Ketu na 3ª Casa do Horóscopo

med

A colocação de Ketu na 3ª casa do horóscopo produz efeitos semelhantes aos de Rahu mas menos benéficos.

Efeitos da Colocação de Ketu na 3ª Casa do Horóscopo

Quando Ketu está colocado na 3ª casa do horóscopo a pessoa tem uma personalidade extraordinária e ganha o respeito da comunidade. A sua motivação e entusiasmo são contagiantes para os outros. A natureza ascética de Ketu faz com que os desejos do nativo por coisas mundanas sejam menores, por isso esta posição de Ketu é boa para a vida espiritual. A pessoa atrai riqueza  mas tem uma atitude de despojamento em relação aos bens materiais. O seu caráter é o de uma pessoa corajosa e valente. No entanto esta posição, de acordo com alguns textos antigos, indica que a pessoa não terá amigos. E quanto aos irmãos, ou estes não existem ou a relação com eles será má.

Quando Ketu está na  3ª casa do horóscopo nos signos de Júpiter – Sagitário ou Peixes – ou no signo de Escorpião e, além do mais, está em movimento estacionário direto ou direto, a pessoa terá uma natureza profundamente espiritual , sendo desligada dos desejos mundanos. As suas capacidades de análise pormenorizada de todas as coisas permitem-lhe formular juízos certeiros acerca da realidade. A firmeza da sua personalidade não passa despercebida, tal como a sua coragem e valentia. Pode haver grande talento artístico ou para a comunicação, oral e escrita. O nativo pode tornar-se um escritor de renome. Também pode ter uma voz  excelente .Se o tiver irmãos mais novos, o que nasceu imediatamente a seguir a si tem uma natureza espiritual  ou ascética.  O nativo terá competências para todo o trabalho que exige organização e atenção aos pormenores e verá os seus esforços e desejos serem preenchidos. Quando Ketu ou Rahu estão na 3ª casa associados com um planeta benéfico, o nativo terá uma marca no pescoço de acordo com os textos antigos.

Apesar de termos encontrado vários textos  que não fazem qualquer distinção entre os significados da posição de Rahu e de Ketu nos signos e casas do horóscopo, considerando que estes são iguais, tal posição parece-nos pouco lógica atendendo às características complementares dos nodos e aos significados opostos em muitos aspetos, de Rahu e Ketu. Assim, parece-nos pouco aceitável defender que Ketu dá excelentes resultados em Gémeos, um signo lógico e racional por excelência. Ketu, pelo contrário, é simbolizado como um demónio sem cabeça e a sua abordagem da realidade é intuitiva, não racional. Por isso concordamos com os autores que consideram o signo Gémeos o  signo de debilitação de Ketu e onde os seus resultados são menos positivos.

Quando Ketu está colocado na 3ª casa, o nativo corta os laços com os irmãos e o ambiente próximo incluindo os vizinhos, primos, pessoas que coabitam nas proximidades do dia-a-dia, incluindo os colegas e os grupos de trabalho.  Mas, pior ainda, corta a ligação entre si próprio e os seus processos mentais e isso pode produzir grande incoerência nas opiniões expressas. Estas pessoa sentem-se isoladas no interior de si próprias e distantes  e não têm  facilidade em ligar-se aos outros, nem pela palavra nem pela ação. Quando falam, o que dizem não é compreendido de forma clara e não há empatia entre a pessoa e aqueles a quem se dirige.

Quando solicitadas a dar a sua opinião, têm grande dificuldade em fazer aparecer alguma ideia, ou frase coerente. a sua mente assemelha-se a uma tela em branco que teima em ficar vazia.

Ketu na 3ª casa do horóscopo torna estas pessoas uma espécie de «eremitas» em relação a todos os processos de comunicação. Podem inclusivamente não ter TV em casa e não se preocupam em «estar a par» do que se passa no mundo. Não têm apetência para criar laços com os outros através do diálogo e interação falante, pois não sabem, na maior parte das vezes, o que dizer. Escusado é dizer que também dificilmente conseguem cooperar em tarefas conjuntas, preferindo trabalhar sozinhos.

Há que não esquecer, no entanto,    que a presença de Ketu na 3ª casa indica alguém que desenvolveu maestria na área da comunicação, da escrita, do pensamento lógico, da destreza manual e pode mesmo ter competências desenvolvidas em alguma área que necessite do uso das mãos. No entanto, retira todo o interesse e esforço destas práticas e o resultado é que parece nã ter qualquer eficiência nesta área. Mas isso é fruto de uma total apatia e indiferença e não se deve a ignorância. simplesmente a «agulha do karma» está a indicar uma mudança de 180º para que possa desenvolver outras aptidões e saberes.

