o Sol na 4ª Casa do Horóscopo

happ

Iniciamos a apresentação dos efeitos dos planetas na 4ª casa. Esta é uma casa importante que revela as nossas inclinações profundas e que trazemos connosco para esta vida. Qualquer planeta ou signo na 4ª casa revela as nossas paixões enraizadas. Esta é uma casa que significa o coração, tanto fisicamente como emocionalmente. Essa é a  razão pela qual a 4ª casa simboliza o nosso contentamento ou a  felicidade subjetiva com a nossa vida. Sendo uma casa angular (kendra), qualquer planeta aqui colocado torna-se evidente para nós e para os outros . E, como  lança aspeto para a 10ª casa da carreira, influencia também essa área da nossa vida. Começamos hoje por falar dos efeitos da colocação do Sol na 4ª casa.

Efeitos da Colocação do Sol na 4ª Casa  do Horóscopo

A colocação do Sol na 4ª casa do horóscopo não é feliz e, a menos que o Sol receba o aspeto de um planeta benéfico, a vida da pessoa é cheia de inquietação, de infelicidade ou  de falta de paz mental.

Alguns textos antigos referem que, quando o Sol está colocado na 4ª casa, a pessoa será orgulhosa, pouco sociável e terá uma constituição quente. Terá uma relação fria ou distante com a mãe  mas pode receber bens do pai e dar-se bem com ele se o Sol estiver forte, se receber bons aspetos e  se reger uma boa casa.  O nativo será ambicioso  e deseja obter poder. Terá poucos bens imóveis e/ou veículos mas terá uma boa carreira que lhe granjeará uma boa reputação e será dono de «ornamentos e jóias». Será instruído e alcançará uma elevada posição. Porém, haverá alguma interrupção nos seus estudos e poderá haver algum obstáculo à conclusão dos estudos, deixando-os incompletos. Se o Sol estiver fraco, pode haver problemas cardíacos. A pessoa é uma buscadora incessante da felicidade. Se o regente da 4ª casa estiver colocado numa casa trikona ou kendra a pessoa consegue adquirir veículos de luxo mas, se o regente da 4ª casa estiver associado com  ou se receber o aspeto de um planeta maléfico ou ainda se estiver colocado numa casa maléfica (6ª, 8ª, 12ª) a pessoa terá apenas acesso a veículos modestos e não será proprietária (nem de carros nem de casas nem de  terras) e, segundo alguns textos antigos, o nativo terá mesmo que viver em casa de outros.

A colocação do Sol na 4ª casa prejudica a mãe, que pode sofrer a menos que o Sol receba aspetos de benéficos, ou esteja colocado no seu  próprio signo e o regente da 4ª casa e a Lua estejam bem colocados no horóscopo.

Quando o sol está colocado na 4ª casa do horóscopo e no seu próprio signo (Leão) ou no signo de exaltação, Carneiro, a pessoa será proprietária- de casas, terras, veículos,.  Terá uma boa carreira e terá uma posição de poder ou de  liderança. Herdará propriedade do pai e receberá benefícios dele mas a mãe será infeliz. Receberá uma instrução aprimorada e, para o final da vida verá, aumentado o seu poder e influência.

Quando, pelo contrário, o Sol está colocado no seu signo de debilitação, Balança, na 4ª casa , a vida da pessoa é marcada pela falta de felicidade e de contentamento em relação à vida. O nativo pode ter um coração cruel. Segundo os textos antigos sofrerá ,tanto devido à mãe como ao pai. Os pais podem ter uma vida difícil ou morrer prematuramente. Pode ser difícil para esta pessoa ser dona de terras, de casa, ou de carros. Pode ter que vender ou perder a sua casa ou veículos durante a vida. Pode haver dificuldade em completar a sua instrução, sobretudo a nível superior e pode nunca chegar a ter um grau académico. Em termos de saúde, pode haver problemas cardíacos .A carreira pode também ter problemas e a pessoa não consegue atingir uma posição de relevo.

