Saturno na 3ª Casa do Horóscopo

czs

Saturno é um planeta maléfico natural e a 3ª casa do horóscopo é uma casa de crescimento (upachaya). Isto significa que, nesta casa, Saturno traz bons resultados no plano material. Hoje vamos descrever os efeitos de Saturno na 3ª casa.

Efeitos  da Colocação de  Saturno na 3ª Casa  do Horóscopo

Segundo os textos clássicos, esta posição de Saturno é má para os irmãos mais novos: ou o nativo não tem irmãos mais novos ou a relação com eles é má  ou distante. Se o nativo tiver um irmão mais novo, Saturno descreve-o e este pode ser reservado, maduro, conservador ou ter uma natureza ascética ou ainda pode ter uma vida pouco feliz e cheia de obstáculos (isto não acontece se Saturno estiver forte, situação na qual o irmão será alguém muito responsável e capaz de vencer na vida através do trabalho árduo e do esforço próprio, singrando na vida devagar mas de forma firme.)

Quanto ao nativo, deseja chegar à liderança no seu campo mas as suas primeiras tentativas de sucesso serão falhadas. Mas vencerá e os seus esforços serão bem sucedidos com o tempo. A pessoa deve estar disposta a trabalhar bastante e sem esperar ajuda. Com o passar do tempo, é bem sucedida. A pessoa tende a ser conservadora com esta posição de Saturno e pode ter falta de motivação pois Saturno baixa  o nível energético  das motivações. Quando Saturno está fraco,  a pessoa pode mesmo tornar-se inativa ou indolente e demasiado preguiçosa para batalhar pelos seus objetivos na vida. Pode também ter um problema no ouvido direito. Com Saturno fraco, a pessoa tem falta de coragem, sendo medrosa ou mesmo covarde. Mas ,quando Saturno está forte, sendo um maléfico numa casa upachaya, dá coragem à pessoa e maturidade e ela é muito protetora em relação aos irmãos mais novos. Terá um caráter firme e grande força de vontade. Também pode ter talento para a comunicação ou para a escrita, embora seja pouco provável que tenha uma imaginação poderosa: Saturno gosta de se agarrar à realidade concreta e ficar-se por aí. Alguns nativos podem ter um defeito na mão esquerda ou ser canhotos.

Quando Saturno está colocado na 3ª casa do horóscopo e no seu próprio signo (Capricórnio e Aquário) ou no signo de exaltação (Balança), a pessoa terá uma vontade poderosa e será muito motivada  podendo ser um líder carismático. Pode ter poucos irmãos mas os que existirem terão bom caráter . O nativo será muito trabalhador   e será gradualmente  bem sucedido. Ganhará mais poder à medida que o tempo passa. Enquanto líder, tem uma atitude de proteção em relação aos outros.

Quando, pelo contrário Saturno está colocado no seu signo de debilitação, Carneiro, na 3ª casa do horóscopo, o nativo ou não tem irmãos ou sofrerá por causa deles. E, neste caso, o irmão mais novo que tiver nascido imediatamente a seguir a si pode ter uma vida de sofrimento ou morrer cedo. E, quanto ao nativo, terá uma generalizada falta de motivação em relação à vida, podendo ter uma vida estagnada sem desenvolver reais esforços para vencer na vida. A personalidade será fraca ou instável, o que é aumentado pelo facto de a pessoa ver os seus desejos ficar por preencher na generalidade dos casos. Pode ainda ter um problema no ouvido direito e uma voz com timbre  desagradável. Não terá talento assinalável para as artes nem para a comunicação.  Pode desenvolver artrite reumatoide que lhe afeta as mãos.

Segundo os textos antigos, quando Saturno está colocado na 3ª casa e associado com maléficos, ganha a vida por meios indesejáveis e tem uma relação de inimizade com os irmãos mais novos.

A colocação de Saturno na 3ª casa é uma boa colocação, pois esta é uma casa upachaya na qual os planetas maléficos dão bons resultados com o tempo. No entanto, sendo um planeta cuja energia é restritiva,  Saturno nesta casa dá um tom de discurso contido e respeitável e pode dar também algum medo de comunicar. As interações e a publicidade podem ser motivo de ansiedade e o mesmo acontece quando o nativo tem que colaborar com outros. Porém, em termos kármicos, estas pessoas serão postas perante a obrigação de comunicar, publicitar, de interagir em termos próximos com  pequenos grupos. Apesar disso, existe um enorme sentido de responsabilidade em relação a todos os processos de comunicação , de escrita, de publicação de informação.  Há também ,frequentemente, frustração devido a falta de recursos para produzir estes processos e com os deveres de comunicação propriamente ditos. Por vezes é preciso prosseguir com o dever da comunicação mesmo quando faltam recursos para tal.

Existe resistência em relação aos irmãos, podendo haver problemas, deveres, limitações em relação a estes.

