos esses períodos com a observação do trânsito desses planetas para o momento que desejamos analisar.

O horóscopo que vamos utilizar é de uma menina, nascida em 25  de janeiro de 2014. Neste artigo iremos analisar a força geral dos planetas no horóscopo, antes  de passarmos à análise específica das áreas de vida.

Determinação da Força dos Planetas/Casas do Horóscopo

T. S

25 de janeiro  de 2014

Lisboa    Portugal

W D D_1

O Ascendente está colocado a 2º 39’   no signo de Leão, e este grau  corresponde ao ponto mais efetivo de cada casa do horóscopo.

Os planetas funcionais maléficos são : a Lua, como regente da 12ª casa ;  Rahu e Ketu. A  6ª e a 8 ª casas não estão  ocupadas por um signo Mooltrikona, por isso o seu regente não é considerado.

Constatamos que não há planetas combustos pois Mercúrio está a uma distância de  mais de 14º do Sol. Marte , pela regência  da 9ª e da 4ª casas é um yogakaraka, trazendo riqueza, influência  e poder durante os seus períodos e sub períodos;  a Lua está debilitada sendo a influência mais maléfica do horóscopo, pois também tem natureza funcional maléfica; Júpiter e Vénus formam um raja yoga, pois estão em aspeto mútuo separados por 7 casas (kendra). Este aspeto tem ainda mais força porquanto Júpiter, a partir da 11ª casa lança aspeto para a 5ª casa, que ele rege. Ketu lança aspeto para o Ascendente, para  a 3ª casa e forma um aspeto amplo com a 5ª casa, sem estar em aspeto com Vénus aí colocado; Mercúrio forma aspeto com o ponto mais efetivo da 1ª e da 7ª casas; Marte forma aspeto com o ponto mais efetivo da 3ª, da 6ª, da 9ª e da 12ª casas; Saturno está exaltado embora esteja no avastha da velhice, o que lhe diminui alguma força. Lança aspeto para o ponto mais efetivo da 4ª, da 6ª e da 10ª casas, bem como para o Ascendente.

Usando  o software recomendado, verificamos que a menina nasceu  no dasha  de Júpiter,  na sua fase final. Está agora no sub período de Rahu até 4 de abril de 2016, altura em que se iniciará o dasha de Saturno, que terminará em 5 de abril de 2035.  Assim, verificamos que a infância desta jovem se fará sob a influência de Saturno no horóscopo pelo que se torna imprescindível  determinar a força deste planeta pois dele dependerão os anos de formação , a educação e a demais preparação para a vida e, por esse motivo, este dasha determina os fundamentos das possibilidades futuras desta jovem.  É uma pena que o dasha de Júpiter não volte a ser experienciado pois Júpiter é muito benéfico no horóscopo. Assim, em relação à influência de Júpiter na vida da pessoa, teremos que esperar pelos subperíodos do planeta em cada dum dos períodos dasha para vermos florescer os seus significados no horóscopo. Júpiter rege a 5ª e a 8ª casas  e estes significados ficam menorizados pelo facto de esta pessoa não ter oportunidade de viver todo um período normal de duração do dasha deste planeta, uma vez que nasceu no final do período de Júpiter.  Olhando para os períodos dasha em geral, vemos que a seguir a Saturno, temos o dasha de Mercúrio de abril de 2035 até abril de 2052. Pela regência da 2ª e da 11ª casas, este deverá ser um período importante para a realização dos desejos e ambições e ganho de riqueza e posição social. E este período ocorre na altura certa pois vai dos 21 aos 38 anos de idade, mostrando que, à partida, esta pessoa pode adquirir riqueza e estatuto social cedo na vida- situação que não nos espanta, atendendo ao Ascendente no signo Leão, com regência do Sol.  Até que ponto adquirirá riqueza, aí teremos que ver a força do Sol e a sua colocação. O Sol está colocado no signo de Capricórnio, um signo de trabalho e de esforço e esta pessoa não vai ter medo de trabalhar. Por outro lado, o Sol está colocado na 6ª casa, uma excelente colocação pois trata-se de uma casa de crescimento onde os maléficos naturais dão excelente resultado. Esta pessoa vencerá os oponentes e ganhará riqueza. Pode sentir-se atraída para uma carreira associada à saúde ou a outras formas de terapia ou de prestação de serviços.

