Marte na 4ª Casa do Horóscopo

man

Marte é um planeta maléfico natural e a sua colocação na 4ª casa, uma casa que rege a felicidade subjetiva e a vida doméstica  prejudica gravemente estas áreas de vida e destrói a generalidade do significados da 4ª casa.  Hoje vamos conhecer o que dizem os textos da Astrologia Jyotish  ( e a experiência dos astrólogos) sobre  esta colocação de Marte no horóscopo.

Efeitos da Colocação de Marte na 4ª Casa do Horóscopo

Os textos antigos afirmam que, quando Marte está colocado na 4ª casa do horóscopo o nativo é pobre, não possui terras nem casa própria e também não tem esposa e a sua vida familiar é perturbada e infeliz pois será devastada pela adversidade, sobretudo se Marte é fraco ou está debilitado. O pai do nativo pode estar ausente ou morrer cedo e a saúde da mãe é também muito frágil.  O nativo terá uma boa saúde mas viverá numa casa com poucas condições ou numa casa que não lhe pertence ou ainda num local desagradável ou marginal. A relação com os parentes próximos é de inimizade e pode haver uma relação muito problemática com a mãe. Terá também problemas com os veículos. Pode viver afastado do seu local de nascimento e ter dificuldade em possuir roupas condignas e outras condições de conforto. Muitos textos afirmam também que a colocação de Marte na 4ª casa indica muitas vezes que o pai do nativo morrerá cedo (Marte lança aspeto para a 10ª casa que é a 2ª a partir da 9ª, a casa que indica o pai e a 2ª casa, como sabemos, é uma casa maraka, ou indicadora de morte).

Quando Marte está colocado na 4ª casa e está aflito por algum planeta maléfico pode haver fogo em casa  e o nativo pode ter problemas cardíacos. Marte na casa que rege o coração também pode tornar a pessoa má ou dar-lhe um coração cruel impedindo ainda que ela sinta verdadeira felicidade.

A colocação de Marte na 4ª casa do horóscopo também não favorece a herança de propriedade materna ou, se a herdar, o mais certo será perdê-la. Os eventos na vida da pessoa tendem a ter finais problemáticos e o mesmo sucede com o final da vida do nativo. A educação da pessoa, também significada por esta casa, pode passar por obstáculos e interrupções e pode ser difícil obter um grau académico. Mas pode ter uma carreira de sucesso e /ou na qual exerce poder e autoridade.

A colocação de Marte na 4ª casa é uma das expressões da «aflição de Marte» (kuja dosha ou manglik dosha) e indica uma vida conjugal perturbada, a menos que o nativo case com algum que possui a mesma aflição. Esta aflição será cancelada se Marte estiver na 4ª casa no signo de Escorpião (Ascendente Leão). Segundo os textos clássicos, se houver algum planeta conjunto com Marte na 4ª casa, os seus significados serão destruídos por Marte.

Mas nem sempre Marte na 4ª casa produz maus resultados. Quando Marte está colocado no seu próprio signo (Escorpião ou Carneiro) ou no signo de exaltação , Capricórnio, o nativo será dono de muitas casas e terras e terá veículos luxuosos e confortáveis. A mãe pode também ser uma pessoa forte e dominadora  e a sua vida será longa. O nativo terá uma excelente educação e terá muitos bens. A relação com a mãe, no entanto, não será boa. Assim, para os Ascendentes Capricórnio, Leão e Balança, Marte na 4ª casa forma um poderoso yoga positivo, um Ruchaka yoga.

Quando, pelo contrário, Marte está colocado na 4ª casa no seu signo de debilitação, Caranguejo (Ascendente Carneiro)  a sua mãe goza de má saúde e pode mesmo morrer cedo. Haverá discussões frequentes com a mãe e a relação com ela será má, havendo falta de entendimento entre ambos. A pessoa não tem uma boa casa, podendo viver numa casa sem condições, não tem terras  nem veículos ou, se tem carro, este dá  problemas constantes. A pessoa sente insatisfação e/ou infelicidade em relação à sua vida e a carreira também sofrerá não trazendo bons resultados nem realização pessoal.  Pode haver doença cardíaca. Será difícil completar a educação e receber herança materna.

