Ketu na 2ª Casa do Horóscopo

mans

Concluímos a apresentação dos efeitos dos planetas colocados na 2ª casa do horóscopo com Ketu, a «cauda do dragão». Ketu não tem mente e  a sua colocação numa casa relacionada com a educação e com o discurso não favorece estes significados. Os nodos nesta casa não dão resultados felizes.

Efeitos da Colocação de Ketu na 2ª Casa do Horóscopo

 Ketu conduz ao desapego e a pessoa pode ser ambivalente em relação à riqueza : nuns momentos pode expressar avidez em relação à  riqueza enquanto noutros parece não lhe dar qualquer importância.

A colocação de Ketu na 2ª casa indica uma família que deu pouco apoio ao nativo e também a tendência deste para desvalorizar aspetos como a linhagem, a reputação ou o nome da família.

A  posição de Ketu na 2ª casa indica que a pessoa terá geralmente dificuldades financeiras e a sua personalidade  será depressiva. Terá momentos de  infelicidade na vida.  O caráter  da pessoa não é ajudado por esta posição e  o nativo pode usar linguagem pouco correta ou dizer mentiras. Pode ter um problema ou defeito na fala, como a gaguez ou problemas de pronúncia.

A colocação de Ketu na 2ª casa do horóscopo prejudica a educação e a vida familiar que sofrem devido a circunstâncias negativas. A saúde também sofre, ou porque o nativo tem  uma má alimentação ,com excessos na bebida e consumo de alimentos maus para a saúde ou porque é dependente de substâncias tóxicas e drogas. Poderá haver também doenças da face, da boca, dos dentes.

Os maus resultados de Ketu na 2ª casa alteram-se substancialmente quando Ketu está colocado em signos positivos: quando Ketu está colocado em Escorpião, Sagitário  ou Peixes e também no outro signo de Marte, Carneiro*, sobretudo quando está em movimento estacionário direto, a pessoa terá uma excelente educação e será muito instruída e poderá ter um elevado conhecimento espiritual. Será uma buscadora do conhecimento espiritual. A vida financeira será excelente e a pessoa terá um   rosto bonito e uma alimentação cuidada. Infelizmente, algumas coisas nunca mudam e os nodos nunca dão resultados completamente positivos e, por isso, a vida familiar será fonte de preocupações e de infelicidade. O nativo pode também usar linguagem inconveniente.

A área onde se encontra Ketu no horóscopo simboliza uma área na qual temos experiência passada acumulada. Os significados dessa casa foram amplamente desenvolvidos, na existência ou existências passadas. E, nesta existência , a presença de Ketu significa que o nosso comportamento em relação a isso é de algum apatia e muito desinteresse.

Ketu na 2ª casa mostra assim apatia e indiferença em relação à acumulação de dinheiro, status, família , conhecimento e instrução. Isso não significa que não vamos alcançar riqueza nesta vida ou uma boa instrução ou vida familiar. Ketu não prejudica esses aspetos apenas mostra a nossa atitude em relação a tudo isso. Se o regente da 2ª casa estiver forte , bem como o da 11ª , poderemos efetivamente alcançar riqueza e ter sucesso na vida profissional. Mas tenderemos a sentir insatisfação em relação a isso.

A presença de Ketu na 2ª casa indica algum tipo de separação da família, tanto física como emocional ou mental. O nativo pode, por ex., escolher uma carreira na qual essa separação é mais ou menos permanente. pode manter, mesmo assim, os laços familiares.

A 2ª casa também significa a fala e a aprendizagem de línguas. Embora esta última não seja prejudicada pela presença de Ketu aqui, o nativo pode não dar a importância devida ao discurso e à sua construção e a sua fala pode, por isso, ser pouco organizada e nem sempre fazer sentido.

O comportamento de desconexão típico de Ketu faz  com que estes nativos não deem importância à acumulação de riqueza, coleção de bens valiosos ou artísticos, aos bancos como meio de guardar e outros sistemas financeiros como meios de aumentar a riqueza; também não mostram interesse pela linhagem familiar nem pela história da família e pela memória em geral que inclui a história da comunidade e do país de origem. Isto não significa que estas pessoas não façam investimentos ou tenham dinheiro no banco; simplesmente não dão importância a isso.

Assim, estas pessoas podem falar  de história, por ex., mas sem verdadeiro entusiasmo e sem que esse saber signifique realmente alguma coisa para si. Podem ter coleções de bens importantes  sobretudo legados pela família mas não lhes dão realmente grande importância.