Os processos de comunicação seguem o respeito estrito da lei e das regras aceites. Karmicamente o nativo sente resistência em relação aos eventos, planos, organizações programadas, encontros e reuniões. Sente cansaço das muitas pequenas viagens realizadas por motivo de negócios-, sente ainda o peso de ter que tomar decisões difíceis  relacionadas com a comunicação, pressão mental , etc.. Saturno na 3ª casa cria limites e restrições em relação à expressão da comunicação. Pode haver  um sentimento de intimidação na discussão de ideias com o grupo de colaboração, intimidação em relação aos irmãos, aos vizinhos.

Dado que a 3ª casa, cuja regência natural é de Mercúrio, que rege os braços e mãos e o sistema respiratório, pode haver tendência para a rigidez nos membros superiores em especial as mãos. O trabalho com as mãos não é apreciado pelos nativos e estes podem ter preocupações constantes com o sistema respiratório. Uma coisa boa é que mantêm, na idade mais avançada,  a juventude na aparência dos braços , ombros e mãos.

Os nativos com Saturno na 3ª casa podem ver os irmãos, primos, colaboradores do grupo de trabalho, publicadores, escritores, agentes de comunicação em geral como ameaça à concretização dos seus objetivos de comunicar e informar por isso seguem as regras em relação a estes processos. De algum modo, ao mesmo tempo que  sentem a obrigação de se envolver nos processos de comunicar, informar, publicar, sentem intimidação em relação a fazer isso, a menos que sigam  todas as regras. E, se isso acontecer, Saturno dará bons resultados nesta casa.

Saturno na 3ª casa indica uma profissão em que o esforço do nativo é feito na realização de processos de comunicação, informação e respetiva publicação, organização de eventos e encontros, anúncios públicos, etc.. Estes nativos também podem estar ligados a grandes instituições, governamentais ou outras, ocupando-se da comunicação ou das transações comerciais. Faz parte do karma destas pessoas escrever, anunciar, explicar e instruir, escrever e reportar e são muito responsáveis a fazer tudo isso.

Saturno na 3ª casa indica também uma mente muito estruturada e organizada, sóbria mas resistente à mudança. Os nativos pensam e escrevem de forma muito contida e são cautelosos no que dizem e escrevem. Podem existir más relações com outros agentes de comunicação. Trabalham muito ao longo do tempo para conquistar uma imagem de respeito no grupo de trabalho, da comunidade próxima que influencia a sua perceção de autoestima e merecimento. Assim, procuram impressionar os que lhe são próximos  com a qualidade do seu trabalho, pois isso é-lhes necessário para se legitimarem  perante si próprios. Isto é resultante de esforços passados em que as atividades de comunicação não cumpriram os princípios que o nativo se sente agora compelido a respeitar. O confronto com situações negativas que continuem na presente existência a não respeitar as regras de interação e comunicação trará consequências negativas até que a lição sobre estes processos e as suas consequências seja devidamente interiorizada.

Saturno na 3ª casa indica resistência ao uso de novas tecnologias de comunicação e isso pode afetar negativamente a sua imagem como comunicador. Por isso o indivíduo faz um considerável esforço para não perder a credibilidade comunicacional junto dos pares  ou do grupo de trabalho por esses motivos. Saturno na 3ª casa é, no entanto, positivo para todos os que se dedicam à edição literária, gestão de comunicação e de imagem pública, regulação da indústria dos media , etc.

Para os que se dedicam á escrita, Saturno na 3ª casa dá a disciplina e a capacidade de organização e estruturação do pensamento que ajuda a produzir mensagens claras que passam com eficácia. Mas será necessária a colaboração de Mercúrio e /ou Vénus para que o discurso seja agradável literariamente. Estes nativos têm um estilo de mensagem curto e incisivo, direto e contendo apenas o essencial para cada contexto. Receiam continuamente produzir excesso de comunicação e informação. Gostam também de ter o tempo necessário para produzir a informação, não gostando de o fazer em tempo demasiado rápido (saturno atrasa os processos). Em geral,  este abrandamento dos processos libertam a pressão dado que estas pessoas se enervam bastante com a pressão de libertar qualquer informação demasiado rapidamente e, deste modo, acaba por se revelar  mais eficaz e incisiva.

