Mercúrio na 3ª Casa do Horóscopo

leo

Mercúrio  tem uma afinidade natural com várias significações da 3ª casa do horóscopo, pois é o indicador (Karaka) do discurso e da comunicação, significados por esta casa. Por isso, sempre que não está aflito, os seus efeitos nesta casa são positivos.

Efeitos da colocação de Mercúrio na 3ª Casa do Horóscopo

Mercúrio simboliza  a jovialidade, o gosto pela socialização através do discurso e das várias formas de comunicação. E, como a 3ª casa indica a disposição mental do nativo, Mercúrio colocado nesta casa indica um espírito alegre e feliz. Há grande probabilidade de ter vários irmãos e uma boa relação com eles. Esta posição de Mercúrio  dá ao nativo capacidade para adquirir riqueza e talento para os negócios ou para atividades comerciais bem sucedidas.  A pessoa é dotada de bom caráter e rege a sua ação por bons princípios morais (Mercúrio lança aspeto para a 9ª casa, que rege os valores morais).  Se o regente da 3ª casa for forte , o nativo e os seus irmãos terão uma vida longa . Se o regente desta casa for fraco, a pessoa é tímida e a longevidade dos irmãos é prejudicada. Isto sucede porque a 3ª casa é a 8ª casa a partir da 8ª e, pelo princípio da correlação de casas, tem significados semelhantes àquela.

Quando Mercúrio está colocado na 3ª casa do horóscopo, a pessoa pode ter talento artístico se Mercúrio estiver forte: pode ter talento literário, para cantar ou dançar, talento como ator ou talento musical. Os seus desejos serão preenchidos, embora possam mudar com bastante frequência, como é habitual na natureza deste planeta: o que ainda há pouco parecia a conquista mais fantástica deste mundo, de repente perdeu a graça e o que se deseja é outra coisa.  A pessoa habitualmente tem vários irmãos e irmãs. O que nasce logo a seguir ao nativo  pode ter uma natureza intelectual. Mercúrio, a partir da 3ª casa, lança aspeto para a 9ª, que significa prosperidade , sorte, princípios morais e também crianças (pois é a 5ª casa a partir da 5ª casa),e, por isso,  o nativo será próspero , com bom caráter e terá filhos cedo, no caso de Mercúrio estar forte no horóscopo.

Estes nativos habitualmente têm necessidade de se movimentar com frequência, fazendo pequenas viagens no dia a dia.  Dada a natureza mutável de Mercúrio, é importante que o planeta não esteja aflito nem enfraquecido no horóscopo , caso contrário a personalidade será instável ou nervosa.

Quando Mercúrio está colocado na 3ª casa no seu próprio signo  (Gémeos) ou no signo de exaltação (Virgem) a pessoa terá vários irmãos com excelentes qualidades, dotados para a escrita ou para as artes. A pessoa pode ser um ator, cantor, músico ou dançarino de sucesso. Pode ter qualidades excecionais para vencer no mundo dos negócios ou no comércio e terá uma  personalidade firme . Será profundamente motivado, terá uma voz muito boa e bela, e a sua vida será longa. O irmão que nascer imediatamente a seguir será famoso , talentoso ou terá uma carreira intelectual importante.

Se, pelo contrário, Mercúrio está colocado na 3ª casa no seu signo de debilitação, Peixes,  nativo  será nervoso ou instável . A relação com os irmãos será causa de stress. O irmão que nascer a seguir a si será doente, fraco, ou terá longevidade curta. O nativo terá falta de motivação para fazer coisas no mundo, será temeroso ou covarde. Pode ter um problema que afete a audição do ouvido direito. A vida será sentida como fonte de stress e não será motivo para entusiamo nem para aventuras pessoais.