O período dasha seguinte, o de Ketu, entre abril de 2052 e abril de 2059 será um período de obstáculos, de provável rebeldia contra as crenças ou valores vigentes, sobretudo de caráter religioso ou filosófico (Ketu está colocado na 9ª casa do horóscopo) e um período em que a pessoa pode mudar bastante, podendo haver uma crise de valores e de insatisfação em relação ao rumo geral da vida – Ketu lanças aspeto para o Ascendente.  Assim, entre os 38 e os 45 anos será de esperar um período de crise ao nível dos valores fundamentais que sustentam a vida pessoal  e haverá um desejo muito forte por mudança  que pode passar por alteração  de residência e até de país (9ª casa). Depois, o período dasha de Vénus, envolvido num Raja yoga com Júpiter, deverá assistir ao aumento de influência, ganhos, subida na carreira, etc. Este deverá ser um período de consagração, entre abril de 2059 e abril de 2079. A partir dos 45 anos a vida desta pessoa e a sua influência social e profissional poderão ver  surgir  mais  visibilidade e um sucesso consideráveis. Aos 65  anos , entre abril de 79 e abril de 85 temos o dasha do Sol que, como regente do Ascendente, deverá  continuar os bons efeitos  do dasha anterior, contribuindo positivamente para o bem estar global da pessoa. Entre os 71  e os 81 anos, porém, será experienciado o dasha da Lua, o planeta mais fraco  do horóscopo e este período poderá trazer perdas, isolamento  e afastamento  da pessoa em relação aos assuntos mundanos. O dasha seguinte, de Marte, a partir de 2095 será positivo para  a vida da pessoa, pois Marte é um yogakaraka para este Ascendente. Este dasha durará até ao ano de 2102, na entrada do novo século.  O dasha de  Rahu ,que se inicia em abril de 2102 será presumivelmente o último e aquele que verá o final da existência desta pessoa.

Quanto ao estado dos planetas, vemos que Mercúrio  está colocado na mesma casa que o Sol mas  sem formar aspeto próximo  e não está combusto pelo Sol.  Rege  a 2ª casa, ocupada pelo seu signo Mooltrikona, Virgem, e a 11ª e está colocado na 6ª casa e  nem o sol nem Mercúrio recebem o aspeto de outros planetas. Mercúrio nesta casa revela inteligência e capacidade para vencer os oponentes e interesse pela área da saúde. Revela porém que pode haver alguns obstáculos à educação . A pessoa será argumentativa e terá grande talento para debater e fundamentar a sua opinião. Pode ser muito orgulhosa. O trabalho que escolher pode envolver a capacidade para comunicar . Também pode haver talento literário e pode haver sucesso se prosseguir uma carreira nessa área.

Marte está colocado na 2ª casa , o que indica que acumulará uma boa quantidade de riqueza mas apenas depois de trabalho árduo. Pode ter uma natureza briguenta e uma vida familiar com pouca paz de espírito. Sendo o regente da 9ª casa da sorte para esta vida, a acumulação de riqueza e o aumento de status serão alcançados pela pessoa uma vez que Marte tem força para proteger os seus significados. Como o seu dasha apenas ocorre tarde na vida, a riqueza acumulada será menor mas durante os sub períodos do planeta ( em outros períodos dasha) haverá boas oportunidades para ganhar e melhorar o seu status. Deverá haver um cuidado especial com a alimentação e com as companhias que a pessoa escolhe pois esta posição de Marte inclina para  a escolha de maus alimentos e para a associação com pessoas de má índole . O nativo  tem um temperamento facilmente irritável .

A Lua está colocada na 4ª casa o que, à  partida, é uma excelente posição, pois esta é a melhor posição para a Lua, que ganha aqui força direcional. Observando as efemérides vemos que, quando esta jovem nasceu ,a Lua estava no segundo dia da fase minguante, o que significa que ainda estava muito brilhante pois estava próxima da Lua cheia e isto é um fator que compensa  parcialmente  o facto de a Lua estar no seu signo de debilitação, Escorpião. Esta posição também compensa o caráter áspero da posição de Marte na 2º casa. A menina será próxima da mãe e receberá benefícios dela.  Poderá herdar propriedades familiares. A mãe terá vida longa. A Lua não recebe aspetos.

Júpiter está colocado na 11ª casa, uma excelente posição pois é o regente da 5ª casa, ocupada pelo seu signo Mooltrikona e indica que esta pessoa obterá ganhos de forma fácil devido a bênçãos que traz para esta vida. A inteligência e a criatividade da pessoa são protegidas e Júpiter também assegura uma boa educação, mostrando que esta pessoa será instruída.