Estes nativos têm que ser capazes de fazer funcionar os processos de comunicação  mesmo quando têm poucos recursos. E podem ser perfeitos a conseguir isso. A riqueza será alcançada, embora não de repente. Devem precaver-se em relação à tendência para  ficar mentalmente deprimidos. Podem  preferir trabalhar sozinhos devido ás dificuldades de estabelecer um bom ambiente de trabalho com a equipa. Tendem a ser desconfiados e a esperar sempre o pior nas interações com o grupo de trabalho, os vizinhos, irmãos e isto não os torna muito populares. Mas, se Saturno  estiver colocado num signo de Mercúrio ou de Vénus, a situação torna-se mais leve e o mau ambiente que se pode formar entre o nativo e os seus colaboradores ou pessoas próximas tende a melhorar e , com o tempo, o nativo  aprende a corrigir estes erros que traz do passado. Uma vez corrigidos estes erros pode mesmo haver grande sucesso em atividades que exigem colaboração de grupo , relações públicas, comunicação e escrita, etc,. Em geral, após o primeiro regresso de Saturno após os 31 32 anos, são visíveis melhores resultados nas casas com regência de Saturno e a casa ocupada por este.

Por razões kármicas, os nativos com Saturno na 3ª casa têm que corrigir deficiências no processo de comunicação, diferenças de mentalidade com os que lhe são próximos, etc. Podem ter que enfrentar pessoas mentalmente instáveis, deprimidas, com temperamento agreste, etc.. Estes nativos também não têm, em geral, filhos. Se Júpiter estiver em aspeto com a 5ª casa isto pode ser mitigado). Mas, quando estes existem, pode haver responsabilidades pesadas. Os nativos são mentalmente disciplinados mas a influência de Saturno pode torna-los demasiado cautelosos ou medrosos, especialmente em relação a si próprios, pois duvidam do seu valor.  O seu pensamento pode ter dificuldade em ser expresso publicamente, a menos que Mercúrio esteja forte. Têm grande dificuldade em relaxar, não se permitindo gastar tempo com o seu descanso. Andam constantemente preocupados.. O pensamento é rígido e, muitas vezes, Saturno produz um karma em que o nativo não é aceite pelo grupo com quem trabalha e os grupos de pares, lutando para ser ouvido e reconhecido por estes.  Mas, após atingir a vida adulta, e depois do 1º retorno de Saturno, a posição numa casa upachaya começa a dar muito bons resultados.

Saturno na 3ª casa produz um estilo pragmático de comunicação e gera obstáculos à aquisição de conhecimento universitário. A pessoa tem também pouco interesse por conhecimentos de ordem superior, filosofia, etc. Alguns podem ver atrasado o acesso à universidade até à idade madura. Planetas benéficos fortes na 9ª casa ou em aspeto com esta podem alterar isto.

O que Dizem os Clássicos sobre Saturno na 3ª Casa do horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa terá um bom intelecto e grande força.

Chamatkar Chintamani- o nativo será infeliz por causa dos irmãos. Será ambicioso e um excelente orador. Enfrentará muitos obstáculos na vida.

Phaladeepika- o nativo será inteligente e generoso egozará dos confortos da vida de casado. Mas será preguiçoso e infeliz.

Saravali- o nativo será um homem de família caridoso e  inteligente , mas será mau.

 Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, pode haver alguns problemas ou desafios relacionados com os assuntos da 3ª casa ou, no caso de Saturno estar bem colocado no horóscopo, pode haver  a satisfação de algum desejo ou o nativo pode ver os seus esforços iniciados há algum tempo começarem a ser recompensados.

2 Thoughts to “Saturno na 3ª Casa do Horóscopo”

  1. Victor Flávio

    Olá. Meu nome é Victor, tenho 23 anos e possuo o sol no signo de Leão com o ascendente em Sagitário e Lua em Libra. Gostei muito do seu texto sobre os efeitos de Saturno na casa 3 e gostaria de saber mais sobre os efeitos de Saturno na casa 3 no signo de Peixes. Sou iniciante no estudo da astrologia, me interesso muito por conhecimentos esotéricos, espirituais e demais crenças. Carrego há um tempo essa dúvida sobre a posição de Saturno no meu mapa de nascimento, e estudando um pouco mais sobre astrologia carmica e a natureza dos planetas retrógrados, venho me enchendo de mais dúvidas. Sobre a minha dúvida: Em meu mapa de nascimento, Saturno está retrógrado na casa 3 no signo de Peixes no grau 10° 29′. Porém, a minha casa 4 inicia no grau 11° 26′ no signo de Peixes. Estaria o meu Saturno atuando também na minha casa 4? Tenho o signo de Aquário na casa 3, existe alguma influência? Poderia me responder quais os efeitos de Saturno retrógrado em Peixes na casa 3? Obrigado, agradeço muito! Abraços.

    1. astrologoaprendiz1

      Iniciaremos muito em breve a série de artigos sobre a conjunção Sol Saturno em cada uma das casas.Quando falarmos da conjunção na 3ª casa apresentaremos também uma descrição mais pormenorizada sobre os efeitos de Saturno na 3ª casa. Note, no entanto, que a descrição das casas que faz não corresponde àquela que é seguida pela Astrologia Jyotish, que considera que uma casa ocupa um signo inteiro, embora reconheça que há graus em cada casa que são mais proeminentes.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.