Porque Ketu na 3ª casa dissolve e fragmenta os processo mentais e do pensamento, estas pessoas têm dificuldade em desenvolver um pensamento organizado e «perdem-se» constantemente ficando sem um fio lógico que as ajude a manter a coerência do que dizem ou escrevem. Não são os melhores conversadores aborrecendo-se facilmente com as «conversas do dia-a-dia» para as quais revelam pouca paciência. As mensagens que produzem também não têm, em geral, um efeito significativo pois tendem a perder-se sem alcançar objetivos claros ou visíveis. Além disso, as palavras ditas por estas pessoas não têm em geral densidade para influenciar a realidade. Também tendem a fazer promessas vãs, que são só palavras e que raramente engendram ações correspondentes pois estas pessoas não conseguem manter um fio condutor dos processos mentais que seja suficientemente forte para o assumirem como uma responsabilidade (palavra dada não significa, por isso, nada eticamente falando, «são só palavras»).

Quando estes nativos trabalham em alguma área relacionada com os significados da 3ª casa- como vendas, notícias, relações públicas e áreas de comunicação, pode ser um grande sofrimento para atingirem os objetivos profissionais.  Estas pessoas simplesmente «não encaixam» nas experiências quotidianas e nas suas interações comunicativas. Se o nativo tiver um irmão (ou irmã) mais novo, este pode ser estranho, desligado, introvertido. Esta posição de Ketu também prejudica a riqueza que o nativo consegue com o próprio esforço levando á sua dissipação. Os outros veem estas pessoas como estranhas e excêntricas, mentalmente descoordenadas ou com ideias que os outros acham estranhas e antissociais .

Mas quando o dispositor de Ketu é forte no horóscopo, estas pessoas podem ser simplesmente originais e imparciais analistas dos processos mentais, pois criam uma espécie de «eu paralelo que observa os processos mentais e os analisa como se não lhes pertencessem. Pode também ter aptidões telepáticas e conseguir observar os processos mentais dos outros.

Porém, em geral, estes nativos sentem-se desconectados e isolados mentalmente e resistem a considerar útil qualquer tipo de trabalho cooperativo com os outros . Isto pode afetar o seu bem estar psicológico e a saúde. Os períodos (dasa e antardasa) podem gerar  considerável stress e mesmo depressão, com um aumentar do sentimento de isolamento e desconexão mental.  Esta desconexão pode originar uma compreensão errada de conceitos e mensagens . Estas pessoas podem ser bastante imprevisíveis, nunca se sabendo claramente como vão reagir ou que decisões irão tomar.

Os nativos com Ketu na 3ª casa podem ter problemas de audição. Pode haver perda temporária da mesma, sobretudo devido a razões psíquicas mas esta pode ser recuperada com o devido tratamento do especialista.

Existe também uma tendência para «não ouvir» instruções, informação, etc., e o nativo pode precisar de ouvir diversas vezes essas instruções ou informações, por ter dificuldade em memorizá-las.. Pode haver comportamentos desadequados ou coisas que se fazem de forma errada por não se ter «ouvido» as instruções que orientavam a sua realização.

Quando o regente da 3º casa é fraco, o nativo pode sofrer marginalização por parte dos meios de comunicação, comércio, interações em grupo, etc..sendo muito difícil que tenha sucesso numa profissão nestas áreas. Mas, se esse regente  for forte, pode  produzir um excelente escritor, original e desligado dos eventos do quotidiano. Mas mesmo assim, a falta de ligação com o meio envolvente, incluindo o do trabalho cooperativo faz com que o sucesso comercial não seja em geral muito forte.

Ketu na 3ª casa provoca ausência de limites (incluindo os éticos) em tudo o que se refere á comunicação ,escrita, relação com irmãos etc. ou seja, as regras  convencionais não são aceites nem seguidas. Mas há também falta de paz mental.

Com esta posição de Ketu, o nativo ou exprime completa desconexão em relação aos processos mentais ou  é altamente espiritual levando a tradição a referir que esta posição de Ketu apenas é favorável para os santos. Para os outros, provoca pensamento disperso, instabilidade mental e ideias desconexas. apenas quando estas pessoas são orientadas espiritualmente é que o vazio mental se preenche com a inefabilidade alcançada por uma grande sensibilidade psíquica. Neste caso estas pessoas podem canalizar uma poderosa energia espiritual, através das mãos.

O que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na 3ª Casa do Horóscopo

Chamatkar Chintamani- os inimigos serão vencidos. Haverá controvérsias. O nativo não terá amigos mas gozará de grande prosperidade.

Phaladeepika– o nativo será rico, terá uma boa reputação e será poderoso. Gozará de felicidade com o cônjuge e terá abundância de comida.. Sofrerá a perda de irmãos.

Ketu dá os plenos efeitos aos 48 anos e, nessa altura, a pessoa verá florescer os resultados da 3ª casa, se Ketu não estiver fraco nem aflito no horóscopo.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.