Saturno na 4ª Casa do Horóscopo

cas

Saturno na 4ª casa não  é uma boa posição, a menos que esteja dignificado. Saturno representa restrição e contração e a 4ªcasa é a casa da mãe, da prestação de cuidados por parte dela e esta posição prejudica tudo isso. Vamos  então esclarecer os efeitos de Saturno nesta casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 4ª Casa do Horóscopo

De acordo com os textos antigos da Jyotish, quando Saturno está colocado na 4ª casa do horóscopo o nativo é privado de cuidados maternos e tem, muitas vezes, uma madrasta (depois da morte da mãe). Se Saturno estiver associado com o regente da 8ª casa, haverá a perda da mãe e falta generalizada de felicidade. O mesmo acontece se Saturno estiver associado com os regentes das restantes maléficas  6ª e 12ª casas.

Quando Saturno está colocado na 4ª casa do horóscopo a pessoa tem um temperamento reservado e  pouco comunicativo e sente ausência de  contentamento ou felicidade. A sua vida passará por diversos altos e baixos e a mãe terá uma vida difícil, não dando ao nativo qualquer felicidade. No caso de Saturno estar associado com maléficos a mãe pode mesmo morrer prematuramente. Todos os significados auspiciosos da 4ª casa são desperdiçados: o nativo vive numa casa com poucas condições de conforto, não será proprietário de bens móveis nem imóveis, se tiver carro este dar-lhe-á problemas constantes , pode sofrer de doença cardíaca ou sofrer fortes desgostos amorosos.

Saturno inclina para uma vida ascética e esta posição pode levar a pessoa a viver afastada do mundo , mais ou menos reclusa, sobretudo no final da vida. Pode ter um final de vida cheio de restrições ou sem contentamento. Nos primeiros anos de vida  o nativo tem uma saúde frágil.

Quando Saturno está colocado no seu próprio signo – Capricórnio ou Aquário– ou no signo de exaltação- Balança, os maus efeitos da colocação de Saturno desaparecem  e a pessoa tem muitas propriedades, terá uma educação esmerada e será respeitada pelos outros. A mãe terá uma natureza forte e terá vida longa, embora possa ter passado por situações difíceis na vida. Deixará propriedade ao nativo em herança. O nativo é disciplinado, humilde e pode ter uma natureza altamente espiritual, sendo desligado dos bens materiais.

Quando Saturno está colocado na 4ª casa para os Ascendentes de Touro e Balança é um yogakaraka e, nesse caso, dá felicidade e muitos bens imóveis, especialmente imobiliário. Também produz bons resultados para o Ascendente Carneiro, pela regência da 10ª e 11ª casas, favorecendo os significados materiais da 4ª casa.

Quando, pelo contrário. Saturno está colocado na 4ª casa no seu signo de debilitação, Carneiroisso destrói completamente a felicidade do nativo, que sofre por causa da sua mãe. Esta pode levar uma vida cheia de dificuldades ou ter a saúde frágil. O nativo vive numa casa velha e sem condições de conforto, terá uma educação pouco cuidada e não obterá graus académicos.  Não receberá herança materna e pode ter o coração despedaçado pelo desgosto. Pode sofrer de doença cardíaca. Se tiver carro, este dar-lhe-á problemas constantes. O final da sua vida será solitário e sem qualquer alegria.

A colocação de Saturno, o planeta das restrições na 4ª casa, a casa associada ao contentamento pessoal e á felicidade sentida pelo nativo, é uma posição difícil. Ela indica escassez de confortos, de amor materno, de contentamento pessoal. A matriz de vida inicial é muito rígida  e pode haver problemas na educação inicial, na aquisição de uma casa confortável, de veículos.  O nativo vive numa casa simples e sem grandes confortos. Pode haver também restrições na alimentação disponível. Os pais são conservadores e impõem uma disciplina rígida desde muito cedo. A casa , por sua vez é forte e sólida, muitas vezes antiga, de pedra e madeira, despida de muitos confortos.

Os nativos com Saturno na 4ª casa podem sentir-se intimidados pelos pais, pelo ambiente da escola que frequentam, pelas suas raízes culturais que são vistas como desafiadoras, pela mãe, pelas pessoas mais velhas. O  ambiente onde crescem não oferece deste modo apoio para as inseguranças iniciais do nativo e este terá que aprender a superar todos esses medos.  O karma está ligado á mãe (maternidade), ás raízes comunitárias e culturais. às propriedades familiares (casas, quintas, veículos), c à educação, defesa da pátria, etc.. Estes nativos sentem uma obrigação especialmente forte de proteger a comunidade e a cultura de origem, os seus costumes  tradicionais. Podem resistir bastante às orientações dos pais e ao modelo de educação, não gostando de ir à escola. Podem ter que assumir pesadas responsabilidades no lar, na gestão das propriedades familiares, na defesa da comunidade ou da Pátria.

