Saúde e Longevidade-Ascendente Capricórnio

corr

Para concluir a análise exemplificativa da Leitura das áreas de vida para o Ascendente Capricórnio, continuamos a analisar o horóscopo do nosso ponto de partida, hoje  interpretando os indicadores da saúde e  da longevidade.

Longevidade

Na Astrologia  Jyotish o cálculo da longevidade foi desde sempre considerado um aspeto essencial pois partia-se do princípio de que o  cálculo dos efeitos de todos os  períodos dasha e antardasha (período principal e sub períodos) dos planetas era inútil se a pessoa tivesse uma matriz de vida curta . Nas épocas  em que estes cálculos, bastante complexos sem o auxílio de computadores, eram morosos, esta preocupação era justificada. Hoje deixou de ter tanta relevância, não só porque o software faz os cálculos  de imediato mas também porque as condições de saúde e as possibilidades da medicina atual alteraram muito  algumas condições que, no passado, eram consideradas irrevogáveis. Por isso deixamos aqui o exemplo desta análise como orientação geral  que não deve ser vista como uma fatalidade mas antes como uma tendência que, como tal, pode ser modificada, sobretudo por condições de vida mais saudáveis e por um acesso razoável a cuidados de saúde.

No horóscopo que analisamos,  e para o Ascendente Capricórnio em geral, a longevidade vê-se a partir do estudo da 1ª e da 8ª casas do horóscopo como fatores principais. Pode consultar aqui  todos os significadores das áreas de vida para este Ascendente. Secundariamente vemos a 12ª casa  e Saturno.

No  nosso exemplo analisamos Saturno , o regente da 1ª casa e duplamente importante porque também é o indicador geral da longevidade.  Saturno está colocado na 8ª casa o que indica uma vida longa. Assim, temos a 1ª e a 8ª casa ligadas ao significador da longevidade, Saturno. Este não recebe quaisquer aspetos e está colocado num signo inimigo mas isso não lhe retira força considerável. O sol, regente da 8ª casa, está colocado na 11ª o que também favorece a longevidade. Júpiter, o regente da  12ª casa, e indicador secundário, está na 6ª casa que, não sendo ocupada por um signo Mooltrikona, causa menos danos  e não  coloca em perigo a longevidade  indicada pelos significadores principais. Atendendo aos indicadores de vida longa, será de esperar que o período final da vida da pessoa seja o de Ketu ou ocorrer no dasha seguinte, o de Vénus.

Usando o software recomendado vemos que  no horóscopo de M L o dasha de Ketu inicia-se  em maio de 2065 quando ele tiver 88 anos e durará até maio de 2072. No dasha de Ketu,  durante o subperíodo  da Lua, pode acontecer o  fim da existência do nativo, pois o dasha de Ketu é sempre problemático e a Lua rege uma casa maraka ( a 7ª). O dasha de Vénus inicia-se em 2072 quando o nativo tiver 95 anos.  O sub período do Sol (regente da 8ª casa) que decorre entre  em 2075 e 2076 ou então o subperíodo seguinte, da Lua, entre 2076 e 2078 são também períodos  prováveis, a menos que a pessoa seja especialmente longeva e então o sub  período de Marte, entre 2078 e 2079  também poderá trazer  o final da vida pois Marte, regente da 4ª casa, está no signo de debilitação, na 7ª casa, uma casa maraka e isso torna-o um dos significadores mais evidentes para o final da vida. O dasha de Marte  já esteve operante na vida desta pessoa, quando era muito jovem, entre 1988 e 1995 e esse período de vida deve ter trazido alguns desafios, sobretudo no que se refere ao ambiente do lar e da educação, podendo ter havido  pouca ligação com a mãe ou uma perceção subjetiva de ter recebido pouco amor da mãe quando crescia.

Vejamos os trânsitos dos planetas significadores  para o 1º dos momentos em que estarão operantes os regentes dos sub períodos que mencionámos. Consideramos que o mês de maio de 2067 é um mês delicado, que ocorre no subperíodo da Lua no dasha de Ketu em que Saturno transita pela 8ª casa, Júpiter transita pela 12ª casa e, no dia 3 e 4 do mês de maio a Lua transita também por esta casa; o Sol transita pela 4ª casa e Marte está em conjunção com o ponto mais efetivo da 1ª casa.

