Ler a Carreira e Profissão-Ascendente Caranguejo

entre

Depois de apresentarmos a análise da força geral dos planetas  num horóscopo masculino com Ascendente Caranguejo num artigo anterior,  vamos hoje iniciar a análise de cada uma das principais áreas de vida neste horóscopo para facilitar a aprendizagem dos nossos leitores. Lembro entretanto que qualquer interpretação parcial do horóscopo, neste caso a da carreira/profissão, implica necessariamente a análise dos aspetos apresentados nesse artigo inicial  para vermos a  força geral  e a  natureza funcional dos planetas e das casas , sob pena de a interpretação de cada área de vida perder a fiabilidade. Por vezes há, por ex., uma assinatura (yoga) de riqueza no horóscopo mas, para que ela frutifique na vida da pessoa,  a primeira condição necessária é que os planetas que a formam sejam fortes e não estejam aflitos no horóscopo de nascimento (D-1). Por outro lado, como dissemos anteriormente, se um planeta está, por ex., exaltado numa determinada carta divisional mas está debilitado ou de algum outro modo enfraquecido na D-1, será pouco provável que dê resultados dignos de nota relativamente às suas significações. Assim, não devemos esquecer que a D-1, o horóscopo de nascimento, é sempre  o ponto de referência principal e que as cartas divisionais são apenas  uma visão em pormenor daquilo que é prometido na D-1.

Leitura da Carreira/ profissão pelos Significadores no Horóscopo- Ascendente Caranguejo

Para o Ascendente Caranguejo  observamos a 10ª e a 2ª casas, ambas ocupadas por signos Mooltrikona e, secundariamente, o Sol.  A 10ª casa está ocupada pelo signo Carneiro e recebe o aspeto de Marte, o seu o regente, que está  colocado na 3ª casa. Também recebe o aspeto de Júpiter, regente da 6ª e da 9ª casas e de Ketu. O aspeto de Marte é especialmente positivo pois este é um planeta yogakara, potencialmente o mais forte no horóscopo pela regência da 5ª e da 10ª casas. O aspeto de Júpiter, apesar da condição de maléfico funcional para este Ascendente, é também importante porque se trata do regente da outra casa da «sorte ou da fortuna», a 9ª. Observamos assim que os regentes das duas casas mais benéficas do horóscopo, a 5ª  e a 9ª estão em aspeto com a 10ª casa da posição que a pessoa alcança nesta vida através do trabalho e da ação em geral e isso é um indicador  de que esta pessoa conhecerá o sucesso no plano social e profissional. É claro que nem tudo são rosas pois Marte está debilitado na Navamsa e Júpiter aflige o ponto mais efetivo (numa orbe de 2º) da 10ªcasa, o que significa que o sucesso não vai aparecer de mão beijada, o nativo terá que lutar por ele e, em alguns momentos- sobretudo nos subperíodos de Júpiter em cada dasha planetário- ao transitar pelo ponto mais efetivo da 10ª ou  da 4ª casa, Júpiter pode trazer eventos desafiadores para a posição social e para o sucesso profissional. Porém, Marte, o regente da 10ª casa, está colocado na 3ª casa, que é uma casa de crescimento (upachaya) e, por essa razão, os resultados irão melhorando com o tempo. Além do mais, Marte é um planeta maléfico natural e os planetas maléficos dão excelentes resultados nas casas upachaya (3ª, 6ª, 10ª e 11ª). Estas são casas relacionadas com desejos e motivações e, por isso, dependentes da ação do indivíduo.

O regente da 10ª casa, Marte,  encontra-se  na mesma casa que Saturno, um  planeta funcional maléfico para este Ascendente pela regência da 8ª casa mas não estão em conjunção. Saturno é também regente da 7ª casa onde se encontra o Sol e, sendo o planeta natural mais maléfico, também perde boa parte desse caráter maléfico , trazendo sucesso para os desejos  e para as ambições pessoais. Porém, como acontece sempre com Saturno, o sucesso virá após alguns falhanços iniciais. Esta posição não favorece o relacionamento com irmãos (pode até negar os irmãos) mas é boa para o desenvolvimento da capacidade de trabalho e de uma personalidade firme e capaz de se aplicar para alcançar o que deseja. Esta é também uma casa de coragem e a colocação destes dois planetas aqui implica que a pessoa trabalhe «por sua conta e risco» sem ter rede de proteção. A carreira está associada  às qualidades individuais (signo Carneiro na 10ª casa) e à capacidade de iniciativa, coragem e empreendedorismo (Marte e ênfase na 3ª casa) e à capacidade de persistir nos seus objetivos  trabalhando incansavelmente (Saturno). Por outro lado, o aspeto de Júpiter e de Ketu para a 10ª casa revelam, por um lado, a necessidade de prestar serviço (Júpiter regente da 6ª casa), de não trabalhar apenas para ganhar dinheiro ou para aumentar o prestígio e o poder pessoal; e, Ketu, colocado na 6ª casa, lançando aspeto para a 10ª, retira algum apego aos objetivos materiais inclinando para a valorização de outros aspetos da vida mais espirituais ou subjetivos, numa advertência de que o poder só por si é fonte de insatisfação ou de conflito, no interior de si ou com os outros.

