Saúde e Longevidade-Ascendente Caranguejo

eds

Continuamos a análise  da Leitura das áreas de vida para o Ascendente Caranguejo, tendo por base o horóscopo do nosso ponto de partida, hoje  interpretando os indicadores da saúde e  da longevidade.

Longevidade

Na Astrologia  Jyotish o cálculo da longevidade foi desde sempre considerado um aspeto essencial pois partia-se do princípio de que o  cálculo dos efeitos de todos os  períodos dasha e antardasha (período principal e sub períodos) dos planetas era inútil se a pessoa tivesse uma matriz de vida curta . Nas épocas  em que estes cálculos, bastante complexos sem o auxílio de computadores, eram morosos, esta preocupação era justificada. Hoje deixou de ter tanta relevância, não só porque o software faz os cálculos  de imediato mas também porque as condições de saúde e as possibilidades da medicina atual alteraram muito  algumas condições que, no passado, eram consideradas irrevogáveis. Por isso deixamos aqui o exemplo desta análise como orientação geral  que não deve ser vista como uma fatalidade mas antes como uma tendência que, como tal, pode ser modificada, sobretudo por condições de vida mais saudáveis e por um acesso razoável a cuidados de saúde.

No horóscopo que analisamos, e para o Ascendente Caranguejo em geral, a longevidade vê-se a partir do estudo da 1ª e da 8ª casas do horóscopo como fatores principais. Pode consultar aqui  todos os significadores das áreas de vida para este Ascendente. Secundariamente vemos a 12ª casa  e Saturno.

No  nosso exemplo analisamos a Lua , regente da 1ª casa. A Lua está debilitada e colocada na 5ª casa do horóscopo, no signo de Marte, que é um yogakaraka para este Ascendente. Saturno, o regente da 8ª casa, está em aspeto com a Lua. Enquanto tem o seu signo Mooltrikona  na 8ª casa, Saturno protege a longevidade do nativo. Ainda assim, a Lua pode produzir tendência para a depressão e alguma instabilidade emocional e mental. Mas, enquanto regente do Ascendente, quando a Lua sofre a influência  por trânsito dos planetas funcionais maléficos, como Saturno e os nodos, pode haver problemas de saúde , ou relacionados com o sistema digestivo (5ª casa) ou com o esqueleto, dentes, etc. significados por Saturno. Com a Lua debilitada seria de esperar que este nativo tivesse uma saúde  frágil e que o seu sucesso geral fosse muito modesto. Porém, temos que ter em conta os aspetos que a  1ª casa recebe: do Sol, o poderoso regente da 2ª casa e cujo aspeto para a 1ª casa fortalece todos os assuntos desta casa incluindo a força vital, a saúde e a  longevidade do nativo; Vénus, regente da 4ª casa tem um  impacto positivo menor porque, devido à sua situação de combustão, enfraquece os órgãos significados pela 4ªcasa: o coração, o sistema respiratório (peito e pulmões); e de Mercúrio, regente da 3ª casa e   que é também o dispositor de Saturno, regente da 8ª casa e de Marte, o planeta yogakaraka deste Ascendente  e regente da 5ª casa onde está colocada a Lua (e da 10ª casa). A 3ª casa é uma casa de crescimento (upachaya) e o seu regente, ao influenciar a 1ªcasa, mostra que todos os assuntos e significados da 1ª casa podem melhorar à medida que o tempo vai passando, incluindo as questões de saúde isto, é claro, se o nativo fizer esforços para o conseguir.

A 8ª casa, como dissemos, tem regência de Saturno , colocado na 3ª casa. Estas são casas «correlatas», isto é, como a 3ª casa é a 8ª a partir da 8ª, tem significados  semelhantes à 8ª, sendo essa a razão porque é também associada à longevidade. E, se a colocação de  Saturno na 8ª casa significa que o nativo será longevo, a sua colocação na 3ª , como sucede com este nativo também favorece esse significado e protege a vida da pessoa. A prova disso é que este jovem tem tido uma  saúde razoável, descontando-se alguns momentos causados por trânsitos de planetas funcionais maléficos que produzem eventos súbitos de problemas de saúde de natureza aguda e temporária.

