A Lua na 4ª Casa do Horóscopo

cL

Ao contrário do Sol, que está mal colocado na 4ª casa do horóscopo, a Lua tem aqui a sua melhor posição. Vamos hoje falar dos significados da Lua na 4ª casa  do horóscopo e dos seus efeitos no horóscopo.

Efeitos da Colocação da Lua na 4ª Casa do Horóscopo

Quando a Lua está colocada na 4ª casa do horóscopo, a pessoa prospera e obtém um lugar importante na sociedade ou em alguma instituição. Esta posição favorece a posse de terras, de casas e de veículos.. Dizem os textos antigos que o nativo terá abundância de comida e de confortos. Se a Lua estiver forte e brilhante ou no seu próprio signo, a mãe terá vida longa. Mas, se estiver minguante e fraca, isso revela uma longevidade menor da mãe.  Os textos clássicos também dizem que o nativo, se for um homem, gostará muito de mulheres, além da sua. Se, quando a Lua está forte, o regente da 4ª casa também está forte, sobretudo se estiver exaltado, o nativo terá muitos bens imóveis e móveis. A Lua forte na 4ª casa, pelo aspeto que lança para a 10ª casa da  carreira, permite ao nativo chegar a uma posição elevada  «como um rei», poderosa e com alto estatuto.

A Lua  brilhante na 4ª casa do horóscopo tem força direcional e indica que a pessoa será feliz , próxima da mãe e receberá benefícios dela. A Lua na 4ª casa dá uma disposição bondosa e carinhosa, e sensível às necessidades das pessoas em geral, desenvolvendo muitas vezes uma carreira que procura proteger os seus interesses.  O nativo terá muitas amigas mulheres (no caso de um homem, estas «amigas» poderão levar a um temperamento de «D. Juan» que ama  todas as mulheres).  A educação normalmente é esmerada e a pessoa obtém graus académicos.

Quando a Lua está na 4ª casa mas minguante, a relação com a mãe é perturbada. Mesmo que a relação com ela seja próxima, a mãe  é incapaz de dar verdadeira proteção e orientação. A felicidade e contentamento do nativo  são inconstantes e a personalidade é instável.  Pode haver frequentes mudanças de residência. A pessoa pode crescer longe da sua mãe  e ser criada por  alguma outra pessoa. A infância pode ser um período triste e o nativo pode mesmo ter problemas de saúde.

Quando a Lua está colocada na 4ª casa do horóscopo e está no signo de Caranguejo ou no signo de Touro a pessoa tem muita sorte e todos os aspetos benéficos referidos são aumentados. Esta pessoa terá casas  muito boas e bonitas, veículos e confortos de todo o tipo, terá uma excelente educação e será muto feliz. A mãe será também feliz, será  rica e pode mesmo ser famosa e haverá uma excelente relação com ela. Estes efeitos são um pouco diminuídos se a Lua está minguante e  no próprio signo ou no signo de exaltação mas continuam a ser benéficos.

Pelo contrário, quando a  Lua está na 4ª casa mas no seu signo de debilitação, Escorpião, a pessoa sofrerá por causa da sua mãe. A mãe poderá ter uma vida difícil e uma saúde frágil. O nativo pode sofrer de problemas cardíacos ou então pode ter  uma natureza cruel . Também pode não ter uma casa sua nem possuir bens móveis nem imóveis ou pode ter que os vender. Pode sofrer obstáculos na sua educação, que pode mesmo ser interrompida e ficar incompleta. A felicidade será alcançada com dificuldade.

A posição da Lua na 4ª casa encontra segurança nos papéis de  proteção, cuidado, nutrição, guardião. Procura também proteção nas raízes- da família, da Pátria, da comunidade, das rotinas. Estes nativos são sensíveis ao lugar que lhes é familiar por nele habitarem há muito ou nele terem nascido. Gostam de antecipar e resolver as necessidades da família. Gostam de se sentir protegidos nos limites da família, do lar, das suas terras e propriedades. Podem igualmente ter apego emocional pelas propriedades e terras, por veículos,  etc.

Os nativos com a Lua na 4ª casa gostam de habitar junto do mar ou de superfícies de água como rios e lagos. Gostam de estar em casa. Também podem revelar apego pela escola e a vida da escola, por uma parte importante da sua vida e do seu crescimento se ter feito dentro dos seus muros e hábitos.

São extremamente patriotas e ligados ao grupo social de origem, família de origem, etc. São também inclinados para escolher uma carreira  com grande visibilidade pública, podendo mesmo escolher uma carreira política ou cargos  de liderança em grandes instituições ligadas à proteção social. São conservadores em relação aos costumes locais e não gostam de mudanças nesse modo de vida estabelecido.