Mercúrio na 3ª casa está na casa que rege e coloca a sua energia na atividade de criar e enviar mensagens, envolvimento em negócios, transações e atividade comercial, planificação, elaboração  e transmissão de instruções usando o discurso.  Nesta casa, Mercúrio favorece todas as atividades de comunicação e de escrita, atividades que usam as mãos, trabalho intelectual em geral, análise e discriminação, etc. Como Mercúrio representa as habilidades manuais, estes nativos têm talento para todo o tipo de trabalho artesanal que use as mãos.  A atividade comercial de edição e publicação de livros ou jornais é igualmente significada por esta posição.  Estes nativos podem estar ativamente envolvidos na produção e transmissão de todo o tipo de informação e/ou podem ganhar a vida através de conferências e de outros eventos nos media. Podem realizar frequentes deslocações ou pequenas viagens para realizar a atividade profissional. Também podem encontrar-se na função de secretários e atividades de relações públicas.

Estes nativos possuem excelentes capacidades analíticas  e discriminativas. Podem ter um relacionamento muito próximo com irmãos. Podem existir no ambiente próximo muitas pessoas com inteligência e capacidade de comunicação e muita interação com elas.  Estas pessoas podem, frequentemente, ser manipuladoras da «verdade» de acordo com os seus interesses.  Quando Mercúrio está forte, o nativo tem excelente memória e aptidões intelectuais e ganha dinheiro com facilidade.  Pode, porém, ter imaturidade em termos de funcionamento mental. Estas pessoas adaptam-se continuamente  a situações de mudança, estando a par das últimas novidades  e tendências. Conseguem conversar com facilidade acerca de qualquer assunto e são conversadores incansáveis , espirituosos e divertidos.  Interessam-se por moda, pelo glamour, por  jogos e  política, etc.

Segundo os clássicos, a presença de Mercúrio na 3ª casa indica ligações fortes com a família, desejo de viver a vida ao máximo, doa a quem doer. Nos períodos (dasa /antardasa) de Mercúrio e Rahu, o nativo revela alguma timidez. Quando a 3ª casa está forte produz um bom orador, escritor, poeta, que terá sucesso na vida através destes meios.  A atividade de pintor e editor/publicador também podem permitir  sucesso.  Quando Mercúrio está forte, o nativo alcança sucesso aos 24 anos; quando tem força média, o sucesso chega aos 30; quando é maléfico o sucesso chega aos 36.  O nativo é alegre, curioso e gosta de falar e de escrever.  Tem inteligência para os negócios , aprende com os amigos que se dedicam aos negócios, aplicando na sua atividade o que aprendeu de forma inteligente. É cortês  e, por vezes, é dominado por outros, com quem tem acordos envolvendo dinheiro. Pode ganhar dinheiro através dos irmãos.  Na idade madura, desliga-se dos assuntos mundanos.

O que dizem os Clássicos sobre Mercúrio na 3ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa será um trapaceiro.

Chamatkar Chintamani- o nativo será um homem de negócios e terá contactos com outros homens de negócios. Terá uma boa natureza e não ligará às frivolidades mundanas. Terá irmãos e irmãs mais novos que dependerão dele.

Phaladeepika-  a pessoa será corajosa mas a sua longevidade será média. Terá bons irmãos e irmãs. Terá   que trabalhar muito para ganhar a vida.

Saravali-  o nativo será um trabalhador árduo, será inteligente, terá irmãos e irmãs, não terá amigos e terá uma mente instável.

Nota: as indicações de Saravali e Brihat Jataka referem-se aos efeitos de Mercúrio quando este está associado com planetas maléficos, situação que produz os maus efeitos referidos.

Mercúrio dá os plenos efeitos aos 32 anos, altura em que a pessoa verá surgir eventos  relacionados com os significados da 3ª casa: se Mercúrio está forte, pode começar a ter sucesso no plano dos negócios ou  em alguma das artes referidas  e o irmão ou irmã pode experienciar algum evento positivo na sua vida; o contrário acontecerá se Mercúrio está fraco, podendo  haver circunstâncias que causem nervosismo, indecisão  ou fracasso em algum projeto iniciado.