A colocação da Lua na 5ª Casa do Horóscopo

mae

A colocação da Lua na 5ª casa é favorável se a Lua estiver forte. Segundo os textos antigos, esta colocação torna o nativo devoto da dimensão feminina da divindade. Vamos  a seguir explicitar os significados desta colocação da Lua no horóscopo.

Efeitos da Colocação da Lua na 5ª Casa do Horóscopo

O nativo com a Lua na 5ª casa terá uma esposa bela; será muito trabalhador e terá abundância de comida. Terá duas esposas ( entre os ocidentais monogâmicos trata-se de um efeito indesejável);terá mais filhas do que filhos  e, se a Lua estiver associada com planetas benéficos, o nativo fará boas ações para ajudar os outros. Como a 5ª casa é a 9ª a partir da 9ª casa, significa prosperidade e riqueza e, por isso, uma Lua forte torna o nativo muito próspero.

 Observar a fase da Lua no momento do nascimento é absolutamente essencial para determinar a sua força . Uma Lua brilhante (crescente ou cheia)  dá uma inteligência bem desenvolvida e uma orientação mental em relação ao mundo. Facilita o processo de educação e o nativo torna-se instruído, tendo uma educação esmerada. A pessoa tem convicções fortes e esse apego torna-se visível quando defende apaixonadamente os seus pontos de vista. O nativo terá vários filhos e estes terão um destino de sucesso. A ligação com os filhos será forte.

Haverá benefícios recebidos de mulheres e da mãe, devido a créditos por ações passadas. Esta pessoa será uma amante de arte, de desporto ou do   jogo; pode ter uma carreira ligada ao desporto ou às artes ou ainda ser corretor da bolsa. Os investimentos darão bons resultados (se a Lua não estiver fraca nem aflita) e o nativo pode acumular muito dinheiro. Poderá ocupar uma posição importante numa instituição ligada ao poder, incluindo o político. O temperamento do nativo é reservado, guiado por elevados princípios morais e pode haver inclinação religiosa. Há um natural amor pela verdade. Os  relacionamentos amorosos serão bem sucedidos e a vida  será agradável.

Quando a Lua está colocada na 5ª casa numa fase escura (Lua nova ou minguante) haverá uma inclinação intelectual mas em que a lógica se combina com as emoções (como de resto ocorre sempre que pensamos em problemas concretos, pelo que isto não é um efeito pernicioso, é a constatação simples relativamente ao modo como se processam todos os atos mentais, como provado pelas atuais neurociências); porém, o nativo pode ser indeciso e hesitante, tendo dificuldade em tomar decisões firmes. O nativo é inteligente mas pode ter falta de sensatez. Gosta de arte, de desporto ou de investimentos especulativos mas o sucesso nestes investimentos pode ser flutuante. Será uma pessoa de firmes convicções , defendendo o que pensa mas  não tem uma natureza moral tão elevada como quando a Lua está brilhante, segundo os textos antigos. Se houver aflições à Lua ,a mente do nativo pode ser muito instável e a sua personalidade pode ser pouco firme.

Quando a Lua está colocada na 5ª casa e no seu próprio signo (Caranguejo) ou no signo de exaltação (Touro) todos os aspetos benéficos referidos para a Lua crescente ou brilhante são aumentados e teremos uma pessoa de grande personalidade, com posições e convicções firmes. O nativo tem uma elevada inteligência que se impõe , bem como um caráter honesto e uma natureza íntegra. Esta pessoa é altamente devota espiritualmente e faz boas ações de forma desinteressada. Alcançará grande sucesso e pode ser rica e famosa, podendo adquirir relevo na política, no desporto ou nas artes. Os seus filhos também serão fonte de felicidade e serão muito especiais, podendo ser famosos e muito bem sucedidos na vida. Se a Lua estiver nestes signos mas minguante, os resultados serão um pouco mais fracos mas ainda assim muito relevantes.

Porém, quando a Lua está colocada na 5ª casa e no signo de debilitação, Escorpião, a mente do nativo é pouco estável e pode haver um temperamento caprichoso com falta de maturidade e um comportamento governado mais por impulsos do que pela razão. Os investimentos não são aconselháveis pois têm grandes hipóteses de falhar. O nativo pode não conseguir acumular riqueza suficiente para ter uma vida confortável. Os amores podem ser problemáticos. A pessoa pode ter um caráter moralmente duvidoso ,fraco ou licencioso. Terá relações problemáticas com mulheres e com a mãe. Segundo os textos antigos pode ter abusado de mulheres numa outra vida não trazendo créditos por ações passadas. Também pode ter problemas com instituições do poder.