A Lua na 4ª casa adquire força direcional (Dig Bala) pelo que estas pessoas contam com uma mãe excecional e muito protetora e muito apoio emocional  por parte da mãe. Os pais são carinhosos , gostam da vida familiar e transmitem os valores enraizados na cultura familiar. O nativos habitua-se desde cedo a interiorizar as regras sociais e culturais do meio em que vive e aos papeis de proprietário, membro participativo da comunidade, papéis que desempenha com satisfação e naturalidade.

Para se sentirem protegidos e realizados, estes nativos precisam de ser proprietários de casas, terras, veículos, bens de conforto. Gostam de estar protegidos por vedações e limites, algo que, de algum modo, «feche» o acesso a estranhos. Gostam de frequentar espaços que zelam pela «ordem e costumes», pelos valores morais da comunidade como igrejas e escolas; gostam de participar nas atividades destas instituições, sentir-se «parte integrante» da comunidade. E, claro, gostam de passar bastante tempo em casa.  Basicamente, desejam fazer parte daqueles a que chamam «seus». Isto admite uma exceção, que é a conjunção entre a Lua e Rahu, situação na qual o nativo prefere juntar-se a pessoas e comunidades diferentes da sua comunidade de partida. Caso contrário, estas pessoas afastam-se do local de origem apenas provisoriamente e quando necessário (frequentar uma escola ou universidade, por ex.,) regressando, logo que podem, à sua casa.

Estas pessoas gostam de jardinar, de trabalhar a terra numa quinta, por ex., de pescar, de se misturar com a comunidade local para as festas, celebrações religiosas, etc.. são  também adeptas de rituais e rotinas, gostando de ter «horas certas» para cumprir cada um dos deveres diários. São essencialmente pessoas de hábitos e rotinas em todos os aspetos da vida. Gostam de tudo o que é tradicional e refletem o gosto pelos modos antigos de viver e agir. São emocionalmente defensivas, protegendo-se através do cultivo de um estilo que estabelece  limites  em todos os envolvimentos que fazem, de modo a não sofrerem, caso os outros não correspondam às sua necessidades. Em geral esta posição da Lua é favorável para a posse de casas, terras e veículos.

A mãe é, em geral, muito ligada à comunidade. pode ser professora ou ter uma profissão em que presta assistência a crianças ou velhos. Desde que a Lua não receba o aspeto de Saturno nem dos nodos, há uma forte ligação emocional com a mãe. Se houver planetas em conjunção com a Lua na 4ª casa, o nativo encontra proteção através dos significados da(s) casa(s) que esse planeta rege, incluindo as pessoas que essa casa representa. se o regente da 11ª casa está em conjunção com a Lua na 4ª, o nativo sente-se protegido na companhia dos amigos e irmãos mais velhos, ou envolvido numa rede social alargada respeitando as suas normas, etc. A certa altura das suas vidas, estes nativos estabelecem laços com uma família, comportando-se de forma parental  através da qual protegem os costumes e o modo de vida dos ancestrais na comunidade. A vida familiar da infância fica fortemente enraizada na vida destas pessoas, como modelo  protetor da vida que procuram imitar na vida adulta. Gostam também  de cuidar dos pais na velhice, sentindo grande proximidade afetiva com eles. Se não têm pais, podem envolver-se fortemente na defesa ambiental da comunidade, da cultura e costumes desta.

Os nativos com a Lua na 4ª casa podem desenvolver uma exagerada necessidade de segurança, que os impede de correr riscos, quando isso é necessário.

Para avaliar completamente os efeitos da colocação da Lua na 4ª casa é preciso analisar a posição e força do dispositor , o planeta regente da 4ª casa. Qualquer aspeto para a 4ª casa também altera os efeitos da Lua.  Esta produz os seus efeitos através dos significados do regente do  signo em que está colocada e dos planetas que estão em aspeto (secundariamente).

As mulheres com a Lua na 4ª casa são mães carinhosas que dão bastante afeto à criança, que mantêm perto do seu corpo . Escolhem cuidadosamente a alimentação da criança, seguindo os costumes e a tradição. Têm dificuldade em libertar a criança e deixá-la desenvolver autonomia. Podem escolher profissões em que a infância é dominante, seja no ensino, seja na prestação de cuidados , podendo gerir um infantário, centro de medicina ou enfermagem infantil, etc..