Analisando também a 12ª casa, indicador secundário da longevidade, vemos que está ocupada por Rahu, mas este está colocado no signo de Gémeos, o que é uma das melhores colocações de Rahu. A 12ª casa recebe o aspeto de Júpiter, um funcional maléfico mas que é também  o regente da 9ª casa do horóscopo, uma casa que distribui a sorte para esta vida e , por isso, Júpiter protege o nativo em relação aos aspetos negativos da 12ªcasa embora, quando influencia esta casa por trânsito, possa trazer problemas relacionados com a casa ocupada pelo seu signo Mooltrikona- e que rege os rins e os intestinos- ou com a casa onde está colocado, a 4ª, que rege o coração e os pulmões. A 12ª casa, por sua vez, rege o olho esquerdo e o ouvido esquerdo e pode haver algum problema que afete a visão ou a  audição, durante o trânsito de Júpiter ou  de Saturno por essa casa.

No horóscopo deste nativo, grande parte dos eventos da sua vida dependem das escolhas e dos esforços que ele fizer e isso também se aplica à sua longevidade que pode ser média ou longa dependendo das suas escolhas em relação à  alimentação e estilo de vida.

Usando o software recomendado vemos que  o dasha de Rahu ocorre entre agosto de 2047 e agosto de 2065. Se a longevidade for média, o subperíodo da Lua, principal significador da longevidade, pode ser um período que finaliza a existência. Este subperíodo ocorre entre janeiro de 2063 e julho de 2064. Vemos os trânsitos para essa altura e vemos que, em meados de julho de 2064 Saturno e Vénus estão ambos a transitar pelo Ascendente, em conjunção com o seu ponto mais efetivo. Já no início do período dasha seguinte, de Júpiter,(agosto de 2065 até agosto de 2081) em meados de setembro, durante o sub período também de Júpiter, a Lua transita pela sua posição natal, no signo de Escorpião; Rahu transita pelo signo de Capricórnio, na 7ª casa, Saturno transita pelo Ascendente, em conjunção com o seu ponto mais efetivo e Júpiter transita pela 3ª casa, formando uma conjunção exata com Marte na posição de nascimento natal. Este será um momento delicado na vida deste nativo que estará nesta altura com 83 anos. O subperíodo da Lua no dasha de Júpiter ocorre entre dezembro de 2076 e abril de 2078. Este período, no caso de o nativo ainda ser vivo, deverá ser o final da sua existência terrena. Olhando para os trânsitos que ocorrem nesta altura vemos que a Lua transita pela 2ª casa , uma casa maraka, Saturno transita por Sagitário, na 6ª casa e Júpiter está em conjunção com a sua posição natal, no signo de Balança e na 4ª casa que significa o fim da vida, formando uma conjunção exata com o seu ponto mais efetivo.

 Saúde Geral

Para o Ascendente Caranguejo a saúde analisa-se pela 1ª casa  como indicador primário  e pela   6ª casa , pela Lua , o Sol e Marte como significadores secundários.  A primeira casa, como vimos, tem regência da Lua e, dada a natureza mutável desta, a saúde pode ter altos e baixos, devido à volatilidade lunar. A Lua está também, como referimos, debilitada, embora bem colocada por casa, pois está na auspiciosa 5ª casa. Esta casa relaciona-se com a mente e o estado debilitado da Lua aponta para a possibilidade de haver muitas flutuações de humor e instabilidade relativamente à auto imagem do nativo, que pode por vezes sofrer de falta de auto confiança. O regente da 5ª casa tem força suficiente para proteger os significados desta casa e, por isso, a debilitação da Lua não afeta significativamente os significados da casa, pois o nativo é inteligente e bastante criativo.