Saúde Geral

Para o Ascendente Capricórnio a saúde analisa-se pela leitura do Sol como significador primário; e a 1ª e a  6ª casas , a Lua e Marte como significadores secundários.  O Sol, como referimos antes, está colocado na 11ª casa, o que é uma indicação de vida longa. Mas o regente do Ascendente está colocado na 8ª casa, uma casa que significa doenças crónicas e, apesar de  a colocação de Saturno na 8ª casa favorecer a longevidade, pode também indicar períodos de doença prolongada, sobretudo na velhice, ou doenças que demoram a sarar. O regente do Ascendente colocado  na 8ª casa retira força vital à pessoa. A colocação do regente da 6ª casa na 12ª também não ajuda muito a saúde podendo indicar problemas de audição e de visão sobretudo à medida que  a pessoa envelhece. A Lua, um indicador secundário, está colocada na mesma casa que Rahu e, embora não exista um aspeto próximo entre ambos, pode haver pouca estabilidade no plano mental e emocional, com nervosismo e necessidade de mudança ou de movimento constantes. Marte, por sua vez, está debilitado na 7ª casa  e esta posição, que, como vimos, afeta a vida conjugal do nativo, produz uma natureza profundamente sexual, resultando daí a necessidade de  estabelecer relacionamentos com parceiros que poderão pôr em perigo a saúde pela transmissão de doenças venéreas.

Confirmação pela divisional D-6

 He-D-&

Vamos agora analisar  a carta divisional que se refere à saúde, a D-6 ou hashthamsha para ver se a análise do horóscopo é confirmada nesta varga:  o significador principal da saúde, o Sol, está colocado na 11ª casa desta varga o que é uma boa colocação atendendo à natureza maléfica do planeta e ao facto de esta ser uma «casa upachaya», isto é, de crescimento, melhorando os seus resultados com o tempo.  Também colocado na 11ª casa desta varga está Marte, agora exaltado em Capricórnio, Rahu e Ketu. Esta é uma casa de desejo e parece que o grau de motivação  da pessoa e os seus círculos de amigos  e relacionamentos sociais poderão ajudar esta pessoa não apenas a singrar na vida , melhorando a sua situação financeira mas também  a manter  a sua saúde pelo contacto humano que permitem. Saturno, o regente do Ascendente da D-1, está aqui colocado na 3ªcasa, outra casa upachaya (crescimento), indicando melhoria com o tempo, em conjunto com Júpiter, regente do Ascendente desta divisional. Outro elemento muito positivo é que Júpiter forma um yoga protetor   com a Lua pois estão ambos em kendras mútuas (Yoga Gaja Kesari) e isso indica que a saúde da pessoa (bem como as dificuldades, as dívidas, etc., terão proteção durante a vida e a pessoa será ajudada pela sorte). A colocação dos indicadores principais em casas de «crescimento» (upachaya) significa que o nativo pode fazer por melhorar as suas condições de saúde, evitando desse modo as doenças crónicas ou situações de doença prolongada que decorrem habitualmente da falta de cuidados de saúde, melhorando o estilo de vida e adotando uma alimentação saudável, bem como bons hábitos de exercício físico e a ingestão de  alimentos que melhorem as condições do esqueleto, regido por Saturno. As doenças dos ossos podem causar sofrimento crónico. «Não matam mas moem». Nesta divisional, a Lua está debilitada no signo de Escorpião, porém, é a regente da 5ª casa colocada na 9ª as duas casas de sorte do horóscopo.  O karma da pessoa é protetor para a sua saúde e para a ajuda nas situações de obstruções e de conflito. O facto de não haver nenhum planeta colocado nas casas maléficas- 6ª, 8ª, 12ª – é outro indicador favorável.

Concluindo, parece-nos que M L terá uma vida  que é essencialmente saudável, embora possa ter momentos em que o cansaço e a falta de energia poderão ser evidentes. É vulnerável a problemas de doença crónica que podem afetar  os ouvidos,  a visão e os ossos (e dentes)  e a doenças sexuais causadas por excesso de parceiros  e falta de cuidado nessa área.   À medida que envelhece deverá ter cuidado com os ossos , adotando medidas preventivas de fortalecimento do esqueleto e dos dentes,  com exercício físico e alimentação adequada para prevenir fraturas, reumatismo, etc que poderão  levar tempo a sarar e que  podem causar bastante sofrimento continuado.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.