Ler o Casamento- Ascendente Leão

Análise do casamento Ascendente Leão

Continuamos a exemplificar a leitura das áreas de vida para o Ascendente Leão. Os indicadores principais que indicamos são válidos para qualquer horóscopo com este Ascendente ,o que dá aos nossos leitores uma base simplificada para fazerem as suas próprias análises das áreas de vida que estamos a analisar, num horóscopo diferente. Hoje iremos estudar o potencial de relacionamento e o casamento para o nativo cujo horóscopo temos vindo a interpretar. Para consultar todos os indicadores das áreas de vida para o Ascendente Leão, clique aqui. Tenha em mente a análise geral do horóscopo que mostra a força geral dos planetas e das casas.

Significadores de relacionamentos e do casamento para o Ascendente Leão

O fator principal que determina o casamento (e o seu momento) é a 7ª casa e os planetas que a influenciam, se existirem. Secundariamente, consideramos a 2ª e a 4ª casas e os planetas que as influenciam. No nosso exemplo a 7ª casa não tem planetas colocados. É governada por Saturno, que está exaltado no signo de Balança, na 3ª casa, indicando a atração por um nativo inteligente e com capacidade de iniciativa e espírito empreendedor,  que pode estar ligado a atividades de relações públicas, de comunicação, ou às artes. Saturno está na mesma casa em que está colocado Rahu e isto mostra um encadeamento kármico entre os desejos que impelem esta jovem para singrar na vida e as qualidades de um parceiro fortemente ambicioso que poderá estar de algum modo ligado a esses desejos e ajudá-la a levá-los por diante de uma forma persistente e segura. De resto, Rahu lança um aspeto de 5ª casa para a 7ª casa e isto  confirma este encadeamento causal entre os desejos e as motivações desta jovem e os do parceiro de vida. Poderá haver aspetos compulsivos na ligação entre ela e esse parceiro, desejos partilhados com caráter kármico ou interesses e motivações que serão tão fortes que cimentarão parcerias capazes de unir as pessoas na procura de objetivos comuns. Estas motivações poderão ter pouco a ver com os sentimentos românticos e muito a ver com as ambições e o poder ou com a influência que se deseja alcançar. Júpiter também está em aspeto com a 7ª casa, o que é muito auspicioso, na medida em que ele rege a casa da sorte «que se traz» por créditos kármicos, mostrando que o casamento (e as parcerias de negócios) tem boas hipóteses de ser feliz e que o  cônjuge é alguém capaz de trazer riqueza e contribuir decisivamente para a realizações de todos os desejos e ambições desta jovem. Ao reger também a 8ª casa, Júpiter mostra que o parceiro trará riqueza para o relacionamento  e um bom círculo social de amizades que esta jovem poderá receber e partilhar.

Olhando agora para  os indicadores secundários, vemos que a 2ª casa  tem a presença de Marte que é um yogakaraka para este Ascendente e , por esse facto, assegura, estando forte, riqueza e poder, embora não assegure a felicidade nem o bem estar emocional do nativo. A posição de Marte na 2ª casa  neste Ascendente não causa a aflição conhecida por «aflição de Marte» ou «Kuja dosha» de acordo com os ensinamentos da Jyotish, embora possa evidenciar um ambiente familiar agressivo e/ou pouco afetuoso onde reina algum egoísmo.  Não existem outros aspetos para esta casa.

A 4ª casa contém o signo Escorpião e a Lua está aqui colocada.  A Lua tem natureza funcional maléfica para este Ascendente e, se está muito bem colocada na 4ª casa, está no signo de debilitação e não recebe quaisquer aspetos. Como regente da 12ª casa, a Lua indica isolamento e solidão e, sendo a 4ª casa uma casa que mostra o  ambiente doméstico e a felicidade ou contentamento subjetivo dos nativos, esta é uma indicação de que  a felicidade pode ser algo muito instável na vida desta jovem, tanto mais que a Lua , devido à sua mudança muito rápida, altera constantemente a sua energia e, ao passar pelo ponto mais efetivo de cada casa do horóscopo ou  ao ficar em conjunção com os planetas indicadores desta área de vida, causa perturbações e consequências desagradáveis. Pelo lado positivo, embora tais perturbações sejam frequentes, também são passageiras. Mas, muito provavelmente ,o bem estar emocional e a vida doméstica desta jovem serão muito flutuantes e muitas vezes ela sentirá que as suas necessidades emocionais não são preenchidas, talvez para a impulsionar a procurar outros objetivos que possam trazer-lhe uma felicidade mais estável.