A 1ª casa, como referimos ao falar da longevidade, recebe o aspeto do Sol,  de Mercúrio e de Vénus  e isso torna-a forte e capaz de salvaguardar a saúde e o sucesso geral da existência. Porém, a saúde do nativo pode ressentir-se quando os planetas maléficos funcionais transitam influenciando o Ascendente e as outras  casas do horóscopo envolvidas com a saúde – a 6ª e a 8ª . A este propósito, observamos que,  no horóscopo de FF , a partir de novembro próximo , Saturno entra no signo de Escorpião onde está colocada a Lua  transitará pela Lua e pelo ponto mais efetivo desta casa em alguns momentos nos dois anos e meio seguintes ao início do trânsito. No mês de dezembro de 2015 Saturno faz conjunção com o ponto mais efetivo da 5ªcasa  entrando em seguida em conjunção com a Lua na sua posição natal. Este pode ser um período difícil para a estabilidade emocional  e afetar negativamente os níveis de energia da pessoa. Pelo aspeto que lança para a 7ª casa e para os planetas aí colocados pode também trazer perturbações noutras áreas de vida incluindo o casamento ou as parcerias.(aspeto para a 7ª casa) e ainda trazer preocupações profissionais e familiares (aspeto para a 2ª casa).

FF

FF D-6

 Vamos agora analisar  a carta divisional que se refere à saúde, a D-6 ou hashthamsha  para ver se a análise do horóscopo é confirmada nesta varga:  o significador principal da saúde, a Lua, está colocado na 2ª casa desta varga , em conjunto com Rahu e Ketu. Os nodos são inimigos da Lua e esta colocação conjunta indica instabilidade no plano mental. A Lua é regente da 6ª casa nesta varga e este é mais um sinal de que a pessoa sofrerá sobretudo devido a falta de paz mental e a situações de conflito, da luta para equilibrar as áreas da sua vida, etc.

Saturno, o regente do Ascendente desta varga está colocado na 7ªcasa.Esta é uma casa kendra e  Saturno é um planeta funcional maléfico, e os maléficos dão bons resultados nas casas maléficas. Júpiter, o regente da 6ª casa na D-1, está aqui colocado na 10ª casa, outra casa kendra, sendo uma boa indicação. Quanto aos restantes indicadores secundários, o Sol está colocado na 8ª casa, o que prejudica a saúde e desta casa lança aspeto para a Lua e para os nodos na 2ª ; Marte está colocado no próprio signo, na 3ª casa, conjunto com Vénus, regente da 9ª casa nesta varga.  Estes planetas na 3ª casa  indicam que o nativo pode fazer bastante para melhorar a saúde recorrendo a  um programa  individual que ajude a estabilizar várias áreas da sua vida. O facto de os planetas estarem no signo de Carneiro não significa que tenha que haver ação impulsiva mas  mostra antes que os desejos e as motivações da pessoa podem fazer maravilhas pela sua saúde, aumentando a alegria de viver e o gosto por fazer coisas. Muitos problemas de saúde  devem-se exatamente a uma vida enfadonha e sem estímulo. No caso desta pessoa, fazer algo na vida que contribua para se sentir realizada e feliz é uma forma importante de manter e melhorar a saúde. A colocação do Sol na 8ª casa chama também a atenção para os cuidados a ter com os órgãos reprodutores para evitar problemas de saúde sobretudo mais tarde na vida.

Quanto à força dos planetas, não há planetas debilitados e Saturno, o regente  do Ascendente  desta varga,  está no signo do Sol, o que aumenta a sua força. A colocação do Sol nesta casa é a única má colocação mas, no entanto, sendo regente da 7ª casa, a colocação na 8ª até favorece a longevidade pois o Sol não está aflito. De modo geral, não existem indicações  evidentes de problemas de saúde que devam ser considerados proeminentes, embora o nativo deva desenvolver um estilo de vida que melhore o seu bem estar subjetivo e psíquico, aquele que se revela mais vulnerável nesta análise.

Concluindo, parece-nos que FF terá uma vida  que é essencialmente saudável, com os pequenos problemas que afetam a generalidade das pessoas. Com o regente da 3ª casa colocado na 3ª casa, a sua saúde e longevidade  dependem bastante do modo como decidir viver e dos hábitos de rotina que desenvolver. À medida que o tempo passa o exercício físico torna-se importante para evitar ganhar excesso de peso.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.