Do passado, estas pessoas trazem o medo inconsciente de perder a sua casa (abrigo), as raízes e as origens, de não pertencer a nada nem a ninguém, de não ter um lugar onde se possam acolher em segurança.. Na verdade, o karma destas pessoas faz com que experienciem  isso, não tendo raízes, nem materiais nem culturais, e impõe-lhes simultaneamente muitos deveres e responsabilidades para com outros. O karma fá-las mudar de casa muitas vezes não lhes permitindo integrar-se de forma estável numa comunidade. Isto pode ser mitigado se Saturno estiver bem colocado por signo. Neste caso o nativo também enfrenta menos escassez de meios no lar, que pode ser estável e algo confortável,  embora possa não haver muitos luxos.

Um dos desafios de Saturno na 4ª casa é aceitar a realidade sem tentar forçá-la a mudar, forçando antes a pessoa a encontrar no seu íntimo as raízes do seu próprio apoio e deixando de culpar o mundo externo pelas suas privações. Todas as atividades associadas com a 4ª casa- cuidar da casa, jardinar, cuidar da família, cozinhar, desempenhar as funções de pai ou mãe, cuidar dos mais velhos, ir à escola, etc.- são vistas como pesados fardos na vida destas pessoas e exigem muito do seu esforço e responsabilidade. Pode também haver pesados deveres a assumir, como rendas pesadas, regras duras na educação, etc.. Quando está no próprio signo ou no signo de exaltação, as duras condições de vida do nativo são atenuadas no plano material.  Por motivos kármicos, a propriedade de casas ,veículos, terras é limitada. O nativo pode sentir pouca vontade de gerir essas propriedades embora também não abra mão das mesmas para serem exploradas por outros. A educação pode ser penosa. Estas pessoas sentem que lhes é exigido um grande esforço com pouca recompensa e resistem a prosseguir uma educação mais avançada.  Mas , a pouco e pouco e mais lentamente do que muitos, o nativo pode conseguir obter  um diploma. Isto pode ser adiado até tarde na vida.

Quando Saturno está na 4ª casa  nos signos de Marte ou do Sol o nativo poderá ter que assumir pesadas responsabilidades nas propriedades como quintas, ou na casa. Terá também obrigações peadas e deveres em cuidar dos mais velhos, o que pode surgir nos trânsitos principais de Saturno ou no dasa /antardasa do planeta.  cumpre-lhes também guardar os limites da propriedade familiar e/ou comunitária.  Estas pessoas precisam de manter as suas rotinas, detestando eventos que os afastam desse objetivo.

A mãe do nativo com Saturno na 4ª casa tem também um pesado karma, com muito trabalho, pobreza e isolamento. Por impossibilidade de a mãe tomar conta das responsabilidades do lar, o nativo poderá ter que as assumir por ela. Se Saturno estiver em aspeto com a Lua, esta posição indica muitas vezes perda da mãe. Quando não morre cedo, a mãe está habitualmente sobrecarregada com trabalho ou doente ou é adepta de uma rigorosa disciplina em vez do amor e do afeto  e não dá o apoio necessário ao nativo, que fica por sua conta. Quando Saturno está dignificado (no próprio signo ou exaltado) a mãe desempenha as funções reguladoras e é a fonte dos códigos éticos que norteiam o nativo que tem, neste caso, um lar seguro embora regulado. Aspetos de planetas benéficos para a 4ª casa podem tornar mais fácil esta colocação de Saturno.

Os nativos com Saturno na 4ª casa sentem um inato sentimento de insegurança e isso gera o desenvolvimento de pesadas defesas emocionais São  também adeptos dos velhos costumes em relação à educação, aos rituais, às regras de comportamento que adotam. Os pais são conservadores, rígidos na disciplina ou estão ausentes por alguma razão (por ex., devido ao trabalho). A mãe em especial pode não estar presente, muitas vezes por morrer cedo. Também pode dedicar-se a uma profissão muito exigente como a prática da medicina, que pode exercer em voluntariado para ajudar os que não podem pagar cuidados médicos.