O Sol na 4ª casa  impele os nativos para desempenhar papeis sociais entre os quais a educação é um dos principais. Mas também  se dão muito bem em papeis administrativos que se dedicam a algum tipo de proteção , como as fundações e instituições de proteção social; instituições relacionadas com o mar e os seus recursos e proteção (chefias políticas da Marinha e outras forças de Proteção civil); instituições de Habitação social , etc.. Também pode levar os nativos a gerir uma quinta ou exploração agrícola, marinha, etc.. Estas pessoas levam muito a sério a educação e os seus papeis parentais procurando incutir  nas crianças valores que fiquem para a vida., tanto como pais como no papel de  professores.  O nativo com o Sol na 4ª casa tem  uma ligação forte com as raízes culturais da sua origem e , tem um estilo próprio e carismático de exprimir esses valores de uma forma única, sendo popular na comunidade e levando os outros a ouvi-lo (a) e a ter as suas opiniões em consideração.  Exprime sentimentos de patriotismo para com o seu país e toma como missão muitas vezes a salvaguarda das raízes culturais, papel que exerce com frequência através da função de professor. Valoriza muito o reconhecimento que os outros dão à sua dedicação aos valores da comunidade , à sua posição social como  proprietário  dos bens  e como membro da sua linhagem familiar.  Deve em geral o apreço dos outros  ao  carisma da sua personalidade e à sua  reconhecida ligação à terra , embora não tenha uma profunda  sensibilidade afetiva, apesar de,  neste caso, a colocação no signo Caranguejo ajudar a corrigir esse aspeto. A mãe, habitualmente,  é ferozmente independente e tem uma  forte personalidade, exercendo cargos executivos que anseia que o (a) filho (a) também siga.

Estas pessoas papeis de protetor: do lar, da terra, da família, da educação, dos valores e costumes, etc.. apesar disso, o seu ego, fortemente individualizado, também as separa das massas, dando-lhes um forte sentido de individualidade e de «querer fazer as coisas a seu modo» e de acordo com a sua própria visão da realidade.  São seletivas na escolha dos amigos  e conquistam as coisas pelo próprio esforço, Podem ter que enfrentar pessoas vingativas que tentam prejudicá-los, conseguindo, em geral ,vencê-las. Segundo os clássicos, estas pessoas podem enfrentar alguns problemas na primeira metade da vida,  mas isso melhorará com o tempo na segunda metade da vida. Têm em geral um carreira próspera.

O Que Dizem os Clássicos sobre o Sol na 4ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka-  a pessoaterá uma mente perturbada e não alcançará a felicidade.

Chamatkar Chintamani- o nativo viverá afastado da sua terra natal, não terá paz mental e será derrotado pelos inimigos.

Phaladeepika-  o nativo viverá infeliz, não terá amigos nem relacionamentos e não terá terras nem casa. Perderá a propriedade paterna.

Saravali- o nativo será  infeliz, não terá riqueza nem veículos e não receberá propriedade paterna. Esbanjará tudo o que tem e estará ao serviço de maus governantes.

Nota: os clássicos apontam todos resultados infelizes para a colocação do Sol na 4ª casa e, segundo a experiência de muitos astrólogos, efetivamente esta colocação do Sol pode trazer muita infelicidade e uma total falta de paz e  de prosperidade na vida. E, mesmo quando está no próprio signo ou exaltado, o Sol  na 4ª casa pode beneficiar a pessoa em termos materiais, trazendo riqueza e posição social mas mesmo assim muitas vezes revela uma vida doméstica cheia de brigas e de falta de harmonia, arruinando completamente o sentimento interno de felicidade da pessoa.

 O Sol  produz plenos efeitos aos 22 anos pelo que, nessa altura, acontecimentos , positivos ou negativos relacionados com os significados do sol e da 4ª casa  tornam-se evidentes na vida da pessoa.

3 Thoughts to “o Sol na 4ª Casa do Horóscopo”

  1. Valéria

    Que triste! Tenho Sol em Gêmeos na casa 4, realmente tenho muitos problemas com minha mãe e irmã, sou louca para sair de casa mas nunca consigo por diversos fatores.

    1. Valéria talvez consiga libertar-se mais rapidamente dessa sensação se tentar perceber o que é que esse relacionamento familiar tenso tem para lhe ensinar. Porque sem dúvida que precisa de aprender alguma coisa com esse estado de coisas. Quando isso acontecer, fica mais fácil.

      1. Alice

        Infelizmente não fica mais fácil.
        O texto acima está perfeito, sobretudo o que dizem os clássicos

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.