Procuramos agora, usando o software recomendado, informação adicional sobre quando acontecerá o dasha da Lua. Afortunadamente, este dasha ocorre apenas entre abril de 2085 e abril de 2095, ou seja, inicia-se aos 71 anos de vida, poupando deste modo esta jovem de sofrer, nos tempos da juventude e nos anos em que tem menor maturidade, os efeitos mais adversos deste dasha. Porém, sempre que, em outro dasha, ocorrer o sub período da Lua, em momentos em que também está ativo o trânsito da Lua ou dos nodos sobre os pontos do horóscopo relacionados com a felicidade, especialmente a 4ª casa, ocorrem eventos perturbadores desta área de vida, com sentimentos de solidão ou de isolamento. O trânsito periódico da Lua pelo signo de Escorpião ou por Caranguejo pode trazer à perceção subjetiva essa falta de harmonia ou de contentamento, embora de forma passageira.

A 3ª casa  está enfatizada no horóscopo, tendo a presença de Saturno e de Rahu. Tratando-se de uma casa de crescimento- upachaya- na qual os planetas maléficos dão excelentes resultados, e estando o regente da 7ª casa exaltado no horóscopo, com o  tempo esta área de vida e o relacionamento com o cônjuge poderão melhorar muito no que se refere ao contentamento e à felicidade pessoal . Por outro lado, o regente da 4ª casa, Marte, é um yogakaraka e está colocado numa das casas relacionadas com o casamento e com a vida familiar, a 2ª e isto é mais um indicador de que esta área de vida depende em grande parte do esforço e da motivação do nativo para a fazer florescer . Um relacionamento feliz não é para a maioria de nós, algo dado de «mão beijada» e, para esta jovem, trata-se de algo que ela tem que aprender a construir com o próprio esforço e motivação individual. Saturno rege a 6ª e a 7ª casas  e Marte rege a 4ª e a 9ª e ambos são indicadores de sorte para esta vida (Marte) e de aplicação do próprio esforço persistente e disciplinado nos objetivos que se pretende alcançar (Saturno). Como em geral acontece, a sorte é na verdade uma combinação de oportunidades oferecidas e de trabalho árduo. Em conjunto, são uma receita imbatível. E, como é indicado pela 6ª e 7ª casas, a oposição e a dualidade ou conflito que nos opõem aos outros precisam de ser vencidos pela capacidade de partilha e de cooperação para formar um relacionamento (qualquer que ele seja) bem sucedido. Isso implica a formulação de objetivos comuns e a superação dos «meus» e «teus» objetivos. A ausência de compreensão desta verdade simples tem como resultado a solidão. Esta é a lição que é apontada neste horóscopo para esta jovem aprender e integrar na sua vida.

O cônjuge é mostrado principalmente pela 7ª casa e, secundariamente pela 2ª,  4ª  8ª  e 12ª casas.  Saturno, o  regente da 7ª casa , indica um cônjuge ambicioso e determinado, inteligente mas frio e talvez algo distante. Mercúrio, regente da 2ª casa e Marte aí colocado indicam alguém muito inteligente, com grande capacidade de iniciativa e aptidões artísticas ou de comunicação, combativo e capaz de lutar e de vencer toda a adversidade. Será no entanto alguém que, muito provavelmente ,colocará as ambições ligadas à carreira/profissão, à procura de um elevado estatuto social  em primeiro lugar na sua vida, deixando para segundo plano os aspetos da vida afetiva e familiar. Será alguém que poderá pensar mais nas suas próprias necessidades (Marte tende para o egoísmo) do que para as necessidades da parceira mas, em contrapartida, poderá oferecer-lhe uma vida confortável no plano material e  com  a satisfação de todos os desejos materiais.

Quanto ao tempo do casamento, este é visto pela 7ª casa como fator principal e pelos planetas que influenciam a casa. Ora, como esta casa não tem planetas colocados, consideramos  o aspeto amplo de Júpiter para a casa e Saturno, os planetas que mais diretamente apontam para a concretização deste evento. Usando o software vemos que o dasha de Saturno ocorre entre 2016 e 2035. Em 2035 esta jovem terá 21 anos sendo ainda muito nova, porém, esta dasha é favorável ao seu casamento pois Saturno está bem colocado no horóscopo. E o sub período de Júpiter ocorrerá entre setembro de 2032 e abril de 2035. Este é um período muito favorável para a realização de um casamento com boas possibilidades de dar certo. Por ex., em junho de 2033 Saturno está colocado na 11ª casa em conjunção com Júpiter natal e Júpiter está a transitar pela 7ª casa em aspeto com Saturno e com a sua posição natal. Consideramos que este é um mês  que, muito fortemente, indica a data para um bom casamento.  O dasha seguinte, embora menos propício na nossa opinião, é também um bom período para o casamento, e ocorre entre abril de 2035 e abril de 2052 cobrindo assim um período largo da vida da pessoa em que ela pode formar um bom relacionamento de casamento com perspetivas de alcançar bons resultados.