  A 2ª casa, ocupada pelo signo Leão , recebe o aspeto amplo de ketu que não forma conjunção com o seu ponto mais efetivo e, por isso, não aflige a casa. O seu regente está colocado na 7ª casa e indica que as aquisições mais importantes na vida do nativo são feitas através das parcerias que forma  a nível pessoal: o cônjuge é uma fonte de aquisição de riqueza e/ou status, sendo um contributo importante para o desenvolvimento de competências, incluindo conhecimentos, etc, talvez pelo incentivo que o plano emocional exerce na motivação para o sucesso. O mesmo enriquecimento pode surgir com as parcerias de negócios embora, com o signo Carneiro na 10ª casa, um signo individualista por excelência, nem sempre será fácil  desenvolver colaboração com outros no plano profissional em termos de igualdade. Este nativo gosta de fazer as coisas à sua maneira sem interferências e sem receber muitas orientações de outros.

Usando o software recomendado, vemos que, no dasha atual de Vénus, operante até junho de 2024, o nativo está a experienciar o sub período de Rahu e que , em 6 de outubro de 2014  inicia-se o sub período de Júpiter  que estará operante  até 3 de junho de 2017.  Durante este sub período, sempre que o trânsito de Júpiter ou  de Saturno influenciar a 10ª e a 2ª casas, ocorrem eventos desafiadores para a carreira com possível perda de dinheiro ou de status. Em 9 de setembro de  2015, por ex., Júpiter formará aspeto exato com o ponto mais efetivo da 10ª casa , enquanto transita pela 2ª casa, em Leão, e, simultaneamente, Saturno, em trânsito, está em aspeto com o sol e com Vénus na 7ª casa e com  a 11ª casa, dos ganhos , rendimentos e  realização dos  desejos. Como os aspetos exatos trazem eventos , nesta altura, (uns dias antes e uns dias depois) será de evitar  iniciar projetos ou algum empreendimento, usando de cautela extra para minimizar alguma perda.  Do mesmo modo, no final da 1ª semana de outubro de 2016 Júpiter transitará por virgem, formando aspeto exato com o ponto mais efetivo da 7ª, da 9ª e da 11ª casas ao mesmo tempo que Saturno forma conjunção exata com a Lua natal e também está em aspeto amplo com a 7ª e a 11ª casas. Este não é  um bom período para fazer viagens de longo curso, podendo haver perdas financeiras ou outros problemas que afetam  a relação com o cônjuge e outros parceiros a nível pessoal, e também afetam os ganhos  e o bem estar pessoal. Na 1ª semana de outubro e dias seguintes, é de evitar qualquer tipo de atividade que  ponha em risco a estrutura da vida da pessoa.

Quanto ao tipo de carreira, começamos por analisar a criatividade do nativo. Para a criatividade, a 2ª casa é o principal significador e a 5ª casa, Júpiter  e o Sol, dão-nos informações adicionais.  O regente da 2ª casa, o Sol, está colocado com Vénus, em conjunção muito próxima (1º) o que revela capacidades artísticas e talento possível para a escrita ou para a oratória. O nativo tem uma boa imaginação, embora esta possa estar mais inclinada para a relação com o mundo concreto observado  e material, ou para a dimensão estrutural da realidade, como é próprio de Saturno e de Capricórnio. A debilitação da Lua indica alguma instabilidade emocional ou mental que pode prejudicar esta área. Pela predominância do tema da 3ª casa parece-nos  mais plausível uma carreira com cunho individual na área da comunicação em que a realidade concreta desempenha um papel importante. Júpiter, um indicador secundário para esta área, está colocado na 4ª casa, no signo de Balança e a sua mensagem parece clara: estrutura e harmonia são dois fatores importantes para decidir o tipo de trabalho que motiva esta  pessoa. A 4ª casa é a casa do lar e esta pessoa gosta de trabalhar em casa: o trabalho  perfeito é aquele em que pode intercalar o trabalho numa instituição e o trabalho ao seu ritmo, no conforto do lar. O Sol, o outro indicador, diz que o cônjuge é importante para decidir o tipo de trabalho ou de emprego que a pessoa quer ter : ou porque trabalham em conjunto ou porque o envolvimento num determinado tipo de trabalho depende da opinião ou do envolvimento do cônjuge mas, de alguma forma, este está envolvido na escolha.