Marte na 4ª casa é uma posição difícil .  A partir da 4ª casa, lança aspeto para a 10ª casa, para a 7ª e 11ª casas.  O aspeto para a 7ª casa mostra a necessidade de lutar por segurança em relação aos contratos  e parcerias de todos os tipos e a pessoa pode ser bastante agressiva quando sente essa segurança ameaçada. A relação com as parcerias, incluindo a conjugal, está submetida à mesma tendência. Marte cria Kuja dosha em relação ao 1º casamento, sendo a forma mais negativa desta aflição de Marte.  O aspeto para  10ª casa indica que fatores emocionais ou impulsivos podem afetar o cumprimento e decisões dos deveres profissionais e a pessoa pode dar origem a mudanças  ou tomar iniciativas a partir de fatores emocionais, quando exerce cargos de liderança. Indica muitos conflitos na carreira e tensão que ajuda estes nativos  a serem muito competitivos, sobretudo nos períodos dasa/antardasa de Marte. O aspeto para a 11ª casa indica o desejo de obter ganhos financeiros, nos quais podem aplicar boa parte da sua energia. Mas deverão manter-se dentro dos limites das regras estabelecidas para serem bem-sucedidos. Há tendência para usar meios não convencionais e muito agressivos para aumentar os ganhos.

A posição de Marte na 4ª casa indica muitas vezes pessoas inovadoras e que  lançam novas bases na área profissional  a que se dedicam: por ex., na ciência, descobrem muitas vezes conhecimentos que lançam novos fundamentos para a  compreensão e solução dos problemas; podem também inovar no plano tecnológico e dos procedimentos.  Também podem igualmente dar atenção aos mais desprotegidos, quando desempenham funções sociais, por ex., tentando estabelecer novas bases de regulação e de proteção social. Em suma, estas pessoas são inovadoras e iniciadoras de novas formas de exercer a sua atividade. Esta posição também produz pessoas com grande sentido patriótico e que podem dedicar a sua vida a combater pela Pátria, tanto literalmente, no plano militar, como de outra forma igualmente vigorosa.

Muitas destas pessoas têm paixão pela velocidade e podem ser condutoras de veículos que transgridem frequentemente as regras de trânsito.  São igualmente muito críticas em relação às tradições, aos modos habituais de fazer coisas, podendo ser vozes dissonantes contra todos os poderes e autoridades estabelecidos. Querem inovar e fazer tudo à sua maneira. Estes nativos têm mães de personalidade forte, muito ativas, porventura  também impacientes e rudes. O ambiente no lar é em geral instável, frequentemente palco de conflitos, a relação com a mãe pode ser problemática,  A mãe pode ter a longevidade afetada por esta posição de Marte. Esta posição indica muitas vezes agressividade de monta no lar, à mãe, à casa (incêndio, etc.) e, por vezes, pode  indicar que a pessoa vive e viverá num local de guerra ou de conflito. Se a Lua estiver bem localizada e forte, estes aspetos são muito atenuados.  A menos que a 1ª casa esteja forte e contenha planetas benéficos que lancem aspeto para a 7ª casa, estes nativos em geral têm falta de sorte no primeiro casamento, sofrendo da aflição de Marte.  Esta posição favorece, no entanto, a carreira, pelo aspeto lançado para a 10ª e 11ª casa  levando estes nativos a serem empreendedores e a focarem o seu interesse em ganhar dinheiro de forma inovadora e independente.  No aspeto menos positivo, esta posição de Marte é indicativa de morte no lar, particularmente da mãe, de forma precoce, ou do pai.

Estas pessoas dão-se em geral bem a ganhar a vida embora possam mudar muitas vezes de carreira, por insatisfação pessoal e necessidade de mudança.  Mudam igualmente de casa muitas vezes e não conseguem «descansar» nem descomprimir no lar.  Esta tendência pode atenuar-se depois da maturação de Marte, depois dos 28 anos de idade.

O Que dizem os Clássicos sobre Marte na 4ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka– a pessoa terá uma mente perturbada e não alcançará a felicidade.

Chamatkar Chintamani- mesmo que outros planetas no horóscopo estejam bem colocados, o nativo será privado de felicidade do pai, da mãe, do cônjuge e dos filhos, não gozando de felicidade doméstica mas terá terras e veículos devido a recompensas governamentais.

Phaladeepika-  o nativo perderá a mãe cedo na vida, não terá amigos e será privado de felicidade, terras e veículos.

Saravali-  o nativo não terá casa, nem  terras, nem veículos nem roupas decentes, nem abundância de alimentos; não será feliz , não terá relacionamentos satisfatórios e viverá numa casa que não lhe pertence.

Marte dá os plenos efeitos aos 28 anos e, a menos que esteja em bons signos e/ou  receba bons aspetos, nessa altura trará eventos difíceis relacionados com os significados da 4ª casa.