Agora, será feliz  o casamento? Observamos como significador principal da felicidade do casamento a 7ª casa e o seu regente e, secundariamente a 2ª, a 4ª, a 8ª e a 12ª, a Lua e Vénus. Pelo que já dissemos sobre a 7ª, a 2ª e a 4ª casas, percebemos que  a felicidade do casamento será flutuante e não será fácil de alcançar, pelo menos nos primeiros tempos mas que poderá melhorar à medida que esta pessoa vá crescendo e vá trabalhando para conseguir melhorar esta área de vida. A 8ª casa tem regência de Júpiter, bem colocado na 11ª casa e indica fortes laços com o cônjuge, talvez através da partilha de recursos (incluindo os financeiros), da ajuda  que o cônjuge dará para a realização dos  sonhos pessoais desta jovem, ajudando-a na carreira e na concretização das ambições pessoais e isto é também uma fonte de felicidade e de bem estar pessoal. Nem todos somos motivados para a identificação da felicidade com o bem estar emocional. Para alguns, felicidade é ter sucesso numa carreira e realizar os seus sonhos. Se for o caso desta jovem ,há bons indicadores de que ela conseguirá ser bastante feliz.  Quanto à Lua e à 12ª casa, a colocação do regente da 12ª casa na 4ª só favorece a desenvolvimento espiritual e indica residência no estrangeiro mas a colocação no signo de debilitação parece indicar que haverá momentos de solidão que serão difíceis de superar de outro modo que não seja o desenvolvimento da espiritualidade como forma positiva de descobrir os seus próprios recursos internos e o enraizamento do seu ser numa causa mais profunda que liga todos os seres.

Confirmação pela Navamsha

TS

 TS- D-9

 Vamos agora observar como estão colocados os indicadores principais do casamento na Navamsha. Saturno, regente da 7ª casa na D-1, está colocado na 3ª casa, em conjunção com Ketu, confirmando a dependência do sucesso desta área de vida do esforço e do trabalho realizado pelo nativo para ser bem sucedido. Marte, o outro indicador do casamento, está colocado na 6ª casa desta varga em conjunto com regente da 2ª casa na D-1 e regente da 6ª na D-9, Mercúrio. Júpiter, por seu lado, é o regente da 9ª casa desta varga e está colocado na 12ª casa, que também rege.  O casamento pode levar esta jovem a viver no estrangeiro e ser essa uma causa de um sentimento periódico de solidão ou de isolamento. Vénus está colocado na 7ª casa desta varga, no seu próprio signo, o que é uma excelente indicação. Vénus também rege a 2ª casa nesta varga. A Lua está colocada na 4ª casa, no seu próprio signo, outra excelente indicação, mostrando que, apesar de todos os indícios, a felicidade será alcançada, podendo ser alterado o seu conceito (nada há de mais subjetivo e de mutável que o conceito individual de felicidade ,que não apenas muda de indivíduo para indivíduo como muda para cada um ao longo da vida.)

Quanto à força dos planetas na Navamsha, vemos que Marte está em vargottama, Vénus está no signo Mooltrikona e Júpiter está no próprio signo. O Sol, regente da 5ª casa nesta varga, está exaltado no Ascendente desta varga. Assim, tal como referimos na análise inicial deste horóscopo, esta pessoa veio ao mundo com um bom lote de sorte que, certamente, também a ajudará a superar as dificuldades não só na área do casamento como em geral nas várias áreas de vida. Isto não significa , é claro, que ela possa ser poupada a aprender as lições específicas que  o karma lhe reserva para esta vida. E o casamento/ parcerias bem como o cônjuge e/ou o tipo de parceiros que encontrará nesta vida, parecem ser os pontos focais dessa aprendizagem.

Globalmente, podemos considerar que este horóscopo indica que a área do casamento e dos relacionamentos pessoais será fonte aprendizagem e palco de  algumas lições kármicas  mas é também uma área que poderá melhorar na vida desta pessoa à medida que o tempo for passando e ela for aprendendo as suas lições de vida.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.