Os homens que nascem com a Lua na 4ª casa são, em geral, tradicionais na sua relação com as mulheres. Procuram, basicamente, alguém que possa dar continuidade às experiências de cuidado e proteção que tiveram com a mãe. Quando o cônjuge é feminino, é visto como «mãe dos seus filhos» mais do que como parceiro romântico. As características da mãe marcam definitivamente o sucesso ou insucesso do relacionamento com as mulheres: se a Lua estiver na 4ª casa aflita, a mãe mostrará algum aspeto problemático e o nativo procurará inconscientemente replicar a sua relação com a mãe  através da companheira, que mostrará os mesmos problemas experienciados com a mãe. Inversamente, quando a Lua é forte e está bem colocada, o nativo tende a ser feliz no casamento. Alguns poderão mudar muitas vezes de parceira à procura de alguém que os faça viver exatamente o relacionamento que tiveram com a mãe.

As mulheres com a Lua na 4ª casa veem-se a si mesmas como as continuadoras de uma imagem de cuidado e proteção da família e da Terra/comunidade. Se tiverem o azar de  a Lua estar fragilizada por maus aspetos ou conjunções, isso afeta o seu próprio equilíbrio emocional e psicológico. Sentem-se profundamente enraizadas no lar de infância e na comunidade de que fazem parte e identificam-se com as propriedades familiares. Não gostam de viajar para longe da sua terra, pelo menos por muito tempo e não gostam de correr riscos.

A Lua representa as respostas emocionais em relação aos ambientes e contextos. Os nativos são profundamente marcados por tudo o que a mãe ensinou e por todos os processos afetivos que partilharam com esta.  Mais tarde, sentem necessidade de dar a outros o mesmo cuidado que receberam e segundo o modelo materno. Por isso gostam especialmente de trabalhar com crianças e cuidar de crianças. E podem ser excelentes na função de ajudar e nutrir os outros, a menos que a Lua esteja debilitada pois, nessa situação, o que guardam na memória é o ressentimento de não terem recebido da mãe o amor e os cuidados de que precisaram. São excelentes a cuidar e nutrir todos .Mas a associação da Lua com Rahu separa o nativo da mãe e da terra em que nasceu.

A Lua na 4ª casa inclina os nativos para procurar proteção , escolhendo alguém que tem status, visibilidade pública, sucesso profissional. Estas pessoas gostam de trabalhar no ramo imobiliário, na compra e venda de casas, podendo ser excelentes nesta área, pois sabem encontrar o «melhor lar»  segundo as necessidades de cada pessoa. São também enfermeiros excelentes.

Aproximam-se dos outros para os ajudar e cuidar, sem olhar a diferenças de etnia, costumes, religião. Mesmo quando são educados num conjunto de valores fundamentalistas, são capazes de ajudar qualquer pessoa sem exceção. Mas podem ter desentendimentos com os irmãos mais velhos e as redes sociais.(aspeto da Lua para a 11ª casa). Devido à relação de 6ª casa com a 9ª, a interação  com a religião , com as viagens de longa distancia e com o pai podem  ser problemáticas.

Segundo os clássicos, a Lua na 4ª casa torna a pessoa amável para todos independentemente da classe social e da riqueza. Possuem um caráter maternal, são favorecidos com a  posse de bens e propriedades. O respeito pelos valores tradicionais tornam  estas pessoas pouco competitivas,  facilitando serem amadas e apreciadas pelos outros.  A mãe  pode ter vida curta e  o nativo pode ele próprio ter problemas de saúde. Embora tenham total apoio da família, a primeira infância pode ser pouco feliz. Se a Lua estiver forte, o nativo adquire riqueza e prosperidade. Pode viver numa grande casa ou mansão. Na primeira infância a mãe pode ter estado doente e o nativo teve de ser alimentado por uma ama. Se a Lua estiver na 4ª casa e num signo Cardinal, o nativo muda de residência com frequência. Recebe riqueza da mãe. A última metade da vida é mais feliz do que a primeira. Atingem um estado de felicidade «equilibrado» isto é, não são nem muito felizes nem infelizes.  Sobem na vida ajudados pela família.  Se a Lua na 4ª casa não estiver forte, o nativo pode ser um doente crónico.

O que dizem os Clássicos sobre a Lua na 4ª Casa

Brihat Jataka- a pessoa será feliz.

Chamatkar Chintamani- a pessoa ocupará um elevado cargo no governo. Terá uma vida conjugal feliz e será abençoado com filhos mas a sua própria infância não será muito feliz.

Phaladeepika-  o nativo será feliz, amante do luxo e de mulheres e terá espírito de sacrifício. Terá muitos amigos, boa reputação e gozará de luxos e de confortos e terá vários veículos.

Saravali- o nativo terá bons amigos e relações, casas, veículos, abundância de alimentos e veículos. Conduzirá negócios além dos mares e oceanos.

A Lua dá plenos efeitos aos 24 anos. Por essa altura o nativo verá florescer os seus significados de acordo com a força  da Lua e  a sua natureza benéfica ou desafiadora.

Também Poderá Gostar de Ler