Por vezes há problemas de fala com Ketu na 2ª casa, incluindo gaguez. Por vezes existe algum problema mental com membros da família. Pode acontecer que a família de origem do nativo esteja simplesmente ausente . Os bens familiares podem ser dispersos por causa da desconexão entre os membros da família. Ketu na 2ª casa também pode prejudicar o 2º casamento do nativo.  Quando casa pela 2ª vez, o nativo pode confrontar-se com um (a) parceiro(a) em relação ao qual há alguma forma de separação ou corte seja por doença ou por separação física.

Para alguns pode ser difícil conseguir poupar e  manter reservas financeiras e poupanças.  Com esta posição de Ketu, existe também tendência para desvalorizar  o conhecimento em geral. Os nativos podem também não gostar de aprender línguas .

Com efeito, o conhecimento é alvo de uma atitude ambivalente de atração repulsa, tal como o dinheiro e a riqueza.  A família de origem é muitas vezes pouco  convencional ou estranha, podendo existir grande falta de conexão entre os seus membros.

Ketu não está bem colocado na 2ª casa, a casa natural de Vénus por isso são comuns desequilíbrios na área financeira, familiar e também pode haver algum distúrbio na alimentação. A história familiar e os bens da família também são, em geral, alvo de apatia e desinteresse geral. Por causa disso pode «falar demais» sem pensar nas consequências e ficar apático em relação a todos os excessos de linguagem, de alimentação, etc.. Psicologicamente, estas pessoas sentem -se separadas de todos estes assuntos tendendo a considerar tudo isso como ilusões.

Quando o nativo casa pela 2ª vez o parceiro pode ter as características de Ketu, de desapego e apatia. Por vezes, após um primeiro divórcio ou viuvez a pessoa não sente energia para voltar a casar. Podem também optar por viver em conjunto sem formalizar o casamento. No primeiro casamento o cônjuge pode ter tido interesse em melhorar de vida através dos bens do nativo.

Durante os períodos de Ketu (dasa e anatardasa) pode haver o sentimento de que a perda de tudo o que é significado pela 2ª casa está fora do controle do nativo. Esses períodos podem ver a perda de bens financeiros,  a história da família pode de algum modo «desabar», etc. Isto é tanto mais sentido se a Lua ou i Ascendente estiverem num Nakshatra de Ketu. Pode haver algum aspeto não simétrico na face , boca, olhos ou cabelo do nativo quando Ketu está na 2ª casa.

O Que Dizem os Clássicos sobre Ketu na 2ª Casa

Phaladeepika- o nativo não terá riqueza nem educação. Usará uma linguagem vulgar e terá problemas de visão. Dependerá de outros para  se alimentar.

Chamatkar Chintamani– o nativo sofrerá de doenças da boca. Terá amargura em relação ao governo. Perderá riqueza e terá problemas com membros da sua família. Estes problemas não acontecerão se Ketu estiver em Gémeos, Virgem ou Carneiro.*

*Muitos autores clássicos não fazem distinção entre os efeitos de Rahu e Ketu nos signos e nas casas, atribuindo resultados semelhantes para a posição de ambos os  nodos nos mesmos signos, havendo também muitas divergências entre os astrólogos atuais sobre a relação entre os nodos e os signos.  Nós seguimos a posição que defende a diferença de efeitos de Rahu e Ketu nos signos, considerando que Ketu dá bons resultados nos signos de Júpiter (Sagitário e signo  Peixes) e de Marte (Escorpião e Carneiro).

Ketu dá os seus plenos efeitos aos 48 anos. Nessa altura os nativos podem experimentar infelicidade ou depressão, problemas domésticos e financeiros, a menos que Ketu esteja colocado nos signos onde dá bons resultados, situação em que os maus resultados são minorados e a pessoa pode passar por um revelador período de descoberta espiritual.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

3 Thoughts to “Ketu na 2ª Casa do Horóscopo”

  1. Sandra

    Boa tarde,
    Não comprendo quando afirma que ketu pode dar bons resultados quando colocado em determinados signos e em movimento estacionario. Rahu e Ketu não são sempre retrogrados?

    obrigada

    1. Com efeito, quando em movimento, estão sempre retrógrados mas, de longe em longe, ficam estacionários, como pode ver se consultar as efemérides para a localização dos planetas mês a mês em cada ano.

  2. Sandra

    Obrigada.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.