Saturno está bem colocado na 4ª casa, uma casa kendra, dando resistência e capacidade de persistir. Os aspetos que lança para a 6ª casa dão um sentido de responsabilidade ética  em relação ao trabalho  e uma mentalidade prática. Pelo aspeto que lança para a 10ª casa dá boas capacidades de liderança e uma imagem pública respeitada. Pelo aspeto que lança para a 1ª casa imbui o nativo da necessidade de cumprir rotinas e respeitar as regras e as leis e torna-o sóbrio e estável no estilo de vida.  Pode ter funções de manter o respeito pela lei como os agentes policiais.  A presença na 4ª casa permite que o nativo avance de forma lenta  mas firme até ao sucesso material e social.  Mas, a cada 29, 5 anos, quando Saturno em trânsito regressa à 4ª casa, o nativo é obrigado a reviver as condições karmicas e a assumir alguma obrigação relacionada com a casa em termos materiais ou emocionais. Segundo alguns, a melhor forma de ultrapassar os problemas que Saturno traz quando regressa à 4ª casa é, voluntariamente, voltar a estudar e a prosseguir um ponto da sua educação.

Porém, todas aas mudanças associadas com os significados da 4ªcasa- incluindo alterações nos certificados académicos, mudança de casa, de veículo, escola, tentativas par aumentar ou alterar tudo o que dá segurança emocional ou material sofrem atrasos e impedimentos embora não sejam necessariamente negados. Os nativos têm também muita dificuldade em alterar as rotinas diárias.

Os nativos com Saturno na 4ª casa têm que lidar com pessoas pobres, inseguras, órfãos, pessoas com baixo nível de educação, sem abrigo, etc..  O próprio nativo enfrenta dificuldade na aquisição de casa e veículos e , quando consegue ter algum destes bens, tem que constantemente proceder a reparações. Sofre frustração porque os outros julgam o seu mérito com base nos bens que possui (e não possui) e com base na sua capacidade para cuidar da família e do bem estar desta.  O karma destas pessoas faz com que nunca sejam totalmente aceites pela cultura de origem. A linhagem materna também pode marginalizar o nativo, não o considerando como «um deles». Por mais que siga todas as regras, sente-se sempre deslocado e sem verdadeiras raízes. Por vezes estes nativos nascem quando os pais são mais velhos do que o padrão normalmente aceite pela sociedade. Este aspeto, que colocava o nativo à margem há algum tempo atrás hoje começa a ser relativizado com as novas possibilidades da ciência e com o facto real de as mães darem à luz em idades cada vez mais tardias. Porém, a criança pequena pode ser discriminada pelos pares por causa disso (ou de outros aspetos, como o facto de os pais serem mais pobres, etc.).

Um problema da colocação de Saturno na 4ª casa é que, devido ao próprio significado de Saturno, que resiste à mudança, é muito difícil as condições adversas que afetam o nativo terem uma melhoria e o sofrimento pode ser grande, pois demora muito até uma oportunidade de mudança chegar.  E, sendo a 4ª casa uma casa de felicidade subjetiva, a depressão, opressão e sofrimento que estas pessoas sentem é muito difícil de ser aliviada.  Pelo lado bom, o aspeto que Saturno lança para a 6ª casa põe os oponentes e inimigos fora de alcance impedindo-os de causar mal ao nativo. Pelo lado menos bom torna-se também mais difícil conseguir pagar dívidas e obter empréstimos. Todas estas coisas geram fraco reconhecimento do mérito do nativo por parte dos outros. Estas pessoas não são, por estas razões, de fácil trato, pois não estão bem consigo nem com a vida.

Quando Saturno rege uma casa kendra, por ex., o nativo pode desenvolver uma carreira muito positiva a ajudar pessoas humildes ou de alguma forma  alvo de discriminação e isso acaba por reverter psicologicamente a seu favor. Quando Vénus lança aspeto para Saturno, os efeitos do planeta são aliviados.

O que Dizem os Clássicos sobre os Efeitos de Saturno na 4ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa não terá felicidade e a sua mente será perturbada.

Phaladeepika- o nativo será privado de ter casa própria, carro, mãe e felicidade. Será doente na infância.

Saravali- o nativo não terá felicidade e terá uma mente perturbada.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, a menos que esteja bem colocado no horóscopo, por essa altura haverá eventos funestos relacionados com os significados da 4ª casa e de Saturno.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.