Quando a Lua está colocada na 5ª casa o nativo é intuitivo , criativo, carismático, capaz de «apanhar» facilmente as necessidades emocionais dos indivíduos. Gosta de brilhar e pode ser um excelente ator(atriz), escritor, artista. Se for um político, sabe como chegar ao «coração» do povo; a sua inteligência emocional ajuda-o a fazer escolhas  que salvaguardam os seus interesses. Tem excelente intuição para escolher um bom investimento e até para jogar.

A mãe dos nativos com a conjunção Sol Lua na 5ª casa é independente, criativa. Os nativos são humanistas, interessam-se pela discussão de ideias e teorias filosóficas e religiosas, pela cultura universitária, pelas ideias religiosas. A Lua na 5ª casa pode indicar um professor , pregador ou guru.

Os pais dos nativos com a Lua na 5ª casa são por vezes celebridades, figuras públicas, intelectuais com boa reputação na comunidade local.  Como tal, podem educar a criança para desempenhar papéis de relevo em alguma área criativa.

Os nativos com a Lua na 5ª casa podem ter bons resultados numa carreira ligada à Política ou ao cinema/teatro. Podem envolver-se emocionalmente de forma profunda com a dramatização da sua individualidade, como essas carreiras permitem. São também bastante criativos, gostam de estar junto de crianças e são românticos e apaixonados. Podem ter ideias muito originais e relevantes.  Adoram jogar jogos de todos os tipos. Têm  um temperamento dramático, exuberante. Podem também ser bons escritores literários.

Com a Lua na 5ª casa há grande apego emocional à mãe , à família desta , às crianças.

Estes nativos sentem-se em segurança junto dos filhos e de crianças e estão muito à vontade em papeis ligados à política e à representação dramática, sentindo igualmente atração pelo plano do sagrado.  Quando se dedicam à escrita têm um estilo que é simultaneamente muito pessoal e profundamente emocional. Podem ter sucesso na literatura poética.  Gostam de estar no centro do palco e anseiam por atingir fama. São também excelentes entertainers , criando facilmente empatia com o público e são donos de uma extraordinária capacidade de comunicação.

Os parceiros de vida destas pessoas são bem- sucedidos, trabalhando arduamente em largas organizações ou na criação de informação em rede na área financeira de investimentos e podem ter grande visibilidade social.

Seja qual for a área de ação destas pessoas, transmitem uma aura de cuidado e proteção , seja no desempenho de funções políticas, na representação de papéis como ator, na criação de obras literárias, etc. Quando criam algo, podem atingir mesmo um toque de génio .O signo em que a Lua se encontra e o seu  Nakshatra espelham os ambientes em que a Lua desenvolve a sua atividade. Na casa do Sol, a Lua torna-se extremamente criativa, generosa, gozando de boa sorte. Se estiver forte, o nativo alcança fama e sucesso. As pessoas com a Lua na 5ª casa gostam de ganhar mas conseguem ao mesmo tempo manter o tom amável e carinhoso, de cuidado para com os outros. Gostam de jogar e podem ter sorte ao jogo.

Estes nativos são românticos e carismáticos e usam sempre um estilo protetor nas interações com os outros. Habitualmente têm vários filhos, mais do que a maioria, sentindo-se confortáveis com muitas crianças. São excelentes pais e mães e fazem dos filhos o centro das suas vidas. Podem cuidar de mais crianças do que os próprios filhos e dão excelentes professores e educadores dos mais novos..

Nos seus períodos dasa e antardasa, a Lua traz um centramento nas experiências emocionais na  expressão criativa da inteligência.

Os nativos do sexo masculino sentem grande apego pela mãe, que veem como alguém capaz de dar conforto, segurança e diversão em ambientes criativos. Por usa vez, o jovem revela-se independente, equilibrado emocionalmente, confiante, mostrando compaixão e generosidade na relação com os outros. Em geral tem uma vida romântica feliz.

As mulheres com a Lua na 5ª casa também desenvolvem equilíbrio e maturidade emocional, têm filhos que lhes dão felicidade e alegrias, podendo ter dons artísticos. Estas mulheres são também bastante criativas e podem ter sucesso na indústria do entretenimento. São, em geral ,felizes no amor, gozando de ambientes românticos e poéticos.