Vénus está colocado na 5ª casa, outra excelente posição, pois é o regente da 3ª e da 10ª casas e, nesta posição, em aspeto com Júpiter, diz que a jovem terá sorte no desenvolvimento dos seus desejos e esforços e verá realizadas as suas ambições. Terá um círculo de amigos que serão instruídos e ocuparão posições de relevo na sociedade e que a ajudarão a ganhar dinheiro e a obter o que deseja.

Saturno está exaltado na 3ª casa, uma posição excelente para um maléfico natural, indicando uma vontade forte, a capacidade para perseverar nos  objetivos e a motivação para os atingir. A pessoa será motivada para adquirir tudo o que, na vida material, permite elevar o status e a riqueza, pois Saturno lança aspeto para a 4ª casa, para a 6ª e  para a 10ª. Os objetivos de atingir uma posição de destaque na sociedade e no plano profissional serão altamente motivadores para esta pessoa.

Rahu está colocado em  conjunto com Saturno, na 3ª casa, estando bem colocado e indicando talento para as artes e para a comunicação oral e escrita. Esta posição de Rahu dá uma natureza volitiva forte, uma personalidade carismática e muito atraente, inteligência e capacidade para persuadir os outros muito acima da média. A pessoa é disciplinada (Saturno), tem uma  personalidade firme   e não desiste nunca de um objetivo que considera importante para si.

Quanto à força dos planetas, verificamos que  Saturno e Marte estão no avastha da velhice, o que lhes retira alguma força; a Lua também está debilitada mas  todos os planetas têm força para proteger os seus significados, mesmo a Lua, com exclusão dos momentos em que o seu  dasha ou subperíodo estão ativos ou em que os planetas funcionais maléficos transitam pelo seu signo ou formam aspeto com a sua posição natal e em trânsito. Na Navamsha, a Lua está no próprio signo, Marte  está em vargottama, Mercúrio está no signo Mooltrikona, Júpiter está no próprio signo, Vénus está no signo Mooltrikona,  e os nodos estão debilitados. Porém, esta é uma configuração francamente positiva e é raro observar um horóscopo em que a vida da pessoa parece ser tão abençoada. (embora contenha, como é natural, períodos menos bons, mas estes são muito em porção menor e menos significativa).

O Sol rege a 1ª casa  e ocupa a 6ª: boa colocação, dá uma natureza combativa e capacidade para vencer a adversidade.

 A Lua rege a 12ª casa e está colocada na 4ª:  produz uma natureza com um fundo espiritual forte que lutará entre o desejo de brilhar e de vencer no mundo material, como é típico do Ascendente Leão e o desejo de prosseguir uma descoberta interior mais espiritual.

Vénus, que rege a 3ª e a 10ª casas  está colocado na  5ª  casa, indicando que pode haver grande talento artístico e/ou para comunicar,  coragem e sorte para realizar os desejos e ambições.

Mercúrio  é o regente da 2ª e da 11ª  casas e está colocado na 6ª. Indica capacidade para ganhar dinheiro através de uma relação com os serviços ou medicina, saúde, etc.

Marte  rege a 9ª e a 4ª casas e está colocado na 2ª . Indica que a pessoa atingirá um bom status e acumulará riqueza. Protege a vida familiar e dá excelentes dons de oratória e de escrita. A pessoa será instruída e popular.

Saturno rege a 6ª e a 7ª  casas e está colocado na 3ª. A pessoa  poderá ter um cônjuge corajoso e aventureiro ou estar envolvido com o mundo das artes e/ou da comunicação. A pessoa terá desejos fortes. Saturno  é protetor da lealdade e da estabilidade do casamento, por isso, apesar de ser o regente da 3ª casa,  a sua natureza exaltada deve bastar para garantir a estabilidade relacional.

Júpiter tem o seu signo Mooltrikona  na 5ª casa. Está colocado na  11ª casa , o que  favorece a realização dos desejos , o romance, os filhos, os ganhos e os rendimentos.

O nodo norte colocado na 3ª casa indica uma natureza muito entusiasta , o gosto por aventura , pelas artes e/ou pela comunicação. Esta jovem  gostará de se movimentar, sobretudo em pequenas viagens.  Ketu na 9ª casa torna a pessoa cética em relação à religião e aos valores tradicionais e muito crítica em relação às suas crenças e às dos outros.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.