 A 3ª casa é o significador principal do empreendedorismo para o Ascendente Caranguejo e o seu regente está colocado na 7ª casa. Marte, Vénus e Saturno dão-nos indicações complementares. Já discutimos o papel de Marte e de Saturno e, quanto a Vénus, que também rege a 11ª casa dos ganhos e dos rendimentos, ela está, tal como o regente da 3ª casa, colocada na 7ª casa. E aqui concluímos uma de duas possibilidades: ou esta pessoa escolhe fixar residência no estrangeiro para aplicar lá os seus proietos de vida ou escolhe um(a) parceiro(a) como apoio da sua capacidade empreendedora. Tratando-se de um nativo com Ascendente Caranguejo, percebemos que esta pessoa, apesar de gostar de trabalhar  individualmente, precisa de apoio afetivo para ganhar incentivo e motivação para o desenvolvimento dos seus projetos. A colocação do Sol na 7ª casa reforça esta ideia.

Confirmação pela Dasamsha- D-10

FF

20 janeiro,1982, Lisboa, Portugal

FF D-10

Começamos por observar onde se encontram colocados nesta divisional os significadores principais do emprego e da profissão, os regentes da 10ª e da 2ª casas (Marte e o sol) e vemos que Marte está bem colocado: é o regente do Ascendente nesta divisional e a sua colocação na 2ª casa indica que o nativo adquirirá riqueza e conhecimento . Está colocado em conjunto com Vénus, o regente da 7ª e  da 12ª casas, o que parece indicar que o nativo poderá obter ganhos substanciais num país estrangeiro. Por outro lado, nesta divisional, Marte tem o seu signo Mooltrikona na 6ª casa, onde se encontra colocado Ketu e esta colocação parece indicar que a pessoa tem que se confrontar com pessoas invejosas ou ciumentas e pode ter inimigos que trabalham contra si bem como problemas com  subordinados.  O Sol, o outro indicador secundário para a profissão, está colocado na 8ª casa e esta não é uma boa colocação pois o Sol é também o regente da 10ª casa desta divisional e isto indica vários altos e baixos na carreira. Favorece o interesse e o estudo de temas místicos ou relacionados com o oculto. Esclarece também que a pessoa ganhará dinheiro a partir de heranças, legados ou seguros e através do parceiro. No entanto, o Sol recebe o aspeto  de Marte e de Vénus , o que melhora a sua atuação na vida do nativo e o dispositor da 2ª casa, Júpiter, está colocado na 3ª, com Júpiter, que é regente da 4ª casa na  Dasamsha  e, porque o seu signo Mooltrikona ocupa esta casa, é também a influência mais benéfica nesta divisional. Repete-se o tema da 3ª casa e a sua mensagem:  o nativo será confrontado com desafios e obstáculos ao longo da sua vida profissional  mas a sua capacidade de iniciativa e  o uso das suas capacidades pessoais contribuirão para ir melhorando este aspeto da sua vida profissional. De resto, estão indicados ganhos  e  o aumento do rendimento deste nativo: o regente da 11ª casa, Mercúrio,  está colocado na 9ª casa desta divisional, a casa da «sorte» para esta existência. Lembrando que Mercúrio rege a 3ª casa na D-1, mais uma vez percebemos que os ganhos do nativo   se relacionam com projetos e iniciativas que leva a cabo, provavelmente numa  área ligada à comunicação, e que ele obterá ganhos e rendimentos que melhorarão com o tempo (  3ª casa é de crescimento). Ganhará com o seu trabalho e através de heranças e do parceiro de vida ou de negócios.

Os vários indicadores para esta área de vida mostram que este nativo terá que lutar pelo sucesso para alcançar o que deseja estando também implícita uma tendência subliminar no seu horóscopo de que ele enfrenta ou outro desafio mais espiritual: aprender a articular o lado material da vida com o lado espiritual, talvez restabelecendo um laço entre ambos que se terá quebrado antes.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.