Os nativos com a Lua na 5ª casa tendem a desenvolver atividades em benefício das crianças vulneráveis. Podem envolver-se em atividades ou funções de proteção social de caráter político. Porém, quando isso acontece, não procuram fazer mudanças radicais, ligam-se às estruturas existentes de proteção social para as fazer funcionar, em vez de criar novas instituições ou ações.  Mas podem ter uma ação meritória na proteção dos mais fracos, sobretudo as crianças, especialmente a nível da política local.

A mãe destes nativos gosta de estar no centro da atenções e é muito independente. Pouco  convencional, pode ser artista, sendo muito criativa . É, em geral, muito senhora de si e gosta de se exprimir na 1ª pessoa. Gosta de lidar com crianças e jovens, de teatro e de cinema, de jogos  e fica feliz quando os filhos se tornam notados pelas qualidades, quando ganham jogos e se distinguem por alguma razão. Gosta muito da atividade política.

A Lua na 5ª casa produz dificuldades relacionadas com a 10ª casa: o emprego e a carreira, a relação com pessoas de hierarquia superior gerando desentendimentos e obstáculos ( com o Governo ,o empregador, etc). Durante o seu período dasa, o regente da 10ª casa produz efeitos de «servidão», isto é, faz com que a pessoa dê mais do que o que recebe na sua atividade profissional e vida pública. Estas pessoas podem por isso sentir que as obrigações públicas dos cargos ou da sua posição social são um grande fardo a suportar. Mas o seu ponto fraco está relacionado com os assuntos desta casa, em que há oposições constantes em relação a  pessoas em posição de autoridades. A Lua precisa de ser forte para permitir a estas pessoas vencerem estas dificuldades.

Quando a Lua está na 5ª casa há grande apego aos filhos . A relação com os filhos – e também com a mãe- alimenta a criatividade pessoal. A criatividade é bastante grande e os nativos gostam de aprender, tendo sucesso na vida académica. Podem ser excelentes escritores. São também excelentes oradores, criando empatia com o público, possuindo um estilo emocionalmente  envolvente. Quando se dedicam a uma carreira no comércio. Preferem vender produtos destinados às mulheres e /ou ligados á maternidade. Frequentemente casam com cônjuges que ajudam a sua carreira , aumentam os seus rendimentos, ajudam a realização dos seus sonhos e ambições.

Segundo os clássicos a posição da Lua na 5ª casa é uma posição em geral boa e produz equilíbrio, contentamento e felicidade. Esta posição dá aos nativos interesse pelo serviço à sociedade, pela medicina e pela química e também pela literatura e poesia.  Podem ter mais filhos de sexo feminino do que masculino e não terão saúde muito robusta. Também lhes dá pais de boa condição social, gentileza de caráter,  beleza física, alguma timidez e gosto pela instrução. Em algum momento da vida, estas pessoas receberão bênçãos. Os filhos serão bem- sucedidos. Os nativos casarão bem com bons parceiros mas, em geral, têm mais do que um casamento.

O Que Dizem os Clássicos sobre a colocação da Lua na 5ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- o nativo será abençoado com filhos.

Chamatkar Chintamani- o nativo será feliz com os filhos. Adquirirá riqueza a partir de terras e da agricultura. Terá bom caráter e acumulará riqueza a partir de atividade bancária ,de investimentos e  de negócios.

Phaaladeepika- o nativo será altamente intelectual e terá filhos com boa naturez . Será ministro no governo (ou terá um cargo importante na sociedade).

Saravali- o nativo será tímido, educado e acumulará alimentos e roupas. Terá amigos e filhos , será sábio e cheio de poder e de glória.

A Lua dá plenos efeitos aos 24 anos pelo que, por essa altura, dependendo da sua disposição no horóscopo, ocorrerão eventos relacionados com os significados da Lua e da 5ª casa na vida no nativo.

Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “A colocação da Lua na 5ª Casa do Horóscopo”

  1. Larissa

    Sol no final de escorpião e lua no começo de leão ainda é lua cheia? Obrigada.

    1. A fase da Lua não tem a ver com a colocação num determinado signo. Para saber qual a fase da Lua num determinado signo deverá consultar as efemérides ou, em alternativa, ir à página online do observatório astronómico do seu país, pois normalmente eles têm o registo das fases da Lua atá muitos anos atrás.

Deixe um comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.